Coleção pessoal de SelfCareAgain

101 - 120 do total de 326 pensamentos na coleção de SelfCareAgain

A prostituta só enlouquece excepcionalmente. A mulher honesta, sim, é que, devorada pelos próprios escrúpulos, está sempre no limite, na implacável fronteira.

Só o rosto é indecente. Do pescoço para baixo, podia-se andar nu.

A plateia só é respeitosa quando não está a entender nada.

O pudor é a mais afrodisíaca das virtudes.

O dinheiro compra até amor verdadeiro.

Invejo a burrice, porque é eterna.

A rotina e não a razão abstrata foi o princípio que norteou os portugueses, nesta como em tantas outras expressões de sua atividade colonizadora. Preferiam agir por experiências sucessivas, nem sempre coordenadas umas às outras, a traçar de antemão um plano para segui-lo até o fim.

A inimizade pode ser tão cordial quanto a amizade.

Para estudar o passado de um povo, de uma instituição, de uma classe, não basta aceitar ao pé da letra tudo quanto nos deixou a simples tradição escrita. É preciso fazer falar a multidão imensa dos figurantes mudos que enchem o panorama da história e são muitas vezes mais interessantes e mais importantes do que os outros, os que apenas escrevem a história.

Sem humildade e coragem não há amor. Essas duas qualidades são exigidas, em escalas enormes e contínuas, quando se ingressa numa terra inexplorada e não-mapeada. E é a esse território que o amor conduz ao se instalar entre dois ou mais seres humanos.

Há dois valores essenciais que são absolutamente indispensáveis para uma vida satisfatória, recompensadora e relativamente feliz. Um é segurança e o outro é a liberdade. Você não consegue ser feliz, você não consegue ter uma vida digna na ausência de um deles, certo?

Segurança sem liberdade é escravidão e liberdade sem segurança é um completo caos, incapacidade de fazer nada, planejar nada, nem mesmo sonhar com isso. Então você precisa dos dois.

Aos que se mantêm à parte, os celulares permitem permanecer em contato. Aos que permanecem em contato, os celulares permitem manter-se à parte...

⁠A luta pela boa forma é uma compulsão que logo se transforma em vício.

⁠A sociedade de consumo consegue tornar permanente a insatisfação.

⁠A alternativa à insegurança não é a bênção da tranquilidade, mas a maldição do tédio.

⁠A arte do marketing está focalizada em evitar a limitação das opções e a realização dos desejos.

⁠No mundo líquido-moderno, a lealdade é motivo de vergonha, não de orgulho.

⁠Para a maioria dos estudantes, a educação é acima de tudo uma porta de entrada para o emprego.

⁠"Pouco a pouco, nós somos despersonalizados e convertidos em peças iguais de um mesmo tabuleiro. Ou seja, todas nossas características são suplantadas, a fim de que haja uma padronização social. Mais que isso, essa padronização social deve ser exposta nas redes sociais, de modo que todos vejam o resultado de um sistema que cria um exército de pessoas 'felizes'."

⁠Desejo e amor encontram-se em campos opostos. O amor é uma rede lançada sobre a eternidade, o desejo é um estratagema para livrar-se da faina de tecer redes. Fiéis a sua natureza, o amor se empenharia em perpetuar o desejo, enquanto este se esquivaria dos grilhões do amor.