Pão Diário

326 - 350 do total de 804 pensamentos de Pão Diário

SEU PAPEL É NECESSÁRIO

Um dos professores da minha filha apareceu no filme Momentos Decisivos, de 1986. O filme se baseia numa história verídica da equipe de basquetebol de uma escola de uma pequena cidade dos EUA e sua improvável escalada ao campeonato estadual de Indiana. Ele não tinha um grande papel, e nada dizia. Seu nome sequer apareceu nos créditos. Ele era simplesmente um das centenas de " extras " torcendo nas arquibancadas. Hoje, ele diz, jocosamente, que seu momento na " telona " é tão breve que a única maneira de vê-lo é apertar o botão de pausa.
Já encontrei muitos cristãos que tendem a ter visão similar sobre seu próprio papel na história de Deus. Eles podem acreditar que Deus tem um plano para sua vida ( Jeremias 29:11 ) e que possuem algum tipo de papel. Mas, no máximo, se veem apenas como " extras ".
Tristemente, as experiências de vida levaram um grande número de pessoas a pensar que o seu papel é marginal e trivial. Mas, não é assim que Deus vê ! Ao falar sobre os diferentes dons espirituais e serviços que o corpo de Cristo oferece, o apóstolo Paulo disse: " O fato é que as partes do corpo que parecem ser as mais fracas são as mais necessárias " ( 1 Coríntios 12:22 ).
Independente de nossa nacionalidade ou posição social, cada seguidor de Jesus desempenha um papel necessário no avanço do reino de Deus. Não importa se o efeito é muito abrangente ou se toca apenas alguns poucos: não existem partes inconsequentes ou " pontas " no serviço de Deus. Todas as partes são essências.
Nesta época do ano, quando celebramos a vinda de Jesus em forma humana e sua vida entre nós ( João 1:14 ), não se esqueça do seu papel em Sua contínua história. Renove o seu compromisso para descobrir e desempenhar a sua parte hoje.
O que você tem a oferecer é singular e muito necessário ! - Jeff Olson

Leia: 1 Coríntios 12:18-27
Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme ele quis ( v.18 ).

Examine: É ele quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado [...] por meio da união de todas elas. E, assim, cada parte funciona bem, e o corpo todo cresce e se desenvolve por meio do amor ( Efésios 4:16 ).


Considere: Quais dons espirituais e talentos Deus lhe deu para utilizar para Sua glória ? Você pode encorajar outras pessoas a fazer a parte delas na história de Deus ?

Inserida por pao_diario

MULA DE CARGA

A mula precisava de férias. Dez vezes por dia, ela levava cargas de 250 quilos para um canteiro de obras no topo de uma colina. Não surpreendeu quando o animal, cansado em excesso, desmaiou. Felizmente para a mula exausta, um grupo de observadores preocupados exigiu que o dono desse a ela três dias de descanso.
Todos precisavam de um alívio ocasional da carga de trabalho - especialmente aqueles de nós engajados no ministério cristão. Podemos realmente compreender a situação da mula quando os " problemas com pessoas " se acumulam e nossos joelhos arqueiam sob o peso.
Moisés quase sucumbiu quando precisou arbitrar disputas entre os israelitas. Seu sogro Jetro percebeu e disse: " ...você vai ficar cansado demais [ ... ] é muito trabalho para você fazer sozinho " ( Êxodo 18:18 ). Como Moisés, precisamos prestar atenção quando as pessoas começam a perceber, em nós, os sinais de esgotamento.
Felizmente, nossa sobrecarga não precisa impedir nossa eficácia para Deus. Jetro aconselhou Moisés: " ...represente o povo diante de Deus e também que leve a ele os problemas deles " ( v.19 ). Moisés teria, porém, de encontrar uma maneira de dividir a carga. E ele o fez.
Primeiro, ele instruiu as pessoas nas leis de Deus para que elas pudessem resolver muitos problemas por si mesmas ( v.20 ). Depois, ele escolheu alguns líderes para cuidar dos problemas pequenos que ainda precisavam de atenção, enquanto ele cuidava dos mais complexos. Exatamente como Jetro predisse, eles ajudaram Moisés a levar a carga, " ...facilitando para ele " ( v.22 ).
Voce sucumbe ao praticar boas ações ? Procure pessoas interessadas em como você está servindo e peça ajuda ! Afinal, o que se espera de nós é levar " ...as cargas uns dos outros... " ( Gálatas 6:2 RA ). - Jennifer Benson Shuldt

Leia: Êxodo 18:14-23
...Isso é muito trabalho para você fazer sozinho ( v.18 ).

Examine: - Eclesiastes 4:9-12
- Romanos 12:3-8
- Gálatas 6:9

Considere: O que o impede de pedir ajuda a outros cristãos ? Você poderia encorajar alguém que está sucumbindo por praticar excessivamente boas ações ?

Inserida por pao_diario

TEOLOGIA DO PEQUENO

Embora o campeonato de futebol americano seja o maior espetáculo esportivo dos EUA, os anúncios de TV exibidos durante os jogos começaram a receber quase a mesma atenção que o jogo. Gastam-se milhões para produzi-los. Os irmãos Joe e Dave Herbert chocaram a indústria de marketing ao produzir o melhor anúncio por 2.000 dólares. O custo maior foi com alimentos para os voluntários do projeto. As renomadas empresas, com bem pagos redatores e produtores, foram sobrepujadas por desconhecidos.
Davi também era desconhecido - apenas um garoto. Israel estava em guerra contra os filisteus, mas Davi era novo demais para alistar-se no exército. O mais próximo que ele podia chegar da ação era levar alimento aos seus irmãos. Em uma dessas idas, Davi descobriu um exército de Israel desmoralizado. Por semanas, o campeão filisteu Golias escarnecia deles. Não admira que Israel o temesse - com mais de 2,70m de altura, Golias cobria-se de pesada armadura de bronze, " ...que pesava uns sessenta quilos... " ( 1 Samuel 17:5 ). Não causa espanto e intimidação de Israel.
Não admira Saul ter escarnecido quando Davi, tomado de raiva pelos insultos do gigante, se voluntariou para enfrentá-lo ( v.33 ). Davi nem espada tinha, seu tamanho não preenchia uma armadura básica. Davi era apenas um menino.
Ao final da história, Golias foi decapitado por Davi e os filisteus fugiram para as colinas. A história, porém, não é sobre a coragem de um garoto, mas sobre Deus fazer tanto com pouco. Davi sabia que aquele era o dia de Deus, não o dele. " Hoje mesmo o Senhor Deus entregará você nas minhas mãos... ", disse Davi a Golias imediatamente antes da violenta morte do gigante ( v.46 ).
De alguma maneira, somos pequenos, mas Deus pode fazer muito com o pouco que temos a oferecer. - Winn Collier

Leia: - 1 Samuel 17
Golias, o filisteu, começou a caminhar na direção de Davi [...] e começou a caçoar porque Davi não passava de um rapaz bonito e de boa aparência ( vv.41-42 ).

Examine: - Jeremias 1:5-8
- Mateus 11:25-26
- 1 Coríntios 1:26-31

Considere: Qual aspecto da sua vida faz você sentir-se menor e mais fraco ? O que você percebe que Deus quer que você faça nele e através dele ?

Inserida por pao_diario

PECADOS ACEITÁVEIS

Anos atrás, li a história de um casal que saiu do cinema durante a projeção do filme Milk - A voz da Igualdade, enojados após ver um ator representar um ex-político homossexual, beijando outro homem. Pediram o reembolso na bilheteria. O funcionário sugeriu que trocassem seus ingressos para outro filme prestes a começar - A troca. Avisou-os, porém, que este continha cenas de assassinatos em série, de crianças. A mulher pensou por um momento, virou para o marido e disse: " Tudo bem ".
Não sei se o casal era cristão e queria posicionar-se contra a homossexualidade, ou conservadores que acharam impalatável o enredo de Milk. De qualquer maneira, suas ações refletem a hipocrisia vivida por um grande número de pessoas. Enfurecidos com alguns pecados, aceitamos outros cegamente - um beijo homossexual na tela é um ultraje; um filme mostrando violência contra crianças é " tudo bem ".
Inconscientemente, muitos cristãos adotaram a lista de pecados " aceitáveis " e " inaceitáveis ". Somos rápidos em declarar que homossexuais, adúlteros e idólatras não entrarão no reino ( 1 Coríntios 6:9 ), mas não vemos que os gananciosos também não ( v.10 ) - atitude que provavelmente descreve muitos de nós. Podemos ser propensos a reclamar e argumentar, não reconhecendo que é errado fazer isso ( Filipenses 2:14 ). Poucos de nós falarão sobre o pecado da glutonaria a fila do bufê do restaurante ( Provérbios 23:20 ). E, quando nos preocupamos, não enxergamos isso como falta de confiança em Deus ( Mateus 6:25-34 ).
A apóstolo Pedro encorajou o seu rebanho a livrar-se de todo comportamento mau, incluindo a hipocrisia ( 1 Pedro 2:1 ). Que jesus abra os nossos olhos para ver os pecados " aceitáveis " que não estamos vendo, mesmo quando nos enfurecemos contra os pecados " inaceitáveis " dos outros. - Sheridan Voysey

Leia: Mateus 7:1-5
Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho ? ( v.3 ).

Examine: - Lucas 6:42; 12:1-3
- 1 João 1:9

Considere: Quais pecados você trata como aceitáveis ? Qual pecado o Espírito Santo está incomodando você a confessar hoje ?

Inserida por pao_diario

INTERRUPÇÕES

Aproximando-se o prazo final de entrega de um trabalho, foi difícil encontrar tempo para escrever meus artigos este mês. Senti a vontade de colocar um sinal " Não Me Perturbe ". Embora tentasse reservar tempo para pensar e escrever, isso não aconteceu. Fui bombardeado com e-mails que exigiam minha atenção ou a necessidade de discutir projetos específicos com um colega.
Interrupções. Como devemos lidar com elas ?
Jesus conhecia tudo sobre interrupções. Um dia, logo após chegar à praia da Galileia, um homem perturbado em apuros saudou-o com uma súplica urgente. Jairo implorou a Jesus que o seguisse rapidamente. Sua ilha estava morrendo e ele queria que Jesus a curasse ( Marcos 5:22 ). Enquanto abriam caminho na multidão para chegar até a casa de Jairo, Jesus repentinamente percebeu que " ...dele saíra poder " ( v.30 ).
Para os discípulos, essa interrupção era indesejada. A reação deles demonstrava sua frustração, e disseram: " ...O senhor está vendo como esta gente o está apertando de todos os lados e ainda pergunta isso ? " ( v.31 ). Mas Jesus, cheio de compaixão, dedicou o tempo para dar Sua atenção a uma mulher sofredora. Sua doença a tornara cerimonialmente impura ( Levítico 15:25-27 ) e ela não podia participar da vida da comunidade havia 12 anos ! Jesus olhou nos olhos daquela mulher e assegurou-lhe: " Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz ; você está livre do seu sofrimento " ( Marcos 5:34 ).
A filha de Jairo morreu enquanto Jesus estava ocupado ajudando a mulher. Era tarde demais - ou assim parecia. A interrupção indesejada permitiu a Jairo obter um conhecimento ainda mais profundo de Jesus e do Seu poder - poder até mesmo sobre a morte !
Quando sua agenda for interrompida, confie em Deus e no Seu poder. Ele o ajudará a cumprir tudo o que precisa ser feito. - Poh Fang Chia

Leia: Marcos 5:21-42
...Não tenha medo; tenha fé ! ( v.36 ).

Examine: - Provérbios 3:27-28
- Lucas 10:30-37

Considere: Você pode ser mais semelhante a Cristo no modo como lida com interrupções ? De que maneira Deus se revelou através de interrupções em sua vida ?

Inserida por pao_diario

ESTRANGEIROS

Nos Filipinas, a porta está sempre aberta na hora das refeições. Mesmo sendo estrangeiro, um filipino insistirá para você entrar e cear. Se não tiver o suficiente, o anfitrião dará a porção dele. Os relacionamentos são valorizados acima do próprio conforto e bem-estar.
Quando Deus tirou os israelitas do Egito, Ele enfatizou a hospitalidade e generosidade para com os estrangeiros. " [ Deus ] defende os direitos dos órfãos e das viúvas; ele ama os estrangeiros que vivem entre nós e lhes dá comida e roupa... ", disse Moisés ao povo. " Amem esses estrangeiros... " ( Deuteronômio 10:18-19 ).
Há uma lição mais profunda aqui. Os israelitas receberam - os Dez Mandamentos e suas regras associadas - para guiar suas vidas. Mas, a aderência exterior a regras não conta. Assim, Moisés foi ao âmago da questão. " Povo de Israel, escute o que o Senhor Deus exige de você... " ( Deuteronômio 10:12 ). Sua conclusão ? " Portanto, sejam obedientes a Deus e deixem de ser teimosos " ( v.16 ). Essa frase terrena liga diretamente ao Novo Testamento. Em Efésios 2, Paulo disse aos novos cristãos gentios: " Lembrem que vocês, os não-judeus, eram chamados de incircuncidados pelos judeus, que chamam a si mesmos de circuncidados por praticar a circuncisão... " ( v.11 ). Os Dez Mandamentos são impotentes para mudar o coração humano. Somente Deus consegue fazer isso.
Os gentios - e nós, hoje - fomos estrangeiros espirituais, mortos em nossos pecados, separados de Deus ( Efésios 2:5 ). Paulo lembrou-os: " Mas agora, unidos com Cristo Jesus, vocês, que estavam longe de Deus, foram trazidos para perto dele pela morte de Cristo na cruz " ( v.13 ). O resultado: " Pois foi Cristo quem nos trouxe a paz, tornando os judeus e os não-judeus um só povo... " ( v.14 ). Em Cristo não existem estrangeiros. - Tim Gustafson

Leia: Deuteronômio 10:12-22
Mas agora, unidos com Cristo Jesus, vocês, que estavam longe de Deus, foram trazidos para perto dele pela morte de Cristo na cruz ( Efésios 2:13 ).

Examine: - Efésios 2:11-22
- Hebreus 13:2

Considere: O que o tornará aceitável a Deus ? Como Deus lidou com o sistema de regras do Antigo Testamento ? ( Efésios 2:14-15. ) Qual o único caminho a Ele ? ( vv.4-5 ).

Inserida por pao_diario

PERDA E ENCONTRO

É provável que você tenha conhecido várias pessoas que perderam seus empregos. Recentemente, soube que outro bom amigo ficara desempregado. Isso seria má notícia para qualquer um, mas foi especialmente brutal para meu amigo, porque o cargo da esposa dele havia sido eliminado havia apenas um mês !
O rei Davi sabia o que é perder o cargo, o que resultou em verdadeiro pesar e tristeza ( 2 Samuel 15:30 ) - multiplicado pelo fato de ter sido seu próprio filho Absalão quem havia usurpado seu trono ( v.13 ). Todos nós podemos nos identificar com Davi em seus sentimentos de derrota e tristeza. A perda de um emprego produz esse tipo de sentimento. O rei imaginou que seus dias de reinado sobre o povo de Deus tinham se acabado e disse: " Mas, se [ Deus ] não está satisfeito, que faça comigo o que quiser ! " ( v.26 ).
Davi escreveu o Salmo 3 quando estava fugindo de Absalão. Se você ou alguém que você conhece perdeu o emprego, aqui estão três coisas positivas que Davi encontrou ao sofrer uma perda. Poderão ser úteis a você também:
Humildade - Um emprego pode tornar-se uma fonte da nossa identidade e até mesmo de orgulho. A perda nos leva a um ponto de humildade diante de Deus e dos outros. Reconhecemos que é somente Deus " ...que exalta a minha cabeça " ( Salmo 3:3 ).
Dependência - A perda nos leva a um lugar de desespero. Verdadeiramente precisamos de Deus e da Sua provisão. " Eu chamo o Senhor para me ajudar, e lá do seu monte santo ele me responde " ( v.4 ).
Confiança - Não em nós mesmos, mas em Deus. Aprendemos um nível mais profundo de confiança naquele que nos " protege " ( v.5 ) e nos dá vitória ( v.8 ), hoje e sempre !
Você não precisa perder tudo quando perde seu emprego. Confie em Deus e na Sua provisão para hoje. - Tom Felten

Leia: 2 Samuel 15:13-30
Davi subiu o monte das Oliveiras chorando; ele estava descalço e havia coberto a cabeça em sinal de tristeza... ( v.30 ).

Examine: E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras ( 2 Coríntios 9:8 ).

Considere: A sua fé foi afetada por perda de emprego ? O que Deus ensinou a você através de dificuldades relacionadas ao emprego ?

Inserida por pao_diario

ESSA CRIANÇA DE NATAL

Observe-o. Observe-o. Observe essa criança, que se torna menino, depois homem e, então, se descobre que Ele é ainda muito mais.
Observe o Seu nascimento - entre pastores, anjos e luzes no céu. Observe-o crescer em graça e estatura. - como um jovem fazendo perguntas, dando respostas, assombrando os mestres. Observe-o no deserto - um jovem homem orando, com fome, e um chamado do céu. Observe esse estranho habitante do norte - com Suas mãos calejadas a hábitos radicais - que cresceu na " pagã " Galileia, cujos irmãos uma vez o acharam desequilibrado e cujos vizinhos uma vez o levaram para fora da cidade. E ainda, observe Sua autoridade, Sua aceitação, Sua paciência. Observe-o tocar o leproso, curar o enfermo, limpar o impuro. Observe Ele ensinar as multidões a perdoar e orar sempre.
Observe-o ajoelhar-se - num jardim e angustiado. " Pai, se queres, passa de mim este cálice ; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua " ( Lucas 22:42 ). Submissão radical a um plano celestial.
Observe o Filho de Deus ser traído com um beijo. Observe-o sendo preso e seus amigos mais íntimos fugindo. Observe-o submetendo-se a um destino traçado de antemão. Observe-os cuspirem nele, agredir e crucificá-lo numa cruz de madeira. Observe um último suspiro deslizar dos Seus lábios - os pecados do mundo nos ombros de um homem. Depois observe, sim, observe, a pedra ser removida ; um túmulo vazio cheio de esperança, porque Ele ressuscitou !
Depois, observe Seu nome e Sua fama preencherem o mundo.
Esse Deus, esse Homem, esse Menino. Essa criança, a razão do Natal. - Sheridan Voysey

Leia: Lucas 2:1-12
Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão ( v.7 ).

Examine: Natanael perguntou: - E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré ? - Venha ver ! - respondeu Filipe ( João 1:46 ).

Considere: Jesus cresceu em Nazaré, na Galileia; região desprezada como " pagã " pelos judeus da época. É significativo Jesus ter vindo de um lugar assim ?

Inserida por pao_diario

CONTIDO EM UM NOME?

Bebês podem ser pequenos, mas preparar e cuidar de um exige algumas coisas grandes: Arrumar um quarto para ele ou ela. Comprar um berço, roupas de bebê e brinquedos. Outra tarefa é decidir que nome dar àquele pequeno pacote de alegria. Isso nem sempre é fácil, porque a maioria dos pais quer selecionar nomes que soem bem e possuam significado especial. José e Maria, porém, não tiveram de suar para escolher o nome adequado ao seu primeiro filho. José recebeu, sobrenaturalmente, a escolha perfeita: " Jesus " ( Mateus 1:21 ).
Dois nomes, de fato, foram dados ao bebê: " Jesus e " Emanuel " ( v.23 ). Certa vez, alguém disse que " Jesus " descreve Seu propósito - o que Ele veio fazer; e " Emanuel " descreve Sua natureza - quem Ele realmente é. Analisemos mais detalhadamente o nome do Senhor Jesus.
Jesus, a forma grega do nome hebraico Josué, significa " Javé é salvação " ou " O Senhor salva ". Jesus nasceu para que pudesse morrer para salvar-nos dos nossos pecados ( v.21 ).
Quando lhe perguntaram " Qual é o significado de Natal ? ", uma jovem mulher comprando presentes de Natal respondeu timidamente: " Não sei. É o dia em que Jesus morreu ? ". Ela não poderia estar mais errada e certa!
Aquele precioso pequeno corpo, concebido pelo Espírito Santo no ventre de Maria ( vv.18, 21 ), acabaria sendo " açoitado ", expondo carne e sangue ( Mateus 27:26 ). Um dia, a cabeça daquele lindo bebê teria uma coroa de espinhos empurrada contra ela ( v.29 ). Um dia, aqueles adoráveis pés trilhariam o poeirento caminho que levava ao Gólgota ( vv.31-33 ). Um dia, aquelas minúsculas mãos seriam perfuradas por cravos pregados numa cruz ( Mateus 27:35 ).
Jesus salva. Que lindo nome! - K. T. Sim

Leia: Mateus 1:18-25
Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus , pois ele salvará o seu povo dos pecados deles ( v.21 )

Examine: Lucas 1:26-33 ; João 1:29 ; Atos 13:38-39

Considere: É correto ligar o Natal à Sexta-feira Santa ? De que maneira o Natal encontra seu cumprimento e total significado naquele dia ?

Inserida por pao_diario

FERRAMENTAS DA FÉ

Em seu livro Play Ball ( Jogar Bola ), o ex-jogador de beisebol Dave Dravecky , da Liga Principal All-Star, nos EUA, diz que alguns atletas são conhecidos na liga como " pacotes

completos " ou " jogadores de franquia ". O ex-empresário Leo Durocher, disse: " Esses são os atletas que os técnicos procuram, aqueles com capacidades excepcionais de

correr, pegar, lançar, rebater a longa distância, rebater pela média. "
Dravecky usa esta analogia para sugerir que o cristão tenha cinco ferramentas:
- Aceitar a Palavra de Deus como prioridade. " ...não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática " ( Tiago 1:22 ).
- Saber que é incapaz de crescer sem a comunhão dos cristãos. " ...vocês, por meio da fé que se baseia no evangelho, estão lutando juntos, com um só desejo " ( Filipenses

1:27 ).
- Orar regularmente . " ...orem sempre com o coração agradecido " ( Filipenses 4:6 ; Salmo 105:4 ).
- Falar a outras pessoas sobre seu relacionamento com Cristo. " ...anunciem a sua grandeza e contem às nações as coisas que ele fez. Cantem a Deus, cantem louvores a ele,

falem dos seus atos maravilhosos " ( Salmo 105:1-2 ).
- Manter-se humilde e amar os outros como Cristo nos amou. " Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios ; mas sejam humildes e

considerem os outros superiores a vocês mesmos. [ ...] Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha " ( Filipenses 2:3-5 ).
Dravecky conclui: " Os jogadores de beisebol precisam extrair o máximo de suas capacidades. Em cada geração, uns poucos selecionados nascem com a habilidade de jogar

com as cinco capacidades. Os cristãos, por outro lado, podem ser seguidores de Cristo, com estas cinco ferramentas sempre que andarem no caminho. Por que deveríamos

escolher a mediocridade ? " - Roxanne Robbins

Leia: Salmo 105:1-4
Procurem a ajuda do Senhor ; estejam sempre na sua presença ( v.4 ).

Examine:
- Salmo 8

Considere: Reveja os pontos que Dave Dravecky afirma abranger um " cristão de cinco habilidades ". Como tornar essas características uma parte importante da sua vida ?

Inserida por pao_diario

FIM DE JOGO

Algumas garotas japonesas se desmancham por namorados que na verdade nem existem. Um jogo on-line de simulação de namoro, denominado Webkare, permite que as garotas escolham um rapaz virtual on-line. Elas interagem com outros jogadores e leem uma série de conversas para cortejar seu amor on-line até ele finalmente retornar seu afeto.
Embora jogos românticos on-line possam ser inofensivos, muitos de nós fomos envolvidos em " jogos " de namoro na vida real que levam a consequências amargas.
Dalila é famosa pelos jogos de sedução que fazia com Sansão. O homem musculoso realmente a amava, mas ela estava em conluio com governantes filisteus - seus inimigos jurados. Cada um dos líderes prometeu dar-lhe " ...mil e cem barras de prata. " ( Juízes 16:5 ) pelo segredo da força de Sansão.
Sansão pode ter sido fisicamente forte, mas era emocionalmente fraco. Ele permitiu que sua namorada o manipulasse, perguntando: " Por que você diz que me ama se isso não é verdade ? " ( v.15 ).
A pergunta de Dalila é similar ao que muitas pessoas dizem hoje às pessoas pelas quais se interessam: " Se você realmente me amasse, você... " ( preencha ) . Soa familiar ? Se sim, você poderá desejar repensar o seu relacionamento, uma vez que o amor verdadeiro " ...não é [ ... ] egoísta... " ( 1 Coríntios 13:5 ).
Quando Dalila finalmente descobriu que eram as tranças de Sansão que o mantinham forte, ela o fez dormir e chamou alguém para raspar a cabeça desse. Quando ele estava vulnerável e ela conseguiu o que desejava, " ...passou ela a sub julgá-lo " ( v.19 ).
Às vezes, nos iludimos e acreditamos que podemos " pagar " e ter um relacionamento que nos satisfaz e honra a Deus. Mas, o melhor a fazer com pessoas que usam nossas emoções para sua própria satisfação é dizer-lhes: " Fim de jogo ". - Jennifer Benson Schuldt

Leia: Juízes 16:15-19
Então, ela disse: Por que você diz que me ama se isso não é verdade ? ... ( v.15 ).

Examine: - Provérbios 21:21
- Colossenses 3:5

Considere: Até que ponto o namoro deveria refletir a maneira como Jesus nos ama ? Quais os sinais de que alguém envolvido num relacionamento romântico está apenas jogando ?

Inserida por pao_diario

OBRA DE ARTE

Obra de arte Michelangelo começara o que imaginava ser sua realização maior - esculpir estátuas de mármore para o túmulo do Papa Júlio II, mas o papa o afastou para uma tarefa inferior, indigna da grande habilidade do artista. Michelangelo protestou, pois muitos pintores inferiores poderiam restaurar o teto de gesso da capela do papa. Ele deixou Roma, na fútil tentativa de evitar o trabalho. Ele detestou o papa forçá-lo a cumprir sua tarefa. Alguns acadêmicos acreditam que seu afresco contém um querubim fazendo um gesto de desprezo para um profeta do Antigo Testamento, parecido com Júlio. No entanto, Michelangelo se empenhou e transformou o restauro na obra-prima da Capela Sistina.
A despeito do insulto velado de Michelangelo ao papa, seu compromisso de sempre fazer o melhor exemplifica o mandamento de Paulo aos Colossenses: " O que vocês fizeram façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor... " ( 3:23 ). Por que Paulo diz que o nosso trabalho é " para o Senhor " ?
Anteriormente, na carta aos Colossenses, Paulo declara que Jesus é o Criador e " ...nele foram criados todas as coisas, nos céus e sobre a terra " ( 1:16 ). Se Jesus é o Criador, então Ele é aquele que " ...pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações " ( Gênesis 2:15 ) e ordenou a Adão e Eva: " Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem... " ( Gênesis 1:28 ). Os teólogos denominam esse mandamento inicial o " mandato cultural ". Como seguidores de Jesus - Deus nos chamou para estabelecer culturas que refletiam Sua beleza e glória.
O seu trabalho se encaixa nesse quadro ? O que você faz serve a outros e contribui para o desenvolvimento da cultura ? Dê a Deus o seu melhor com alegria, seja ao fazer um conserto, pintar uma obra de arte, ou ambos. - Mike Wittmer

Leia: Colossenses 1:15-16
O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas ( 3:23 ).

Examine: Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo ( Colossenses 3:24 ).

Considere: A importância bíblica do trabalho levou Lutero a Calvino a descrever cada tarefa como um chamado divino. Isso muda o modo de pensar sobre trabalho ?

DICAS DE BELEZA

Não muito tempo atrás, tivemos uma discussão no escritório sobre o que se deve comer com base no seu tipo sanguíneo. De repente, nossas conversas de horário de almoço foram temperadas com perguntas como: " Se sou B positivo, devo comer frango ou peixe ? " Os " gurus " da saúde que promovem a alimentação baseada no tipo sanguíneo afirmam que ela pode manter você em forma e com boa aparência.
Todos nós desejamos ter boa aparência e somos atraídos pela beleza. O livro Provérbios 31 oferece alguns excelentes dicas de beleza que todos nós - homens e mulheres - precisamos ler. Os versículos resumem grande parte da sabedoria encontrada no livro de Provérbios, e apresentam a verdadeira beleza de uma mulher sábia que teme ao Senhor.
Aqui estão cinco das suas características:
- Confiável ( vv.11-12 ). Pode-se confiar que ela fará o bem e não o mal aos outros.
- Perspicaz ou sábia ( vv.13-18 ). Ela raciocina ao longo dos seus projetos e administra sabiamente seu tempo e seus recursos. Isso a leva a completá-los com sucesso.
- Generosa ( vv.19-20 ). Ela dá aos pobres e necessitados - não é apática.
- Diligente ( vv.21-25 ). Ela se certifica de que tudo está providenciado para a sua família. Ela tem um sorriso no rosto e alegria no coração porque fez o melhor para prover.
- Fala com sabedoria e bondade ( v.26 ). Ela diz o que precisa ser dito e faz o que precisa ser feito !
Olhando para as características dessa mulher, vemos que a verdadeira beleza de uma pessoa brota da alma. Sua gentileza, cuidado e paixão fluem do seu relacionamento com Deus ( v.30 ). Sigamos seu exemplo e vistamo-nos com o " ...a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus " ( 1 Pedro 3:4 ). - Poh Fang Chia

Leia: Provérbios 31:10-31
A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada ( v.30 ).

Examine: ...encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente ( Filipenses 4:8 ).

Considere: De que maneira você poderia vestir-se com um espírito manso e tranquilo hoje ? O que é necessário para refletir a beleza de Deus ?

Inserida por pao_diario

O CAMINHO DO DESCANSO

Frequentemente, as estações de trem no Japão contém a lista de paradas escrita em kanji e inglês. Esta, em especial, não, e quanto mais eu olhava para a placa, mais ela zombava de mim.
Finalmente, perguntei à mulher ao meu lado se ela falava inglês. Ela compreendeu onde eu queria ir e me fez sinal para segui-la. Entramos num trem e ela puxou um mapa com as paradas escritas em inglês e japonês. Depois, levou-me à fila correta para a minha baldeação. Ela não se limitou a dizer-me o caminho; mas mostrou o caminho.
Quando Deus tirou os israelitas do cativeiro no Egito, não se limitou a dizer-lhes em que direção ir; mas lhes mostrou o caminho com uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite ( Êxodo 13:20-22 ). As pessoas, porém, se recusavam a confiar em seu Deus Provedor. Endureceram seus corações e se rebelaram contra Ele ( v.8; Salmo 95:7-8 ). As consequências foram desastrosas, pois " ...caíram mortos no deserto ", disse o autor de Hebreus ( 3.17 ).
Hoje, Deus nos mostra o caminho através da Sua Palavra e da iluminação do Espírito Santo ( João 14:16-17 ). Contudo, nós também podemos ignorar teimosamente Sua orientação. O livro de Hebreus diz que os israelitas incrédulos: " ...não puderam entrar na Terra Prometida porque não tiveram fé " ( 3:19 ). Depois, o autor faz uma distinção clara: " ...assim como aquelas pessoas ouviram, também nós ouvimos a boa notícia. Elas ouviram a mensagem, porém ela não lhes fez nenhum bem porque, quando a ouviram, não a receberam com fé. Portanto, nós, os que cremos, recebemos o descanso prometido por Deus... " ( 4:2-3 ).
Não encontrar a rota correta é uma inconveniência. Conhecer nosso destino final na vida e ainda recusar-se a segui-lo é um erro com consequências eternas. A pergunta a nos fazermos é: Estamos dentre aqueles que creem ? - Tim Gustafson

Leia: Hebreus 3:7-4:7
Cristo Jesus [ ... ] acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre ( 2 Timóteo 1:10 )

Examine: Leia o Salmo 78 para obter um novo discernimento sobre a teimosia da natureza humana e a benevolência do caráter de Deus.

Considere: Desobediência, preocupação e ingratidão são indicadores de que você não está crendo em Deus. A sua vida demonstra que você acredita neles ?

Inserida por pao_diario

TESOUROS

Segundo uma pesquisa, todos os dias os americanos compram uma média de 3.972.603 ingressos de cinema; e 1.683.835 músicas e discos em lojas on-line. Alugam 1.650.000 DVDs; compram 978.030 sacos de pipocas; 568.764 bolas de golfe; 443.650 batatas fritas grandes, 160.968 garrafas de vodca; 7.500 TVs LCD; e 60 carros de uma certa marca. Analisando essa lista incompleta, fica claro que muitos consumidores gastam dinheiro em coisas temporárias. Jesus, porém, diz que devemos usar nossos recursos para adquirir coisas eternas.
Em Mateus 6, Ele identifica dois tipos de tesouros. O primeiro, as coisas acumuladas na terra. Esses tesouros são vulneráveis a todos os tipos de deterioração e roubo. Eles são os bens que não devemos buscar. A alternativa são os tesouros no céu. Jesus não estava dizendo que podemos comprar a nossa ida para o céu. Estava simplesmente chamando-nos a simplificar as nossas vidas e utilizar nosso tempo e recursos em prol de pessoas necessitadas ( Mateus 19:21; 1 Timóteo 6:17-19 ). Quando nós, com motivos puros ( Mateus 6:1-4 ), renunciarmos às nossas vidas e aos nossos recursos pelos marginalizados, estaremos " armazenando " tesouros no céu.
De que maneira podemos determinar onde estão nossos tesouros e o nosso coração ? Creio que as seguintes perguntas poderão nos ajudar: O que ocupa meus pensamentos e devaneios ? Com que mais me preocupo ? Além da minha família imediata, quem ou o que tenho mais pavor de perder ? Que critérios uso para avaliar os outros ? A ausência de que me faria mais feliz ?
Consideremos em oração os recursos que utilizamos e procuramos, certificando-nos de que nossos pertences são utilizados para abençoar outros e glorificar a Deus. - Marvin Williams

Leia: Mateus 6:19-24
...ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês ( vv.20-21 ).

Examine: Se alguém é rico e vê o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus ? ( 1 João 3:17 ).

Considere: De que maneira você pode fazer um investimento na eternidade hoje ? Há uma boa maneira de avaliar o seu uso do dinheiro ?

A VIDA CONFUSA DE SALOMÃO
por mart dehaan

de certa distância, seria fácil idealizar salomão. a biblia nos fala da sua riqueza e de suas realizações. os projetos de construção que ele sonhava para o seu pais são um tributo á sua visão. suas compilações de provérbios e reflexões sobre o significado da vida demonstram a sua continua busca pelo conhecimento. entretanto, ao olharmos mais de perto, vemos que salomão tinha uma vida dificil e cheia de problemas, com a qual nos identificamos.

SALOMÃO FOI O FILHO GERADO PELO CASAMENTO DE SEU PAI E BATE-SEBA

ele herdou raizes do lado obscuro de seu pai. a mãe de salomão era casada com outro homem quando o rei davi e ela cometeram adultério. davi providenciou a morte do marido de bate-seba para encobrir o escândalo. o fato de o senhor ter amado salomão (2 samuel 12:24) e tê-lo tornado um dos homens mais sábios que o mundo jamais conheceu ilustra principios estabelecidos através das escrituras. deus não nos responsabiliza pelos pecados de nossos pais.

SALOMÃO HERDOU O TRONO EM MEIO A UM CONFLITO FAMILIAR

quando davi estava em seu leito de morte, seu filho mais velho, de outra esposa, tentou roubar o trono que fora prometido a salomão. neste momento critico, bate-seba interveio e relembrou o rei que ele tinha prometido o trono ao filho deles (1 reis 1:15-21). como deus havia dito a davi que salomão seria o rei (1 crônicas 22:9-10), as mudanças dramáticas nos acontecimentos que seguiram lembram que os nossos inimigos não podem impedir-nos de fazer aquilo que deus quer fazer através de nós.

OS PRIMEIROS ATOS DE SALOMÃO COMO REI OCORRERAM NUMA ATMOSFERA DE AJUSTES CULTURAIS E RELIGIOSOS

ele casou-se com a filha pagã do faraó do egito (1 reis 3:1), aparentemente, para encorajar um bom relacionamento com os vizinhos ao sul de israel. além disso, salomão e seu povo adoraram em lugares altos usados pelo povo daquela terra numa tentativa de aproximar-se dos seus deuses (1 reis 3:2-3). tal tipo de adoração tinha sido proibido desde os dias de moisés (deuteronômio 12:2). contudo, apesar destes erros espirituais, salomão tinha lugar para o senhor em seu coração, e deus foi paciente com ele. a experiência de salomão nos relembra que em nosso mundo despedaçado, deus pode trabalhar com o nosso de~sejo de honrá-lo — mesmo quando não compreendemos o quão confusos somos.

a experiência de salomão nos relembra que em nosso mundo despedaçado, deus pode trabalhar com o nosso desejo de honrá-lo — mesmo quando não compreendemos o quão confusos somos.

UMA DAS MAIS CONHECIDAS DECISÕES DE SALOMÃO FOI TOMADA QUANDO ELE ESTAVA DORMINDO

até os dias de hoje, salomão é relembrado pela maneira como respondeu quando o senhor lhe apareceu em sonhos e deu-lhe a oportunidade de pedir o desejo do seu coração (1 reis 3:5). surpreendentemente, salomão não pediu por saúde ou vida longa. ao contrário disso, ele pediu compreensão e discernimento para liderar a nação que lhe fora confiada. deus afirmou que estava satisfeito com aquele pedido e prometeu dar-lhe não somente um coração compreensivo, mas também saúde e honra. no entanto, o que alguns esquecem é que salomão fez este pedido enquanto dormia. toda a conversação ocorreu durante um sonho (1 reis 3:15). esta experiência nos relembra que deus trabalha conosco de diversas maneiras, que demonstram melhor a sua bondade, mais do que a nossa.

O PRIMEIRO ATO DA SABEDORIA DE SALOMÃO, REGISTRADO, FOI RESOLVER UM CONFLITO DE CONSEQUÊNCIAS TRÁGICAS ENTRE DUAS MULHERES DA RUA

deus poderia exibir o seu dom de sabedoria igualando as habilidades de salomão áquelas da alta sociedade e com os sábios de então. no entanto, o primeiro ato de sabedoria registrado foi o ajuste de contas entre duas prostitutas. ambas tinham filhos recém-nascidos cujos pais estavam ausentes. mas uma delas tinha perdido seu bebê por morte acidental e agora afirmava ser a mãe verdadeira do recém-nascido sobrevivente. as duas mulheres apelaram a salomão para arbitrar sua disputa. salomão foi capaz de fazer justiça á verdadeira mãe, pelo impensável ato de pedir por uma espada e ameaçar dividir o menino vivo em duas partes (1 reis 3:16-28). este primeiro ato de justiça praticado por salomão nos lembra que a percepção de justiça e misericórdia de deus alcança áqueles que outros rejeitariam como indignos.

SALOMÃO NOS MOSTROU COMO PROCURAR PELOS DOIS LADOS DA NATUREZA HUMANA

ao ameaçar "dividir o bebê", salomão nos mostrou que uma daquelas mulheres estava disposta a ver o bebê morto em vez de vê-lo nos braços de outra mulher. a segunda demonstrou que preferia dar a criança á outra em vez de vê-la morrer. ao trazer á superficie um dos melhores, e um dos piores lados da natureza humana, salomão nos fez vislumbrar nossos próprios corações. a sabedoria rastreia em nós as evidências de que somos criados á imagem de deus, e, também rastreia os sentimentos conflitantes que se originam ao declararmos a nossa independência de deus.

A SABEDORIA DE SALOMÃO NÃO O IMPEDIU DE AGIR COMO UM TOLO

apesar de todo o entendimento que deus deu a salomão, ele acabou fazendo exatamente aquilo que os reis de israel estavam proibidos de fazer (deuteronômio 17:14-20). ele multiplicou sua riqueza pessoal, esposas e parceiras sexuais de maneira excessivamente tolerante. em seguida, no momento que podemos pensar que ele não poderia ter feito nada pior, salomão construiu altares aos deuses pagãos de suas esposas nas montanhas que circundavam jerusalém (1 reis 11:1-8). a vida de salomão demonstra algo muito importante. a sabedoria nos é útil somente se dela fizermos bom uso.

A CONSTATAÇÃO DE SEUS PROBLEMAS E FRACASSOS, TALVEZ TENHA SIDO UMA DAS MAIS IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES QUE SALOMÃO NOS DEIXOU

pela insensatez de salomão vemos que toda sabedoria do mundo não modifica nossa natureza humana. quem dentre nós não quer ser mais honesto, amoroso e ter melhor autocontrole do que a nossa natureza nos permite? não necessitamos de uma sabedoria que nos transforme, e pela qual recebamos todo o crédito. precisamos verdadeiramente da sabedoria que vem como um presente da graça de deus, em cristo, através de cristo, e por cristo (1 corintios 1:30). por favor, pai celestial, ajuda-nos a jamais esquecermos que precisamos da sabedoria que aponta para, e, flui de teu filho. por favor, capacita-nos a sermos eternamente gratos a jesus pelo seu sacrificio, e em completa dependência do seu espirito para demonstrar uma sabedoria que glorifique teu nome para todo o sempre. amém.

A VOLTA POR CIMA

Quase todos nos lembramos da grande catástrofe do Titanic. Poucas vezes na
história ocorreu um naufrágio de tais dimensões: 1513 pessoas mortas. Muitos
pensaram que para os sobreviventes da tragédia, a vida tinha perdido todo o sentido.
E era muito provável que sim. No entanto, poucos anos depois, Norr is Williams,
um dos sobreviventes, ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris
(1920). Norr is aprendeu que não se perde uma partida enquanto ela não acaba. Ele
saiu vivo do naufrágio, para ganhar!
Poucas pessoas na história caíram tão fundo quanto Pedro. Foi capaz de negar
ao Senhor e dizer a todos os que o rodeavam que nunca o conhecera. Jurou e
blasfemou que não tinha nada a ver com aquele nazareno condenado à morte.
Quando Jesus o encontrou instantes depois, Pedro chorou amargamente; tinha
falhado no momento mais importante, fracassado com o Seu Salvador quando Ele
mais necessitava tê-lo ao seu lado.
Pedro se foi, desistiu de si mesmo, crendo que Deus não lhe perdoaria nunca
mais e abandonou sua missão para voltar ao seu antigo trabalho. A sua vida já não
tinha sentido; tinha dado tudo para seguir a Jesus, mas no momento mais importante,
o negou e o abandonou. Pedro nunca mais foi o mesmo: durante os dias
que se seguiram todas as sombras o faziam recordar seu medo; todos os sons
lembravam aquelas palavras “me negarás três vezes…”. Pedro não pôde dormir
mais… Todas as manhãs, o encontravam chorando e recordando o seu mestre:
aquele que havia ido sozinho para a morte, porque ele não teve coragem de estar
com Ele. Também queria morrer porque agora a sua vida não tinha objetivo.
Três dias depois, seus amigos — os seguidores de Jesus, vieram buscá-lo.
Pedro pensou que vieram reprová-lo pelo que havia feito, mas, não! Vieram contentes,
transbordando de alegria e dizendo: “O Senhor ressuscitou, e vai voltar
outra vez, e quer que tu estejas conosco” (Marcos 16:7). Pedro não pôde acreditar.
Foi correndo, cheio de alegria, ao sepulcro onde deixaram Jesus e vê que não
está ali. É verdade! Ressuscitou! E quando se encontra com Ele naquela mesma
noite (João 21), Pedro não sabe o que fazer para pagar seu pecado: trabalha,
traz os peixes, faz tudo sozinho! E Jesus, com Sua sabedoria divina lhe faz só
uma pergunta: “tu me amas?” e a faz três vezes — tantas quantas Pedro o havia
negado! Sim, Pedro entendeu que Jesus o perdoou e que Ele nunca nos nega!
Você já negou ao Senhor? Já o desobedeceu? Está caminhando longe dos
Seus planos? “Deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós e inclinai
o vosso coração ao Senhor.” Você foi muito longe e tem medo de Deus? Corra
para os Seus braços! Não há outro lugar mais seguro e cheio de amor. Jaime Fernández Garrido

PROBLEMAS

Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos… —1 Pedro 4:12
Você se surpreende que os problemas sejam parte da vida? É provável que não. Todos temos problemas íntimos e pessoais — falta de saúde, conta bancária vazia, amor frustrado, luto, perda do emprego e a lista continua.

Não deveria nos surpreender, portanto, que Deus permita as provações extras ao sermos ridicularizados e odiados por seguirmos a Cristo (1 Pedro 4:12). Mas os problemas, sejam comuns ao ser humano ou exclusivos aos cristãos, podem nos revelar o tecido moral de nossa alma.

Obstáculos fazem parte do jogo. Jamais vi um campo de golfe sem obstáculos. Os jogadores citam os campos com mais empecilhos como sendo os mais desafiadores, e percorrem um longo trajeto para testar suas habilidades nos campos mais difíceis.

Oliver Wendell Holmes disse: “Se eu tivesse a fórmula para transpor os problemas, não a distribuiria por aí. Não faria um favor a ninguém, pois os problemas trazem consigo a capacidade para lidar com eles. Enfrente-os sem medo, pois eles surgirão, e é melhor estar preparado para encará-los.”

Não devemos estranhar quando as adversidades surgem, pois Deus as usa para testar a força de nossas almas. A melhor maneira de lidar com os problemas é entregar a “…alma ao fiel Criador, na prática do bem” (v.19).

Grandes vitórias surgem de grandes problemas. Dave Branon

UM POR TODOS

Em novembro de 1947, Harry S. Truman, o trigésimo terceiro presidente dos Estados Unidos da América, tentou influenciar para que uma resolução da Organização das Nações Unidas dividisse a Palestina em dois países: judeu e árabe.

Truman, posteriormente, expressou sua convicção no renascimento do Estado de Israel dizendo: “Creio que Israel tem um futuro glorioso por vir? não apenas [como] outra nação soberana, mas como a personificação dos grandes ideais de nossa civilização.”

Curiosamente, um dos líderes espirituais de Israel demonstra pouca confiança em seu próprio povo. O rabino Meir Kahane (1932–90) revelou seu temor de que o seu próprio povo estava mais propenso a depender ainda mais de seus aliados do que de Deus que é a verdadeira fonte da grandeza de Israel.

O rabino Kahane, fundador da Liga de Defesa Judaica nos Estados Unidos escreveu: Por todo o tempo em que o judeu teve somente um aliado, ele se convenceu …de que a sua salvação se originou desse aliado. Somente quando ele está só? contra todos os seus próprios esforços e tentativas frenéticas? que ele, sem escolha, será impelido a se voltar para YHVH. (Nota: Em reverência ao seu Criador, os judeus praticantes utilizam o sinal gráfico, hífen, omitindo as vogais, ao referirem-se especificamente ao nome de Deus).

Se os comentários do rabino são apropriados, então o que ele disse sobre Israel deveria, também, nos dizer algo sobre nós mesmos. Quem dentre nós não está propenso a ter esperança e a confiar exatamente em qualquer coisa — e não no Deus que nos criou para si mesmo?

Ver-nos refletidos na história de Israel é uma atitude sensata, mas pode ser também uma experiência inspiradora. Se estudarmos a história do povo escolhido em profundidade, veremos como Deus escolheu esta nação por amor a todos.

Por exemplo, é importante para todos nós sabermos que Deus não escolheu Israel porque era a nação mais numerosa (Deuteronômio 7:6-8). Ele escolheu um povo pequeno e fraco que não era melhor do que outros povos para que pudesse demonstrar o que Ele poderia fazer por aqueles que colocam sua confiança nele.
O outro aspecto desta história é que Deus escolheu uma nação para demonstrar a todos que ninguém vive os grandes ideais de nosso Criador se depender de alguém ou alguma coisa que não seja o Deus que nos criou para Ele mesmo.

Em parte alguma esses dois aspectos da história são percebidos mais claramente do que nos eventos que cercam o nascimento e morte do Messias de Israel, pot tanto tempo esperado.

Conforme o evangelho de Mateus, nos dias do rei Herodes, os magos do Oriente vieram a Jerusalém e perguntaram: “…Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo” (Mateus 2:1,2).

Mateus chegou a dizer que Herodes não era o único aborrecido com essa notícia. Ele escreveu: “Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém (2:3).

Por compartilharem as emoções de Herodes, o povo de Jerusalém demonstrou que não estava preparado para a vinda do Messias.

Trinta anos depois, um profeta chamado João Batista confirmou que Israel não estava preparada para receber o seu Messias. Ele conclamou os seus compatriotas a reconhecerem que seus pecados os impediam de vivenciar os grandes ideais do reino de Deus.

Contudo, nesta ocasião, os líderes religiosos de Israel sentiram-se ameaçados não apenas por João, mas por aquele que João chamou de “…o Cordeiro de Deus” (João 1:36).

Após ouvir e presenciar, por três anos, a obra de milagres que o rabino de Jerusalém estava operando, os invejosos líderes religiosos pediram a ajuda de Roma para se livrarem de Jesus.

Neste instante a estratégia de Deus de um por todos teve um cumprimento inesperado. No momento mais infame da história judaica, Deus usou os insultos, varas e pregos de Seus inimigos para personificar o período mais áureo de Sua justiça, misericórdia e amor que o mundo jamais conhecera.
Mediante a missão definitiva de resgate chamada um por todos, o Filho de Deus encarnou-se em homem judeu perfeito e, voluntariamente, pagou o preço pelo pecado de todos. Em seguida, após três dias em um túmulo emprestado, Ele ascendeu dentre os mortos para oferecer perdão e imortalidade para todo o que nele cresse.

Tal ironia poderia proceder somente de Deus. Quem mais poderia usar nossos pecados mais desprezíveis como oportunidade para trazer-nos até Ele? Quem exceto Deus poderia usar a morte de Seu Filho para oferecer vida a todos? Quem a não ser nosso Criador escolheria uma nação que refletisse nossas mais corruptas tendências por amor a todos? Quem senão nosso Deus nos daria Seu Filho e Salvador que de fato encarna a justiça, a misericórdia e a imortalidade para as quais fomos criados?

Pai celestial, obrigado por usar um “povo escolhido” para contar-nos nossa própria história. Acima de tudo, obrigado por usar esta nação para nos outorgar o nascimento de um Rei que estava disposto a sofrer e morrer de forma inexprimível para compartilhar os grandes ideais de Seu reino conosco. Mart DeHaan

MAIS UM

Alguns jogadores brasileiros brilham tanto no esporte em outro país, que
imediatamente são “queridos” pelas torcidas e chegam a fazer parte da seleção
nacional. Esse é o caso de Alemão, um dos melhores jogadores de futsal,
atualmente na Seleção Espanhola; e de Marcos Senna, que chegou do São
Caetano ao Villarreal, para jogar a Copa do Mundo pela Espanha. Os dois
são crentes em Jesus e na Espanha adaptaram-se bem e aprenderam a ser
“mais um”.
Aproveito o dia de hoje para falar de algo que creio ser muito importante
em nossa vida: a identificação com as pessoas que nos rodeiam. O apóstolo
Paulo havia aprendido muito bem: “me fiz grego com os gregos, e judeu com
os judeus para ver se ganho algum”. E na situação que lemos hoje, quando
ninguém queria escutá-lo porque sabiam que ia falar do evangelho de Deus,
Paulo começa a falar na língua do povo e faz-se um silêncio impressionante.
Tinha conseguido chegar às pessoas da maneira mais simples e bonita para
o ouvinte: falar no seu próprio idioma.
Muitas vezes, nos comportamos como tolos. Lutamos e somos capazes
de perder tempo, dinheiro e forças para chegar com o evangelho às pessoas
que nos rodeiam e parece que não conseguimos. Talvez, tenhamos esquecido
uma das primeiras regras: identificar-se com elas. Não quer dizer que
tenhamos que ser como eles. Não quer dizer que devemos fazer o que eles
fazem (se é mau) ou que devemos ir a lugares que eles vão (se são contrários
ao que Deus diz). O que quero dizer é que podemos nos identificar com eles
em: língua, cultura, forma de ver a vida, costumes, horários. Sejamos mais
um entre eles, e que nos vejam como mais um. E isto não se pode fazer sem
envolvimento, precisa ser o desejo sincero de nosso coração!
O Senhor Jesus se fez homem, e durante mais de trinta anos viveu e
sentiu como os que o rodeavam, compreendeu as pessoas e se interessou
por elas, absorveu seus costumes, sua língua, sua cultura, se fez amigo das
pessoas! Ele foi capaz de amar a todos, independentemente de classe social,
condição econômica ou cultural. Era mais um com eles. Nunca fez nada mau
ou equivocado, ninguém percebia qualquer diferença.
Deus colocou você no lugar em que está. Ame as pessoas ao seu redor,
ame sua cultura. Ore por eles. Aprenda a compreendê-los e peça sabedoria
a Deus para saber como expressar a mensagem mais fabulosa que existe na
terra: o amor de Deus pela humanidade. Jaime Fernández Garrido

NÃO ABANDONE O BARCO

Paolo Rossi foi o artilheiro do campeonato Italiano no ano de 1978, jogando
no Lamerossi, um clube completamente desconhecido, que chegaria a ficar
em segundo lugar no campeonato. Infelizmente, algum tempo depois, Paolo
se envolveu num escândalo de apostas clandestinas e foi penalizado com
dois anos de suspensão. Todos o abandonaram e ninguém mais quis saber
dele. Todos menos sua namorada, Simonetta. Ela o animava diariamente a
continuar treinando e a esperar pela volta aos campos. Paolo voltou e de
uma maneira extraordinária! Em 1982 foi campeão do mundo com a Itália,
artilheiro do mundial e Bola de Ouro como o melhor jogador europeu. Quando
todos se vão…
Quando todos se vão, permanecer torna-se a maior demonstração de
amor que se pode oferecer. Os amigos que abandonam o barco quando este
se afunda, não são verdadeiros amigos. Você sabe de fato, quem realmente
está ao seu lado somente no momento difícil. Por uma simples razão: ninguém
acredita mais em você do que quem te ama. Que maravilhoso seria se
neste dia todos aprendêssemos esta lição! Solteiros e casados, pais e filhos,
amigos e amigas, todos os cristãos. Até o mundo seria diferente se todos nós
compreendêssemos o amor! E o amor de Deus é o mais perfeito de todos.
Anos atrás, escrevi uma canção que dizia:
Amar é dar sem esperar trocas,
Escutar quando tens muito a dizer
Perdoar mesmo sem merecer
Sonhar quando alguém precisa de teus sonhos
Cantar quando quer chorar
Recordar o que é bom, mesmo pouco
Dar sua vida e aceitar a condição de quem se ama…
Só Deus pode nos dar este tipo de amor, como o fez à minha esposa
Míriam, e a mim. Só Deus nos amou tanto, para não se importar o quanto
caímos. Só Ele esteve ao nosso lado e encontrou a possibilidade de nos
resgatar de onde estávamos. Ninguém demonstrou amor tão grande como o
nosso Deus.
Agora somos nós que precisamos mostrar este amor pelos outros: família,
amigos, vizinhos, ao mundo inteiro. Damos daquilo que recebemos. Jaime Fernández Garrido

NÃO PERCA SEU DIA

Francesca Micheline ganhou as medalhas de ouro no arremesso de peso e
disco dos Jogos Olímpicos de Londres de 1948. Francesca era fantástica
no arremesso de disco, mas era fantástica também no seu dia-a-dia, como
pianista concertista!
A música é uma das criações de Deus. Todo o universo e os milhões de
sons diferentes o testificam. A majestosa beleza, a harmonia, o ritmo, e centenas
de outras características da nossa música, são só sombras comparadas
com as músicas que um dia ouviremos na presença de Deus. Por enquanto,
louvamos a Deus com alegria, porque é uma das coisas mais preciosas que
podemos lhe oferecer.
O livro dos Salmos é um dos livros que mais nos fala sobre o que é o
louvor. Você mesmo pode ir anotando todos os ensinamentos que encontrar
sobre este tema. Veja alguns exemplos:
1. Importância do louvor no testemunho — Salmo 9:14
2. Deus habita nos louvores do Seu povo — Salmo 22:3
3. O louvor é bonito — Salmo 33:1
4. Deve estar continuamente em nossa boca — Salmo 24:1
5. Cantai ao Senhor, um cântico novo — Salmo 40:3
6. Louvor e festa — Salmo 42:4
7. Louvor como sacrifício — Salmo 50:14
8. O louvor é glorioso — Salmo 66:2
9. Nos leva à presença de Deus — Salmo 95:2
10. Deus é digno de nosso louvor — Salmo 96:4
11. Relação com a fé em Deus — Salmo 106:12
12. Louvor e canção — Salmo 28:7
13. Louvores em meio a provas — Salmo 42
14. Louvores para sempre — Salmo 44:8
15. Louvores com alegria — Salmo 63:5
16. Todos os povos louvem a Deus — Salmo 67:3,5
17. Os céus e a terra louvam a Deus — Salmo 69:34
18. Louvai a Deus pelo que Ele é — Salmo 107:1
19. Louvai a Deus, todo o dia — Salmo 119:164
20. Todo o ser que respira louve a Deus — Salmo 150:6
Não fique aí parado! Louve a Deus! Temos a vitória ao louvar a Deus. Jaime Fernández Garrido

PASSANDO O BASTÃO

Nas provas de atletismo de Seul 1988, a equipe de revezamento 4×100 m
dos EUA era, sem dúvida, a melhor. Alguns até diziam que era a melhor da
história. Carl Lewi s e Calvin Smi th estavam entre os corredores mas foram
desclassificados. Um dos componentes entregou o bastão fora dos 20 m
destinados para tal fim. Nas corridas de revezamento, a maior parte do sucesso
não está em quem são os componentes da equipe — claro que isto é
importante, mas em passar o bastão corretamente.
A meditação de hoje poderia ser dedicada, em primeiro lugar, aos mais
velhos, mas creio que todos nós temos algo que aprender desta história. Em
muitos aspectos, a vida é como uma corrida de revezamento. Alguns já estão
correndo enquanto nós crescemos, e chega o dia em que nos passam o bastão
e nós começamos a correr, até que podemos passar o bastão à geração
seguinte. É assim em quase todos os aspectos da vida, e é assim também na
vida espiritual e na igreja.
Nós jovens devemos receber o bastão dos que estão correndo agora.
Não podemos ficar quietos enquanto eles perdem suas forças porque, no final,
talvez todos percamos a corrida. Cada um deve correr durante uma época
determinada da vida, e ninguém podem, nem deve se esconder. Você deve
começar a trabalhar já, deve começar a ser útil, deve começar a aquecer motores
para que possam passar-lhe o bastão no momento oportuno: se quando
chegar o momento, você estiver parado, vai custar muito ganhar a corrida.
Os mais velhos devem ajudar os mais jovens a pegar o bastão. Se você já
tem idade para passar o bastão, não prossiga correndo “em seu ritmo”; pense
que outros mais jovens podem correr mais que você. Você já trabalhou muito
tempo, já foi útil. Agora ajude alguém, para que este também possa correr!
Não fique parado, pensando que ninguém precisa de você somente porque
já entregou o seu bastão. Lembre-se que o jovem necessita de alguém
que corra os primeiros metros com ele. Alguém que lute com ele, chore com
ele, inclusive que cometa equívocos com ele, até que possa correr sozinho!
Esta é, também, a única forma de aprendermos a passar o bastão a outro:
sem a ajuda dos corredores mais experientes, é quase impossível.
Tantos e tantos revezamentos, tantas e tantas situações da vida nas
quais, necessitamos aprender as lições da corrida: no trabalho, na carreira, na
igreja, no serviço a Deus. Corra em equipe! Prepare-se para receber o bastão,
para correr e para dá-lo a outro! A vitória final depende de você. Jaime Fernández Garrido

CONSCIÊNCIA PURA

Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens. —Atos 24:16
Após Ffyona Campbell tornar-se famosa como a primeira mulher a fazer a volta ao mundo a pé, sua alegria foi curta. Apesar da adulação que recebeu, algo a perturbava. A culpa a atingiu e a levou à beira de um esgotamento nervoso.

O que a incomodava? “Não deveria ser lembrada como a primeira mulher a dar a volta ao mundo a pé”, finalmente admitiu: “Eu trapaceei.” Durante sua caminhada, quebrou as normas do Livro de Recordes Guinness ao fazer uma parte do caminho a bordo de um caminhão. Para aliviar a consciência, chamou seu patrocinador e confessou sua fraude.

Deus tem dado a cada um de nós uma consciência que produz culpa ao cometermos erros. Em Romanos, Paulo descreve nossa consciência como “…mutuamente acusando-se ou defendendo-se…” (2:15). Para o obediente seguidor de Cristo, o cuidado com a consciência é um método importante para manter os limites morais apesar da imperfeição moral. Confessar o pecado, deixá-lo e praticar a restituição deveria ser uma maneira de viver (1 João 1:9; Levítico 6:2-5).

Paulo foi modelo de uma consciência bem cuidada, ao dizer, “…[Eu] me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens” (Atos 24:16). Através da confissão e arrependimento, manteve uma conta sempre em dia com Deus. O pecado o incomoda? Siga o exemplo de Paulo. Empenhe-se para ter uma consciência pura.

Se a Palavra de Deus guia sua consciência, permita que sua consciência o guie. Dennis Fisher

NUNCA DORMIMOS

Na minha angústia, clamo ao Senhor, e ele me ouve. —Salmo 120:1
Em meados dos anos 1800, o detetive Allan Pinkerton tornou-se famoso por esclarecer uma série de roubos de trens e frustrar uma conspiração para assassinar Abraham Lincoln, quando este viajava a caminho de sua primeira solenidade inaugural. Sendo uma das primeiras agências desse tipo nos EUA, a Agência de Detetives Pinkerton ganhou ainda maior importância devido à sua logomarca de um olho bem aberto e uma frase: “Nunca Dormimos.”

Não há melhor sensação do que sentir-se protegido e seguro. Você se sente sereno ao pegar no sono à noite com as portas trancadas e tudo silencioso. Muitos, porém, ficam acordados em suas camas com pensamentos apreensivos sobre o presente ou pavor do futuro. Alguns têm medo do tumulto lá fora ou de um cônjuge que tem sido violento. Alguns não conseguem descansar por se preocuparem com um filho rebelde. Outros ficam escutando, ansiosamente, para ver se o filho muito doente ainda respira.

São essas as horas em que nosso Deus amoroso nos encoraja a clamar a Ele, àquele que “…não dormita nem dorme” (Salmo 121:4). O Salmo 34:15 nos lembra que “Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.”

Pinkerton pode ter sido o olho particular inicial, mas aquele que realmente tem o olho que nunca dorme está atento aos clamores dos justos (Salmo 34:17).

Quando lembramos que Deus está acordado, podemos dormir em paz. Cindy Hess Kasper