Coleção pessoal de Richardtaylor

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⁠O ser humano irá progredir a matéria, mas perderá sua alma no processo de dedicar-se mais a sociedade do que a si mesmo.

A ação nos conduzirá ao sucesso que tanto desejamos;
A boa sorte pode ser atraída desde que estejamos atentos às oportunidades;
Os homens de ação são favorecidos pela deusa da boa sorte.

⁠Se um homem tem sorte, não há como prever extensão possível de sua boa fortuna. Joguem -no no Eufrates, e ele se salvará a nado com uma pérola na mão.

⁠Qualquer homem pode se dar bons conselhos, agora se permita colocar em prática todos os dias de sua vida, é assustador a sensação de divino para aqueles que tentam.

⁠Ouça, pois este é o conselho de um homem que conquistou seu castelo; Esteja pronto para sacrificar o amor, seus amigos e companheiros, seu tempo é mais valioso que qualquer coisa, poupe-se de situações incertas, e reconheça que a avareza não pode lhe tornar próspero, ela apenas irá destruí-lo.

A riqueza é um poder. Com a riqueza, muitas coisas se tornam possíveis.
Este pode embelezar sua casa com os móveis mais refinados.
Aquele pode viajar pêlos mares distantes.
Esse outro pode regalar-se com as finas iguarias de terras longínquas.
Outro mais pode comprar ornamentos lavrados em ouro ou cravejados de pedras preciosas.
Pode-se mandar construir templos magníficos para os deuses.
E possível, enfim, fazer todas essas coisas e muitas outras, onde sempre haverá deleite para os sentidos e
gratificação para a alma.

⁠O 'voluntarioso Destino' é um deus cheio de malícia que não assegura um bem duradouro para
ninguém. Ao contrário, ele traz ruína para quase todo homem sobre quem faz chover ouro não conquistado.

⁠A bravura emoldura-se como minha mais premente fortaleza, pois mediante a ousadia e uma resolução inquebrantável, configuro-me como inflexível. Não há algo que o homem destemido não conquiste, seja a opulência que resplandece como ouro, as mulheres que dançam como folhas ao vento, ou o respeito que ressoa como estrondoso trovão nos céus. Pois, se almejas apossar-te de algo, ouse exibir a audácia de apreendê-lo.

⁠Se contigo sentes que és abençoado pelos céus, tu saberás no momento em que tiveres de tomar a decisão.

O amor verdadeiro nunca tem um final feliz, porque não há fim para o verdadeiro amor.

Os céus não podem tolerar dois sóis, nem a terra dois senhores. ⁠

⁠Felicidade não é nada.

⁠Se em minha vida houvesse-me dedicado ao amor, eu seria apenas Alexandre.

⁠Eis um homem que nunca perdeu uma batalha em sua vida.

Prefiro uma vida curta e gloriosa à uma vida longa e sem sentido.

Nero - Para desposar-te-ás tu terás que me reivindicar sua honestidade, o que me diz?

Rômulo - É de grande atitude um homem fazer de tudo por sua amada. Vejas bem, Majestade, cá estou eu como apenas um mero camponês, que outrora em descender de pais pobres, me edifiquei nas artes dos campos, não tenho muito além de minha honestidade para oferecer, e tão pouco ela para reivindicar, pois és o pouco que tenho, e valorizo o que tenho por posse.

Nero - Então eu não aceito. Não posso deixar um homem honesto se casar com minha filha.

Rômulo desajeitado, confuso, questiona o imperador:

Rômulo - Não entendo, Majestade, o que há de malícioso na honestidade de um homem bom?

Nero - Não há nada de errado na honestidade, mas você precisa escolher, você pode ficar com minha filha, ou com a honestidade. O que você escolhe?

Rômulo - Amo sua filha, mas meu amor não significaria nada sem minha honestidade.


Nero - Então façamos assim, eu como teu Senhor, te lançarei muitas sementes ao campo, e tu colherás muito, pelas graças de Perséfone, haverá fartura em tuas plantações, e os gados de seus domínios hão de gerar filhos.

Rômulo - Então, me concederia riquezas se eu me opuser ao desejo de me casar com sua renomada?

Nero - Sim, mas caso se recuse em aceitar minha fartura, então lhe concederei a mão de minha filha. Todavia, aqui jaz uma maldição para aqueles que abdicam mão da honestidade;

Maldito serás tu na cidade, e maldito serás tu no campo.
Maldito o fruto de teu ventre, e o fruto de tua terra, as crias das tuas vacas, e das tuas ovelhas.
Cairás sobre ti confusão, e a derrota em tudo que puseres tuas mãos.
Cairá sobre tu chuva, de poeira e pó, pois sobre tua cabeça, haverá o céu feito de bronze, e abaixo de teus pés, a terra em ferro.
Tu cairás diante de teus inimigos, haverá por ele seu caminho, e em outros sete caminhos, tu fugirás da multidão.
Desposar-te irás com minha filha, porém outro homem dormirá com ela, tu terás uma casa, mas nela não morarás.
Terá filhos, mas eles não serão seus.

Então o imperador Nero, não obstante, apoia-se sua mão direita em ombro de Rômulo, olhando firmemente em seus olhos, o mesmo lhe questiona ''Ainda desejas a mão de minha filha?'' - Rômulo, inquieto e deturpado com as palavras de Nero, se afasta-se do mesmo, com um olhar desperançosamente trêmulo.

Rômulo - Desculpe-me Majestade, preciso ir agora, eu ficarei com minha honestidade.

Rômulo se retira então de sua conversa com o imperador.


Nero - Eu não disse, querida? Todos esses homens desejarão o ouro que eu oferecer, na primeira oportunidade que haver, descartarão a ideia de ama-la.

Sabina (filha de Nero) - Você é um grande mentiroso, disse todas aquelas coisas para ele para que pudesse ter medo de ficar comigo, não é justo.

Nero - Justo ou não, eu não aceitaria um homem indisposto a enfrentar o medo por você.

Sabina - Um dia você terá que aceitar que eu irei me apaixonar, e não mais serei de seu controle.

Nero - Perdoe-me, minha filha, mas você sempre será minha garotinha.

⁠Achilles - Não estou interessado em discutir filosofia, parece difícil.

Andrômeda - Posso dizer que belo é alma, não meramente material.

Achilles - Tudo bem, respeito sua opinião.

Andrômeda - Então, não acreditas em meu amor por você?

Achilles - Você sabe o que penso sobre amor.

Andrômeda - Não acreditar que o amo, é o mesmo que dizer que não sou sábia o bastante para administrar tal abismo.

Achilles - Você é sábia, sim, mas nós nunca vivemos a sabedoria de amarmos um ao outro, você sabe.

Andrômeda - Isso, pois você evita o sentimento, teme que alguém possa desejar-te de verdade. O amei, o amo, e o desejo, mas você não acredita em minhas esferas, o que eu poderia fazer?

Achilles - Cyceru me ensinou que homens sábios não se casam.

Andrômeda - Desde quando você tens o desejo de se tornar sábio? Achei que isso fossem para os homens feios.

Achilles - Tudo bem, nunca me considerei belo.

Andrômeda - Então tu és o homem mais cego vivo.

Achilles - Estranho, achei que eu estivesse morto.

Andrômeda - Não, você ainda vive em mim.

Andrômeda - Então, estás me dizendo que não acreditas no amor?

Achilles - Acredito que amar alguém é de grande sabedoria, e tal sabedoria não está em mercê de maioria.

Andrômeda - Devo concordar que, se amar requer grande sabedoria, possivelmente o amor é raro. ⁠

Achilles - Sim, de fato é.

Andrômeda - Mas não creio que para amar se necessite sabedoria, apenas para guiar este amor com louvor e excelência, se requer alguma sabedoria.

Achilles - Para sentir não é preciso sabedoria, sequer inteligência. Mas para amar alguém, de verdade, requer uma maturidade que muitos não compreendem, e jamais estarão prontos.

Andrômeda - Diz isso pelo sentimento ser considerado algo primitivo, mas essa é sua visão, você acredita que o sentimento é algo plenamente cognitivo, químico, estou enganada?

Achilles - Não, eu realmente acredito que sentimento é um elemento material da natureza, não espiritual. Um primata pode se apaixonar por qualquer primata, mas se um primata possuir características gerais aceitas por seu oposto, este será mais fácil de ser amado.

Andrômeda - Sua linguagem é de difícil compreensão, mas para mim, isso é apenas a concepção de um garoto frustrado.

Achilles - Não achas interessante considerar que, é mais fácil amar o belo, do que o feio?

Andrômeda - O que é belo, afinal?

⁠O homem é assombrado pela vastidão da eternidade.

Em um mundo repleto de distrações frívolas, torna-se difícil alcançar verdadeira concentração. Para o homem impetuoso, é necessário o treinamento primordial de disciplinar a própria mente para o tédio, mergulhando nas camadas mais profundas do autoconhecimento, esquecendo-se dos elementos exteriores e purificando-se no horizonte do espírito.⁠