Coleção pessoal de PensadorBiblico

1 - 20 do total de 160 pensamentos na coleção de PensadorBiblico

O comodismo é semelhante a um homem que pisa na areia movediça. Aos poucos vai se afundando. E a tendência é ficar cada vez mais fundo.

Ninguém pode dar daquilo que não tem, por isso, não devemos esperar amor de quem vive nutrindo ódio e rancor dentro do coração.

Se não gerou mudança, não foi arrependimento. Remorso é o nome correto.

Se isolar de tudo e de todos não é uma solução, mas sim um grande problema.

TENTAÇÃO

“E não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal [ou do maligno];” (Mateus 6.13a)

“Todo cristão verdadeiro é tentado. Porém, as coisas que somos ordenados a procurar ou a evitar em oração, devemos também procura-las ou evita-las em nosso viver diário. Não devemos entrar na floresta em busca do leão. Este leão pode cruzar nosso caminho ou pular sobre nós, mas não temos que nos preocupar em caçá-lo.” (C. H. Spurgeon)

1) O que é tentação?

Tentação, literalmente, é uma “atração proibida”, algo sensualmente agradável e imoral. Ou também é aquela voz dentro da gente que diz: "Vá em frente fulano, não vai acontecer nada... ninguém vai ficar sabendo, não"

Em Tiago 1.13, vemos claramente que Deus nada tem com nossas tentações, no sentido de Ele ser o tentador. Vemos claramente, nos próximos versículos, como somos tentados e por quem:

“Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” (Tiago 1:14-15)

Nossa tentação vem de nós, unica e exclusivamente de nós. Ninguém nos obriga, nossa cobiça é quem assim o faz.

2) O próprio Jesus foi tentado diretamente por satanás e venceu. Claro que Jesus não pecou e nem ia pecar, mas nós sim pecamos ao ceder a tentação.

Porém, por ter sido tentado, Jesus sabe muito bem o que passamos ao sermos tentados e por isso, Ele mesmo nos socorre em meio às tentações.

“Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.” (Hebreus 2:18)

Não só temos, como devemos nos abraçar fortemente em Cristo quando formos tentados, e não soltá-Lo por nada nesse mundo, pois Ele é o nosso socorro.

3) Na tentação, sejamos como José;

Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida. José era atraente e de boa aparência,
e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: "Venha, deite-se comigo! " Mas ele se recusou e lhe disse: "Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados.
Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus? " Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.” (Gênesis 39:6-10)

José não pensou duas vezes. De imediato, reconheceu que ao deitar-se com a mulher de Potifar iria pecar contra Deus, e então, “deu no pé”. Ele literalmente acabou com qualquer possibilidade de cair em pecado.

3.1) E não como Davi;

“Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, e mandou alguém procurar saber quem era ela. Disseram-lhe: "É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita". Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa. (2 Samuel 11:2-4)

Ao contrário de José, Davi não fugiu. Percebeu que estava à beira de um abismo e mesmo assim, ficou por lá. Por esse motivo, cedeu a tentação.

4) Na tentação, Deus nos dá o escape.

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10:13)

Nenhuma tentação vai além do que podemos suportar. Muitas vezes, nós é que não enxergamos o escape que Deus nos deu, e assim como Davi, encaramos a tentação de frente.
Deus nos deu o maior de todos os escapes lá na cruz do Calvário. Após a morte de Jesus, o véu se rasgou, e por isso, temos livre acesso para orarmos e clamarmos ao Senhor em qualquer lugar do mundo. (A Bíblia também)

Não devemos baixar a guarda

“Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.” (1 Pedro 5:8-9)

Nossos irmãos no mundo inteiro ainda sofrem com tentações. Alguns, em plena perseguição, são tentados. Sejamos SÓBRIOS e VIGILANTES!

Mesmo com as tentações, devemos nos alegrar ainda mais porque Cristo nos deu a esperança de que ninguém nos tirará das mãos Dele.

“Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.” (João 10:28-29)

Que Deus nos ajude e nos fortaleça para que vençamos as tentações.

O famoso "retété" é alimento para bodes. Ovelhas vomitam toda vez que tentam alimentá-las com isso. O único e suficiente alimento de uma ovelha de Cristo chama-se Bíblia, a Palavra de Deus.

O que mais vemos (e é triste porque até o mundo vê) são "crentes porcelanas". Não se pode mais criticar heresias, denunciar farsas que está ali "julgando", e mimimi.
O reino de Deus não é composto por crentes "não me julgue", "porque ao invés de criticar, não vai orar" e derivados dessa palhaçada.

Quando a emoção estiver em um nível mais alto que a razão, cuidado!

Cristo é o Senhor da eternidade, não o Gênio momentâneo da lampada mágica.

Não é porque estão gritando e subindo pelas paredes que é porque o Espírito Santo está ali.

Quando Deus quer algo, Ele não pede autorização, não espera as pessoas fazerem e nem nada disso. Quando Ele quer, Ele faz!

Não adianta nada ser um "cristão" só no Facebook. Chamamos estes de "crentes virtuais hollywoodianos". Grandes atores!
Sejamos cristãos na vida real, principalmente. E então, nosso Facebook será só um reflexo da nossa vida com Cristo.

Descarte e jogue no lixo o falso evangelho que diz que "agora é só vitória, acabou os seus problemas", pois além de anti-biblico, ele é ilógico. Existe vitória sem lutas? Não.

Você pode participar do 'ano da colheita', da 'campanha da restituição' e até digitar 'amém' nas páginas do Davi Morgado e do Regis Danese só pra conseguir bênçãos (e dinheiro) de Deus, porém, vai ser 1) perda de tempo e 2) inútil. Deus vai abençoar só se Ele quiser, e não se participar de rituais antropocêntricos.
Não podemos confundir gênio da lâmpada com o Deus vivo e Soberano!

Não existe retrocesso na vida cristã a ponto de "não ser mais cristão hoje". Existe máscaras caindo e mostrando pessoas que mentiam e enganavam muito bem, tanto a si, quanto às pessoas ao seu redor.

Como podemos dizer que amamos alguém, mas ao mesmo tempo, sentimos inveja, seja de algo ou de alguma coisa que tal pessoa faz? Estamos enganados, se assim somos. Esse sentimento já passou pelo coração de todos nós, porém, se ele fez morada, ai é outra história. Segundo a Bíblia, "o amor não inveja..." (1 Co 13.4). E a mesma Bíblia que declara isso, também declara que "...a inveja apodrece os ossos." (Pv 14.30).
Busquemos o amor e lutemos pelo amor, não deixando que o sentimento de inveja domine o nosso coração e nos leve mais perto das trevas. Amor e inveja não coabitam juntos em um mesmo coração, ou se é dominado pelo amor, ou pela inveja.

Somos mais abençoados ao perdoar alguém, do que o alguém que fora perdoado.

Davi, ao ser tentado, deu "sorte pro azar" e ficou brincando à beira do abismo.
José, ao ter a mesma oportunidade, fugiu e buscou ficar o mais longe da tentação.
Ou seja, de tentação se FOGE. Do contrário, satanás faz a festa.

A maioria das pessoas que usam Mateus 7.1, dizendo "não me julgue", certamente esconde algum pecado e não quer abandoná-lo. Triste época em que se isola versículos da Bíblia para massagear o ego.

O amor a Deus nos motiva a abandonar os pecados de estimação.