Coleção pessoal de jane_costa_rebello

Encontrados 18 pensamentos na coleção de jane_costa_rebello

O mundo não precisa que as pessoas mandem umas nas outras, minha amiga, o mundo precisa que as pessoas ajudem umas às outras.

__________Se liga!__
Sim.

⁠A dualidade entre o bem e o mal
Enviado por Pinehas em sexta-feira, 30 de Marco de 2012
O Yin-Yang, branco e negro, a noite e o dia, morte e vida, a luz e a escuridão, o belo e o feio...
O Yin-Yang, branco e negro, a noite e o dia, morte e vida, a luz e a escuridão, o belo e o feio.
“O que era a noite sem o dia?
E a luz sem a escuridão?
O contraste é a razão
Porque a gente os avalia.
Tendo por esta medida,
Tudo para um mesmo fim,
Até tu, a própria vida,
Não eras nada sem mim.”
Disse António Aleixo no Auto da Vida e da Morte, na personagem da “morte” dirigindo-se à “vida”.
Assim funciona o mundo.
Podemos olha-lo como o belo e o feio. Quando olhamos para uma bela mulher (ou homem), temo-la como bela porquê? Porque temos padrões de beleza definidos pela nossa cultura no geral, e educação e meio onde vivemos em particular. A mais ínfima variável vai para os gostos pessoais que são insignificantes quando analisarmos o caso à distância.
Mas como podemos “saber” se a mulher que vemos é bela ou não? – Apenas e só pela distinção. O cérebro através de vários processos “compara” as imagens que captamos pelos olhos com as nossas memórias numa “pasta de ficheiros” imaginária com o nome “mulheres que já vi” que estará hierarquizado por ordem de “beleza” (uma será mais bela que outra) e enquadrará a mulher que vemos agora com a “lista”. Como é obvio este processo é instantâneo e imperceptível. Pela comparação temos o “contraste” do Aleixo.
Vemos o mundo também pelo conceito económico de satisfação / utilidade como no paradoxo copo de água / diamante, onde se por um lado a teoria valor trabalho dá mais “valor” ao diamante, torna-se completamente inversa quando estamos no meio do deserto e a água passa a ter toda a importância e nenhum valor imediato no diamante. Também será variável de acordo com a satisfação - se bebermos vários copos de água, a sua utilidade marginal vai diminuindo ao ponto de a curva descer e chegar a ser negativa, quando já deitamos água pelos olhos de tanto beber. Temos então as necessidades dos clássicos da economia de Adam Smith, Ricardo e Marx, a definir os nossos critérios de diferenciação. O bom do menos bom é definido assim.
Então e quando temos apenas bom e não temos mau? Pois. Aí temos uma requalificação e um imediato reordenamento da lista. No exemplo das mulheres, se apenas conhecermos mulheres belas e nenhuma feia (e muito importante – nunca poderíamos ter conhecido nenhuma mulher feia – caso contrário teríamos uma referência anterior), ao olhar duas belas mulheres, como serão diferentes, estarão sujeitas a uma hierarquização similar, mas como não há grau inferior, a feia será a menos bela aos nossos olhos e a mais bela será bela apenas e começara um novo processo.
Vendo neste prisma as coisas, o bem e o mal serão calibrados um pelo outro, co-existindo e tornando-se mutuamente necessários para a qualificação dos mesmos.
Sem as mortes horrendas da guerra daríamos o mesmo valor à paz? Sem o ódio, como seria o amor? Sem a injustiça, faríamos justiça? A ausência de luz seria a escuridão?
Deixo-vos com este pensamento, na esperança de que haja esperança quando olharmos o mundo e vermos o mal a surgir. Considerando o perfeito equilíbrio da natureza pela forma como a vemos. Esse mal fará o bom ser melhor, com certeza.
Mário L. Soares

⁠A ESPERANÇA
A esperança é a luz que move a e guia as criaturas no escuro vale da vida carnal.
Ter esperança é saber aguardar sem desespero e desalento.
Devedores que somos dos erros cometidos no passado guia-nos esta luz ao caminho da redenção e da felicidade do espírito.
Esperar trabalhando e com alegria, pois as situações externas nunca deveriam alterar nosso equilíbrio. A criatura sempre alegre é aquela que sabe que Deus tudo provê e sempre nos dá o melhor para nossa felicidade. Por pior que esteja no momento, seu interior é inalterável na alegria e na esperança.
Hoje não deu. Amanhã dará.
Hoje não temos. Amanhã teremos.
Hoje não somos. Amanhã seremos.
Hoje não estamos. Amanhã estaremos.
O amanhã pode ser o dia seguinte, o mês, o ano ou até a próxima vida, mas a esperança sempre nos traz o que queremos e precisamos.
A esperança diz ao feio que um dia será belo. Fala ao pobre do futuro de fartura que o espera, ao cego prediz a luz; diz aos que não tem que no futuro terá. Fala aos que sofrem que o sofrimento terá fim.
Esperança é irmã do otimismo.
Esperança em Deus é crer que Ele sempre nos ampara e nos ama infinitamente.
Miryã Kali/ MLucia

⁠A essência da sabedoria da "Kabbalah"
Enviado por mauriciogomes em domingo, 2 de março de 2008
De acordo com a Kabbalah, ambos, a humanidade como um todo e cada uma das pessoas que a compõem devem alcançar o seu ponto mais alto na compreensão do objetivo e do programa da criação em toda a sua plenitude...
A Kabbalah ensina a correlação entre causa e efeito de nossas fontes espirituais. Estas fontes se interligam de acordo com regras perenes e absolutas objetivando gols maiores - o entendimento do Criador por todas suas criações que existem neste mundo.
De acordo com a Kabbalah, ambos, a humanidade como um todo e cada uma das pessoas que a compõem devem alcançar o seu ponto mais alto na compreensão do objetivo e do programa da criação em toda a sua plenitude.
Em cada geração houveram pessoas que por constante auto determinação e treinamento alcançaram determinados níveis espirituais. Em outras palavras, enquanto ainda subiam a escada, conseguiram chegar ao topo.
Esteja em quaisquer dos mundos, do micro ao macro, qualquer objeto material e suas correspondentes ações são controladas pelas forças espirituais que permeiam todo nosso universo. Pode-se representar figurativamente como se o universo se apoiasse sobre uma rede tecida por essas forças.
Para exemplificar, tomemos o menor dos organismos vivos, cujo único objetivo é manter a sua existência por um tempo suficientemente longo para procriar a próxima geração. Quantas forças e complexos sistemas agem neste organismo! E quantos destes sistemas o olho do homem e sua limitada experiência deixou de tomar conhecimento. Multiplicando estas forças pelo número enorme de criaturas vivas que existiram em nosso mundo - significando o universo e os mundos espirituais - obteremos apenas uma vaga e remota idéia sobre as forças e vínculos espirituais que nos controlam.
A grande variedade de forças espirituais podem ser imaginadas como dois sistemas iguais e interligados. A única diferença entre eles é que o primeiro sistema vem do Criador e desce através todos os mundos até chegar ao nosso. O segundo sai do nosso mundo e sobe todo o caminho de acordo com as regras já estabelecidas e que agiram sobre o primeiro sistema.
O primeiro sistema é chamado pela Kabbalah de "A Ordem da Criação dos Mundos e do Espírito". O segundo é chamado " A Compreensão ou os Passos da Profecia e Espirito". O segundo sistema supõe que aqueles que querem alcançar o pináculo deverão agir de acordo com as leis do primeiro sistema, e é exatamente o que é estudado na Kabbalah. Porém, no mundo espiritual o principal fator do descobrimento e entendimento não é o tempo, mas sim a pureza do espírito, do pensamento e do desejo.
No mundo material há muitas forças e fenômenos que não sentimos diretamente. Por exemplo, eletricidade, ondas magnéticas, etc. O efeito de suas ações, seus nomes, são corriqueiros até para as crianças. Apesar de nosso conhecimento sobre a eletricidade ser limitado, nós apreendemos a valer-nos deste fenômeno para suprir algumas de nossas necessidades. Nós o chamamos pelo nome com a mesma familiaridade como chamamos o pão de pão e o açúcar de açúcar.
Analogamente, todos os nomes na Kabbalah parecem dar-nos uma noção real (material) para um objeto espiritual. Mas se pensarmos a respeito, não é somente a respeito do objeto espiritual que não temos nem mesmo a mais vaga idéia; não temos a menor noção sobre o Criador em Si, assim como não temos noção sobre qualquer objeto, mesmo aqueles que sentimos com nossas próprias mãos.
O fato é que não sentimos o objeto em si, mas sim as nossas reações a sua ação e influência. Estas reações nos dão o que parece ser conhecimento, apesar de que o objeto em si, sua essência permanece oculta. E ainda mais, não conseguimos compreender a nós mesmos!! Tudo o que sabemos sobre nós mesmos restringe-se apenas as nossas ações e as nossas reações.
Ciência, como instrumento de pesquisa sobre nosso mundo é divida em duas partes; o estudo das propriedades da matéria e o estudo de sua forma. Em outras palavras não há nada em nosso universo que não consista de matéria e forma. Por exemplo, se tomarmos uma mesa, como combinação de matéria e forma, então a matéria é a madeira e o portador da forma é o formato de uma mesa. Um outro exemplo; a palavra mentiroso, onde a matéria é o homem que transporta a forma, a mentira.A parte da ciência que se dedica ao estudo da matéria é baseada em experiência. Alicerçada nas experiências científicas, chegas-se a conclusões. Porém a parte da ciência que estuda a forma, sem a ligação com a matéria, em especial com as formas que nunca tiveram ligações com a matéria (por exemplo, comunismo como um ideal) não pode ser baseada em experiências. Isto porque, em nosso mundo, não ha tal coisa como forma sem matéria.
A separação entre forma e matéria somente é possível em nossa imaginação. Portanto, neste caso, todas as nossas conclusões são baseadas apenas em premissas teóricas. Toda a alta filosofia pertence a esta categoria de ciência e a humanidade tem freqüentemente sofrido por causa das conclusões sem fundamento. A maioria dos cientistas contemporâneos desistiram de usar esta metodologia de estudo pois não ha certeza quanto a veracidade de suas conclusões.
Explorando o mundo espiritual o homem por si descobre que estes mesmos sentimentos são somente desejos divinos para que ele se sinta desta forma. Ele se sente como um objeto de existência isolada e não como uma parte integrada ao Criador, e que tudo no mundo que o circunda não passa de uma ilusão da ação das forças espirituais sobre nós.
Esclarecerei este ponto através de um exemplo:
Era uma vez um homem pobre que vivia num pequeno vilarejo. Ele tinha uma carroça com uma parelha de cavalos, uma casa e uma família. De repente um infortúnio se abateu sobre ele. Os cavalo caíram, a mulher e os filhos morreram e a casa desabou e, por causa de seus pesares e tristeza, ele morreu logo após. E aí a decisão a ser tomada na corte suprema; o que dar para esta alma sofrida e atormentada para assegurar a sua felicidade. Decidem então dar-lhe a impressão que está vivo, que tem sua família junto a si, sua casa e seus cavalos. Fazem com que ele sinta-se feliz com seu trabalho e com sua vida.
Estes sentimentos são sentidos da mesma forma como sentimos um sonho; tudo o que vivenciamos num sonho, durante o mesmo, aparenta ser verdadeiro. É somente nossos sentimentos que criam a imagem daquilo que nos circunda. Então como é que podemos distinguir ilusão da realidade....
Kabbalah como ciência mundana também é dividida entre estudo da matéria e da forma. Possui porém, uma qualidade notável que demonstra a sua superioridade sobre as demais metodologias científicas. Aquela parte que trata do estudo da forma sem matéria é totalmente fundamentada em controle experimental, de sorte que pode ser testada e verificada.
O Kabbalista, tendo ascendido ao nível espiritual do objeto estudado, se atina à todas as qualidades do objeto em questão. Donde, dentro dele, ele sente uma plena compreensão e pode tratar praticamente com os diferentes tipos de forma antes que de sua corporificação material. É como se ele estivesse observando todas nossas ilusões como um observador externo.
A Kabbalah, assim como qualquer outra ciência, vale-se de certos símbolos e terminologia para descrever objetos e ações. A força espiritual, o mundo, a sfira são chamadas pelo mesmo nome que é usado para o mesmo objeto controlado por esta força em nosso mundo. Já que toda força ou objeto material tem uma correspondente força ou objeto espiritual que controla suas ações, há um ajuste perfeito entre o nome utilizado no mundo material e sua raiz espiritual - a fonte. Donde, dar um nome à objeto espiritual é somente possível à um Kabbalista que tenha alcançado um alto nível de percepção.
Alcançando o mesmo nível do objeto espiritual e ele pode ver as influências e a maneira que este influi em nosso mundo. Os Kabbalistas escrevem seus livros e transmitem o seu conhecimento usando esta linguagem. Essa linguagem é extremamente precisa. É baseada na fonte espiritual do objeto material e não pode ser alterada. A ligação entre o objeto e sua fonte espiritual e imutável. Esta forma é bem diferente do nosso uso quotidiano da linguagem. Nossa língua mundana, de uso quotidiano, está gradualmente perdendo sua precisão, pois é ligada somente à forma externa. A simples compreensão primária da linguagem não é o bastante. Mesmo se soubermos o nome de um objeto material de nível mais baixo, ainda assim não conseguiríamos entender sua forma espiritual mais elevada. Somente se soubermos a sua forma espiritual podemos compreender e ver a sua implementação material; a sua ramificação.
Isto nos traz a conclusão. Primeiramente é essencial compreender a fonte espiritual do objeto material. Temos que estar ciente de sua natureza e propriedades. Somente então podemos passar às ramificações em nosso mundo e estudar a sua interação. Esta é a única forma de verdadeiramente compreender a linguagem da Kabbalah.
Porém aí então levanta-se uma pergunta natural. Como pode um principiante dominar esta ciência quando não consegue nem mesmo compreender seu professor. A resposta é muito simples. Somente é possível quando nos alçamos espiritualmente acima deste mundo. E isto é somente possível se nos livrarmos de todos os traços de egoísmo material e aceitarmos os valores espirituais como os únicos. Somente o desejo e paixão pelo espiritual em nosso mundo; esta é a chave para o mundo mais elevado
Autor: Rabbi Yehuda Ashlag

Humildade, simplicidade e generosidade sempre foram os meus guias. O dinheiro nunca me mudou, não vai ser agora, aos 59 anos, que eu vou me transformar em algo que não sou. O patrimônio que me colocou na lista da Forbes nada mais é do que fruto do resultado de quase 36 anos de trabalho junto com uma equipe que acredita na empresa. Por isso, a minha responsabilidade com esses 22 mil colaboradores é cada dia maior. Tenho certeza que o melhor programa social que existe é o emprego! Quando tivermos um país em que as pessoas possam escolher onde querem trabalhar, porque sobra oportunidade, então teremos uma nação forte e justa. Hoje, sinto que essa é minha verdadeira missão. É por isso que trabalho, me dedico e não desisto de acreditar no Brasil. Vamos continuar abrindo lojas, gerando empregos, aumentando a equipe e contribuindo para o crescimento do país.

SER LEAL:

Ser leal não é mudar de opinião a todo instante ou,como dizemos familiarmente,"virar a casaca".Certamente,eu sei que também é dito que"somente os tolos não mudam de opinião",mas esta frase não nos deve incitar ao abandono de nossas convicções e de nossa fé,e nem tampouco nos servir de desculpa para uma eventual traição,uma atitude hipócrita,nociva e ,logo,desleal.
A lealdade pode ser também uma forma de gratidão.Assim que tenhamos recebido uma benesse,grande ou pequena,segundo nossa apreciação e nossa capacidade de avaliar o impacto positivo dela,devemos dar prova de gratidão a D'us,à vida e à nossa mãe-terra,sem esquecer a coisa,o fato ou a pessoa que está na origem da dádiva recebida.
À lealdade pode-se acrescentar a fidelidade.Por certo,esta qualidades são irmãs,mas podemos ainda assim perceber algumas nuances.A fidelidade talvez seja mais suave que a lealdade.Com isso quero dizer que ela se manifesta naturalmente em algumas pessoas.Ela faz parte de seus temperamentos e elas não imaginam que poderia ser de outro jeito.Eu diria que esta forma de fidelidade não se comanda e nem se racionaliza.Ela simplesmente "É".

⁠Triste é a pessoa arraigada as suas convicções equivocadas, e não se abre pra novas ideias, e assim expandir sua consciência. Como diz o ditado: "Sedes flexíveis como os bambus que se envergam na tempestade."

Segue teu destino, rega tuas plantas, Ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias...

⁠Todos os desejos são a mente buscando salvação ou realização em coisas externas e no futuro como um substituto para a alegria do Ser.
93.

⁠Não são as situações que causam infelicidade, são os pensamentos a respeito das situações, que deixam você infeliz.
As interpretações que você faz, as historias que conta para si mesmo, é que deixam você infeliz.

O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.

⁠O ódio paralisa a vida, o amor a liberta; o ódio confunde a vida, o amor a harmoniza; o ódio escurece a vida, o amor a ilumina.

⁠Assim como não se pode lutar contra a escuridão, não se pode lutar contra o sofrimento. Tentar fazer isso poderia gerar um conflito interior e um sofrimento adicional. Observar o sofrimento já é o bastante. Observá-lo implica aceitá-lo como parte do que existe naquele momento.

⁠FELICIDADE
Quando você corre atrás da felicidade, você fica excessivamente
preocupado consigo mesmo, e é neste momento que o ego e sua
preservação entram em jogo. Você irá começar a separar-se do
mundo, e se preocupar em se proteger, proteger você mesmo e
sua felicidade do mundo.
Quando você começa a pensar em encontrar a felicidade, você
torna a felicidade em uma coisa. Mas você nunca encontra a tal
“coisa”, pois ela não é uma “coisa”, e sim um estado de espírito.
Manifeste todos os desejos que você quer e corra atrás deles sem
se importar, mas NUNCA os amarre em sua felicidade.

⁠Não volte aos mesmos erros, ao lar desfeito, aos descaminhos, às promessas quebradas, ao relacionamento fracassado, aos amigos hipócritas, ao emprego desumano. Não abra mão daquilo que você é, daquilo em que acredita, ou ninguém reconhecerá a grandeza que vc possui dentro de si.

⁠"Se a humanidade se tornasse sábia e conhecedora de sua verdadeira essência,quem os controlaria?"

⁠Herança

Nos trilhares da vida, o que se deixa para trás no final são só lembranças, a vida sem esses vestígios, não servirá de nada por mais avultado que seja os haveres transmitidos, assim aquilo que mais importa para aqueles que ficam, são os momentos que outrora continham pequenos fragmentos de sentimentos e emoções que juntos formavam a riqueza do seu legado.

Hoje, sucumbe o teu corpo no digesto de larvas robustas, pois dada sua partida o que hora era belo e formoso não mais se perpetua.

Desfrutai e prestigiai, todo e qualquer instante com quem te cerca, pois essa sim é a maior herança que podes conceder, pois no final nada levarás se não os infinitos momentos desfrutados.

⁠NASCI POETA

Provavelmente chorei antes de nascer, porque aquele espaço acolhedor que me abrigou nove meses teria que ser desocupado e nunca fui afeito às despedidas; devo ter chorado mais ainda depois, pela palmada; meu Deus, por que já entramos no mundo apanhando... depois chorei pelos sorrisos, pelas cores, pela brisa, pelos olhares, por tudo de maravilhoso que eu não sabia explicar; mamei, dormi ali no colo aconchegante da minha mãe imaginando: "algum dia vou descrever esse poema..."