Textos de Teatro

Cerca de 286 textos de Teatro

À DESPEDIDA AO TEATRO

Um dia, quis ser ator de teatro
E voar tão alto
Onde não se pode enxergar
Quis ser filho pródigo da arte
Quis subir ao palco
E subestimar o mundo
Como criança infame
A concepção pecadora de enlear tal arte
Me valeu sorrisos irônicos
De cruéis comediantes
Que se esquivam em virtudes ensaiadas
Hoje o teatro vaia minhas pretensões
E eu, tão pouco mudado
Tenho apenas alto os meus sonhos
Interpreto na vida o trágico sentido
Que exaspera o pensamento
No porvir que é motejante encalço do silêncio
E deixa tolas as vaidades incessantes
Num remediar meus costumes inconscientes

Ah! minh´alma teatral e desonesta...
Quer ser arte e não ser artista
Quer ser fonte e não ser nascente

Ah! minh´alma teatral e desonesta...
Já me priva meu anseio
E padeço estupidamente
Numa cidade sem sonhos

Inserida por rhdosreis

A ARTE EM SEU VALOR E GLAMOUR

Toda arte - seja música, canto, dança, pintura, literatura, teatro..., enfim: a "verdadeira" ARTE - tem um "que" de divino! Já parou para observar as pinturas de Van Gogh, Góia, Picasso, etc? E o que dizer de Michelângelo em A Capela Sistina? É pura magia que transcende a alma! impressiona, conectando-nos com a divindade interna de cada um. A músca clássica nos faz levitar e dá a impressão de que estamos saindo do corpo: se não estivermos preparados para ouvi-la, sentimos medo e se não formos corajosos, fugimos da música, fugimos do que é divino. O canto, em sua delicadeza, parece nos purificar a alma. A dança (clássica) parece nos retorcer o corpo, deixando-o em leveza e bem-estar. A literatura nos leva a um mundo fantástico e imaginário que jamais encontraremos em realidade. E a verdadeira "ARTE TEATRAL", em sua plena magia, é capaz de nos conectar coração, alma e mente, nos fazer viver as mais belas loucuras, os mais belos sentimentos, chorar todos os prantos e sorrir todos os risos, nos faz amar e ser amados, nos faz mentir em viver a mais plena felicidade quanto que a felicidade maior é viver o teatro em sua plenitude. É ver com a alma, pensar com o coração, sentir de todas as maneiras o seu encanto. Tudo isso porque é uma das formas como Deus se manifesta, da maneira mais efêmera.
Mas eis que entre a arte e seus operadores, para equilíbrio de todas as coisas, surge o "demônio" enciumado e, com falsas promessas, oferece o coquetel da perdição, um cálice contendo os piores ingredientes: o pior deles, o pai de todos os outros, é o egoismo, inflado pelo orgulho e a vaidade, pela inveja e a ambição.
Ainda bem que a atividade teatral não se pratica sem um líder, que é o diretor. E como todo bom líder, com espírito nato da liderança, nasceu para saber arrancar o melhor de cada um, buscar no íntimo dos seus dirigidos o que tem de mais magnífico dentro de si e fazer isso aflorar em divina magia, para a verdadeira beleza da mais efêmera das artes, que é o teatro. E assim embelezar mais e mais o nosso mundo.
Mas o "demônio', com sua típica malícia, foi ao diretor o primeiro a oferecer o coquetel da perdição. O qual, na prepotência típica dos diretores de arte, revelou que ele seria, se não o único, o primeiro a merecer todas as benesses do espetáculo. Afogou-se em profundo gole colocando em perigo a beleza harmônica que o "CRIADOR MAIOR" nos colocou à disposição.

Inserida por valdemi

Teatro
Umberto Sussela Filho

A vida é um teatro!!
Somos todos personagens com a obrigação de sermos nós mesmos e com o único compromisso de evoluir.
Enfrentaremos cenas tristes, alegres, muitas vezes seremos coadjuvantes outras protagonistas, mas sempre iremos atuar.
Deixar de atuar é como se omitir da peça principal, a existência terrena.
Seja verdadeiro, em cada atuação, transmita, sinta, emocione, cative seus espectadores.
Faça de seus companheiros de palco a sua segurança e deixe-os seguros quando estiverem ao seu lado.
Não se preocupe com o número de ingressos vendidos, atue do mesmo jeito para uma, para cem ou mil pessoas, sempre do mesmo jeito, sendo você mesmo.
Se preocupe sempre com a verdade, poderás até parecer ingênuo, mas a autenticidade incomoda muitos.
Leve apenas o que possa carregar dentro do seu coração e deixe para os outros o que você tem de melhor a oferecer, você.
Então pense no que você quer ser, para que fiquem coisas boas a seu respeito.
O resto é só cenário, se desmancha e se desfaz, a sua atuação não, essa é o que vai ficar de você.

Inserida por umbertosussela

Onde dois ou três se movem a orar com eles estarei... A arte e a plateia - o Teatro “Onde dois ou três se movem a orar, com eles estarei”. Eu ouvia isso e pensava - Por que precisa ter mais de uma pessoa para que Deus esteja presente? Essa frase era de uma música que eu ouvia as vezes. Na história do teatro tem o estudo de desvendar as suas origens - Uma delas, a mais forte, os rituais, onde dois ou três se movem a orar. Agora vendo um vídeo onde um violonista toca na rua e uma espectadora bailarina tira seus chinelos e começa a dançar, entendi que Deus já estava ali, no violinista, na bailarina, mas principalmente no tirar de chinelos para o dançar da oração. Quando a conexão da dança se fez com as cordas do violino, ela e ele juntos oraram e dançaram e foram puros na ingenuidade divina que existe em uma canção, em um dançar, a arte. “Contigo estarei”, pois estou contigo e sou cordas de violino por onde você dança quando se conecta com os meus em movimentos de ações divinas.

Sobre o vídeo Ballerina from Palestine could not resist the melody of a street musician in Italy.

Inserida por jefferson_schroeder

Estações

No Teatro da Vida vivemos momentos.
As quatro estações são vivenciadas pela nossa essência.
Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Primavera é a estação das cores, da diversidade das flores, do canto dos pássaros, da alma saltar de harmonia, é o momento de renovar as energias.
Verão é a estação quente, do calor, de viver com intensidade, sair, curtir, extravasar, com dias longos para longas prosas com amigos realizar.
Outono é a estação da metamorfose, novas folhas, novos brotos, novos projetos, novos caminhos.
Inverno é a estação mais fria e seca, e por isso ficamos mais introspectivos, no entanto é aqui que novos brotos surgem para uma nova frutificação.

Não importa a estaca, você está vivenciando a metamorfose da vida.
Então levante a cabeça, abrace a vida e siga.
Pois grandes coisas você pode realizar.
Bom dia!

Inserida por Acimarley

❝ ...Meu jeito as vezes distância as pessoas de mim.
Não sei fazer teatro na frente das pessoas, eu amo
ou odeio e pronto. Não consigo guardar magoas de
ninguém. Perdou sempre, mas nem sempre esqueço.
Sou super amiga quando a amizade é sincera. E não
sei fingir amizade com pessoas fingidas e mentirosas.
Eu não sei pagar com a mesma moeda quem me feriu.
Mas sempre tem alguém me devendo. Já quebrei a cara
muitas vezes por ser assim. Nem por isso eu vou mudar.
Nunca fui boazinha, bonitinha ou certinha. sou boa com quem
é bom comigo, gosto de andar bonita e ser bonita por dentro
e por fora. Gosto das coisas do meu jeito, certo ou não.
Procuro ser correta, justa e amiga. E aqueles que estão
ao meu lado foram pessoas que mereceram o meu respeito....❞

------------------------ Poetisa:Eliana Angel Wolf

Inserida por ElianaAngelWolf

Você consegue viver sem teatro musica e novela ?
Bom sem teatro eu consigo viver sim, mas já os candidatos , fico na dúvida, em falar nisso é nesse período que aparecem os melhores atores que no final não deveriam ser eleitos e sim contratados para as novelas , tem uns aí que até musiquinhas fazem -> ( Acho que não dá pra viver sem estes três itens não , parceiro) Penso e logo desisto ...

Inserida por Jherecardoso

Teatro de vivas

O brilho de teus olhos...
O sorriso em teu rosto...
A alegria em teu coração...

Onde está? Onde se perdeu?
Quando irá retornar?
Uma grande onda os levou...
Se perdeu nas profundezas do mar...

Sem retorno,sem solução...
Uma vida ensaiada, um jogo de máscaras...
Uma máquina viva.

Inserida por Yoruchan

Se a vida é um teatro, onde temos que representar, confesso que sou um péssimo ator!
Vejo pessoas diariamente trocando farpas e no dia seguinte se abraçando como se nada tivesse acontecido, eu particularmente não consigo esconder o que sinto, não guardo mágoas de ninguém,não tenho inimigos, sou feliz assim.Tenho uma opinião formada, não sou perfeito, porém não me deixo contaminar pelas injúrias e falsidades. Sei perfeitamente quem são meus verdadeiros amigos, e a eles serei leal até o fim de minha vida!
Um bom dia a todos! Wallace Barbosa. Realista e fiel aos meus princípios!

Inserida por WallaceBarbosa

Uma amiga e eu, ao sairmos da aula de teatro, conversávamos sobre nossas rotinas. Estávamos tristes com o que permeia a nossa vontade e a nossa obrigação. Acordar, arranjar um ânimo não sei onde, levantar e ir ao trabalho que consome nosso tempo e que faz de nós criaturas com muito mais inquietações do que certezas.



Falávamos da vida a caminho de casa. Entre uma discussão e outra eu disse que não acreditava que ela tem 33 anos, pois parece ter 25. Ela, com ar de tristeza falou: "Sim, você tem 37, mas já construiu uma vida...eu nem tive filhos"...

Esta frase, tão simples, revirou, dormiu e acordou aqui.



Estar no segundo casamento, ter duas filhas e certa independência não exclui certo sentimento de abandono de vez em quando. Do mesmo modo que não estou imune ao desejo de solidão, uma casa vazia, um silêncio.



Ela não faz ideia de como às vezes é insuportável querer escrever, ler, dormir, deitar no sofá e fazer nada... o que até é possível, desde que a criatura tenha um problema sério de perda auditiva severa ou finja tê-lo. Do contrário, no melhor do descanso, lá vai você para o tanque, lavar um pijama molhado de xixi porque não deu tempo de sua criança de 3 anos chegar ao banheiro. Fora trocar o pijama, limpar o chão e não perder a paciência por entender que foi sem querer. Ok. Ah... se isso fosse ao menos 10% das inconveniências.



E acordar de manhã, tomar café e esperar a mesma criança de 3 anos comer? Elas são lentas. O tempo passa. A mesa é desfeita quase que simultaneamente ao preparo do lanche da escola. Depois, fazer tudo - absolutamente tudo - em duplicidade: pentear cabelo, tomar banho, trocar de roupa, escovar os dentes... e até a hora de sair, antes das 8, você já cansou.



Minha amiga não percebeu ainda que ser solteira, mesmo sem convicção, tem um charme que causa inveja. Ser livre. Fazer o que se tem vontade a qualquer hora (milagre possível e reservado a mortais na condição dela), não ter certas preocupações e obrigações ligadas a existência de filhos. Talvez ela ainda não saiba o significado de fazer escolhas, adiar projetos, enterrá-los até, para priorizar outras necessidades. Dos filhos, claro!

Talvez ela ainda não saiba que não temos escolha, a não ser assumirmos a responsabilidade por essas ecolhas...



Que fique claro. Gosto da vida que tenho. Só estou cansada. Cansada pelo inverso do que ela sente - a falta de tudo isso. Mas será que ela faz ideia das cores e formatos dessa realidade?



Só queria que ela soubesse que não ter compromisso não é uma tragédia. É um tempo que tem um valor único, como todas as fases da vida e que mais tarde, poderá causar saudade.



Eu ia falar de outra coisa. Do ponto de intersecção da nossa inquietação. Da vontade de viver do teatro que amamos e do tédio profundo de ter que engolir o trabalho que nos sustenta, mas que nunca fará de nós escravas exclusivas dele.



Mas esse é um assunto para a próxima crônica.

Inserida por 7bilhoesdehistorias

O teatro da vida.

A vida é como um sonho
Porém mais longo e cruel
Aqui pode ser o inferno
Mas também pode ser céu

Como pode alguém nascer
Já com a certeza de morrer
É como lutar a vida inteira
Sabendo que não irá vencer

A morte é uma questão,
Que não esqueço um instante
Talvez eu seja um personagem
E todos meros figurantes

Formando assim o teatro da vida
Onde estou preso no palco e ela resta sendo assistida
Caminhando sem saber onde piso
Eu tenho roteiro ou faço improviso?

Sempre farei o bem sem temer o mau
Antes que a cortina se feche e o show chegue ao final
Mesmo assim continuo a viver
Tentando não lembrar, do que não consigo esquecer

Não adianta brigar, não adianta ter irá
Pois no final das contas toda página se bora!

Inserida por Tilbere

CORTINAS DA VIDA

Abrem-se as coloridas cortinas da vida
Para todo o mundo, nosso grande teatro
O entardecer são memórias e despedidas
Cada amanhecer é ensaio de um novo ato.

É uma vida repleta de acertos e erros
Sempre flutuando em torno de céus e infernos
Não há guerra sem mortes ou hospital sem enfermos
Nada no mundo será para sempre eterno.

A peça é um show e não pode parar
Com os artistas e luzes e atos sem cortes
É um ciclo constante sempre a renovar
Por dúvidas da vida e a certeza da morte.

A cada espetáculo, ao final do dia
Avaliar-se a performance e agradecer
Despede-se do elenco ao pé da coxia
Pois não há como antever futuro amanhecer.

No palco da vida somos protagonistas
Na grande peça escrita e por Deus dirigida
Somos apenas atores, meros artistas
Até que se fechem as cortinas da vida.

Inserida por marsouza42

Teatro verdadeiro

Muitos acham que teatro é fingimento
É interpretar uma personagem bonitinha
É se esconder por trás de um figurino
É contar uma história de mentirinha

Teatro é uma arte que dá vida
Que exige preparação física e psicóloga do ator
Onde seu corpo cênico é seu instrumento
E a verdade que é transmitida no seu resplendor

Teatro é o palco da vida real
É ser quem quisermos ser
É falar sem ao menos pronunciar uma palavra
É exalar diversos sentimentos em um só ser

Teatro é família que trabalha unida
Com pessoas diferentes e sem preconceitos
Que compram uma ideia de se doar em cena
Em prol de um fim cheio de conceitos

Teatro é construir e desconstruir
Teatro é incomodar a burguesia
Teatro é questionar e ser questionado
Teatro é a verdadeira Democracia

Inserida por ivanildo_sales

relógios que contam
que tem horas e momentos
que a vida é a autora
da nossa peça de teatro
somos os protagonistas
das vitórias e derrotas
das alegrias e tristezas
precisamos conduzi-la
e interpretá-la de uma forma
amorosa e respeitosa
conosco mesmo
porque tem horas
que ela é implacável
é impiedosa
embarga a nossa voz
comprime o nosso peito
nos pega pelo pescoço
nos puxa pelas mãos
nos arrasta pelos pés
ou pelos cabelos
nos vira e revira a cabeça e o olhar
nos laça o coracao
nos cobre com armaduras
nos derruba no chão
nos devolve pra nossa vida
talvez esquecida, talvez não
é só a forma que ela encontrou
de nos dar a direção
e aprendermos a puxar
as rédeas da emoção
de deixarmos um pouco
de lado a razão
de ajoelharmos e pedirmos perdão
muitas destas ações
estamos carecas de saber
mas tem horas que o despertador
precisa tocar pra nos lembrarmos
tudo de novo
até a nossa hora de partir, chegar
e voltarmos ao mesmo lugar
de onde muitos de nós
nem queria ter saído!!!

Inserida por fernanda_de_paula_1

Teatro
As cortinas abrem (...)
Meus olhos!
Bem vindo ao espaço
do choro e do riso: Teatro!

O palco.
Sinto a força que sai
de dentro de mim:
O encontro com a multidão
de um só!

As luzes, as cores, os sons.
Minha voz!
Aqui eu morro, vivo e revivo.
Eu sou, depois não sou:
O teatro me invade.

Só quando as luzes se apagam,
depois do som do aplauso,
eu desperto: foi um sonho!
Sonhos, quero tê-los, e tê-los,
sempre!

Inserida por EuDannyG

Estava lendo umas poesias e achei uma frase de Chaplin que diz: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”
Precisamos refletir do que realmente queremos de nossas vidas, pois não ensaiamos, quando encenamos é ao vivo e sem cortes, podemos nos redimir dos erros que cometemos, mas às vezes, a dor é tão grande, que será que vale a pena, agir por impulso? Por vezes penso que não. Mas também se premeditarmos tudo, seriamos marionetes da vida. Por isso viva intensamente, mas procurando não machucar ninguém e nem a si próprio, mas viva assim mesmo, pois como o poeta Chaplim diz a cortina se fecha antes dos aplausos.

Inserida por AdrianeVictal

A vida é como se fosse uma peça de teatro, e por 9 meses nós aguardamos para entrarmos em cena.
Nascemos, vivemos, evoluimos e aprendemos. E nessa peça faremos de drama a comédia, e cada um de nós somos protagonistas da nossa história, que se interliga com outras histórias e dai forma essa grande peça, em que atuamos de acordo com os momentos e circunstâncias.
E ai chega o gran finale , as cortinas se fecham, os aplausos surgem e as lembranças ficam nas cabeças das pessoas que participam, e em nossas cabeças ficam as saudades dos que se foram e participaram dessa grande peça teatral....
Como dizem - A vida é muito importante para ser levada a sério...
Viva intensamente, pois é melhor se arrepender das coisas que não fizemos, do que se arrepender das coisas que fizemos.

Inserida por romulofs

Enquanto isso no fim do show da trupe O Teatro Mágico Jully e Jheniffer duas amigas que não se viam a muito tempo se encontram e começam a conversar:
- Nossa amiga! Há quanto tempo! Como está a vida?
- Tudo bem!!!
- Você ainda está chateada pelo o que aconteceu entre nós na época de escola?
- Nem tanto sabe, mais você era a minha melhor amiga isso que me deixou mais chateada.
- Eu sinto muito mesmo pelo que fiz e sei o quanto fiz você sofreu.
- Esquece isso Jheniffer isso é passado, se divirta você está em um show do Teatro Mágico aqui ninguem fica triste.
- Mais e ai como está o relacionamento de vocês?
- Há eu não te contei né?
- Não... o que?
- Eu não estou mais com o Alexandre, agora eu estou casada com o Igor e tenho duas filhas, uma chama-se Eduarda e a outra Sheila.
- Que legal Jheniffer fico feliz por você.
- Mais e você, está em algum comprimisso?
- Estou casado com o Pedro e tenho duas filha também uma chama-se Natalia e a outra Karla
- Que legal Jully!
- É sim, elas são um amor de pessoa.
- Jully, posso te fazer uma pergunta?
- Sim.
- Eu gostaria de saber se você me perdoa?
- Mais é claro que sim, afinal você é a minha melhor amiga.

Inserida por pedrinhoand1

Eu sei que é difícil acreditar nesse teatro da vida, nessa peça mal interpretada e nesses atores meia tigela. Sei também, que aplaudir esse espetáculo será meio que inconveniente após a apresentação de que nem um tustão valeu. A vida se tem valor quando você dá o valor à ela, e não espere os dias passaram pra você querer investir. Acorde e pense, entre nessa autoria e dá o teu melhor, se entregue sem medo e sem ressentimentos que lhe garanto que tudo já está indo muito bem. Acredita em mim, você só precisar dar o primeiro passo pra poder finalmente ser “feliz”. Feliz no teu mundo. Preste atenção no teu personagem, viva e entre na história, se contrai e mantenha o foco somente em uma coisa. Felicidade. Abra os olhos, caia na real, a vida sim é um teatro que se você não interpretar você nunca vai poder lhe dar com as acusações dos anônimos cuidando desse peça. A vida é um teatro sem rumo, e uma peça que você assiste sem poder palpitar, sem poder demonstrar o que há de má e ruim, pois suas palavras não irão fazer a diferença. Mas quem sabe, suas atitudes sim.

— Somente um porém.

Inserida por NathTomaz

No início pareceu até verdade
Uma mistura de falsidade com pura encenação
Mero teatro causado pelo calor da emoção
Tudo eram rosas,as saídas,os afagos ásperos,

Sem falar da situação que até o insetos tendem a ter
Nunca foi,nem chegou a ser igual a de um réptil
No tempo dos dinossauros ou das carvernas
Além do beijo de recém nascido

Mas porém os holofotes eram fortes,lindos,perfeitos
esses mesmos que quando se apagaram,tudo evaporou,dissipou
Oh será a escuridão ou fundo do poço?
Ninguém quer ir para o núcleo do universo
Muito menos com um humilde arteiro

E aquele fervor todo se foi,se foi junto com as luzes,
Gritos,aplausos e o fechar da cortina
Como é fácil viver o bom,e mais fácil ir embora no ruim
Como é fácil ser ator ou atriz,dr ou dr(a) na língua dos pobres de espírito
Sua beleza é inmensuravél equiparada a dor que causou

Mas Deus é irmão,pai e mãe e nesse mundo de valores
Onde os seus amores,se entregam na dor da prisão do seu eu
Todo castigo será pouco,pelo que fizestes a um carente da vida
Hoje só ficou a lembrança,de quem um dia se cansa
Te tanta vergonha que foi esse desamor.

Inserida por eriksantos