Coleção pessoal de pensandogrande

101 - 120 do total de 489 pensamentos na coleção de pensandogrande

A verdadeira humildade é aceitar a si e reconhecer o próprio valor com simplicidade.

O orgulho leva o homem à autossuficiência e ao endeusamento de si próprio, falsificando sua condição fundamental de criatura. A consequência social é grave: a injustiça se multiplica, criando relações de desigualdade e opressão. Deus, porém, não fica indiferente: ele inverte a situação, reconduzindo o povo ao seu projeto de partilha e fraternidade.
(nota de rodapé)

É melhor uma pessoa que trabalha e tem tudo em abundância, do que alguém que se gloria e tem falta de alimento.


(Eclesiástico 10, 27)

Homens livres servem a um escravo sábio, e o homem sábio não se queixa disso.


(Eclesiástico 10,25)

O orgulho não foi feito para o homem, nem a ira violenta para os nascidos de mulher.



(Eclesiástico 10,18)

Tal é o governante do povo, tais são os ministros; tal é o chefe da cidade, tais são os habitantes. / Um rei sem instrução arruína o seu povo, e uma cidade terá prosperidade com o bom senso dos seus chefes.

(Eclesiástico 10, 2-3)

Não abandone um velho amigo, porque o novo não é como ele. Amigo novo é vinho novo: deixe que ele envelheça, e depois o beberá com prazer.

(Eclesiástico 9,10)

Não evite aqueles que choram, e sofra com os que sofrem. / Não demore para visitar um doente, porque isso fará com que você seja amado.

(Eclesiástico)

Que sua generosidade se estenda a todos os seres vivos, e não negue sua atenção nem aos mortos.

(Eclesiástico)

Não maltrate o empregado que trabalha fielmente, nem o assalariado que dá tudo de si. Ame como a si mesmo o empregado inteligente, e não lhe recuse a liberdade.

(Eclesiástico)

Não troque um amigo por dinheiro, nem o irmão fiel pelo ouro mais precioso.

(Eclesiástico 7,18)

Não diga: «Deus levará em conta as minhas numerosas ofertas, e quando eu as oferecer ao Deus Altíssimo, ele as aceitará». / Não seja vacilante na oração, nem deixe de dar esmola. / Não zombe de um homem desesperado, porque existe Alguém que humilha e exalta. / Não planeje mentiras contra seu irmão, nem algo semelhante contra um amigo. / Não queira mentir de modo nenhum, porque as conseqüências nunca são boas. / Não fale demais na assembléia dos anciãos, e não repita palavras na oração. / Não despreze o trabalho pesado, nem o trabalho rural, criado pelo Altíssimo. / Não se junte à multidão dos pecadores. Lembre-se: a cólera divina não tardará. / Humilhe-se profundamente, porque o castigo do injusto é fogo e vermes. (7,9-17)

Não repita duas vezes o mesmo pecado, porque basta uma vez para se tornar culpado.

(7,8)

Não procure tornar-se juiz, se não tiver força para eliminar a injustiça. Do contrário, você se acovardaria diante de um poderoso e mancharia a sua própria integridade.

(Eclesiástico 7,6)

Para os antigos, a sabedoria é o discernimento que leva à realização da vida humana. Trata-se de uma aprendizagem que provém de várias fontes: experiência individual, experiência dos antepassados e anciãos, e textos religiosos antigos. Graças a uma severa disciplina, a pessoa torna-se capaz de distinguir o momento oportuno para agir.
(nota de rodapé)

A verdadeira amizade não se baseia em interesses.
Permanece firme também na desgraça.
Podemos dizer ainda que a amizade é por excelência o sacramento da relação humana penetrada por Deus.

Amigo e "amigo":

Se você quiser um amigo, coloque-o à prova, e não vá logo confiando nele. Porque existe amigo de ocasião, que não será fiel quando você estiver na pior. Existe amigo que se transforma em inimigo, e envergonhará você, revelando suas coisas particulares. Existe amigo que é companheiro de mesa, mas que não será fiel quando você estiver na pior. Quando tudo correr bem, ele estará com você, mas quando as coisas forem mal, ele fugirá para longe. Se você for apanhado pela desgraça, lhe dará as costas e se esconderá de você. Mantenha-se longe de seus inimigos e seja cauteloso com os amigos.
(Eclesiástico 6, 7-13)

Tenha muitos conhecidos, mas um só confidente entre mil.


(Eclesiástico 6,6)

Palavras afáveis aumentam os amigos, e fala amável encontra acolhida.


(Eclesiástico 6,5)

Não seja vítima de sua própria paixão, para que ela não o despedace como touro furioso. Ela poderá devorar as folhas que você tem, e lhe fará perder os frutos, deixando-o como árvore seca. A paixão violenta destrói quem a possui e o transforma em zombaria diante dos inimigos.
(Eclesiástico 6,2-4)