Texto Narrativos sobre Familia

Cerca de 1591 texto Narrativos sobre Familia

Ao Nishimura

No tempo que aqui trabalhei
Irei lembrar para sempre
Segurança deu a minha família
Horas dedicadas ao meu trabalho
Inspiração que o senhor nos deu
Muito acrescentou em nossas vidas
Única visão o trabalho dignifica o homem
Resta-nos agradecer a Deus por sua vida
A autoridade interior que ele lhe deu.

Quem foi Pilatos ?

Pôncio Pilatos, homem de origem plebéia, provem da família Pontii, com raízes no Sul da Itália. Pilatos pode significar homem armado com dardo-pilum; ou sem cabelos-pillus - calvo. Devia ser um oficial do exército. O cargo de procurador (governador) da Judéia, para o qual Pilatos foi nomeado, em 26 a.C não era de dar inveja. A colônia a ser governada no Sul da Palestina, com cerca de 200 quilômetros de comprimento e 90 km de largura, era uma notória área de conflitos. Os habitantes, herdeiros dos reis Salomão e Davi, eram conhecidos como povo rebelde. Adoravam a um único Deus e se recusavam a adorar o Imperador - Deus de Roma.
Pilatos e sua mulher Procla moravam em Cesaréia, a noroeste de Jerusalém, onde foi instalada a capital administrativa e se constituiu em um reduto romano. Era uma pátria longe da pátria.
Pialatos comandava um batalhão de cerca de 4 mil soldados e tinha poderes absolutos, exceto dos cidadãos romanos. Ele já batera de frente com o povo, provocando manifestações públicas, quando mandou que se afixassem estandartes com bustos dourados do Imperador romano. Foi desmoralizado e voltou atrás.
Mais adiante, Pilatos fez um projeto de levar água para Jerusalém, a uma distância de 37 quilômetros, e para isso meteu a mão no tesouro do templo. Porém se “esqueceu” de consultar os altos sacerdotes e porque os judeus já andavam de olho nele... uma multidão de mais de 10 mil pessoas foi para as ruas de Jerusalém, gritando insultos e ameaças. Soldados de Pilatos (a paisano) mataram muitos judeus. Nesse clima de revolta, Pilatos chegou a Jerusalém para as celebrações da Páscoa e encontrou o ambiente tumultuado. Nem poderia imaginar que nesse dia estava prestes a enfrentar o maior desafio de sua vida política.
Na manhã da sexta-feira, levantou-se e o primeiro encargo foi ler o processo contra um cidadão chamado Jesus que já estava preso, desde a noite anterior e levado a julgamento no sinédrio - Conselho Supremo dos Judeus, composto de 71 sacerdotes, homens ilustres, especialistas em leis. Eles rasgaram as vestes, ao ouvir o depoimento do presidiário, afirmando ser “o Cristo, o filho do Deus bendito”.
Os sacerdotes, seguidos de grande multidão, conduziram Jesus ao pretório, perante Pilatos, em busca de sanção para executar a pena de morte. O governador olhou para aquele homem amarrado, com pouco mais de trinta anos e se admirou. Dirigindo-se a Jesus perguntou: ”És tu o rei dos judeus?”.
Após o interrogatório, concluiu: ”Não vejo nele crime algum”. A multidão revoltada pelos atos políticos anteriores não arredava o pé dali, os sacerdotes também aborrecidos, porque foram atropelados em sua autoridade. continuaram acusando a Jesus, e finalmente Pilatos escutou: “Ele estava na Galiléia ensinado a rebelião política, contrariando as leis romanas”.
O governador da Galiléia, Herodes Antipas, rei-títere de Roma, nesse período da páscoa estava em Jerusalém, hospedado a poucos passos dali, no palácio velho. Então, para ele o levaram, era sua a jurisdição do acusado. O Rei Herodes ficou alegre, ao conhecer Jesus, mesmo em tais circunstâncias, porque já ouvira falar dos seus milagres, mas diante do silêncio do preso, perdeu a calma, se irritou e para o humilhar, devolveu-o a Pilatos, envolto em um manto real.
E agora, o que fazer? Pilatos declarou novamente aos sacerdotes que não via culpa, dando outra opção de castigo: açoitar o prisioneiro e soltá-lo. Falou ainda bem alto que na páscoa era costume perdoar um preso. “Há um ladrão preso chamado Barrabás. A quem devo perdoar a Jesus ou a Barrabás?” E o clamor muito forte bradava Barrabás. O que faço de Jesus? E a multidão gritava: “Que seja crucificado! Se soltas este homem, não és amigo de César”. Todos perceberam a posição política de Pilatos de soltar o preso e se posicionaram a favor do contra para aborrecê-lo, ou seja fazer-lhe oposição.
Pilatos, com medo das ameaças de ser denunciado como traidor de César, “lavou as mãos”, porque conhecia a lei das escrituras sagradas, cumprindo assim o ritual descrito em Deuteronômio 21:6-7: “Todos os anciãos desta cidade, mais próximos do morto, lavarão as mãos sobre a novilha desnucada no vale. E dirão: As nossas mãos não derramaram este sangue, e os nossos olhos o não viram derramar-se”.
A história registra que Jesus foi entregue nas mãos dos soldados romanos que o amarraram a uma coluna, no pátio, e o açoitaram sem piedade. Escarneceram dele durante todo o tempo. Envolveram-no com um manto escarlate e puseram sobre a sua cabeça uma coroa de espinhos: “Salve o Rei dos Judeus”. Sobre a cruz, Pilatos mandou que escrevessem: “Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus”.
O homem que sentenciou a Cristo, político, viciado no poder, querendo promoção e mais prestígio, mandou matar a Jesus, todavia, não conseguiu mais nada, porque não passou daquilo. Pelo contrário, seu mandato foi reduzido em 10 anos por causa de outras decisões infelizes que tomou, o que levou o povo de Samaria a fazer uma representação contra ele.
No ano 36 d.C. Pilatos foi chamado a Roma para explicar suas arbitrariedades, porém, ao chegar, soube, com imenso alívio, que Tibério acabara de morrer.
O escritor e cronista cristão, Euzébio - de Cesaréia, escrevendo no século IV, narra que Pilatos, depois de outros infortúnios, foi finalmente levado ao suicídio.

SE UMA CRIANÇA CONVIVE:

01)-Com a crítica, aprende a condenar.
02)-Com a hostilidade, aprende a ferir.
03)-Com a zombaria, aprende a ser tímida.
04)-Com a vergonha, aprende a se sentir culpada.

MAS, SE A CRIANÇA CONVIVE:

05)-Com a tolerância, aprende a ser paciente.
06)-Com o encorajamento, aprende a ser confiante.
07)-Com o louvor, aprende a apreciação.
08)-Com a imparcialidade, aprende a ser justa.
09)-Com a segurança, aprende a ter fé.
10)-Com a aprovação, aprende a gostar de si própria.
11)-Com a aceitação e a amizade, aprende a encontrar o amor.

Foram eles que me fizeram entender que nada é tão difícil, e que a vida pode ser fácil quando se tem planos para sonhar. Fazem-me enxergar caminhos, pra eu buscar e me entender. É só olhar com outros olhos o que temos de melhor e viver um dia após o outro. Mostraram-me que não existe amor se existir medo. Eu vejo o mundo com mais esperanças. É que fui criada para ser livre, porém, sem esquecer daqueles que fazem parte da minha história! Que são minha essência!

Um abraço, um beijo, um afago, o sol de toda manhã, um almoço em família, o vento no rosto, um sorriso, uma boa lembrança, um bom amigo, um jogo de futebol, chocolate, a praia, uma festa, dançar, cantar, gritar, comemorar, ... tão simples né? Tão simples, e tão necessário! Mas tão esquecido pela rotina. Ninguém mais aproveita as coisas simples da vida; Ninguém dá o devido valor... Preguiça? Eu diria acomodação. Há solução? Simples. É só olhar em volta, e perceber o quão maravilhoso é estar vivo. Ver que existem tantas coisas no mundo, e sobretudo, ter vontade de olhar, ver e descobri tudo o que for possível. Saber viver! Eu diria... aproveitar. Crer. Sentir. Perceber. Aceitar. Sonhar... amaaaaar. Amar o mundo, amar o dia, a noite, o canto dos pássaros e sobretudo, amar a vida! Amar viver, e crer que tudo pode sempre melhorar.

Quero me casar com você. Ter filhos e constituir uma família. Não pretendo e nem quero que seja perfeito. Apenas quero que seja do nosso jeito. Levarei-te para lugares até então desconhecidos, singelos, porém que jamais serão esquecidos. Irei aprender coisas novas com você, assim como, também comigo aprenderás. Iremos viajar... conhecer lugares novos e consecutivamente nos encantar. Seremos felizes, independente de onde estivermos. Por mais simples que seja o nosso lar, de nada importará, pois estaremos felizes e jamais nos esqueceremos dos momentos que juntos passamos. O que faz de um momento único e inesquecível não se refere a “ostentação”, mas sim, a magnitude da companhia que tivermos ao nosso lado.

Não cabe ao Estado, via escola pública, substituir a responsabilidade que a família tem, a menos que ela esteja em situação de descuido total. Cabe à instituição promover a autonomia, a solidariedade e a formação crítica, mas a responsabilidade principal continua sendo da família e ela não pode se eximir disso.

Mario Sergio Cortella

Nota: Trecho de entrevista "Educar para transformar" à revista Conhecimento Prático Filosofia

Junte-se mais com a sua família, mesmo que seja só para uma refeição. E assim você viverá momentos inesquecíveis com quem mais te ama. Eles podem não ser o melhor modelo de família, podem não ser a família mais agradável, mais rica, mais inteligente. Porém, família não se escolhe, e se pudéssemos escolher, não escolheríamos tão bem assim.

Há um velho provérbio que diz que você não pode escolher sua família. Você aceita o que o destino lhe dá. E gostando deles ou não, amando-os ou não, entendendo-os ou não, você se adéqua a eles. Aí então tem a escola de pensamento que diz que a família onde você nasce é simplesmente o ponto de partida. Eles te alimentam, te vestem e tomam conta de você até que esteja pronto para cair no mundo e encontrar sua própria tribo.

Nós todos fazemos parte da grande família da humanidade e somos moradores em comum de uma imensa casa chamada terra. Não há outra forma senão nos entendermos. Não há por que não chegarmos a um entendimento através de um sincero diálogo. Ao menos devemos nos esforçar e nos empenhar ao máximo para isso. Quem não se esforça nesse sentido demonstra uma grande arrogância em relação as pessoas. Além disso, na maioria das vezes, existe por trás disso um espírito covarde que tenta proteger a si mesmo.

Dizem que família a gente não escolhe; dos males o menor, triste é não poder escolher quem se ama. Dizem que tem gente que precisa perder pra dar valor; injusto é só esse tipo de pessoa cruzar o meu caminho. Dizem que quem ama cuida; o que me assusta é pensar que só eu quem amou nas minhas relações. Dizem que o tempo sempre cura; chato é o tempo só ficar curando, nunca trazer algo que não machuque; Dizem que tudo que é verdadeiro volta; minha aflição é me conformar com essa ideia de partida, o verdadeiro ir embora me parece tão contraditório. Dizem que as pessoas gostam do que não tem certeza; cruel é não saber mascarar sentimentos. Dizem que liberdade é pouco; lamentável é essa supervalorização da liberdade e desvalorização do amor. Dizem que quem gosta corre atrás; o que me assusta é duvidar de sentimentos porque as atitudes não estão de acordo com os padrões.

Família é amor, é união, alegria, não importa a distância e nem o idioma. Família é aceitar o afeto e o carinho de quem nos faz e nos quer bem. Todos os dias compartilhamos sentimentos, saudades, alegrias, tristezas. Nosso cotidiano é cheio de surpresas. Não nos vemos sempre, muitos nunca se falaram pessoalmente, mas cultivamos sentimentos tão lindos uns pelos outros que nos tornam próximos, muito próximos, ligados pela força da amizade. Família também é virtual, porque ama, porque sente e abençoa. Minha eterna gratidão e o desejo de muita paz e harmonia sempre em nossos corações.

Um cachorro reflete a vida da família. Quem já viu um cachorro alegre numa família triste? Ou um triste numa família feliz? Pessoas violentas têm cachorros violentos, pessoas perigosas possuem cachorros perigosos. E as variações de humor dos animais podem refletir as variações de humor dos donos.

"Mas há um ditado em minha família: "mate um demônio hoje, encare o diabo amanhã". Mesmo que você dance no túmulo deste demônio, você não deixa de se perguntar "ele estava sozinho?", "ou há outros mais mortíferos para entrar?" E mesmo que você celebre ter vencido a batalha, será que você está realmente preparado para a guerra? Então, enquanto vestimos as armaduras para essa nova batalha, devemos cuidas das nossas feridas primeiro, começando com as mais profundas."

Amar não é somente um sentimento, é antes de tudo uma questão de atitude. Quando verdadeiramente amamos, agimos de tal forma no propósito de beneficiar o ser amado, que renegamos por completo tudo aquilo que seja prejudicial .Para que este amor prospere, devemos nos posicionar de alma,mente e coração no propósito do Criador . Construir um lar harmonioso é buscar sempre o socorro do Senhor ....às vezes este amparo está no sorriso dos nossos filhos ou mesmo nos pezinhos inocentes de uma criança que segura uma simples bonequinha... O exemplo do que somos em nossas atitudes , são suficientes para retirar por completo das nossas vidas tudo aquilo que é a causa, não somente da nossa destruição, mas também da continuidade de sofrimentos que passam de geração em geração. Só há um caminho para quebrar as maldições que recaem sobre nossas vidas: reconhecer que somos seres doentes, e que o único remédio capaz de nos manter imunes às desgraças que nos são oferecidas é buscar a presença constante do poder milagroso da fé. Às vezes olhar para uma simples foto do nosso maior presente nos dá força suficiente para dizer não às tentações malignas .Fique com Deus meu amigo!

Inserida por jahernandez

Filha, eu também te amo. E eu adorei as flores, especialmente a azul.
Você já parou pra pensar que, se morrermos amanhã, a empresa para qual
trabalhamos poderá facilmente nos substituir em uma questão de dias.
Mas as pessoas que nos amam, a família que deixamos para trás, sentirão
essa perda para o resto de suas vidas.
E nós raramente paramos pra pensar nisso.
Às vezes colocamos nosso esforço em coisas muito menos importantes que nossa
família, que as pessoas que nos amam, e não nos damos conta do que realmente
estamos perdendo.
Perdemos o tempo de sermos carinhosos, de dizer um "Eu te amo", de dizer um
"Obrigado", de dar um sorriso, ou de dizer o quanto cada pessoa é importante
pra nós.
Ao invés disso, muitas vezes agimos com rudeza, e não percebemos o quanto
isso machuca os nossos queridos.
A família é o nosso maior bem!

O que faz a alegria?

Família não é só de sangue
Família é um grupo
Um grupo de pessoas
Que tem uma ligação
Talvez fraca
Talvez forte
O que determina essa ligação
É a convivência
É ver essas pessoas com frequência
É compartilhar interesses
è o respeito
Que cresce com o tempo
E que faz da via em família
A maior alegria.

A você, Pai!

quando penso na palavra pai
me vem apenas um grande sentimento
um sentimento de amor
a quem acompanhou todo o meu crescimento.

todos os dias agradeço
por seu filho ter nascido,
agradeço, por todos os anos de minha vida,
ao seu lado eu ter vivido.

pai, meu melhor amigo
dando carinho e proteção
e me tirando do perigo.

pai, dono do meu coração
faz tudo por mim,
a todo momento me dá sua atenção.

pai, meu rei
meu maior ídolo,
tenho muito orgulho de dizer
que sou seu filho!

é você que me leva pra frente,
e meu maior desejo,
é ter você aqui, para sempre

mas são coisas da vida,
muitas coisas nem entendo,
e oque me resta é dar valor enquanto ainda tenho.

perdão meu pai por tudo que falei,
gritei, pequei, contrariei, desrespeitei
mas meu pai, eu sempre lhe amei

e pai, como te agradecer?
por tudo que por mim você faz,
por tudo que você ja fez.

me ensinou o bem e o mal
me deu chance de escolher
e é claro que eu escolhi
crescer assim igual você.

um dia também terei um filho
e quero exatamente assim
fazer para ele
tudo que o senhor fez e vem fazendo por mim.

pai, eu te amo,
e amarei até o resto dos meus anos.

Não adianta se achar perfeito, achar que nossa família é perfeita, que somos perfeitos, perfeito é somente Jesus Cristo e Ele nos ama mesmo diante de nossas imperfeições.É preciso parar de viver de aparências e compreender que diante da grandeza de Deus somos pequenos demais, no entanto, somos amados de forma incondicional pelo Mestre, que conhece as nossas limitações e nosso coração. Ele que tudo vê até mesmo o íntimo de nossa alma, então porque querer ser aquilo que não somos e viver aquilo que não é real?
É preciso buscar a mudança, a transformação e a cada dia se tornar um ser humano melhor para honra e glória do Nome de Jesus, mas que isso não sirva de engrandecimento, pois grande é somente o nosso Deus.

NATAL

Ninguém esquece esta data,
Amigos de lembram de outros,
Todos queremos Paz e Amor
Amamos nossa família, amigos, até desconhecidos
Lutamos o ano inteiro por esta quadra.

Não devemos antes,
Amar, lembrar todas os segundos, minutos, horas, dias
Todos dias precisamos de amar e ser amados,
Amar a toda a hora é impossível?
Lembrar de fazer o bem todos dias, impossível?

Nada nos obriga a isso é verdade,
Antes é mais fácil ser egoístas,
Ter tudo só para nós,
Alegar que a vida está difícil,
Lidar com os problemas diários não está fácil.

Não sentir pena do próximo, ajudar e motivar,
Assim se passam os dias da nossa vida,
Talvez seja duro aquilo que estou escrevendo,
A mim não me parece porque é real,
Lutamos cada vez mais por nós próprios esquecendo os outros

No fundo o NATAL é apenas um momento,
Antes deveria ser uma vida,
Todos os dias deveriam ser NATAL.,
Amo-te palavra tão pequena e tão difícil de dizer,
Lindo seria o NATAL ser todo os dias e não quando o homem quiser.

Não será fácil mudar esta realidade.
Antes será simples cada um pensar em si,
Tornar-se cada vez mais solitário, mais egoísta,
Andar de olhos no chão,
Lidar com o dia a dia é cada vez mais difícil.

Nunca deixemos de fazer o NATAL
Antes um dia só que não haver NATAL
Tornar este dia em todos dias do ano é uma miragem
Assim vamos tentar pelo menos fazer NATAL um dia por ano
Lembrar a família, amigos, até os desconhecidos que por esse mundo sofrem.

NATAL é quando o homem quiser, linda frase, mas cada vez menos real.

Feliz NATAL à minha família, aos amigos e até desconhecidos por esse mundo afora.