Gabriel Garcia Marque

Cerca de 100 frases e pensamentos: Gabriel Garcia Marque

Chegou a reconhecê-la no tumulto... através das lágrimas da dor que jamais se repetiria de morrer sem ela, e a olhou pela última vez para todo o sempre com os mais luminosos, mais tristes e mais agradecidos olhos que ela jamais vira no rosto dele em meio século de vida em comum, e ainda conseguiu dizer-lhe com o último alento:
- Só Deus sabe o quanto amei você.

Gabriel García Márquez
O Amor nos Tempos do Cólera

O amor nasce do conhecimento mútuo e se fortalece na compreensão das diferenças.

No dia em que a merda tiver algum valor, os pobres nascerão sem cu.

Gabriel García Márquez

Nota: Autoria não confirmada.

A sabedoria nos chega quando já é tarde demais.

O escritor escreve seu livro para tentar explicar a si mesmo o que está além de sua compreensão.

Deteve-se numa adolescência magnífica, cada vez mais impermeável aos formalismos, mais indiferente à malícia e à desconfiança, feliz num mundo próprio de realidades simples. Não percebia por que razão as mulheres complicavam a vida com corpetes e saiotes, de modo que coseu um balandrau de canhamaço que enfiava simplesmente pela cabeça e resolvia sem mais delongas o problema de se vestir, sem lhe tirar a impressão de estar nua, que era na sua maneira de ver as coisas, a única forma decente de estar em casa. Aborreceram-na tanto para que cortasse o cabelo e para que fizesse carrapitos com travessas e tranças com laços coloridos, que muito simplesmente rapou a cabeça e fez perucas para santos. O que era espantoso no seu instinto simplificador era que quanto mais se desembaraçava da moda em busca da comodidade, quanto mais passava por cima dos convencionalismos obedecendo à espontaneidade, mais perturbadora se tornava a sua beleza incrível e mais provocador o seu comportamento com os homens.

Andava à deriva, sem afetos, sem ambições, como uma estrela errante no sistema planetário de Úrsula.

Gabriel García Márquez
Cem Anos de Solidão

Desconcerta-me tanto pensar que Deus existe como que não existe.

⁠Pessoas loucas não são loucas se alguém aceita o raciocínio delas.

A vida de uma pessoa não é o que lhe acontece, mas aquilo que recorda e a maneira como o recorda.

Nenhum medicamento cura o que a felicidade não pode.

Nunca releio meus livros, porque me dá medo.

O amor é tão importante como a comida. Mas não alimenta.

Não chores porque terminou.

Foi algo novo para mim. Ignorava as manhãs da sedução e sempre tinha escolhido ao acaso as noivas de uma noite, mais pelo preço que pelos encantos, e fazíamos amores sem amor, meio vestidos na maior parte das vezes e sempre na escuridão para imaginar-nos melhores. Naquela noite, descobri o prazer inverossímil de contemplar sem as angústias do desejo e os estorvos do pudor, o corpo de uma mulher adormecida.

Gabriel García Márquez
Memórias de Minhas Putas Tristes

Não tinha um instante de sossego, mal conseguia comer e perdi tanto peso que as calças não paravam na cintura. As dores erráticas estacionaram nos meus ossos, mudava de ânimo sem razão, passava as noites num estado de deslumbramento que não me permitia ler nem escutar música, e em compensação passava o dia dando cabeçadas por causa da sonolência sonsa que não me servia para dormir.

Gabriel García Márquez
Memórias de Minhas Putas Tristes

A ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro.

Na hora, pensei que um dos encantos da velhice são as provocações que as amigas jovens se permitem, achando que a gente está fora do jogo.

A idade não é a que temos, mas a que sentimos.

⁠A única coisa que me dói de morrer é que não seja de amor.