Coleção pessoal de Vitor12

1 - 20 do total de 22 pensamentos na coleção de Vitor12

Aquele que tem um porquê para viver pode enfrentar quase todos os comos.

⁠A poesia é "expressão de impressões"

⁠⁠Será eloquente aquele que puder dizer o pequeno com humildade, o moderado com moderação, o grande com elevação.

⁠Querer escrever como se fala é tão condenável quanto o contrário, ou seja, querer falar como se escreve, o que resulta num modo de falar pedante e ao mesmo tempo difícil de entender.

⁠Nunca se deve mentir. A grandeza da arte reside no fato de que ela não admite a mentira. E possível mentir no amor, na política, na medicina; é possível enganar as pessoas e até mesmo Deus, mas na arte é impossível mentir.

⁠A literatura artística tem esse nome justamente porque retrata a vida tal como ela é na realidade. Seu objetivo é a verdade incondicional e honesta.

⁠Ao exigir de um artista uma atitude consciente para com o seu trabalho, você está certo, mas está misturando dois conceitos: a solução do problema e a colocação correta do problema. Só o segundo é obrigação do artista.

⁠O mais importante é encontrar metáforas, pois é a única coisa que não se pode aprender de outros e é um sinal de uma natureza engenhosa. Para fazer metáforas é necessário reconhecer a igualdade.

O talento molda-se na solidão; o caráter, na convivência.

Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.

"Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, não me salvo a mim."

E disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ".

Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.

Em consequência disso, quem lê muito e quase o dia todo, mas nos intervalos passa o tempo sem pensar nada, perde gradativamente a capacidade de pensar por si mesmo – como alguém que, de tanto cavalgar, acabasse desaprendendo a andar. Mas é este o caso de muitos eruditos: leram até ficarem burros.

Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios, os iluminadores do mundo e os promotores do gênero humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo.

Rejeita a sede dos livros, para que não morras com queixumes, mas serenamente.

Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti.

Um homem aponta o céu. O tolo olha o dedo. O sábio vê a lua.

Amigos entram e saem da nossa vida como garçons em restaurante.

⁠Não estudem 'filosofia'. Estudem a realidade.