Minha Tia Querida

Cerca de 50 frases e pensamentos: Minha Tia Querida

A coisa mais linda...
minha família!
Minha vó, minha prima.
Até minha tia que irrita…

Barracos inesquecíveis!
Abraços hereditários.
Primos incríveis…
Heróis imaginários.

Programas de índio,
até sessão da tarde.
Banho de rio…
e boteco da esquina.
para pouca verba
e muito verbo.

Tudo combina...
e vira tinta.
Na cara de quem não se cansa,
nem descansa.

Só de pirraça.
pra quem tem a raça..
de ser do carvalho!

Para minha Tia!

As vezes as coisas saem do controle e a gente meio que surta, chora e tem vontade de correr, fugir. Logo eu? Tão animado, tão coerente e tão gentil?
A vida nunca foi e nunca será fácil para os que trilham seus caminhos de peito aberto, dando o melhor de si. Tem horas que achamos que o mundo é perfeito para os omissos, para os covardes e estes sorriem nos dando a impressão de serem felizes o tempo todo, tudo o que fazem parece dar certo, parecem evoluir sempre, mas será mesmo?
O que nos move, o que nos faz acordar e ir à luta é o nosso diferencial, é o que nos define e o que mostra como somos, do que somos feitos, o nosso eu.
As lágrimas não nos diminuem e sim, nos humaniza, nos mostra onde está o nosso chão e norteia nosso destino e nos guia para onde possamos nos abrigar em caso de uma ou outra tormenta.
Tudo vai ficar bem... quem nasceu para ser estrela vive no alto, no auge e brilha, mesmo de dia. Siga forte, seja feliz e que nunca perca a sua essência, a sua alegria.

QUERO UM AMOR QUE SE PERDEU NO PASSADO.
QUERO VIVER JUNTO. JUNTO COMO DOIS OLHOS QUE JUNTOS SABEM CHORAR OU COMO DOIS LÁBIOS QUE JUNTOS É QUE PODEM BEIJAR.

Inserida por SHEYLLAREIS

⁠Hilária Batista de Almeida

Hilária Batista de Almeida,
nossa adorada Tia Ciata,
Ialorixá e curandeira até
para mal de amor não correspondido,
Mãe espiritual da Pequena África,
Mãe de sublime caridade
Mãe espiritual do Samba e de portas
abertas para a Trindade,
Mulher de coragem e exemplo
de inspiração e de bondade,
Caminhe conosco e mude
o ritmo do destino sempre que
para o nosso Bem for preciso.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Saudade não existe dor maior do que saudades a minha é por ti TIA querida nunca irei te esquecer

Inserida por eternassaudades

Minha querida Tia...
Me lembro bem de quando você prendia o seu filho de dois anos numa cadeira de alimentação. Enquanto você sorria e achava graça no que via, ele chorava e eu gritava por dentro. Eu me perguntava se aquilo era real. Você podia ter despertado o meu lado animal, mas você só conseguiu lhe fazer mal porque agora eu te escrevo pra que todos possam entender o que até agora eu não entendo. Hoje eu te prendo numa jaula em pensamento e te machuco todos os dias com palavras do meu arrependimento por não ter empurrado você. Você gosta disso? Você gosta de deixar alguém sofrendo em suas mãos? Eu era uma criança e você me fazia dormir chorando. Agora me viro de madrugada estudando pra cuidar de todas as crianças que eu conheço. É pra isso que eu levanto todos os dias e dou duro. É pra nunca alguém me confundir com alguém como você. É pra que alguém possa enxergar em mim tudo o que você deveria ser e nunca foi. Você nunca vai conhecer o verdadeiro prazer que é cuidar de alguém. Você é um monstro, mas em vez de acordar assustada na madrugada, agora eu acordo e estudo. Eu não tenho mais medo de você e nem do que você vai fazer com o seu filho. Afinal, ele cresceu, né? Grande demais pra você prender numa cadeira pequena de alimentação. Talvez você precise de algo maior. Quem sabe uma jaula. Você pode até achar engraçado, mas um dia você aprende, não é mesmo? Um dia você vai cansar de rir do que deveria ser sério.
(De qualquer maneira, obrigada por me deixar pensando melhor do que eu pensava. Eu cresci antes do que deveria e vou ser a melhor professora que eu puder ser. É pra isso que eu acordo cedo. É pra cuidar de alguém que talvez se sinta preso também e não tenha pra onde correr. Agora o seu filho sabe pra onde correr. Agora todos sabem a maneira que enxergo você: animal.)

Inserida por KarolAmorim

⁠Feliz Aniversário! Tia querida hoje é o dia de uma das flores mais lindas do meu jardim, um amor para celebrar ser tua sobrinha de coração e a senhora o meu florescer podem se passar anos, maravilhosa e você sempre aqui tua alegria, cheia de vida e saúde completando cada jornada de tua vida com gratidão para agradecer e fé para começar cada etapa que estaremos sempre admirados contigo, pois a senhora sempre será um verdadeiro exemplo para vencer cada obstáculo que a vida te mostrar.

Inserida por Lorena94

MARIA, O DOM DO AMOR
(Poema musicado em homenagem a tia Geraldina Maria, mulher admirada e amada por todos)

Nesse sorriso feliz, contém o dom do amor, toda vida sempre quis viver pra ser do Redentor, Se és Maria em cada oração, se és Maria, Sagrado Coração. Uma dádiva de Deus, repleta de chagas de amor, uma vida toda dedicada as obras do Criador. Se és Maria em cada oração. Se és Maria, bendita entre as Marias. Maria, oh! virgem Maria, bendita sois entre as Marias. Se a cruz arrastada, pesa mais que a carregada, não temas jamais, Maria. Esse poço de bondade, tão frágil e tão forte, dos amigos de toda cidade, és sublime e enorme. Maria, oh! virgem Maria, bendita sois entre as Marias. Maria oh! virgem da paz, o teu sorriso não morrerá jamais

Inserida por genesiocavalcanti

⁠Poema para a Tia "Eza,"
mulher forte e guerreira, amada e respeitada.
Sempre trabalhando,
seu pão amassando,
sua casa cuidando,
seus panos pintando,
seus filhos criando.
Sobrinhos cuidando,
esposo amando,
um bolo batendo,
cerveja fazendo,
Mãe auxiliando.
Roupa lavando,
torcendo e estendendo,
labuta correndo,
recolhendo e passando,
costurando e guardando.
Sempre vigiando,
chinelo voando,
nos aconselhando,
ensinando e amando,
exemplo....sendo.
Com Rosana sorrindo,
com Sandro dançando,
com Pierre abraçando,
com Dani beijando,
com Deus, servindo.
Assim caminhando,
vida seguindo,
prossegue louvando,
á todos cuidando,
feliz e cantando.
Dia amanhecendo,
tudo recomeçando,
segue sorrindo,
trabalho fazendo,
pouco descansando.
Te amo dizendo,
Ás vezes sofrendo,
dores sentindo,
lágrimas caindo,
mas não desistindo.
Te enaltecendo,
vou me retirando,
não me estendendo,
te admirando,
para sempre... te amando.
De seu sobrinho,
Marlos Vinicius Dallicani.

Inserida por MarlosDallicani

Tia minha
Irmã de minha mãe
Se torna especial entre inúmeras mães

Saudade já sinto
Em seus braços quero estar
Não vejo a hora de te encontrar

Obrigado por me amar
Obrigado por estar aqui
Obrigado por me ensinar
Eu sempre vou te amar.

A minha crença é desconexa e sem tradição. O catolicismo foi expulso de mim quando eu ainda habitava a infância, ainda que resquícios de uma ideologia cristã tenham ficado por aqui e surjam vez ou outra. Por isso acredito na lei do retorno, talvez em uma tentativa quase que desesperada de ter algo a acreditar.

Inserida por divadatiaeni

TIA MARIA

Minha tia Maria, uma figura! Um dia minha irmã resolver dar a ela, no seu aniversário, uma televisão pequeninha, que dizer era o menor tamanho na época, daquelas antigas do Paraguai, que só tinha em preto e branco que eu saiba, que os muambeiros traziam. Minha tia, que morava sozinha e não tinha, agradeceu pela lembrança nessa data querida, mas, disse que não queria... ? A TV era muito pequena, tela deste tamanhinho, coisa e tal, ia querer não, estava muito agradecida pela lembrança, de coração, mas, que ela vendesse, rifasse, mas não ia ficar. Se ficasse deixaria num canto, não assistiria, não ia ter serventia.

Às vezes, quando eu comento por ai, as pessoas ficam escandalizadas, chegam a perguntar se era ela doida. Ai eu pergunto o que você faria? Os caras dizem: - Sua tia não soube nem fazer. Receberia e guardaria, mesmo não gostando, e daria depois de presente a outro, numa futura festividade igual, de parabéns. Ai eu pergunto: - E se quem presenteou perguntasse depois pela TV? Respondem: - Ótima! Que imagem, Ô! Todo dia eu assisto, diriam, desenrolados. (Santa hipocrisia, tia Maria, perdoe-lhes eles não sabem o que fazem!).

Uma vez tia Maria foi morar numa casa alugada na Bomba do Hemetério, dias depois, descobriu que na casa em frente a sua vivia, melhor, vegetava, uma senhora em cima de uma cama, olhos fixos no teto, vitimada por derrame, num estado total de penúria, abandonada. Ali mesmo fazia as necessidades fisiológicas, imaginem vocês, em cima da cama, tava tudo irritado. Descobriu que ela tinha parente próximo o marido que já vivia com outra e morava na casa ao lado da sua, o proprietário de sua casa Condoída, tia Maria, procurou o marido da moribunda esposa e propôs cuidar dela em troca da inserção do aluguel e de um prato de comida unicamente, nada mais, era enfermeira inclusive. Ele aceitou. Tia Maria passou então a cuidar dela e foi morar na casa em frente. Passava um pano úmido nas partes, já que ela não podia se locomover ao banheiro, botava talco pra ficar cheirosa, trocava as roupas e ficava ao lado daquele ser inerte,"tudo só quer zelo", dizem. Até que um dia, como acontece com todos, bons e maus, sadios ou não, vir a falecer, devido as complicações do mal que ao corpo a aprisionava definitivamente. Uma coisa não se pode negar, tia Maria era uma mulher de atitude e personalidade

'Oh, que saudade que eu tenho / Da Aurora da minha vida'... Se bem que Guiomar era também outra tia muito boazinha, quando eu tinha lá meus oito anos!

Tia Luíza!
Agradeço-lhe por entrar na minha vida,
Agradeço-lhe pelas inúmeras vezes que a senhora me enxergou melhor do que eu sou,
Agradeço-lhe por ensinar-me o preço verdadeiro dos bens úteis à vida,
Agradeço-lhe por todas as coisas boas que vivemos,
Agradeço-lhe por seus carinhos, sua ternura e sua compreensão
Agradeço-lhe pela paciência, pela confiança e pela dedicação de seu tempo a mim,
Agradeço-lhe por todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar,
Agradeço-lhe pela sua capacidade de me olhar devagar, acreditando que a pressa poderia atrapalhar a minha vida,
Agradeço-lhe por cada olhar carrancudo, por cada palavra má, por sempre me falar a verdade,
Agradeço-lhe por me ensinar com seu jeito coerente e otimista a enfrentar a vida,
E se por acaso faltou agradecimento, perdoe-me!
Oh meu Deus! Se eu tiver crédito com o Senhor ainda, por favor dê à tia Luíza, paz, saúde e alegria de viver!
Obrigado meu Deus!
Obrigado Tia Luíza!

Tia, minha madrinha
Veio por este sentimento
Abrir o meu coração
Perante esta folha e este lápis.

Estes são sagrados, pois
Nesta folha está o meu coração
E neste lápis o meu sentimento
Tudo só para minha a
Tia, minha madrinha.

Isto para possuir duas rosas
Em beleza dos seus
Filhos, meus primos.

Beleza que se verá ao mundo
Ilustrando a felicidade e a alegria
Cujas subiram ao palco...
Aqui termino minha
Tia, minha madrinha.

Minha tia Iris tem um hábito que só há pouco tempo descobri. Todo dia pela manha ela vai até o quintal da nossa casa e sobre um tronco de um velho pé de jambo ela coloca restos de comida ou pão para os bem-te-vis que costumam visitar nosso quintal. Mas como nesses dias ela tem sentido muitas dores e não está andando direito, no sábado pela manha, acordei cedo para fazer o café e ouvi alguns passarinhos na porta da nossa cozinha gritando ...Eu, fazendo o café, nem dei muita atenção, mas, ela lá da sala falou: Já vou !! E veio andando no seu passinho lento, e eles ficaram ali olhando, até ela aparecer e colocar a comida naquele lugar combinado.
E nesta cena comum do nosso dia-a-dia eu pude enxergar lealdade,liberdade, respeito, cumplicidade, carinho, cuidado.
Acredito que liberdade não é agir desta ou daquela forma, é como nossa amiga Cecília Meireles diz, "é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que a explique e ninguém que não a entenda".
Acho que estamos precisando mesmo ouvir os bem-te.vis e aprender que mesmo livres precisamos do outro, e que liberdade é a possibilidade que temos, mesmo depois de se desapegar de tudo e sermos dono de nós mesmos, escolher sempre seguir pelo caminho do bem !!

Inserida por MaraSimone

Por um mundo onde minha tia não pergunte se to namorando!

Inserida por Rafaeldisouza

Bom não está, mas está razoável...
Tive problemas com minha mãe, minha tia ligando altas horas da noite pra me passar sermão sobre convivência na família. (Se tem uma coisa que eu odeio é pessoas me passando sermão)
Mas ainda tem o meu pai, que me faz me sentir melhor. Não, ele não faz sermão comigo. Ele faz o melhor e mais delicioso café da manhã, mesmo sendo o velho cuzcuz com ovo e uma xícara de café de todos os outros dias. E aquela velha conversa: "Como vai no trabalho? Estão lhe puxando muito o saco? Lembre-se de mais tarde guardar metade do seu salário no banco... é importante pros seus projetos futuros. Não esqueça de escovar os dentes antes de sair. "

Ele faz eu sentir fome. Ele sabe o que eu sempre precisei...

No caminho do trabalho encontro uma mulher andando apressada com uma sacola na mão.Ela olhou para mim e perguntou: " Está indo ao trabalho?", eu respondi que sim, e ela continuou: "Isso é bom, quando nós temos um trabalho passamos a ser reconhecida pela sociedade, pela família e pelo marido". (Acho que ela não tinha um trabalho) Depois ela começou a falar sobre seu sobrinho, que estava indo na casa dele levar a sacola, ela contava lembranças desse sobrinho com tanto amor... de quando ele era bem pequeno. E me fazia rir. Ela era muito engraçada, era apressada, era ex-esposa do meu tio. Que eu não reconhecera.

Chegando na esquina do trabalho, a garota que trabalhava no escritório vizinho, me esperava pra abrir a porta porque a porta do dela era muito mais emperrada que a minha, mas quase não consegui porque estava de havaianas. Ela segurou minhas coisas. Um livro,um carregador de celular e minha garrafinha d'água.
"Que livro é esse?"
"É um que eu comprei faz uns dias... "
"Você já começou a ler?"
"Só li três páginas"

Ela ficou olhando fixamente meu livro.
"Se você quiser posso te emprestar... "
"Não, pode ler primeiro, quando terminar você me empresta."
"Pode ler Jéssica, eu tenho outros em casa que ainda não li, fique tranquila. Pode levar."
"Está bem!"
"Ah, eu terminei de ler o Pequeno Príncipe, já ouviu falar?"
"Já, eu quero ler todos Lívia."

Me virei para a porta de onde trabalhava e tirei a chave do bolso. Abri, sentei na minha cadeira e liguei o computador.

Inserida por LiviaSamara

Remexendo o baú de lembranças, me lembrei de mais uma estada na casa da minha tia avó, Joaninha...Certo dia, enquanto eu estava hospedada na casa da minha tia, ela foi me mostrar o jardim dela, com todo os tipos de roseiras, e plantas..., Sabe aqueles jardins que tem desde a hortelã até a margarida...Nesse dia, minha tia me disse, olha Lú, sei que ama plantas, e da próxima vez que voltar, vou te dar um presente!!! E assim, na próxima visita, minha tia me chamou e me disse, veja o que preparei para você! Lá estava um litro ( vasilhame de óleo de soja) com terra. Eu disse, o que é isso tia? Ela me disse, leva e enterra! Quando eu estiver enterrada minha filha, você se lembrará de mim, pois eu estarei viva na sua lembrança, a cada fruto que essa semente irá lhe dar!
Bem, minha tia avó morreu aos 103 anos de idade há alguns anos, mas até hoje, a mangueira que nasceu daquela lata furtada de óleo, cai em meu quintal, me fazendo lembrar desse dia, dessa doce lembrança que tenho da minha adolescência na casa de tia Joaninha e tio Pretin!
Hoje não só eu, mas meus filhos, comem do fruto e tomam do suco, fruto do amor de alguém que aqui já não está, mas semeou um tesouro que ninguém pode roubar, o amor!

Inserida por Lucianaramosol

Estava pensando na minha tia, ela é empregada doméstica, está sempre rindo e feliz. Sua casa é muito, mas muito humilde, mas muito ,mas muito limpa. E disse a ela que isso é o reflexo de sua alma.. E ela para me agradar fez um arrozinho com feijão e carne muída que sinceramente comeria todos os dia de tão bom. As vezes procuramos conquistas esquecendo do tempo da vida, das pessoas que nos circundam e que nos amam.Mas é errado. Vivam o hoje, o agora, sempre é possível conquistar os objetivos não esquecendo de sua vida e aqueles que te amam.. Norberto Bobbio foi um grande Jurista, filósofo e escritor italiano, pra mim o melhor da história. Ele fala que a maior coisa da vida em que teve, foi a relação entre as pessoas, quantas você amou, quantas te amaram, o amor pelos filhos, pela esposa , pela família. Deixou suas conquistas materiais de lado e alicerciou as conquistas sentimentais e espirituais. Isto que é mágico, isto que é divino, Isto que é a Vida.

Inserida por kepler78