Coleção pessoal de joao_paulo_17

Encontrados 12 pensamentos na coleção de joao_paulo_17

Apenas acredito nas histórias cujas testemunhas estivessem dispostas a deixar-se degolar.

Uma indiferença pacífica é a mais sábia das virtudes.

O homem é feito visivelmente para pensar; é toda a sua dignidade e todo o seu mérito; e todo o seu dever é pensar bem.

O que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, um ponto a meio entre nada e tudo.

O fato de a existência não ter nenhum sentido nos dá a liberdade de criar um sentido próprio para ela. Estabelece os teus princípios morais e os siga, verdadeiramente e com excelência, para que consigas viver bem. Enfim, deves te manter em pé em um mundo que está em ruínas; são em uma mente que está conturbada.

Tu não sabes o suficiente e não entendes o suficiente.

Para de achar que entendes tudo com tanta alvura.

O sofrimento nada mais é do que o desequilíbrio, a diferença entre a expectativa e a realidade.

Tua inteligência crescerá proporcionalmente com a tua tristeza. Isso acabará contigo, mas te dignificará e te elevará.

É, por conseguinte, um grande mal permanecer nessa dúvida, sendo ao menos um dever indispensável investigar quando ela existe, porque aquele que duvida e não investiga se torna, então, não só infeliz, mas também injusto. Com efeito, se com isso se mostra tranquilo e satisfeito, se disso faz profissão e se por isso se sente orgulhoso, fazendo disso o motivo de sua alegria e de sua vaidade, não tenho termos para qualificar tão extravagante criatura.

Mas, quanto aos que passam a vida sem pensar nesse último fim da existência, de forma que, por essa razão, não descobrem em si próprios as luzes que os persuadam, deixando de procurá-las em outra parte e de examinar a fundo se essa opinião é daquelas que o povo recebe com uma simplicidade crédula ou daquelas que, embora obscuras por natureza, possuem, contudo, um fundamento bastante sólido e inabalável, eu os considero de maneira diferente.

Todas as pessoas são erradas e têm problemas – em aspectos físicos, intelectuais e, sobretudo, comportamentais. O que tu és, contudo, senão também uma equivalência? O que tu és, senão uma correspondência de mesmo valor de verdade?