O amor tem razões que a própria razão desconhece

Cerca de 19 frases e pensamentos: O amor tem razões que a própria razão desconhece

O coração tem razões que a própria razão desconhece.

Se o coração tem razões que a razão desconhece, isso deve-se ao fato da razão ser menos sensata do que o coração.

AS RAZÕES QUE O AMOR DESCONHECE

Você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes do Ettore Scola, dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem o seu valor. É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de
viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettuccine al pesto é imbatível. Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo. Com um currículo desses, criatura, por que diabo está sem namorado?

Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados.

Não funciona assim. Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não-fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo à porta. O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar. Costuma ser despertado mais pelas flechas do Cupido do que por uma ficha limpa.

Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai ligar e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário, ele só escuta Egberto Gismonti e Sivuca. Não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro e é meio galinha. Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado, e ainda assim você não consegue despachá-lo. Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita de boca, adora animais e escreve poemas. Por que você ama esse cara? Não pergunte pra mim.

Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou a seco, você levou-a para conhecer sua mãe e ela foi de blusa transparente. Você gosta de rock e ela de chorinho, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina o Natal e ela detesta o Ano-Novo, nem no ódio vocês combinam. Então? Então que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.

Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referências. Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca. Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera. Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o amor tem de indefinível. Honestos existem aos milhares, generosos têm às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó. Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é.

Julho de 1998

Martha Medeiros
Trem-bala. Porto Alegre: L&PM Editores. 1999.

Ja diziam que o coracao tem razoes que a propria razao desconhece...sera?! Uma dificil reflexao...porque exige profundidade de pensamentos...significa despojamento de toda dor da alma...de toda motivacao que nos impulsiona...Mas faz-se necessario a mudanca...AMAR DEMAIS nunca e bom...AMAR DEMAIS faz sofrer.e sofrimento nao implica AMOR! Isto e posse!
O AMAR DEMAIS exclui..desorienta..cega...e aprisiona...quem ama e quem e amado...AMOR de verdade liberta!
Pense nisto!

Inserida por berepasin

"O coração tem razões que a própria razão desconhece..."
Sábias palavras...
Mas... Quais serão essas razões?
Certamente, o coração as tem...
Vamos tentar descobri-las...
Osculos e amplexos,
Marcial

AS ESTRANHAS RAZÕES DO CORAÇÃO
Marcial Salaverry

Tentando descobrir quais podem eventualmente ser essas razões, e corroborando essa afirmativa, recentemente ouvi uma frase muito interessante, creio que seja de L'Inconnu, e é plena de sabedoria, senão vejamos... "O coração tem razões que a própria razão desconhece..."

Creio que todos já a leram ou dela ouviram falar, e de fato, encerra uma grande verdade, pois o coração costuma pregar peças inesperadas, criando algumas situações meio inusitadas, quando sem mais aquela resolve se apaixonar de maneira digamos, inadequada, e isso pode acontecer em diversas épocas de nossa vida, pois essas estranhas razões do coração sempre podem preger-nos uma peça.

Por exemplo, quando estamos nos bancos escolares, e resolvemos nos apaixonar por uma professora (ou professor, claro). Fica aquela situação meio esquerda, com suspiros pra tudo quanto é lado. E quando a professora percebe que aquele moleque está apaixonado por ela, muitas vezes não sabe o que fazer, e então, tenta explicar para o garoto que as coisas não são bem assim, e tenta explicar que em francês, “je t’aime” pode significar “eu gosto de você”, sem ser uma declaração de amor, muito pelo contrário, pode indicar o carinho de uma amizade.

Mas não é fácil fazer um garoto cheio de idéias de jerico na cabeça entender isso. E é uma baita frustração, podem ter certeza.
Mais para adiante, na adolescência, muitas vezes nos julgamos apaixonados. E isso segue pela vida afora. Tanto podemos viver um amor permanente, ou diversos amores ocasionais. Sempre a reação será a mesma. O coração bate mais forte, as pernas tremem, e muitas vezes as palavras não saem como queremos. E é uma delicia quando acertamos na Loteria do Amor, e encontramos reciprocidade em nosso amor.

Mas se nos apaixonamos pela pessoa errada, a tal da razão entra em atrito com o coração e tudo se complica, pois a gtande verdade nos mostra que o coração nunca sabe se vai haver reciprocidade no amor. Ele é meio burrinho, e se deixa dominar pelas emoções, nunca escutando a implicante da razão, que tenta mostrar que estamos entrando em fria. E se entramos de cabeça, o resultado será levar um gol no último minuto da prorrogação... Mas também, muitas vezes a razão se engana, e acabamos por não viver um grande amor porque a ouvimos, e não demos bola para o coração.

Eis aí o grande conflito. Se corre o bicho pega, e se para, o bicho come... O que ouvir? O coração, ou a razão? É hora de tentar usar um negocinho chamado discernimento, e analisar bem a situação, nunca esquecendo de que não existem parâmetros a serem seguidos, pois cada caso é um caso, e não é porque um amor não deu certo, que nunca mais nenhum outro dará.

E assim, nas questões de amor, temos que usar o meio termo. Seguir o coração, mas com a sintonia ligada na razão, para contrabalançar os efeitos, vivendo o amor, sem contudo, se entregar às loucuras da paixão. Sabendo observar os limites que poderão nos fazer sair fora da racionalidade, e sabendo nos manter no rumo, sem perder o prumo, nunca esquecendo de que, para um amor ser vivido em plenitude, é preciso que haja reciprocidade. Um amor unilateral nunca dá certo. E é justamente para entender essa diferença, que temos que ouvir a razão, o que ela tenta esclarecer para o coração, que é quando precisa ser ouvido e entendido.

Bem crianças, para digerir melhor esse problema, nada melhor do que UM LINDO DIA, que poderá ser bem aproveitado com um acordo de paz firmado entre o coração e a razão, pois nem sempre o coração tem razão quando não ouve a razão, e segue suas estranhas razões...

Inserida por Marcial1Salaverry

A necessidade nos obriga a coisas que a própria razão desconhece, por isso que ouvir o coração é fácil, seguir a razão é que é difícil.

O coração tem poemas que a própria razão desconhece.

Inserida por valdaamundos

A FORÇA DO AMOR.

O amor cabe até onde a própria
Razão desconhece seu espaço.

Inserida por VANTUILO

O Amor é um sentimento muito difícil de se entender, Que a Própria razão desconhece

Inserida por matheus_adkins

"Existem medidas amorosas que a razão desconhece,porém o coração as cria,fazendo possível o nascimento do amor."

Não adianta questionar o coração,ele desconhece a razão. Quando ama... Ama e ponto!

“Sonhos são projetos que o coração faz e que muitas vezes a razão desconhece”

Inserida por marquinhoslimma

DIZ A PAIXÃO: O CORAÇÃO DESCONHECE A RAZÃO E SE ILUDE; QUIS ME DESAPAIXONAR E NÃO PUDE; ATITUDE É O REMÉDIO A TOMAR😍sirpaultavares

Inserida por SirpaulTavares

minha mente medita
me dita sobre a razão
o qual desconhece o coracao
porque ele é feito de sentimentos
da mais nobre emoção
o coracao me dita
que a razão, sempre tem razão
e os sentimentos não
eles são feitos de paixão
de euforia
de alegria
de otimismo
meus pensamentos me ditam
o mais puro sonho
um sonho de amor
um sonho a ser realizado
um sonho purificado
uma paz interior indescritivel
uma luz incrível
uma vida plausível
de ser vivida
de ser levada
de ser tolerada
até o último segundo
um segundo infinito
infinitamente sucinto
a alma é eterna
quem me dera
ela não ter razão
agiria e pensaria
somente com o coracao
e com ele permitiria
ser sentimental
até o fim do vendaval
que levo nesta vida
descomunal!!!

Inserida por fernanda_de_paula_1

Não brinque com um coração, pois ele desconhece as leis da razão.

Inserida por thyagospfc

O amor desconhece o significado e ignora a necessidade da razão

Inserida por Rafaelmesquita

Não questione um gélido coração se desconhece as razões que o fizeram assim. Aprenda, o mundo não parará para enxugar suas lágrimas.

Se tem uma razão que desconhece razão,
é essa distancia que impede o toque
mas não de amar!

Inserida por RobinS25

O meu coração tem razões que o meu cérebro desconhece...