Biografia de Alexis de Tocqueville

Alexis de Tocqueville

Alexis Tocqueville nasceu em Paris, França, no dia 29 de julho de 1805. Formou-se em Direito e atuou como juiz. Aristocrata com inclinações democráticas ficou impressionado com a nascente democracia norte-americana quando visitou aquele país entre os anos de 1831 e 1832.

De volta à França, com 28 anos, escreveu sobre o que havia visto: a radical democratização de uma sociedade, na qual todos, com exceção dos escravos, eram iguais perante a lei, independentemente da origem social. A principal obra de Tocqueville “A Democracia na América”, apesar de ver com simpatia o igualitarismo americano, considerava a democracia tediosa e alertava para os perigos de ela se tornar uma tirania de massas.

Foi deputado em diversas literaturas, chegando a ser vice-presidente da Assembleia Constituinte de 1849. Escreveu ainda: “O Antigo Regime e a Revolução” (1856). Faleceu em Cannes, França no dia 16 de abril de 1859.

Acervo: 5 frases e pensamentos de Alexis de Tocqueville.

Frases e Pensamentos de Alexis de Tocqueville

Mais que as idéias, são os interesses que separam as pessoas.

Creio que, em qualquer época, eu teria amado a liberdade; mas, na época que em vivemos, sinto-me propenso a idolatrá-la.

O maior cuidado de um Governo deveria ser o de habituar, pouco a pouco, os povos a dele não precisar.

Democracia e o Socialismo não têm nada em comum além de uma palavra: igualde; Mas note a diferença: enquanto a democracia procura a igualdade na liberdade, o socialismo procura igualdade na restrição e servidão.

A vontade nacional é uma dessas expressões de que os intrigantes de todos os tempos e os déspotas de todas as épocas mais amplamente abusaram. Uns viram sua expressão nos sufrágios comprados de alguns agentes do poder; outros nos votos de uma minoria interessada ou temerosa; há mesmo quem a descobriu inteiramente formulada no silêncio dos povos e pensou assim que, do fato da obediência, nascesse para eles o direito de comando.