Poesias e poemas de Aristóteles

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O pai do Leonardo,desconhecido,não viu seu filho por opção porque sabia que se visse ficaria extremamente decepcionado.

Concorda com isso também o que habitualmente se endente chamando homem feliz quem bem vive e bem obra; pois que a felicidade é pouco mais ou menos isto: viver bem e bem obrar

Mas a retórica é útil porque a verdade e a justiça são por natureza mais fortes que os seus contrários.

A diferença entre um homem sábio e um homem ignorante é a mesma entre um homem vivo e um cadáver.

“De fato, os homens começaram a filosofar, agora como na origem por causa da admiração, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples” (Aristóteles, Metafísica, Livro Alpha, capitulo 2, 982b)

Um legislador sábio só deve considerar, no Estado, no gênero humano ou nas sociedades particulares de que é composto, a sua aptidão à vida feliz e o gênero de felicidade de que são capazes.

o ser se exprime de muitos modos,mas nenhum modo exprime o ser
O ser se diz em varios sentidos

Inserida por loveandrockets

Avaro é aquele que não gasta naquilo que deve, nem naquilo que não deve, nem quando deve.

Inserida por DavidFrancisco

Mas o bem, a perfeição para cada coisa, varia segundo a virtude especial dessa coisa. Por conseguinte, o bem próprio do homem é a actividade da alma dirigida pela virtude; e, como há muitas virtudes, será a actividade dirigida pela mais alta e a mais perfeita de todas. Acrescente-se também que estas condições devem ser realizadas durante uma vida inteira e completa, porque uma só andorinha não faz a Primavera, nem um só dia formoso; e não pode tão-pouco dizer-se que um só dia de felicidade, nem mesmo uma temporada, bastam para fazer um homem ditoso e afortunado.

Inserida por Gabriel86

A partir do momento que sua felicidade deixa de se resumir a comidas, você deixa de ser a Isadora

Inserida por RodrigoBoladaum2

Quando plausível, o impossível se deve preferir a um possível que não convença.

Inserida por LEandRO_ALissON

"A amizade perfeita é a dos homens que são bons e afins na virtude, pois esses desejam igualmente bem um ao outro enquanto bons, e são bons em si mesmos. Ora, os que desejam bem aos seus amigos por eles mesmos são os mais verdadeiramente amigos, porque o fazem em razão da sua própria natureza e não acidentalmente".

Inserida por LEandRO_ALissON

E por isso foi dito, não sem razão, que o bem é aquilo a que as coisas tendem.

Inserida por oliverwill

⁠O mais importante é encontrar metáforas, pois é a única coisa que não se pode aprender de outros e é um sinal de uma natureza engenhosa. Para fazer metáforas é necessário reconhecer a igualdade.

Aristóteles
Schopenhauer, Arthur. A arte de escrever. Porto Alegre: L&PM, 2011.
Inserida por Vitor12

Pelo fato de um dos extremos estar mais próximo do meio-termo e assemelhar-se mais a ele, não opomos ao meio-termo esse extremo, e sim o seu contrário.

Aristóteles
Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
Inserida por mi_v_t_

⁠"A investigação começa pelo repertório de opinião dos sábios."

Inserida por rapha777

Aquele que tem noções mais precisas sobre as causas das coisas e é capaz de dar uma explicação perfeita delas em seus ensinamentos, é mais sábio do que todos os outros em qualquer outra ciência.

Inserida por HDRUMMOND

Pois a alma da democracia consiste, como pensam alguns, na liberdade, sendo todos iguais a este respeito, devem ter a mesma parte nos bens civis e principalmente nos grandes cargos; e como o povo é superior em número e o que agrada à pluralidade é lei, tal Estado deve necessariamente ser popular. Mas se todos são indistintamente admitidos no governo, é a massa que se sobressai e, sendo os pobre assalariados, podem deixar o trabalho e permanecer ociosos, não os retendo em casa a preocupação com seus negócios.

Inserida por EdinilsonCerqueira

"Quanto à vida consagrada ao ganho, é uma vida forçada, e a riqueza não é evidentemente o bem que procuramos; é algo de útil, nada mais, e ambicionado no interesse de outra coisa"

Inserida por diana_raposo

É por isso que Deus sempre frui prazer único e simples, pois não existe somente uma atividade do movimento, mas também uma atividade do repouso, e sente-se mais prazer no repouso do que no movimento.

Inserida por samuel_roberto_1