Poemas sobre racismo que despertam reflexões

⁠Racismo é uma modalidade de terrorismo de Estado que tem adoecido por séculos as sociedades.

O jogo de manipulação política usa o racismo como ferramenta em operações psicológicas para causar divisão social, desestabilizar, dominar e matar os povos do mundo.

O racismo é o terrorismo na essência.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O racismo começa quando você mesmo passa a não aceitar como você é por ser diferente. Independente de cor de pele, bens materiais, religiões ou opções que escolheu. Tenho orgulho de ser filho de uma mulher negra, neto de negro e ter amigos negros e de diversas crenças e sexualidade. O você não aceitar que te aceitem e buscar ofender com palavras ou agressões, também se torna um tipo de racismo pior; por querer obrigar ou forçar outros que aceitem você na base da raiva. Tenho orgulho de ser quem sou, de cada um dos meus amigos e colegas por suas escolhas. Por que nunca os olhei baseado no que escolheram, por suas opções, porque não me vejo e nem me sinto melhor que nenhum deles. Preciso deles em minha vida, independente da distância ou do lugar que escolheram estar, por ser importantes em cada momento e em situações que vivenciei na vida. Quando realmente existe respeito e amor pelo semelhante, não existem classes sociais, nem se é notado a tonalidade de sua pele, muito menos a sua aparência ou condições financeiras, não precisa de brigas, guerras e nem superioridade. Por enxergar a igualdade em todos dentro do seu espaço e escolhas que decidiram tomar em suas vidas. Respeitem, se amem, já existem tantas injustiças e violências em nossa sociedade para ficar criando narrativas disso ou daquilo. Se ame apenas isso, se amem...

Ricardo Baeta.

Inserida por RicardoBaeta

LIBERDADE

⁠Liberdade não é algo que deve ser comprado
Por isso que com esse assunto
Eu fico muito Irado
Só queria que isso fosse resolvido em conjunto

Eu tenho uma identidade
E ela não deve ser abandonada
Devido à sua felicidade
Mas sei que as minhas palavras para você não valem nada

Eu quero voltar a ser feliz
E dá para os meus filhos
O futuro que eu sempre quis
Só para ver eles com brilhos nos olhos

Queria mostrar para eles que qualquer um pode ser da realeza
Sem se importar com a cor
E nem com a beleza
Mas sim com quem nós somos

Desculpa pela minha frieza
Mas é que as histórias dos meus antepassados
Deveriam ficar no passado
Mas só prejudicam o meu presente

Quando eles estiveram fracos
A única coisa que consolava eles era o seu chicote
E isso deixou buracos
Marcados na história do meu velhote

Por isso que com esse assunto
Eu fico muito irado
Só queria que isso fosse resolvido em conjunto
Tudo isso está me deixando pirado
Mas a liberdade não é algo que deve ser comprado

Inserida por CacaModesto

⁠A cor da pele não deve ser atributo de julgamento ou indiferença; até porque o sangue e o brilho no olhar é o mesmo para todas as raças e classes sociais.

⁠As relações sociais no Brasil e no mundo são atravessadas pela naturalização do racismo. Só que essa naturalização só é possível se você tiver instituições que reproduzam do ponto de vista ideológico e do ponto de vista político essas relações permeadas pelo racismo.

Inserida por rubens_guimaraes

Os maus cristãos que usam a bíblia para praticar o racismo e a homofobia são a razão para muitas pessoas não acreditam em Deus.

Os negros foram escravizados e por isso sofrem racismo, desigualdade racial, tem menos oportunidades entre outros. E se fosse ao contrário, se os brancos fossem escravizados, será que eles sofreriam racismo, teriam menos oportunidades ou seria totalmente diferente?

Quem tem pouco, faz muito e quem tem muito faz pouco , O racismo e a ignorância, tá na mente do povo.

Racismo, feminismo, sexismo, nacionalismo, machismo, hedonismo, capitalismo, escravagismo, esquerdismo, catolicismo, fascismo, imperialismo, anti-semitismo, protestantismo, fisiologismo, terrorismo, ceticismo, ateísmo, sectarismo... Os ISMOS representam tudo que divide os homens e incita o sentimento de superioridade de uns sobre os outros, motivo de todas as guerras e dos preconceitos. Precisa mesmo de um? Não dá para guardá-lo para si sem precisar agitar seu "ismo" na ponta de um mastro? Que tal eleger o PACIFISMO então, como bandeira única? Seria tão melhor!...

Todos somos inguais , a cor é apenas um detalhe . Só Acho que o racismo é um defeito que os ignorantes tem .Pra mim deus nos fez Com defeitos e qualidade e para amar uns aos outros , mais algumas pessoas não agem assim só querem o mal das outras pessoas .

"A humanidade é repleta de problemas, mas os principais a se destacar são: preconceito, racismo, desamor e falta de empatia. Não deixemos que o mundo estagne a nossa capacidade de amar e nem nos impossibilite do exercício diário da caridade."

Numa sociedade como a brasileira, de herança escravocrata, pessoas negras vão experienciar racismo do lugar de quem é objeto dessa opressão, do lugar que restringe oportunidades por conta desse sistema de opressão. Pessoas brancas vão experienciar do lugar de quem se beneficia dessa mesma opressão. Logo, ambos os grupos podem e devem discutir essas questões, mas falarão de lugares distintos.

O racismo acontece de muitas formas diferentes. Às vezes é sutil e às vezes é evidente. Às vezes é violento e às vezes é inofensivo, mas definitivamente está presente. Acho que é algo pelo qual todos nós somos culpados, e só temos que nos certificar de que lidamos com o nosso próprio racismo pessoal da maneira certa.

Racismo é obscenidade (assim como preconceitos sociais, religiosos, científicos ou de qualquer outra espécie). Vai solapando não somente os esforços da etnia negra, mas também dos brancos pobres, dos índios, dos imigrantes... É preciso erradicá-lo, pois em seu bojo surgem os mais tenebrosos tipos de perseguição, que vêm dificultando o estabelecimento da Paz no Planeta.

O racismo é um sistema de dominação, exploração e exclusão que exige a resistência sistemática dos grupos por ele oprimidos, e a organização política é essencial para esse enfrentamento.

Tínhamos medo de reconhecer que sexismo podia ser tão opressivo quanto racismo. Apegamo-nos à esperança de que a libertação da opressão racial era o bastante para sermos livres. Éramos uma nova geração de mulheres negras que tinham sido ensinadas a se submeter, a aceitar a inferioridade sexual e a permanecer em silêncio.

Se brigamos contra disparidades entre gêneros, racismo, por direitos de pessoas LGBT, ou por direitos dos animais, estamos brigando contra a injustiça.

⁠E entre os escombros da história está o racismo. O preconceito que trouxe a ideia de superioridade nos revela que a questão, muitas vezes, não é só sobre a cor da pele, mas sim a falta de humanidade. Pois o ego inflado de alguns só criou raízes de ódio.

⁠Se o racismo diz que eu não sei, eu vou dizer que sei ainda mais. Pra mim é muito importante desmistificar isso. Eu quero ser eu, não quero ser idealizada nem inferiorizada. Assim como todas as pessoas, quero dizer que há dias em que sei, e dias em que não sei. Às vezes eu choro e às vezes eu rio, às vezes eu quero e às vezes eu não quero. Quero ter essa liberdade humana de ser eu.

O racismo e o preconceito é uma prova evidente de uma mente de raciocínio sem amplidão, sem evolução, por falta de conhecimento !

Inserida por JairRosseto