Coleção pessoal de demetriosena

141 - 160 do total de 2098 pensamentos na coleção de demetriosena

⁠TROVATEIA

Demétrio Sena - Magé

Eis a crença desregrada
que reza o meu coração:
não tenho prece de nada
nem pergunto que oração.

⁠AÇÃO E REAÇÃO - A PIADA E O TAPA

Demétrio Sena - Magé

Sempre vou deplorar a violência física, mesmo como forma de reação. Agressões não justificam agressões, sejam elas quais forem. Mas não posso, ao abrir mão de minha hipocrisia, deixar de imaginar e compreender o estado emocional de uma pessoa que, estando ao lado de alguém a quem ama, vê um engraçadinho fazer uma piada pública sobre a sua fragilidade, a tristeza, o infortúnio, a tragédia pessoal, a aparência física, medida estética, etnia, gênero declarado etc. Se a pessoa é pública, mas o assunto é de foro íntimo, a outra pessoa pública não tem o direito de fazer humor com isso. Ela não sabe a dimensão do drama que o seu alvo e família enfrentam. Nem tudo é justificado na arte ou na literatura. Ainda que seja humor. Portanto, se é que posso "condenar", ainda que entre aspas, condeno a reação violenta do Smith, no caso da festa norte-americana do OSCAR, mas o entendo, ao imaginar o estado emocional que o moveu.
O que não entendo é o agressor moral ou psicológico se safar de uma punição também oficial, sob o argumento minimalista e clichê, de que o agressor perdeu a razão, pela reação que teve. Se foi reação, houve uma ação; logo, ação e reação devem ser punidas igualmente. E na próxima festa, o apresentador da vez deverá ser orientado a controlar seu instinto humorístico e dar o melhor do seu talento parta fazer graça com o que é engraçado e não demanda qualquer apelação. Sacanear uma pessoa porque ela enfrenta uma doença grave ou é gorda, baixa, negra, tem vitiligo, tem fome, é homossexual, foi ou é vítima de uma tragédia não é humor. É oportunismo da falta de criatividade. Em todo o mundo, a arte do humor precisa urgentemente rever os seus cenários, conceitos e alvos humanos, para se desconstruir por completo e se reconstruir, com vistas a um novo tempo em que as desventuras e os dramas pessoais alheios não virem piadas.

⁠ALGUÉM ME SABE

Demétrio Sena - Magé

Sabes quando estou triste ou tenho paz,
porque lês os meus versos e me lês,
como sabes que atrás dos meus escritos
o meu sonho quer vez de criar asas...
Sabes ler onde as letras não deságuam,
onde acaba o que cabe às emoções,
corações entre linhas, entrelinhas
das verdades além do que se olha...
Como é bom que me saibas dessa forma;
alguém saiba quem sou e me sorria
com a doce poesia de um afeto...
É um porto volátil que me acalma
feito alma de fora do meu peito
que não cabe na caixa de quem sou...

⁠AQUI DENTRO

Demétrio Sena - Magé

Só preciso saber que ainda vivo,
minhas veias não param de pulsar,
há um novo motivo a cada dia
pra dormir, acordar e me mover...
É que tudo que vejo está tão nada,
o que dói de sentir está tão tudo,
minha estrada não mostra um horizonte
nem o céu se revela promissor...
Quero colo e sossego, até silêncio
que revele verdades menos duras
às escuras de minhas esperanças...
Eu preciso saber que ainda estou
em quem sou aqui dentro desta caixa
que se fecha pra todos os meus sonhos...
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei

⁠CECI

Demétrio Sena - Magé

Anteontem ouvi uma linda canção antiga - e memorável - do cantor e compositor Roberto Carlos, mas cujo início considero deplorável, quando afirma: "Você foi a melhor coisa que eu tive".
A melhor coisa que já tive na vida é a Ceci. Ceci não é uma pessoa. É uma bicicleta bem antiga da Calói, que um amigo sabedor de minha paixão por antiguidades me deu. Ela roubou o status de outra velha bicicleta, da Monark. Eu jamais diria que uma pessoa é ou foi a melhor coisa que tive ou tenho.
Chamaria dessa forma qualquer traste humano, como chamo aquela coisa lá de Brasília... mas as pessoas que amo, amei ou mereceriam meu amor, se as conhecesse, não são coisas.

⁠FILEIRA DE ZUMBIS

Demétrio Sena - Magé

É um tempo sem tempo de contar os dias;
amanhecem noturnas as nossas manhãs;
horas ficam tardias quando ainda é cedo
para vermos que o sonho virou pesadelo...
Há um mundo sem vida pra nossa esperança;
uma vida sem mundo pra chamar de seu
bate palmas e dança pra louca da morte
onde o nós é um eu que ninguém desbarata...
E no meio do caos uma fé já tão gasta,
uma vasta fileira de zumbis risonhos
pelo Deus de festim que seus deuses impõem...
Ser humano é piolho no casco da terra;
guerra nasce das lêndeas do evangelho roto
que não sabe que a graça é a cura da lei...

ALFORRIA

Angela Dias

⁠Cerrada a porta
errada e torta foste
comporta ciclo fechado!

Acorrentada a abertura
amargura presa
ilesa vais!

Encadeada a porta
exorta: siga
bendiga outro caminho!

_____

⁠NOITE FOGOSA

Demétrio Sena - Magé

Numa noite fogosa, de sons indecentes,
os meus eixos e sulcos numa contorção,
minha pele sentia o roçar de seus dentes
e mostrava mais pontos pra sua incursão...
Foi um sonho banhado pela sua língua
passeando em meu corpo inquieto e fremente;
provocando a carência de quem morre à míngua,
com saliva melosa e seu hálito quente...
Nossas carnes expostas ao denso braseiro;
nossos corpos grelhados, também de fumeiro
se comeram com fome de bando feroz...
Sua flor lambuzada pela seiva densa
finalmente se abriu e minha recompensa
escorreu como rio; jorrou feito foz...
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei

⁠TÉCNICAS DE LUTA EMOCIONAL

Demétrio Sena - Magé

Descobri há poucos anos, que sou capaz de suportar pelo menos uma hora dos insultos de uma pessoa. E por escrito, pelo menos umas quatro laudas de bombardeio. Isso vai depender da minha leitura do grau de carência, desequilíbrio emocional, fragilidade ou, em última instância, do grau de periculosidade que tal pessoa demonstre.
A periculosidade que meço nunca está na força física, no poder socioeconômico nem na "brabeza" do indivíduo. Está na sua fragilidade assim confessada, involuntariamente, pela carência e o desequilíbrio. Alguém assim representa um perigo para si mesmo e, em decorrência, para nós. Imagine uma criatura enfartar porque você a deixou ainda mais estressada. Ou você agredir fisicamente alguém mais frágil, que não está cabendo em si... a tal ponto que já nem é responsável pelos próprios atos. Os exemplos variam e se diversificam. Deixo a cargo de sua imaginação.
Depois de mais ou menos uma hora ou quatro laudas, minha valentia é me retirar. Se logo após isso, precisar me defender física, policial ou judicialmente, serei sempre técnico, pela questão que faço de saber o quanto fiz para que ninguém chegasse às vias de fato comigo. Quem quiser arrumar um problema sério para mim, terá que recorrer à calúnia... Sem provas.

⁠DESDE QUANDO NÃO SEI

Demétrio Sena - Magé

Sempre tive uma dor que não posso explicar;
também sinto saudades de nada e ninguém;
tenho vastas lembranças do que não me lembro,
como quem se perdeu do coração e a mente...
Trago muitas tristezas que não sei por que;
lambo tantas feridas que nem vejo em mim;
há um fim sem começo, muito menos meio
em minh'alma cansada porque não se cansa...
Eu me olho no espelho sem saber quem vi,
porque nunca vivi e mesmo assim sou velho
de jamais ter nascido no vão de quem sou...
Na verdade não sou no mais fundo em meu ser,
por morrer desde quando me notei brotar
neste chão que não sinto nas plantas dos pés...
... ... ...
Respeite autorias. Isso é lei

⁠VACINA SIM - FANATISMO NÃO

Demétrio Sena - Magé

Vacinar-se contra um vírus altamente contagioso, que já matou milhões em redor do mundo não é algo ideológico, religioso nem filosófico. Esse negócio de "aqui em casa eu me vacinei, fulano e cicrana não e todos nós convivemos bem" é de uma ignorância, uma medievalidade sem sentido. Uns tentam se proteger e proteger os outros, mas um bonitão ou bonitona resolve arriscar a própria vida e a dos seus próximos, porque "não concorda" com o que não cabe num discurso retórico. É medicina. É ciência. É saúde, amor ao próximo, vida e consciência da necessidade coletiva de conter uma longa tragédia mundial. Uma pandemia.
Ninguém concorda ou discorda que uma doença requer cura e a cura possível, mas renegada, progride para uma morte desnecessária. Mesmo assim, se você quer correr o risco de se decompor com uma doença que não vai contagiar ninguém, é direito seu... ao se tratar de uma doença contagiosa que pode ser contida e a médio prazo erradicada, quem não quer se vacinar é criminoso. Não importa qual seja o argumento, é criminoso, além de potencialmente suicida. Pior ainda, quando a pessoa se nega por um fanatismo politicopartidário atado ao fanatismo religioso que os líderes de ambos os lados manipulam... e os liderados se deixam teleguiar.

POEMA METÁLICO⁠

Pinos
Parafusos
Difusos
Confusos
Sem tinos
Soltos
Envoltos
em mugre!
Profusos
Sem fusos
nas horas
da vida.

Angela Dias e Demétrio Sena

⁠BEIJO-TE

Demétrio Sena - Magé

O talento, a trajetória e ousadia dessa imensa artista foram, por toda a sua vida, um desaforo para uma sociedade machista, racista e patriarcal. Amada por uma multidão, foi também odiada por muitos homens e mulheres, em razão desse amor que o conservadorismo extremo não conseguiu entender. "Como assim, amada, uma mulher negra, oriunda da pobreza extrema e abusada o suficiente para se propor como era?". Para mim, Elza foi só encanto, magia, franqueza e mensagem viva de orgulho pessoal, e de uma imponência que não se rendeu à raiva burguesa nem à tirania política e social de sua época lá atrás e sua época também aqui e agora, nestes tempos de uma tirania bem parecida com a dos anos sessenta e setenta. Eu queria dizer vá com Deus, porque isso é poético, mas como não creio em Deus, com certeza soaria hipócrita. Então vá em paz, e leve o meu beijo em resposta ao seu "beija-me" que fez tanto sucesso e depois se uniu a outros sucessos entre românticos, dançantes e de protesto político-social. Ainda bem que você foi odiada pelos odiadores de plantão. Ser amada por eles/elas não seria um bom sinal. Sorte a sua.

⁠A NOVA DIMENSÃO DO MENINO POETA

Demétrio Sena - Magé

O menino que seduzia corações terráqueos com sua poesia foi roubado de nós, em um passado ainda recente. Seres de outras dimensões o quiseram e foram mais fortes. Até porque, poetas apenas na escrita, como eu, são comuns, mas poetas na escrita, no olhar, nas atitudes e no afeto cotidiano, isso é raro. Eu mesmo, só conheci o Gerson. Qual dimensão não quer alguém assim? Tenho mágoa dos seres que o levaram, mas entendo quem faz de tudo, até de formas arbitrárias, para ter um Gerson Monteiro só para si.
A nós, terráqueos mortais, restam a saudade, as lembranças inesquecíveis e as homenagens que tomam como empréstimo, pelo menos um pouquinho da sua presença sensorial. Nosso amor pelo menino poeta, que partiu aos 26 anos de idade, será sempre um portal entre a nossa dimensão e aquela que tem o privilégio de contar com sua proximidade mais densa, mais intensa e talvez definitiva. Mas não conhecemos os mistérios do universo. Pode ser que um dia o menino poeta volte a ser nosso, por aqui...
... ou a dimensão que agora é sua casa promova lá, o nosso reencontro.

⁠NA SAÍDA

Demétrio Sena - Magé

Ambientes realçam diferenças
culturais, econômicas, classistas
e de crenças, de plástica, etnia
ou de simples escolhas pessoais...
Bastidores desmentem os discursos
que se alternam nos palcos desses meios
onde os freios precisam ser usados
em razão da beleza dos momentos...
Na estética fria dos encontros
onde as desigualdades se reúnem
há confrontos risonhos e contidos...
É no fim da mistura obrigatória
sob despedidas motorizadas
que se vingam dos nadas os alguéns...
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei

⁠POVO GADO

Demétrio Sena - Magé

Há um medo servil das diferenças;
um eterno esconder-se nos padrões;
umas crenças bizarras no engradado
de contextos; ideias; ideais...
Muita gente medida e carimbada,
muito sonho engessado por comando,
pela farda imbecil das tradições
que não valem pras rotas do futuro...
Não se tampa o país feito conserva;
gente serva não serve pra sonhar,
povo gado não tem a própria vida...
Quero ser expressão de resistência;
reticências, avanço e teimosia
numa terra vazia de horizonte...
... ... ...
#respeiteautorias. Isso é lei

⁠OPINIÕES DE GESSO

Demétrio Sena - Magé

Sim, é verdade... cada um tem suas opiniões. Em minha opinião, por exemplo, nem tudo é questão de opinião: a medicina e a ciência salvam vidas; o extremismo político e o fanatismo religioso matam; negacionismo é burrice; genocídio é genocídio, por comissão e omissão... também acho que diferente ou idêntico, longe ou perto, meu próximo é meu próximo; vivemos no planeta Terra; dois mais dois são quatro e, se a minha opinião mudasse, tudo isso ainda seria desse jeito. Mas é verdade... cada um tem suas opiniões.
... ... ...
Respeite autorias. Isso é lei

⁠NATUREZA PERSEGUIDA

Demétrio Sena - Magé

A natureza sempre se compartilhou conosco. De uns anos para cá, sente a nossa relação com ela cada vez mais abusiva. Por isso, reclama o direito à privacidade, pelo menos por períodos... e se não lhe damos esse direito, eventualmente o seu "chega pra lá" pode ser intempestivo. Não porque ela seja cruel, mas porque a natureza já não controla sua natureza, pelo quanto sofre nas nossas mãos, por não controlarmos NOSSA natureza; esta sim, cruel.
Já ferimos demais, a nossa mãe sempre generosa; machucamos, devastamos e a tornamos vítima de zombaria; perseguição; violência generalizada; bullyng. Pela nossa ganância, estupidez, impudência e nosso tanto faz como tanto fez, praticamos muito bullyng contra o meio ambiente, a fauna e, como resultado previsível, contra nós mesmos. O que ainda não entendemos é que há muitos anos a natureza está muito magoada conosco.
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei

⁠TRADICIONALIZANDO A DIVERSIDADE

Demétrio Sena - Magé

Há um conceito equivocado e nocivo de família uniforme. Do clã tradicional, cujos membros rezam na mesma cartilha, têm as mesmas ideologias, crenças e opiniões. Isso nunca deu certo. O mundo nunca deu certo, porque as famílias sempre foram tiranas e fomentaram guetos pela fomentação de protagonismos... de grupos majoritários e dominadores... e as famílias são a sociedade... suas mazelas e seus acertos internos se refletem aqui fora.
Quero a família em que a oração de um não menospreze o mantra do outro... em que o incenso deste jamais desqualifique o ebó daquele... e as fés de todas as vertentes não segreguem o ceticismo do ateu... onde a formação de cada nova família seja plenamente aceita, não importa que a união seja hétero, homoafetiva ou apenas um ajuntamento informal, sem cerimônias e assinaturas. Não quero a família liturgicamente obrigatória, nem que as famílias ora marginalizadas se tradicionalizem no futuro e marginalizem as que hoje se afirmam tradicionais.
O mundo nunca será uma família, enquanto as famílias que o compõem brigarem por supremacia religiosa... comando sociopolítico e cultural... protagonismo étnico, de gênero e de qualquer outra natureza. Está na hora de sermos quem somos, nos grupos aos que pertencemos na sociedade externa, para sermos também assim em família e não exigirmos que todos os membros sejam cópias uns dos outros. Que a diversidade, esta sim, se torne a tradição.

RESTO DE POVO

⁠Demétrio Sena - Magé

Há um povo que foge do saber,
uma gente que busca ignorância,
quer viver de mentira e de aparência
pra sentir sua treva dominar...
Um rebanho nascido para o caos;
multidão num estouro indefinido,
no desfile dos maus; dos imbecis
que o cupido das sombras seduziu...
Tem um resto indizível de país,
muita rês infeliz que vai ao nada
e rasteja sem alma e coração...
Alegria infeliz e sem sentido;
esse povo esquecido por si mesmo
tece a teia da própria estupidez...
... ... ...
Respeite autorias. Isso é lei