Coleção pessoal de marcos_gross

Encontrados 17 pensamentos na coleção de marcos_gross

Diálogo é uma permissão para a troca, aprendizado, liberdade, autonomia, abertura ao outro, capacidade de separar a opinião de alguém da pessoa em si, flexibilidade mental para questionar se aquilo que foi dito faz sentido

Jamais teremos uma percepção 360 graus de todos acontecimentos e eventos do mundo. Há sempre uma versão da ¨verdade de A¨, a versão da ¨verdade de B¨ e a ¨verdade verdadeira¨, que nem sempre pode ser descoberta ou desvelada.

Não basta apenas escutar, mas deixar uma percepção explícita e transparente para o outro que você está efetivamente escutando-o com atenção.

Quanto mais dependência e comprometimento houver numa relação, maior será a necessidade de diálogo contínuo e colaborativo.

Quando falamos e escutamos pouco, não somos notados; quando falamos muito e escutamos pouco, somos inconvenientes; quando falamos pouco e escutamos muito, somos misteriosos; quando falamos e escutamos na medida certa, dialogamos.

Dialogar é saudável. O diálogo melhora a qualidade de vida das pessoas.

Inteligência Comunicacional é a habilidade de dizer o que se quer dizer, a capacidade para entender exatamente o que o outro disse e a certeza de que houve total compreensão e boa vontade entre ambas as partes.

Inteligência comunicacional é a nossa capacidade de sermos flexíveis diante de diferentes realidades, situações e públicos com quem nos relacionamos.

Quanto mais estiver alinhado ao perfil do interlocutor, mais qualidade de interação poderá se efetivar nos relacionamentos pessoais e profissionais.

Comunicação boa é aquela que é compreendida por quem interage conosco. Ponto final.

Num contexto mais profundo da comunicação humana, o ato de compartilhar significa sair do isolamento, porque aquilo que era exclusivamente meu, passa a ser nosso e o que era somente do outro, também passa a ser meu.

Precisamos conversar e trocar experiências com os semelhantes para mantermos nosso equilíbrio psíquico e uma vida sustentável. O homo sapiens é também o homo communicatus.

Quando nos despedimos da vida e encerramos nosso ciclo neste mundo, a comunicação se dá por meio de um último e definitivo suspiro que avisa aos médicos e familiares que chegou o momento da nossa partida.

Dos pequenos grupos à fala de um líder nacional, comunicação é o terreno da exposição, implica sair de um local escondido e ¨colocar a cabeça pra fora¨.

No sentido positivo, podemos contagiar os outros e sermos contagiados pelas mensagens; no aspecto sombrio, contaminamos e disseminamos conteúdos tóxicos para as pessoas.

O outro é meu espelho, minha escola e minha plataforma de aprendizado.

A comunicação é nossa roupagem, uma segunda pele que revela o que pensamos e sentimos do mundo ao nosso redor.