Texto Narrativos sobre Familia

Cerca de 1591 texto Narrativos sobre Familia

Família, companheiros, amigos
Felicidades, amor, alegria
Nada acontece por acaso
Pessoas entram e saem de nossas vidas
Mais somente os bons ficam
Famílias inteiras, se separam
Amigos, se separam
Companheiros (as), se separam

Mais quem fica ou escolhe ficar
Esses sim merecem
Amor,
Por que será um ótimo
Companheiro,
Pois criará ao seu lado uma
Família,
Repleta de alegria
Por que quem ficará, será o seu melhor
Amigo, acima de tudo!

Ele merece uma família. Merece colorir cartões no Dia das Mães, brincar com os primos num final de tarde.
Merece que os pais o levem nas festinhas juninas, nos zoológicos, nos circos e em tudo o que possa fazê-lo sorrir.
Sorrir muito, muito, até a solidão estar completamente superada. Ele não merece chorar até dormir em algum berço frio. Não merece aprender as palavras vovó, tio, família, sem ter noção do que elas representam.
Merece colocar estrelas numa árvore de Natal, merece ser amado sem nenhuma distinção se veio da barriga ou de um abrigo.
Merece sorvetes e algodões doces, pipocas, estreia de filminho infantil no cinema, balões, animais de estimação.
Merece um bolo de chocolate saído do forno no final de um dia de muitas brincadeiras.
Merece beijos e mordidas. Balanços, escorregadores e rodas gigantes.
Conhecer a praia, brincar no mar e dormir de exaustão no colo da mãe com a cara suja de chocolate.
Merece tantas coisas e o que podemos fazer é rezar para que cada dia mais corações optem pela adoção e que a fila ande.
Assim ele conhecerá outras filas muito mais divertidas, segurando nas mãos de pessoas que o amam, protegem e que ele teve o poder de completar o que lhes faltava: UM FILHO

A importância da família no processo ensinoaprendizagem da criança
A família exerce um papel de suma importância na construção dos saberes que serão incorporados pela criança. Quando ausente, contribui para o fracasso escolar, mas se participa efetivamente da educação dos filhos, motivando, elogiando seu crescimento, cria-se um clima positivo e gostoso, então a criança se desenvolve com segurança e autonomia.
Nos dias atuais, a família nem sempre exerce seu papel de educar e estar presente. Segundo Max Stiner, pseudônimo do pensador alemão Kaspar Schmett, escritor de O falso príncipe no livro O falso principio da nossa educação, Stiner condena o homem pratico que faz da ciência uma idéia fixa, que se torna seu escravo, que não sabe aproveitar a vida e que esta sempre atormentado por preocupações que acabam por sufocar sua personalidade.
Desta forma, muitos pais e mães estão atormentados por preocupações diversas, preocupações que a vida lhes impõe, então começam a pensar em educação por outros ângulos, delegando à escola a função de educar.
O ambiente escolar tem sem duvida a função de educar, mas a família precisa estar presente, acompanhando o processo de aprendizagem e provocando impactos para melhor desempenho de seus filhos.
É necessário que a família conheça a escola de seus filhos, a proposta pedagógica, as regras de convivência. É essencial que esteja presente, que perceba os avanços ou as dificuldades da criança, que incentive e estimule o bom rendimento e o comportamento escolar.
A tarefa de estar presente como incentivadores é contínua, participando efetivamente desse processo de modo que todos voltem seus olhos para a criança, sem duvida alguma, produz efeitos essenciais para a construção de uma aprendizagem significativa, capaz de transformar o espaço em que vive.
O filosofo inglês William Godwin cita: “o verdadeiro sentido da educação, como em qualquer outro processo moral, é produzir felicidade.” Só se produz felicidade quando se sonha junto, quando se traça metas, quando se conquista o saber com segurança, autonomia e amor.

Boa tarde...
Hoje é um dia muito especial...
Olhe a seu redor, sua família, amigos, vizinhos, colegas...
Olhe este céu, ah hoje está nublado cinza, mas nem sempre é assim... Mostre seu melhor sorriso, aqueça com seu abraço mais gostoso, doe seu beijo mais incrível... Porque a vida se dá hoje, seja neste dia nublado, seja em um lindo dia de sol... Tenha um ótimo dia! Um forte abraço!

‎"Familia Mais Ampla" / Espirito Bezerra de Menezes / Psi. Francisco Candido Xavier / Livro: Bezerra, Chico e Voce.

Ttantas vezes nos referimos aos problemas da família no mundo!

Filhos difíceis, pais – problemas, parentes que erigem a condição de antagonistas, companheiros do lar que nos relegam ao abandono!

E, em conseqüência, as lutas aparecem, agressivas e contundentes.

É aí no instituto doméstico que somos chamados a praticar a paciência e a exercitar a compreensão.

Muitos de nós se acham detidos nessa oficina de burilamento e melhoria, incapazes de ultrapassar a órbita da consangüinidade para a construção do amor a que as Leis do Senhor nos destinam.

Entretanto, a nós outros, os espíritas, compete a obrigação de enxergar mais longe e reconhecer mais amplos os deveres que nos prendem à experiência comunitária.

Não somente suportar os conflitos de casa com denodo e serenidade, abraçando os entes queridos com a certeza de que os amamos, livre de nós, se assim o desejam, para serem mais cativos aos desígnios de Deus.

Não apenas isso. Entender também nos grupos em que nos movimentamos a nossa família maior. E amar, auxiliar, apoiar construtivamente e servir sempre a todos os que nos compartilhem o trabalho e a esperança.

A independência existe unicamente na base da interdependência. As Leis Divinas criaram com tamanha sabedoria os mecanismos da evolução que todos nós, de algum modo, dependemos uns dos outros.

Não se renasce na Terra, sem o concurso dos pais ou dos valores genéticos que forneçam.

Não se adquire cultura sem professores ou recursos que eles decidam a formar.

Não se obtém alimento sem esforço próprio, nem sob o amparo do esforço alheio.

E nem se alcança experiência por osmose, já que todos somos conduzidos à arena da existência, uns à frente dos outros, a fim de aprendermos a amar-nos e compreender mutuamente.

Reportamo-nos a isso para dizer-vos que as tarefas em nossas mãos constituem núcleos de serviço e união, dentro dos quais, por devotamento às realizações que nos cabe efetuar, é preciso nos inclinemos à fraternidade autêntica, abençoando e ajudando a quantos nos cerquem.

...há famílias de ordem material e aquelas outras de ordem espiritual – afirma-nos o Evangelho, na Doutrina Espírita.

Atendamos, por isso, ao nosso conceito de família mais ampla.

...grande é a luta, entretanto, isso se verifica , a fim que a nossa vitória seja igualmente maior.

Conduzamos a nossa mensagem de paz e amor a quantos nos partilhem a estrada do dia – a – dia .

Esse é mais forte e pode oferecer-nos apoio em certo sentido, mas aquele que se revela mais fraco é o companheiro que espera de nós o auxílio necessário para fortalecer-se.

Aqui, encontramos alguém que se nos afina com o modo de pensar e de ser, transformando-se-nos em fonte de estímulo, no entanto, ali, surge outro alguém que ainda não edificou em si os valores espirituais que lhe desejamos, aguardando-nos abnegação e entendimento para se harmonizar com as aspirações e os ideais de mais alta expressão.

Além, identificamos a presença daqueles que conseguem ombrear conosco no mesmo nível de trabalho, incentivando-nos a servir, mas, adiante, observamos a ação daqueles outros que nos afligem ou atrapalham, exigindo, porém, da nossa compreensão o auxílio preciso para se tornarem simpáticos e produtivos na obra em que fomos engajados pelo Senhor.

...família e família!

Família do coração entre algumas paredes e família maior do espírito a espraiar-se em todos os domínios da Humanidade!

Sigamos, à frente de nossas tarefas, amando e abençoando por amor a construção que nos foi confiada o que, na essência, quer dizer por amor à nossa própria felicidade.

...filhos queridos!

Recordemos, cada criatura, que nos desfruta o caminho ou a experiência, é semelhante a planta que se ajudarmos nos ajuda.

Somos todos clientes uns dos outros no trabalho em que a vida nos situou.

Agradecemos a oportunidade de entender isso e o privilégio de trabalhar por um Mundo Melhor com o nosso Espírito Melhorado, seguindo para a Vida Maior.

Mensagem recebida em 24.2.1971.

Psicografia Chico Xavier - Livro "Bezerra, Chico e Você"

Agradeço pelo lindo dia.
Agradeço pelo carinho dos amigos (as) e da minha família que recebo todos os dias.
Agradeço pelo que pedi e recebi e também pelo que pedi e não recebi porque ainda não está na hora.
Boa noite meus amores, lindos sonhos, beijus na alma e no coração de cada um de vocês.

Val Francis.

ROMPENDO

Você sorri!
Sua aparência exala delicadeza;
Sua família transmite alegria;
Contudo, a dor te assassina.

Me pego pensando o motivo,
E rapidamente paro,
Pois te olhar por fora,
Diz mais sobre meu lado.

O fantasma se esconde no escuro,
O cavaleiro em sua armadura,
E você se esconde,
Nessa mente turva.

As pessoas atiraram no seu corpo,
E com isso hematomas em você ficaram;
Você precisa romper a dor,
E entender que é linda (o) demais para esse casco.

Viver é desfrutar da graça de Deus;
É desfrutar da família que Deus nos deu;
É viver a cada dia como se fosse o último;
É aproveitar cada momento que a vida nos proporciona;
É viver desfrutando do nosso fôlego de vida, e também do fôlego de vida das pessoas que nos cercam, os nossos avós, pai e mãe, filhos e filhas, irmãos, marido e esposa, familiares, colegas e amigos, porque depois que alguém é silenciado pela morte, nada mais adianta fazer, como pedir perdão ou fazer declarações.
Procure viver bem com todas as pessoas,
Por isso faça e aproveite cada momento, enquanto ha vida.

Família...
⁠Há quem diga que é tudo igual.
Há quem diga que é complicada.
Há quem diga que é a que a gente escolhe.
Já eu, que estou à beira dos 30, só posso dizer que ela é o que tenho de mais precioso. Não por isso ela deixa de ser complicada, definitivamente não, mas com o tempo aprendemos a lidar e valorizar o jeitinho implicante, carinhoso ou chato de cada um.
E sempre que ouço a frase de Tom Jobim “fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho”, nunca penso em nada diferente de família. E não, não precisa ser ‘de sangue’, podemos, sim, escolher, mas lembrando sempre que não se escolhe a dedo, se escolhe com o coração, pois será para sempre, e sempre.
Conecte-se a sua e nada vai te tornar mais forte e mais confiante, pois saberá que sempre terá nela um apoio, um amparo, uma fortaleza, uma base!
Valorize, ame e cuide de cada pedacinho dela, mesmo com todos os defeitos e problemas.
Proteja, brigue e se importe, apesar de todos os defeitos e problemas.
Na vida podemos fazer muitas escolhas, podemos escolher ir e escolher voltar, e ainda assim, sua família estará lá.


No último dia de fevereiro, sejamos gratos pela vida, pela família, pelos amigos e pelo pão de cada dia... Apesar de tudo, estamos aqui para cumprir nossa missão... solidariedade com aquelas famílias que perderam os seus... A oração nos une na multiplicação da alegria e da solidariedade... Muita esperança para o novo mês que chega... Feliz domingo!

Sagitário.

Como compreender a criança de Sagitário

A criança de Sagitário nasce sob a influência de Júpiter, o planeta da expansão; seu elemento: Fogo. Cheio de vida, feito para a felicidade, o bebê de Sagitário encanta a família com sua alegria e sorriso aberto. Adora o contato e a comunicação, é carinhosa e cheio de energia. É capaz de se adaptar a qualquer situação, mas como “filho do fogo”, precisa de espaço, mudanças e novidades. Nunca terá problemas para mudar de escola (se for necessário), pois adora conhecer novos amigos.

É uma criança muito sociável, que cria vínculos rapidamente. Gosta mais de companhia e das reuniões familiares que de atividades solitárias, como a leitura. Sua flexibilidade lhe permite driblar qualquer situação. Quando pequeno, precisa se sentir amado e mimado. Já maiorzinho, prefere as saídas em grupo, os acampamentos de férias e os intercâmbios interculturais. Não tenha dúvida: esse é o seu treinamento para correr o mundo e ver novos horizontes!

A criança de Sagitário gosta de desafios, de superar limites e detesta a rotina. Como se interessa por tudo, é preciso ajudá-la a encontrar seu caminho. Sua impulsividade pode levá-la a escolher uma direção que, no fundo, não deseja. Não tente influenciar sua decisão. Em vez disso, ofereça argumentos para que ela mesma possa analisar e decidir o que deseja fazer.

Jogos e Atividades. Decore seu quarto com tons de azul. Inclua livros, cavalinhos de madeira, música e uma cadeira de balanço. Quando começar a engatinhar, percorrerá todos os cantos da casa. Não tente mantê-la grudada na barra de sua saia! A criança sagitariana precisa de espaço e é muito independente. Inquieta e travessa, gosta de histórias de aventura, piratas e guerreiros. Os nascidos com esse signo solar também adoram brincar de interpretar seus personagens favoritos, fazendo-os ganhar vida de acordo com as próprias expectativas. Para as meninas de Sagitário, nada por ser mais mágico que montar um castelo, uma pirâmide ou um cenário para uma tarde de princesa com as amigas. Também adora estar em contato com a natureza e praticar qualquer atividade ao ar livre.

Veja como conviver com uma criança de Sagitário e manter a serenidade:

A criança de Sagitário gosta de se concentrar emuma única tarefa, e é muito firme em suas resoluções. Ajude-a com atividades que convidem à reflexão.

O entusiasmo que esbanja com generosidade é um dom maravilhoso, mas precisa ser canalizado para que não seja desperdiçado. Da mesma forma, lidar com sua natureza irrequieta exige uma grande dose de paciência. É imperativo ajudá-la a explorar suas potencialidades e interesses para que consiga canalizar tanta energia da melhor forma possível. As conquistas aumentarão seu entusiasmo tanto na escola como nos esportes e atividades extracurriculares.

A criança de Sagitário transborda vitalidade, e à media que cresce, surpreenderá você pela profundidade de seu intelecto e suas aptidões. Desde pequena, possui grande intuição, que a leva a perceber com clareza as injustiças. Sua capacidade de escutar, sua atenção e respeito pelos outros fazem do pequeno sagitariano um amigo sincero e amado.

Páscoa do Senhor, Páscoa da vida,
sonho realizado na fidelidade
e no amor.

Este é o dia de Cristo, o Senhor!

O anúncio pascal, hoje, ressoa vibrante:
O Senhor ressuscitou, venceu a morte
e vive para sempre!

Nasce imortal, a humanidade nova!

Com as santas mulheres,
vamos ao túmulo vazio
e nos tornemos
testemunhas
da ressurreição.

O PIQUENIQUE DAS TARTARUGAS

Uma família de tartarugas decidiu fazer um piquenique. Levaram um dia para preparar o lanche, um dia para chegar ao local escolhido e um dia para ajeitar o local.

Quando iam começar a comer, descobriram que não haviam trazido o sal.

Após longa discussão, a tartaruga mais nova foi escolhida para voltar em casa e pegar o sal, pois era a mais rápida de todas.

Ela lamentou, chorou, e esperneou, mas não teve jeito; finalmente concordou em ir, mas com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse.

Todos concordaram com sua condição e a pequena tartaruga saiu.

Cinco dias se passaram e a pequena tartaruga não tinha retornado. Ninguém mais aguentava de fome e resolveram comer. Nesta hora a pequena tartaruga saiu de trás de uma árvore e gritou:

- Viu! Eu sabia que vocês não iam me esperar. Agora que eu não vou mesmo buscar o sal.

Regozijo-me porque em tudo
tenho confiança em vós.
II Corintios 7.16

Família, um bem necessário para vivermos , pois sem eles seriamos nada e ninguém. Sem família não haveria o por quê lutarmos nem sermos alguém reconhecido pelo o que fazemos, pois para ninguém mais o valor do troféu seria tão valioso no reconhecimento. Discutimos, nos desentendemos mas nos amamos, um amor incondicional ao qual o tempo não apaga e não apagará pois se um dia se forem, lembraremos apenas dos bons momentos de alegria e amor. Cada ciclo de nossos anos, passamos 364 dias em média desfavorecendo uns e outros pelos problemas cotidianos, esquecendo de dar até mesmo um simples bom dia, mas nessas datas tão importante como o do Natal, nos confraternizamos e esquecemos os não ditos pelos falados e nos orgulhamos de sermos da mesma família. Sempre o sorriso estampado no rosto de cada um nos faz renascer para uma nova era de propósitos, sonhos e objetivos a serem alcançados. O momento de amar é sempre, e que isso esteja em seus planos futuros, pois o amor é a base para tudo e tudo...tudo...tudo... dele emana.

Esses dias, me perguntaram se eu estava apaixonado. Depois de pensar um pouco sobre o assunto, eu percebi: eu não estou, eu sou apaixonado! Sou apaixonado pela vida! Sou apaixonado pelos meus pais e irmãos, minha família. Sou apaixonado pelos meus amigos que ainda estão aqui, mas também pelos que já partiram ou os que nunca mais vi. Sou apaixonado por abraços, sorrisos e amores que ainda nem conheci. Ainda digo mais, acho que todos também deviam ser assim.

Uma hora a gente acorda pra realidade de que o que temos em comum é mais importante do que nossas diferenças. Temos que ser fortes como indivíduos, manter nossa essência e personalidade, mas fazemos parte de pequenos e grandes grupos de pessoas que devem trabalhar juntos, se apoiar, se ajudar, se sustentar, como amigos, como família, como equipe, como cidadãos. Quando estes laços de cooperação se rompem por conta de uma posição contrária todo mundo perde, todo mundo deixa de crescer em vários sentidos.

Que a força dos bons ventos te conduza sempre ao melhor da vida. Que a mágoa cesse, que o trabalho flua, que os dias sejam com mais sorrisos e que as noites sejam tranquilas. Que o mal se converta em bem, que as aventuras sejam cada vez mais completas e que nunca te falte forças para viver tudo o que a vida te oferece. Que você consiga se formar naquela faculdade que era o seu sonho de infância, que você deseje ter filhos, família, e que ela cresça com todo o amor. Que você tenha discernimento, saúde, sucesso, vontade, prazer... Alegrias, impulso. Enfim, que você saiba viver! Que saiba como és importante mesmo para aqueles que te admiram de verdade, pois esses sim tal admiração vale a pena. O mundo é como uma longa escada. Quando não se sobe, ou você esta parado ou está descendo. AVANTE!

Quem encontra o amor verdadeiro, encontra a si mesmo, encontra a chave da vida; Nem todo o dinheiro do mundo não proporcionaria a felicidade de acordar de manha com a cama cheia de filhos e ver o brilho nos olhos da pessoa amada ao acordar coberto de beijos dos pequenininhos e ao olhar um no olho do outro, nessa hora veras o verdadeiro brilho da felicidade....aquele suspiro com riso de canto de boca com quem diz...valeu a pena...

Senhor Deus, a ti pertence a minha vida e em ti confio minha casa, minha família, meus sonhos, meus projetos e tudo que anseio conquistar. Cuida do que é meu, Senhor, e me faça caminhar em sua presença. Guarda-me de tudo que me afasta de ti, proteja-me de todo mal, ensina-me a te adorar todos os dias e coloca em meus lábios a sabedoria que procede de ti, pois tu és e sempre será o Deus da minha vida. Amém.

Família é tudo! Pode-se haver brigas, discussões, decepções, tristezas, e até mesmo aquela vontade boba de largar tudo de mão! Família não se esquece, e não se larga. Família é formada por pessoas e além disso, por almas. Que apesar dos apesares, vão te acolher sempre, abraçar sempre, brigar por ti sempre, te perdoar sempre e te aceitar de novo independente dos erros e escolhas. Se deus te colocou ao lado dessas pessoas foi para ti aprender a amar, há amar o oposto, amar as diferenças e os erros dos outros. Aprender a perdoar, a ter paciência, aprender a conviver com as intolerâncias, com as dificuldades da vida. Nada é fácil, nada é perfeito. Tu só tem que mostrar pro mundo que soube ser humilde o bastante pra sempre voltar, acolher, corrigir um erro e abraçar. Tu és um pedaço de cada um deles, não adianta fugir ou até mesmo se esconder, eles estão em ti. O sangue que corre nas tuas veias, são dos teus pais e irmãos, pra sempre. Nunca seremos completos se não amarmos a nós mesmos, e os pedaços de nós que permanecem vivos, se não de corpo presente, em alma. Pois aqueles que nos colocaram no mundo permanecerão em nossas vidas, por todas as gerações, se perpetuarão através de nossos filhos, netos e etc. Os teus olhos carregarão a alma daqueles que te amam, basta se olhar no espelho. Família é a base pra qualquer ser-humano ser feliz, ser completo. Nascemos com um intuito, acredito que NADA é à toa, ou obra do acaso. O destino de vocês foram traçados, e e tu tem que ser forte o suficiente para ama-los em qualquer situação, e em qualquer idade, pois a alma não envelhece. E nem o amor. Não podemos dar as costas, nem para os filhos, nem para os pais, pois seria dar as costas a deus, a zambi. Não sabemos o dia de amanhã. O remorso sempre será maior que a compaixão. A tua mãe, e teu pai, são obras do divino, do sagrado, e são especiais apenas por ter te colocado no mundo. Te deram a oportunidade de ser uma pessoa especial, e de ser diferente deles, se ao teu ponto de vista eles não forem lá os pais perfeitos. Faça de tudo, para orgulhar aqueles que duvidaram da tua capacidade, daqueles que disseram que tu seria indiferente diante das situações, seja a solução, encante aquelas que te deram a vida, e o sangue. Tu só deve satisfações para aqueles que te criaram, te amaram incondicionalmente, mesmo antes de te ver. Claro, a grama do vizinho sempre será melhor que a nossa. Mas isso só acontece quando não cultivamos a própria. Claro, que dar soluções para os problemas dos outros é fácil, e resolver os nossos? E encarar os nossos? Escrevo esse texto, que ao meu ver é pequeno, pelo simples fato que a compaixão anda muito ausente. E isso me incomoda, porque quero cultivar a minha grama. Mas não posso sozinha. Quero que todos que leram esse texto, que pense mais na família, nas pessoas que se sacrificaram por ti. E não! Não compare eles com ninguém,a tua família é somente tua, nenhuma é igual a outra. Olhe o passado dos teus pais, procure o motivo dos defeitos, dos problemas. Procure entender o erro do outro. A culpa nunca é de uma pessoa só. Olhe as dificuldades que passaram, e dos erros que cometeram. Mas não olhe pra julgar, olhe para compreender! E para amar, amar e perdoar. Somos o resultado da criação de tivemos, mas isso não impede de sermos diferentes.E de mudar toda a história. Vamos ser bons filhos, para sermos bons pais!