Svetlana Alexievich

Encontrados 14 pensamentos de Svetlana Alexievich

A morte é a coisa mais imparcial do mundo. Ninguém escapa dela. A terra leva a todos - o gentil, o cruel, os pecadores. Além disso, não há imparcialidade na terra.

Inserida por pensador

Como podemos preservar o nosso planeta onde meninas supostamente deveriam estar dormindo nas suas camas e não estiradas mortas no chão, com as tranças soltas? Devemos fazer algo para que a infância nunca mais seja chamada de infância de guerra.

Inserida por pensador

A realidade sempre me atraiu como um ímã, me torturando e hipnotizando, e eu queria capturá-la no papel. Então imediatamente me apropriei deste gênero de vozes e confissões humanas reais, testemunhas, provas e documentos. É assim que eu vejo o mundo - como um coro de vozes individuais e uma colagem de detalhes diários. Desta forma, todo o meu potencial mental e emocional chega ao máximo. Assim eu posso ser simultaneamente uma escritora, jornalista, socióloga, psicóloga e pregadora.

Inserida por pensador

Mostrem-me um romance de fantasia sobre Chernobil - não existe um! Porque a realidade é mais fantástica.

Existe alguma coisa mais assustadora do que pessoas?

Inserida por pensador

Procuro na vida observações, nuances, detalhes. Porque o meu interesse na vida não é o evento em si, não é a guerra em si, não é Chernobil nem o suicídio. Estou interessada no que acontece com o ser humano, o que lhe acontece no nosso tempo. Como o homem se comporta e reage.

Inserida por pensador

Ninguém nos ensinou a ser livre. Só fomos ensinados a morrer pela liberdade.

O medo é mais humano que a bravura, você sente medo e sente muito, pelo menos por si mesmo, mas força o medo de volta ao seu subconsciente.

Inserida por pensador

Não tenho medo de Deus. Tenho medo do homem.

Não gosto da palavra “herói”. Não há heróis na guerra. Assim que uma pessoa pega uma arma, ela não pode mais ser boa. Ela não vai conseguir.

As pessoas são constantemente forçadas a escolher entre a liberdade e o sucesso e a estabilidade. A liberdade com sofrimento ou a felicidade sem liberdade. A maioria escolhe a última opção.

Inserida por pensador

A verdade não cabe numa mente apenas. Tem muitas formas de manifestar-se, e está dispersa pelo mundo inteiro.

Inserida por pensador

A morte é a coisa mais justa do mundo. Nunca ninguém ficou de fora. O mundo leva toda a gente - o bondoso, o cruel, os pecadores. Fora isso, não existe nada que seja justo no mundo.

Inserida por pensador

Eu investigo a vida à procura de observações, nuances, detalhes.

Inserida por pensador