Frases de Aristóteles sobre ética

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O valor fundamental da vida depende da percepção e do poder de contemplação ao invés da mera sobrevivência.

Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.

Tive pena do ser humano por trás do erro, e não de seu caráter.

O valor final da vida depende mais da consciência e do poder de contemplação que da mera sobrevivência.

O caráter é o produto da série de atos dos quais se é o princípio.

Embora ambos [Platão e a verdade] nos sejam caros, o dever moral nos impõe preferir a verdade. (em Ética a Nicômaco)

"O caráter pessoal do orador alcança a persuasão quando ele nos leva a crer no discurso proferido. Acreditamos mais nos homens de bem por serem mais preparados e íntegros do que outros. Em geral, isso é verdadeiro, qualquer que seja a questão, e absolutamente verdadeiro onde a certeza exata é impossível e as opiniões são divididas."

A virtude moral é uma consequência do habito. Nós nos tornamos os que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura.

“Os homens são bons de um modo apenas, porém são maus de muitos modos” (Aristóteles, Ética a Nicomaco)

Mas é preciso acrescentar "em uma vida inteira", pois uma andorinha não faz verão, nem um dia tampouco; e da mesma forma um só dia, ou um curto espaço de tempo, não faz um homem feliz e venturoso.

O excesso e a deficiência são uma marca do vício e a observância da mediania uma marca da virtude.

Porém, morrer para fugir à pobreza, ao amor, ou a qualquer coisa dolorosa, não é próprio de um homem corajoso, mas sim de um covarde, pois é fraqueza fugir do que nos atormenta, e um homem dessa espécie enfrenta a morte não por ela ser nobre, mas para escapar de um mal.

Pois é próprio do homem bom pôr em prática o bem.

Por conseguinte, a justiça é algo essencialmente humano.

Pensa-se que a vida feliz é conforme à virtude. Então, uma vida virtuosa exige esforço e não consiste em divertimento.

Definimos a autossuficiência como sendo aquilo que, em si mesmo, torna a vida desejável e carente de nada. E como tal entendemos a felicidade, considerando-a, além disso, a mais desejável de todas as coisas, sem contá-la como um bem entre outros.

Aristóteles
Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
Inserida por Nij

⁠A afeição cessa assim que um parceiro não é mais agradável ou útil para o outro.

Aristóteles
Ética a Nicômaco.
Inserida por Vitor12