Coleção pessoal de joseni_caminha

81 - 100 do total de 465 pensamentos na coleção de joseni_caminha

O momento ⁠certo

Não adianta querer o que ainda não podemos ter, pois o momento certo se encarrega de encaminhar o que deve vir.

Às vezes, sofremos porque o desejo que uma ferida seja curada o mais rápido possível, atropela a vontade do momento certo e assim, a dor se torna maior.

Saber aguarda o momento certo é a mais sábia atitude de quem espera por algo que aconteça, pois ele acontece somente
quando é para acontecer.

⁠A felicidade, necessariamente, não está no destino que almejamos, mas na trajetória que realizamos para conseguir alcançá-la, portanto, quando não logramos êxito em um determinado objetivo, não há derrota. Precisamos, apenas, aprender com a situação para o amadurecimento, tornando-nos mais fortes para desafios futuros. O pior é se arrepender por ter prograstinado de não lutar pelos seus sonhos.

⁠O homem pode viver e ter felicidade sozinho? ...ou essa pergunta, na sua essência, já nega o que entendemos por estar feliz ser uma questão do hábito de como conduzimos nossas vidas?

O deixar de buscar por algo pode não representar que você tenha perdido o interesse, mas o que você tem, no momento, seja suficiente para deixá-lo em paz consigo mesmo e não desejar nada a mais.

⁠O protagonismo na educação não está no resultado de uma avaliação, mas na oportunidade que o aluno pode encontrar para construir o seu saber.

O professor comprometido com os seus sonhos pedagógicos procura ⁠fazer de sua práxis o retrato fiel do seu pensamento que expressa pelo seu discurso.

Procrastinar⁠ um sonho é contribuir para nunca encontrar uma possibilidade de realizá-lo.

⁠A tarefa de casa verdadeiramente significativa é aquela que tem como protagonista o próprio aluno como idealizador e executor.

⁠A vida nos oportuniza⁠ uma chance
de realizarmos os nossos sonhos, mas a jogamos fora esperando por uma oportunidade melhor, o que não enxergamos é que pode ser que ela nunca chegue.

⁠Atualmente a alegoria platônica da caverna pode ser interpretada: Na obscuridade em que o indivíduo pode viver, não é a falta de integibilidade, mas a ausência de sabedoria para encontrar as respostas que luz nos conduz dentre o bombardeamento de informações que nos chegam pelos os nossos sentidos diariamente.

⁠Educar é oportunizar as ações dos alunos para que eles possam encontrar os meios de chegar às soluções diante aos desafios que lhes serão apresentados.

⁠A tristeza é um sentimento que nos faz acreditar que o possível está para além da nossa real capacidade.

⁠Quando nos concentramos, integralmente, em nossos problemas, valorizando-os ao extremo, negamos a nossa condição racional de sairmos dele de forma mais fortalecidos.

⁠O homem solitário vive uma felicidade
construida pela sua imaginação ⁠que
funciona como mecanismo de defesa
com o propósito de mostrar o quanto
ele é infeliz.

⁠Enxergar os nosssos defeitos quando vecemos é o diferencial que nos faz nos mantermos sempre nos pódios e isso é para poucos.

⁠Quando os meus atos divergem do meu discurso, resultando na prioridade ao desempenho de uma turma diante de uma avaliação externa, nego a unicidade do ser e a diverdidade do corpo discente.

⁠Estar feliz é uma oportunidade dentre as inumeras adverdidades que a vida nos impõe, portanto, temos que saber controlar os nossos impulsos para não exigir além do que podemos conseguir.

Um dos maiores crimes do neoliberalismo é o fato de fazer com que aqueles que são vítimas da política excludente que o caracteriza, acreditar que o seu status quo é consequência exclusiva de sua incompetência de produzir um futuro melhor.

⁠Ser professor é enxergar a diversidade como um caminho norteador de sua práxis.

⁠Consciência é o limite que impomos ao regular nossos atos, quando a emoção tende a superar a razão.