Coleção pessoal de pensandogrande

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Conseguir-se-á mais com um olhar de bondade, com uma palavra animadora, que encha o coração de confiança, do que com muitas repreensões que só trazem inquietações e matam a espontaneidade”.

Essa querida juventude foi sempre terno objeto de minhas ocupações, dos meus estudos, do meu ministério sacerdotal e da nossa congregação”.

Familiaridade com os jovens especialmente no recreio, sem familiaridade não se demonstra afeto, e sem essa demonstração não pode haver confiança. Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. O mestre visto apenas na cátedra é mestre e nada mais, mas, se está no recreio com os jovens torna-se irmão…”

Em todo jovem mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito”.

Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados. A primeira felicidade de um menino é saber-se amado”

“Uma educação eficaz apóia-se inteiramente na razão, na religião e na bondade”

Aceite tudo o que lhe acontecer, e seja paciente nas situações dolorosas, porque o ouro é provado no fogo e as pessoas escolhidas, no forno da humilhação.

Toda sabedoria vem do Senhor e está com ele para sempre. Quem poderá contar a areia das praias, as gotas da chuva e os dias do mundo? Quem poderá explorar a altura do céu, a extensão da terra e a profundeza do abismo? A sabedoria foi criada antes de todas as coisas, e a inteligência prudente foi criada antes dos séculos. A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Quem conhece os seus projetos? Somente um é sábio, e é por demais terrível quando se assenta em seu trono: é o Senhor, ele que criou a sabedoria, a conheceu, a enumerou e a derramou sobre todas as suas obras. Ele a repartiu entre os seres vivos, conforme a sua generosidade, e a concedeu a todos aqueles que o amam.

O homem é a mais perfeita individuação consciente de Deus aqui na terra.

O destino dos seres:
Os seres inconscientes ou subconscientes, como são os do mundo infra-humano, quando morrem, dissolvem-se totalmente no Infinito, assim como as ondas que recaem no seio do mar; mas os seres conscientes e livres, como o homem, têm a possibilidade de voltar ao Infinito pela integração na essência universal, conservando a sua existência individual.

Essência e existência:
A essência é a Causa, a Realidade, o Ser Transcendente, que não teve princípio nem terá fim; a existência é uma manifestação parcial dessa essência total, e por isso teve princípio e terá fim.

Deus, como Realidade Universal, Infinita, Transcendente, não tem atributos; mas Deus assim como nós o conhecemos, imanente nas coisas finitas, tem os atributos humanos que nele projetamos.

aforismo 15

Os antigos mestres da vida eram profundamente identificados
com as potências vivas do cosmos.

A grandeza e o poder da sua dinâmica atividade jaziam em sua profunda interioridade.

Quem compreende, hoje em dia, esses homens?

Eles eram sábios, como barqueiros que cruzam um rio em pleno inverno;

Eram cautelosos, como homens circundados de inimigos;

Eram reservados, como hóspedes que fossem;

Eram amoldáveis, como gelo que se derrete;

Eram autênticos, como o cerne de madeira de lei;

Eram amplos, como vales abertos;

Eram impenetráveis, como águas turvas.
(Tao Te Ching)
Tradução: Huberto Rohden

Somente quando nossa atividade procede da base na qual consentimos nos dissolver ela tem a fertilidade divina de amor e graça. Só então ela atinge realmente os outros em verdadeira comunhão. Muitas vezes nossa necessidade dos outros não é absolutamente amor, mas apenas a necessidade de sermos sustentados em nossas ilusões, assim como sustentamos as dos outros. Mas, quando renunciamos a essas ilusões, então podemos ir ao encontro dos outros com verdadeira compaixão. É na solidão que as ilusões finalmente se dissolvem."

Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido.

Jesus enviou os Doze com estas recomendações:Não levem nos cintos moedas de ouro, de prata ou de cobre; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu alimento.

Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça.

Jesus enviou os Doze com estas recomendações: «Não tomem o caminho dos gentios, e não entrem nas cidades dos samaritanos. Vão primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. Vão e anunciem: ‘O Reino do Céu está próximo’.

Mt 10,5-7

"A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos! Pedi ao dono da seara que mande mais trabalhadores para a colheita".

Mt 9,37-38

“O Clemente, o Misericordioso” - a forma intensiva árabe para a clemência e misericórdia de Deus é mais adequada para expressar os atributos de Deus que o superlativo português. Este implica comparação com outros seres ou com outros tempos e lugares, ao passo que não há ser algum que se compare a Deus, sendo Ele independente de tempo ou lugar.
(nota do tradutor)