Textos para um ficante

Cerca de 31 textos para um ficante

Dos ficantes aos namoridos

Se você é deste século, já sabe que há duas tribos que definem o que é um relacionamento moderno.

Uma é a tribo dos ficantes. O ficante é o cara que te namora por duas horas numa festa, se não tiver se inscrito no campeonato “Quem pega mais numa única noite”, quando então ele será seu ficante por bem menos tempo — dois minutos — e irá à procura de outra para bater o próprio recorde. É natural que garotos e garotas queiram conhecer pessoas, ter uma história, um romance, uma ficada, duas ficadas, três ficadas, quatro ficadas... Esquece, não acho natural coisa nenhuma. Considero um desperdício de energia.

Pegar sete caras. Pegar nove “mina”. A gente está falando de quê, de catadores de lixo? Pegar, pega-se uma caneta, um táxi, uma gripe. Não pessoas. Pegue-e-leve, pegue-e-largue, pegueeuse, pegue-e-chute, pegue-e-conte-para-os-amigos.

Pegar, cá pra nós, é um verbo meio cafajeste. Em vez de pegar, poderíamos adotar algum outro verbo menos frio. Porque, quando duas bocas se unem, nada é assim tão frio, na maioria das vezes esse “não estou nem aí” é jogo de cena. Vão todos para a balada fingindo que deixaram o coração em casa, mas deixaram nada. Deixaram a personalidade em casa, isso sim.

No entanto, quem pode contra o avanço (???) dos costumes e contra a vulgarização do vocabulário? Falando nisso, a segunda tribo a que me referia é a dos namoridos, a palavra mais medonha que já inventaram. Trata-se de um homem híbrido, transgênico.

Em tese, ele vale mais do que um namorado e menos que um marido. Assim que a relação começa, juntam-se os trapos e parte-se para um casamento informal, sem papel passado, sem compromisso de estabilidade, sem planos de uma velhice compartilhada — namoridos não foram escolhidos para serem parceiros de artrite, reumatismo e pressão alta, era só o que faltava.

Pois então. A ideia é boa e prática. Só que o índice de príncipes e princesas virando sapo é alta, não se evita o tédio conjugal (comum a qualquer tipo de acasalamento sob o mesmo teto) e pula-se uma etapa quentíssima, a melhor que há.

Trata-se do namoro, alguns já ouviram falar. É quando cada um mora na sua casa e tem rotinas distintas e poucos horários para se encontrar, e esse pouco ganha a importância de uma celebração.

Namoro é quando não se tem certeza absoluta de nada, a cada dia um segredo é revelado, brotam informações novas de onde menos se espera. De manhã, um silêncio inquietante. À tarde, um mal-entendido. À noite, um torpedo reconciliador e uma declaração de amor.

Namoro é teste, é amostra, é ensaio, e por isso a dedicação é intensa, a sedução é ininterrupta, os minutos são contados, os meses são comemorados, a vontade de surpreender não cessa — e é a única relação que dá o devido espaço para a saudade, que é fermento e afrodisíaco. Depois de passar os dias se vendo só de vez em quando, viajar para um fim de semana juntos vira o céu na Terra: nunca uma sexta-feira nasce tão aguardada, nunca uma segunda-feira é enfrentada com tanta leveza.

Namoro é como o disco “Sgt. Peppers”, dos Beatles: parece antigo e, no entanto, não há nada mais novo e revolucionário. O poeta Carlos Drummond de Andrade também é de outro tempo e é para sempre. É ele quem encerra esta crônica, dando-nos uma ordem para a vida: “Cumpra sua obrigação de namorar, sob pena de viver apenas na aparência. De ser o seu cadáver itinerante".

Martha Medeiros

Nota: Autoria não confirmada

Amores, paixões, “namoricos”, “ficantes”, relacionamentos e até mesmo verdadeiras amizades, não importa em que fase esteja, é fundamental ter coerência, sensatez, bom senso em respeitar individualidades, controlar desconfianças, ciúmes. Enfim, saber respeitar e entender que a pessoa com quem você se relaciona não é exatamente como você imaginou, criou ou deseja mas certamente é alguém que te faz muito feliz.

Eu simplesmente acordei hoje e me dei conta de que eu cansei de você, é isso mesmo. Eu me cansei de esperar por um amor que nunca vai ser meu. Cansei de você me beijar com um olhar perdido que me encanta demais e depois beijar outras com esse mesmo olhar. Sim, eu quero você. Quero esse amor, mas você não sabe a importância desse amor, não entende que meu coração precisa de você, você é frio, você me machuca. Mas eu sei que no dia que você se arrepender de não ter me dado valor, você vai chorar, e vai sofrer. Porque nunca vão te amar do jeito que eu te amei, nem te fazer feliz do jeito que só eu sei. E eu? Bem, eu não vou estar nem aí no dia que isso acontecer. Vou olhar pra você, suspirar e pensar: "Passado". Porque vai ter alguém que preenche todo esse vazio que você deixa em mim, alguém que me ame, alguém bem melhor que você.

Afinal o que significa ficante?

Impossível esquecer... Essa palavrinha: ficante.
Dizem assim: “nós só estamos ficando, você não tem o direito de cobrar nada”...
Quem de nós mulheres contemporâneas, lindas, independentes, decididas... Nunca ouviu essa novidade? Pode ter certeza, está na moda ficar, trocar carinhos... suspirar, imaginar mil coisas e no fim não passar de ficante, e essa modalidade só existe porque nós permitimos. Mas eu gostaria sinceramente de saber o que é esse tal de ficante. Expliquem-me, porque eu não sei. Não quero saber se fila anda, se ficante tem preferência... Eu só queria saber mesmo onde está o sentimento. Onde se enquadra essa nova posição... Porque é uma posição muito ruim... Democrática a quem lhe convém... O não querer dar satisfações quando está em uma saia justa... Tipo assim: “to querendo ser de todo mundo”, então sou ficante de fulano, de beltrano e de sicrano... Ficante não tem direito a nada... Só ao resto do resto, porque amor não tem nada a ver com isso, amor é bem diferente... Na verdade o que todos querem mesmo é amor de verdade. Só um amor... Lembra? Aquele que nem precisa prometer e sabe que pode contar sempre com ele, amor não teme, é forte, ele olha nos olhos, e não desvia quando lhe responde algo, hora nenhuma... Amor de verdade não duvida, amor sabe sempre a verdade, ou melhor, sente... Porque quem ama a si próprio não precisa da mesquinhez de ser apenas ficante, o que eu chamaria de coisa bem mais adequada... Ficante poderia ser estepe... É isso! Não ter coragem de assumir um compromisso verdadeiro, porque estar na pista é mais cômodo, ou não ter coragem de assumir que precisa de um colo, de um ombro, de um beijo, de um afago, de um amor, não de ficante... De namorado... Namoraaaaado, que coisa mais perfeita... Bem melhor assim, me desculpe quem é moderno, mas tem coração que é muito conservador e fraco, e não consegue viver de susto a toda hora... Enfarta, prefere afagos ao invés de dor.... e ser ficante é não ser nada, é sofrer demais.

Já tentei te esquecer
Já tentei de ti me afastar
Mas vim ao mundo para contigo viver
E muitos sonhos realizar

Magoei-te, mas não foi por querer,
Eu nunca quis te fazer chorar.
Não quero mais sofrer,
Espero que você possa me perdoar.

Mas se for para ser, irá acontecer.
Hoje talvez não seja o momento certo
Eu nunca quis lhe perder

Sempre te quis por perto,
Talvez seja melhor um tempo para amadurecermos
E se for para ser, juntos viveremos.

Esses últimos meses com você foram muito especiais. Você me fez aprender tanta coisa sobre mim… Por exemplo, aprendi que me apaixono fácil, mas que meu coração é ingênuo. Ele não entende que não deve amar quem não me ama. Mas gostaria de te agradecer pela lição mais importante que me ensinou: a ter amor-próprio. É por isso que a partir de hoje você não vai mais ouvir falar de mim.

Quando uma mulher fizer algo que venha a te chatear, não deixe de dizer a ela que está magoado, mas receba-a com rosas, pois é uma forma de você mostrar que tudo que é bonito também tem espinhos, mas mesmo assim você pode ser capaz de segurá-la, sua mão vai doer, mas sua fé e seu amor podem transformar a rosa com espinhos em uma bela orquídea, orquídea esta que leva anos pra florir, mas que quando floresce é imensa beleza! O papel do homem é de ser um grande regador, sempre lembrando que, para regar, precisa de suas mãos, e é a quantidade de machucados nela que vai determinar o limite de seus gestos, ame até onde conseguir! E regue de todas as formas que puder, a rosa pode vir a não ser uma orquídea, mas você não vai deixar de ser um regador!

Me diga onde estão seus amigos, namorados, primos, ficantes se só as paredes do seu quarto serão as únicas que irão te ouvir chorar?
Pra que agenda de celular lotada, Facebook cheio de pessoas se em poucas delas se pode confiar?
De que adianta tantos números se, no final, você não consegue contar até 10?
Me diga o que te faz feliz, sendo que sozinho ninguém é feliz?
Desculpa, mas acho que seus números não entram na minha contagem regressiva ;)

Feliz Dia dos Namorados,
dos Ficantes,
dos Não Assumidos,
dos Apaixonados,
dos Aqueles que Fazem Bem só de estarem por perto,
porque hoje é Dia de Celebrar o começo dos Amores Antigos e das Novas Paixões,
não importa como sejam e quais sejam.
Mas sim que aconteceram e existem.❤😘⁠

"O que não cabe aqui?"
Amigos, pessoas, amores, ficantes, ilusões, desilusões, segredos, palavras, promessas, risadas, silêncio, desprezo, mentiras, verdades, casos, acasos, efusão, paixão, alegria, bebidas, noitadas, bares, barulho, musica, esquina, calçada, solidão, beijos, abraços, frio, calor, esperança, sussurros, gritos, palavrões, nada, ninguém, talvez, por que, porque, não, sim, quem sabe, será, (?), abandono, foda-se, tristeza, vem, vai, nunca mais, até, além, antes, depois, importante (...)

AQUI CABE TUDO! O QUE NÃO CABE É O MEDO QUE ME TIRA TUDO.

Inserida por annaribeiro

O Melhor Amor do Mundo
Amantes, ficantes e outras efêmeras companhias ela as teve aos montes. Havia tido um grande amor, seu primeiro amor, e acreditava piamente que jamais viveria outro sentimento com tamanha intensidade, afinal não duvidava quando as pessoas na sua grande maioria falavam que nunca se esquece o primeiro amor.
Na verdade, até muito acanhada, ela confessou a um número seleto de pessoas que vivera seu maior e melhor amor no outono de sua existência.
Encontrou um homem que a encantou como os príncipes encantados costumam encantar suas princesas. Quando os homens maduros costumam viver à cata de menininhas ele se encantou por ela, e tinha o grau exato de timidez que para ela é imprescindível numa pessoa. Ela também ficou fascinada com a falta de pressa com que eles foram se conhecendo, porque hoje em dia vige a prática dos relacionamentos atropelados e por isso mesmo tão fadados ao insucesso.
Ela agora não pode ir a certos cinemas, sente um aperto no peito ao passar quase todo dia pelo Jardim Botânico, quase morre quando alguém posta uma foto no " Daniel Briand", o Pontão tão encantado lhe evoca lindas sensações e a Rota 66 faz com que sinta uma faca cravada em seu peito.
Mas o melhor lugar do mundo onde esteve com o melhor amor do mundo foi na casa dele, pois ali ela redescobriu o prazer de dormir de conchinha e de ser amada por um homem até através dos olhos dele.
Ele está viajando e ela o espera às vezes pacientemente, outras vezes com urgência desesperada...destemperada.

Inserida por AngelaBeatrizSabbag

⁠SEROTONINA PURA

Amor, namorado, marido,
namorido, ficante, ficado, amante, namorida, ou amizade colorida,
Não importa a idade,
Não importa status,
Perfil ou condição,
Importa a parceria,
A reciprocidade,
a conexão e o amor...
Amor é vida
Amor é vitamina
Amor é frequência
Amor é energia,
Amor é vibração
Amor é prosperidade
Amor, serotonina pura,
Amor, remédio e cura
Amor é abundância
Amor não exige condição,
Pede apenas um lugar no seu coração.
Embebede -se dessa energia
De lugar ao Amor,
Viva a fantasia,
Espalhe esse vírus
Ele pode te contagiar
Basta perder o medo de amar...

INSIGNE “FICANTE”

Desabafa-se em grito surdo
Estertorado pelo mundo
Porém prefiro o som de um olhar
Alforriado para amar
Que coesa o absurdo,

Descarrega a tua ira
Adornado de avareza
Porém prefiro a ebriedade
Convertida da saudade
Que por si já tem riqueza,

Das pedras que me lançam
Encha o fardo de esperança
E ate em tua cancha
Pois dos males que me rodeiam
Que venha o caos de um atroz...

Por quantos se explanam em paz aberta
Nas asas que se envergam
No voo do albatroz.

Inserida por adrianogama

Eu não quero um namorado, não quero um ficante, muito menos um peguete. Eu quero alguém que eu possa ligar a qualquer hora. Alguém que não me cobre nada, alguém que me dê carinho, me faça suar, mas que vá embora de manhã. Não quero um homem que me sufoque, também não quero sufocar ninguém. Quero um amor de horas, uma amizade colorida, uma pessoa que eu adore estar perto, mas que não ame. Não quero amar! Quero gostar, gostar muito, mas gostar de você longe, se ficar muito perto, enjoa.
Não quero te ver todo dia, nem todo final de semana, quero te ver uma vez por mês, e não lembrar de você nos outros 30 dias. Quero uma paixão intensa, mas que faça direito, que não deixe gostinho de quero mais quando for embora, que não ligue depois, que espere eu ligar, mas que sempre quando eu ligar esteja disposto.
Não quero que me chame de amor, de linda, de princesa, quero que me chame de minha.
Não se iluda, não vou ser só sua, sei que também não vai ser só meu, e é isso que faz esse nosso "lance" ser tããão gostoso. Não quero ter aquele medo de te perder, não quero sentir ciúmes ao te ver com outra, não quero que ninguém saiba de nós. Você pode namorar, ficar, casar com quem você quiser. Contanto que atenda as minhas necessidades de você. Não quero uma foto no Facebook e um relacionamento sério para amostrar para as amigas. Quero uma cama quente, o seu cheiro na minha roupa, uma blusa suja de batom e palavras. Sim, eu não quero atitudes, eu quero palavras! Palavras que me deixem loucas, não promessas. Palavras! Quero você, quero o momento e o lugar. Quero nós.

Inserida por ludnd

Ficante,
namorado,
noivo,
marido,
esposo e um
amigo
amante.

Um olhar
Uma voz
Uma pessoa
Uma situação
Uma vida
Uma escolha.

Isso tudo que eu queria e quero começa com uma conversa ou até mesmo um olhar e palavras. Mas, às vezes, isso fica em primeiro ou até mesmo em segundo plano para quem não sabe falar para o outro o que sente, mas sabe demostrar o que quer para a pessoa que está do lado.

O ficante às vezes não quer ser namorado, o noivo não quer ser seu marido e seu esposo não quer ser apenas um amante, mas quer ficar nos seus pensamentos todos os dias da sua vida até aparecer uma pessoa para esse seu ficante ou seu ex ficante sair da sua cabeça.

Um beijo
Um cheiro
Umas palavras

Inserida por Kariinanv03

⁠O último amor

Eu não me permiti sentir o fim
então entrei em um relacionamento mútuo de ficante.
E fiquei mais fria
Fiquei mais calada
Fiquei mais distante de amar
Fiquei mais independente ainda
Senti falta da intensidade,
de ser mais humana.
Fiquei com saudade...
Do seu perfume doce e ambarado
Da sua voz
Do sorriso
Do seu carinho
De sentir algo lindo por alguém.
Meu coração é um relógio cheio de proprósito , tarefas...
Tá tão pacífico,
nenhuma onda
de amor...

Inserida por Silva_Debora_Santos

Relação com ficante

⁠Síndrome de Estocolmo deveria ser também atribuída a relações doentia, onde o cara faz tudo para conquistar a vítima (mulher) e depois ele joga com a vida dela. E impõe regras inaceitáveis que só são satisfatórias a ele. Espera que ela aceite tudo. Tendo em vista que ele a viciou nele.
E apaixonada a mulher (homem) se sentem intimidados e com medo da perda muitas vezes por migalhas e nem mesmo é uma relação. E elas vivem de uma hora remota em um dia qualquer que ele decidir. E ele tem outras pessoas, tem vida dupla e é viciado em mulheres, faz coleção de perfil no Facebook, Instagram, aplicativo de relacionamento. Mantém quem se apaixona por ele em uma rotina cruel e desleal.

Inserida por zelia_gamel

⁠Falhei, admito, em várias facetas da vida
Como filha, irmã, ficante ou amiga
Nem sempre as palavras certas eu encontro
Sou imperfeita, com um passado e cicatrizes de confronto.

Tenho minha história, com altos e baixos vividos
Dias sombrios em que me afasto e fico perdida
Me calo, me torno estranha, distante
Mas está tudo bem, ninguém é perfeito constantemente.

Aceito minhas falhas, aprendo com cada erro
Ergo-me novamente, buscando ser melhor de verdade
Compreendo que a perfeição é ilusão passageira
E que o importante é seguir em frente com alegria verdadeira.

Inserida por derllanya3

Soneto nº 4 - ⁠Química

É quando duas almas se reconhecem
dois ímãs se magnetizam
o santo e o beijo bate
e a poesia rima

é quando a pele esquenta
os nervos tentam
as peças encaixam
e dois corpos se inquietam

olhares na mesma direção
entram em ação
palavras se calam
telepatias falam
é quando o sentido dorme
e o sentir levanta
sai para trabalhar a razão
e nos deixa sozinhos com o coração

quando dois átomos se chocam
e duas forças se atraem
a gente sabe que isso é física
mas a gente diz que é química.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠Corpos Promovidos

De que vale a promoção? Do corpo a validação? Livros de rostos, mas não livres de restos. Corpos desnudados. Egos inundados. Números sem donos e bocas mundanas. Poderia listar os múltiplos benefícios, mas vale um copo vazio tal ofício? Da novidade ao momento propício? Momentos estes que, tão precipitados nasce um resquício? De atenção ao clichê fictício? Tudo por um prazer orifício? Trocaram a conquista pela praticidade, e muito se engana quem não confunde o casual com banalidade. Ela deu no primeiro encontro. Ele a comeu, se vestiu e pronto. Daria um belo conto, mas não houve emoção, por isso nem te conto. Ela foi esquecida com outra após o segundo encontro. Ele havia sido mais um entre tantos, por isso largou o amor no canto. Conheceu numa festa que dividiu a boca com mais dez e você sequer lembra o que fez. Bebeu, encheu a cara e deu. Teceu um comentário numa roda de amigos o que fez e como a fodeu. Tudo em prol da tal liberdade. O problema é que ninguém nota que esta se disfarça de libertinagem. A mesma que quando afetada culpam a sociedade. Conheceu, passou pro próximo e esqueceu. Usou, se apegou e cedeu. Juliana não fazia o tipo de André, mas André só queria se esvaziar, e Poliana pra esquecer o ex, deitou-se com o primeiro para se saciar. A vantagem é que ninguém tem o que o cobrar, mas daqui há dez anos o que vai sobrar? Prazer rima com lazer. O problema é que lazer custa caro, e no final, até você precisará de amparo. A arte de “Beber, que amar está difícil” gerou uma criança carente de vícios - Que apoia-se as coisas pequenas para suprir o vazio, mesmo sendo elas amenas feito um pavio. Mas cá entre nós... Nesta geração de corpos promovidos, é um legado que até eu viveria embriagado.

Inserida por FelipeAzevedo942