Textos sobre a Passagem do Tempo

Cerca de 2417 textos sobre a Passagem do Tempo

A passagem do tempo é estimulada,por nossas ações, deveres, responsabilidades e atitudes. Que somados juntos vamos ao encontro do saber, do aprender e principalmente do viver, mas quando viver, lhe digo que apenas viver por viver é pouco mediante o tamanho e proporção de alegrias, felicidades incontestáveis, que a vida , a maravilhosa vida venha a nos gratificar.
Em especial o dia de hoje, será e esta sendo vivido intensamente, me sinto muito grato a todos, que um dia passaram em minha vida, e que irão passar. De tudo e de todos eu só tenho agradecer, por serem quem são , pois o que mais me realiza e me completa são pessoas verdadeiras, pessoas que hoje muitos posso chamar amigo outros de conhecidos. Mas o melhor de tudo isso, de todos esses anos que se passaram, eu tenho um imenso respeito ao senhor do tempo.
As palmas que receberei em especial hoje, as dedico ao Pai celestial, o Reis dos Reis, onipotente e onipresente.
Obrigado DEUS por me conceder esta passagem em minha vida, hoje mais do que nunca me reverencio a ti senhor. Peço que venhas derramar tua unção, sobre todos estes filhos teus, que não deixes que percam a fé pois tu és o inicio o meio e fim.
EU ACREDITO EM TI JESUS, EU CONFIO EM TI JESUS ...

Inserida por ronisjrp2017

Tratamos o tempo como célebre passagem de um momento,
e sempre lembramos dele quando precisamos, ora para resgatar algo ou simplesmente julgar o que perdemos e o que queremos pelo mau uso corrente.
Somos senhores do tempo e detentores do livre arbítrio como diz a palavra do senhor.
O tempo segue seu fluxo natural de concatenar o que se pretende fazer e o que foi feito.
Os chineses dizem que o principio da sabedoria do tempo vai muito além de precisar com
horas e minutos criado pelos ocidentais, mas tratam o tempo como uma fase de espírito,
por conseguinte podemos envelhecer fazendo o que queremos a tempo ou sem tempo perdemos
tempo e nos lamentar. Porque o principio da sabedoria é a paciência que é inimiga do nosso tempo.
alex

Inserida por alexsandrohenrique

Desde muito jovem, quando um pedreiro que trabalha em minha casa me disse uma passagem bíblica:
De fato, se não se abreviassem aqueles dias, nenhuma carne seria salva; mas, por causa dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados
(MATEUS 24:23)

Será que estamos realmente nos fins dos tempos.
De certo que sim, isso nos acontece porque paramos de nos concentrar a beleza do cotidiano, como as árvores, os pássaros, a leitura de livros sadio e as conversas com pessoas mais velhas para ficarmos entretidos em Televisores, computadores e tudo mais que aumentam nosso fluxo de pensamentos, distanciando-nos do presente e nos jogando para o futuro “o queremos ser ” e o passado “tempo que não temos mais”.
O tempo realmente está mais rápido em nossos pensamentos, e quando acordamos já estaremos de partida.

Inserida por cei

É importante entender a passagem do tempo e o que isso pode provocar em nossa vida.
Como é impossivel deter a marcha do tempo, temos que saber amadurecer sem envelhecer,
não permitindo que nossa alma envelheça e nem envileça, vamos deixar o problema apenas
com o corpo...
Osculos e amplexos,
Marcial

ENTENDER E ACEITAR A PASSAGEM DO TEMPO E A VIDA
Marcial Salaverry

Entendendo ser algo inevitável, temos que saber encarar a passagem do tempo, e entender que podemos amadurecer sem envelhecer. É preciso sabermos encarar essa idéia, aceitando que efetivamente é impossível deter a marcha do tempo, vamos procurar com boas idéias, saber que podemos encará-la numa boa.

As idéias amadureceram mais um pouco, pois li um pensamento de L'Inconnu que se aplica à perfeição ao tema e que exige uma certa reflexão. Vejam se não estou certo:
"Pense em si mesmo como alguém que tem direito à felicidade".

Temos de convir que L'Inconnu teve uma sábia inspiração, pois é exatamente essa a sugestão que se pode passar para as pessoas que começam a se entregar ao peso dos anos, esquecendo-se de que enquanto estamos vivos, sempre temos algo a fazer, e não podemos nos entregar à idéia de que "estamos velhos e nada mais temos a fazer".

Acredito que a pior coisa que pode acontecer a uma pessoa é chegar naquele ponto em que acha que nada mais tem a fazer e entrega os pontos. Pode-se dizer que morreu em vida. E como é ruim quando isso acontece. Chegando a esse ponto, realmente começa a morrer para a vida, e assim sendo, sinceramente gostaria de pegar cada uma dessas pessoas apenas para tentar mostrar que todos, sem exceção temos algo a fazer por alguém. Ninguém está completamente inutilizado para a vida.

Temos que nos lembrar de que todos tem direito à felicidade, à vida, mas temos que saber buscá-la, uma vez que não se pode esperar que ela caia do céu.
E... como buscá-la? Argumentou uma amiga, acrescentando que estava viúva há já alguns anos, e que sentia muito a falta do marido, e não via mais razão de viver. Vamos relembrar este episódio, porque já teve uma outra sequência, e para tanto, vamos transcrever o diálogo que aconteceu há algum tempo:

"Após ouvi-la, deixei-a chocada quando perguntei por que então não se enterrava junto (tipo tratamento de choque). Sugeri depois, que começasse a viver, pois tinha direito à felicidade. Indiquei-lhe procurar os Centros de Convivência da Terceira Idade, que procurasse grupos de excursão, que procurasse, enfim, contato com pessoas vivas, e que enfim, ao invés de ficar em casa chorando a perda do companheiro querido, que procurasse sim, manter as recordações de todos os bons momentos vividos juntos, e que fosse tentar viver. Bem, para encurtar a história, hoje essa pessoa continua só, mas notei uma alegria de viver no brilho de seus olhos. Tem viajado constantemente. Nas reuniões do Cecon, conversa com amigas lá conhecidas, faz tricô, está aprendendo pintura em seda. Enfim, está vivendo. Está feliz. Esqueceu o marido? Claro que não. Sempre se lembra dos momentos felizes vividos juntos. Mas são lembranças boas, e não amargas. Não lamenta mais o fato dele não estar mais aqui, mas sim alegra-se por ter tido sua companhia por tantos anos."


Bem isso foi em novembro de 2008. Hoje, tive o prazer de encontrar essa amiga. Pareceu-me rejuvenescida. Está amando. Encontrou um outro coração solitário, e estão namorando. Ela tem 71 anos, e o feliz noivinho, tem 74. Estão felizes. Estão vivendo novamente. Fiquei feliz quando ela me disse que foi aquele diálogo que abriu seus olhos para a vida, e é fácil entender que, como ocorreu com ela, qualquer pessoa solitária pode encontrar um outro alguém que esteja igualmente solitário. Claro que não se pode esperar que surja uma grande paixão, um grande amor. Mas basta que surja alguém com quem possa dividir a solidão. Alguém com quem se possa caminhar de mãos dadas pela vida...

Verdade seja dita, tal encontro não é imprescindível, pois é perfeitamente possível administrar-se a solidão. Basta que se encontre uma ocupação. Algo com que preencher o tempo ocioso. Os fatos são os mesmos, o que muda é o enfoque. É a maneira de se encarar os fatos.
Se a idéia serviu para uma pessoa que estava completamente amargurada, poderá servir para qualquer pessoa. Basta que consiga acender uma pequena luzinha em sua vida. Basta que entenda seu direito à felicidade e saiba usá-lo.

E amigos, como é bom sentir-se VIVO, como é poder agradecer ao Amigão o fato de sentirmos a alegria de viver.
Para cada problema existe uma solução. Só temos que saber procurar. O importante é nunca entregar os pontos. E o ponto final da vida só surge quando ela efetivamente acaba, e nunca antes.
Bem crianças, vamos sempre procurar viver, e para isso, o melhor é fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA...

Inserida por Marcial1Salaverry

Aproveite sua estadia por aqui, o máximo
que puder, pois o tempo de sua passagem por este estágio é muito curto para desperdiçá-lo com banalidades,
preconceitos e discriminações.
Esta rápida faculdade da vida, especialista em aperfeiçoamento humano, só te levará às provas de sua admissão
para este curso maior.
Caso não tenhas aproveitado seu tempo, valorizando apenas a importância desta jornada, terás de renascer novamente por aqui,
sem eliminar outras experiências cruéis
sofridas antes, pois nada aprendestes com elas.
(Teorilang)

Inserida por ivan_teorilang

O tempo nos instantes da vida

Imagino que a passagem do tempo não seja constante
Um moto contínuo em velocidade constante
E, em que pesem equações e teorias,
O que vejo são instantes entre um agora e um depois.
Separando momentos vividos, emoções, sentimentos.

Assim como os átomos formaram a matéria
Os Sentimentos deram significado a nossas vidas
Tornaram-nos o que somos.
Um conjunto de informações sensoriais e emocionais
Intercaladas e subsequentes ao longo do tempo.

Em algum lugar acima de nós,
Imagino, paira um backup.
O conjunto das vivências de todos nós
Informações de tudo o que fomos e realizamos
E a partir das quais podemos vir a realizar

Um arquivo atemporal e impessoal
Acessado sempre que olhamos prá cima
Em busca da solução para um problema
Ou num Dé Javu, a sensação de já ter visto. ou vivido,
Uma lembrança do passado

São lembranças indefinidas
Para além da realidade presente
Acessadas e entendidas num átimo
Em linguagem pictórica
Que rodam tipo Lives em main streams,

Nesses momentos o tempo passa
Como os discos long play
Nos escaninhos do sebo que visito,
Onde relembro datas, fatos, sentimentos.
Folheando as capas dos discos

E Ligo músicas aos lugares, momentos e emoções
E de repente viajo lá prá cima
Em lives de momentos vividos
Trago o ontem pro agora
Numa sequências de Sons e Imagens de selfies encadenadas

Uma linguagem instantânea
Com tudo vindo num flash
Na velocidade do pensamento
No ritmo das canções...

(Musica incidental, In my Life - Beatles)

Inserida por KaoMoreira65

⁠O tempo é emblemático, porque não faz clareza de sua passagem, mas é capaz de entender nossa necessidade dele como remédio.
O tempo cura tudo, promove uma desconstrução de histórias e as reescreve, levando-as para novas direções, com uma organização de novas estruturas.
O tempo faz com que tudo mude de uma forma diferente daquilo que já nos tinha acontecido de maneira equivocada.
O tempo é o rei que governa todas as coisas.

Inserida por bellamagnolia

Várias pessoas passam por nossas vidas,
algumas ⁠só de passagem mesmo,
outras ficam por um bom tempo
e muitas vezes, sem entendermos
ou sem aceitarmos, vão embora,
entretanto, aquelas que mais importam,
chegam e ficam,
tornando-se cada vez mais relevantes, ainda que fiquem distantes
ou que o contato seja menos frequente, fazem-se presente nos principais momentos marcantes,
sejam de dificuldades ou alegres
até com uma simples mensagem,
Apesar das diferenças,
todas partilham de um mesmo fato
que nenhuma delas passa sem deixar algo pra nós,
seja uma benção ou um aprendizado.
Nem sempre há uma explicação
no primeiro momento,
entretanto, há a certeza
de que somente ficarão
aquelas que são necessárias
que, se Deus quiser, de alguma forma
estarão conosco
até o fim de nossas jornadas.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Este deserto em que estou não é um lugar definitivo.
Estou de passagem.
E, enquanto nele estou, aproveito a paisagem...
Mas... não só.
Nele aprendo que tudo é e não é.
Nele descubro o que é necessário
e o que desnecessário é.
Nele me vejo em miragens.
Há fantasias... e utopias.
Nele me dou o direito de transformar sonhos em realidade...
e também de vê-los como meras alegorias...
Nele me alimento de suor e lágrimas.
Nele deixo-me reflorescer como os brancos e perfumados lírios.
Nele vejo um céu mil vezes mais estrelado.
Nele misturo certo o que parece errado.
Nele o turvo é desnublado.
Dos pequenos restos que de mim restam resta quase nada.
... só o tempo de uma jornada.
Meu deserto é o tempo e espaço de uma parada... é chuva de areia que minh’alma branqueia.

Inserida por RosangelaCalza

⁠Passagem do Tempo.

O passado, o presente o futuro o tempo e uniforme, nunca sabemos o que vai acontecer só sabemos o que já aconteceu.

Como a areia da ampulheta o tempo não pára, e sempre continuo como a água de um rio, sem para o tempo continua seguindo.

Ele começa pra uns, continua pra outros e acaba para todos, mais isso sempre seguindo do seu jeito sem defeito as vezes imperfeito.

Mais sempre cabe a nós aproveita o tempo do nosso jeito, o máximo possível, para quando ele acabar não aver arrependimento em nosso peito.

Inserida por miguel_f_gomes

⁠Passagem aberta


Uma passagem foi aberta,
do outro lado da ponte vejo uma fogueira implorando mais uma companhia,
a noite cai, a lua ilumina as estrelas da cidade, ilumina os nossos olhos tão próximos,
a neve é a dona do terreno, o mar é o artista principal apreciado do alto da montanha gélida,

vale a pena deixar os sentimentos flutuarem nas enormes ondas da imaginação,
logo atrás, na casa com o teto coberto de neve a luz está acesa me convidando para entrar,
na montanha russa dos sentimentos encontrei um espaço em aberto, então tirei minha armadura e relaxei no templo do prazer, no tempo dela.

Inserida por ricardo_souza_5

⁠Procuremos ser felizes.

A única certeza deste mundo é que nós estamos de passagem por aqui, tudo passa, inclusive cada um de nós. Somos finitos e sabemos disso, cada segundo vivido nos aproximamos inexoravelmente do fim. Cada segundo conta a mais na nossa trajetória rumo ao nosso ocaso.

Se sabemos disso, porque de não valorizar todo tempo possível para viver melhor. O que nos leva a sempre perder tempo com sofrimento, amarguras, descasos, falta de amor, são tantos adjetivos que nem vale a pena falar.

Procuremos sermos felizes e de bem com a vida, isto que na realidade importa e produz bons frutos.

Inserida por marcelo-martins

Chega um dia na vida
Que a medida de tudo
Muda
A passagem do tempo
E a contagem das horas
Dinheiro contado
O Relógio emudece
Cresce a escuridão
Escurece
E tudo é medido
Pela altura
Nessa altura da vida
É que se descobre
Descobri
Que eu não sou quem eu era
Eu morri
Faleci de esperar
O dia que não veio
Morri de tanta espera
Bem no meio da vida
Esperei por ela
Parado
Bem no meio do passeio
Um arranjo de flores
Hoje, em meio a essas dores
Não sei se era pra mim
Ou se pra ela
Minha causa mortis
Desnuda
Fingindo vestida
Foi vida
De todo despojada
Minha vida me matou
Enquanto a vivia
Triste a morri
E a vida seguia
Morri de vida
Sem rumo
Sem prumo e nem norte
Eu morri uma morte linda
de morte despercebida
Enquanto a vivia ainda.

Edson Ricardo Paiva.

Passagem do ano

Passagem
O último dia do ano
não é o último dia do tempo.
Outros dias virão
e novas coxas e ventres te comunicarão o calor da vida.
Beijarás bocas, rasgarás papéis,
farás viagens e tantas celebrações
de aniversário, formatura, promoção, glória, doce morte com sinfonia e coral,
que o tempo ficará repleto e não ouvirás o clamor,
os irreparáveis uivos
do lobo, na solidão.

O último dia do tempo
não é o último dia de tudo.
Fica sempre uma franja de vida
onde se sentam dois homens.
Um homem e seu contrário,
uma mulher e seu pé,
um corpo e sua memória,
um olho e seu brilho,
uma voz e seu eco,
e quem sabe até se Deus…

Recebe com simplicidade este presente do acaso.
Mereceste viver mais um ano.
Desejarias viver sempre e esgotar a borra dos séculos.
Teu pai morreu, teu avô também.
Em ti mesmo muita coisa já expirou, outras espreitam a morte,
mas estás vivo. Ainda uma vez estás vivo,
e de copo na mão
esperas amanhecer.

O recurso de se embriagar.
O recurso da dança e do grito,
o recurso da bola colorida,
o recurso de Kant e da poesia,
todos eles… e nenhum resolve.

Surge a manhã de um novo ano.
As coisas estão limpas, ordenadas.
O corpo gasto renova-se em espuma.
Todos os sentidos alerta funcionam.
A boca está comendo vida.
A boca está entupida de vida.
A vida escorre da boca,
lambuza as mãos, a calçada.
A vida é gorda, oleosa, mortal, sub-reptícia.

Carlos Drummond de Andrade
Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

Sobre lembranças…

É tão incrível como reagimos a passagem dos dias, na maior parte do tempo os dias são todos iguais, inalterando qualquer coisa em nossa vida, tão imperceptível que acaba e mal nos damos conta. Mas existem aqueles dias, aqueles dias pelos quais se vale a pena viver, dias em que um simples Oi , um sorriso, qualquer coisa pode mudar na sua vida.

A questão é… esses dias passam despercebidos, disfarçados de dias comuns, e sua importância só será compreendia do futuro, quando tudo o que nos restar for fragmentos de lembranças de coisas que nos faziam seguir em frente, coisas das quais ainda não estávamos preparados para abandonar. E esses momentos deixam marcas eternas em nossos corações, lembranças que aos poucos se tornam saudade, de uma época talvez um pouco menos complicada. E essa saudade… (suspiro) é impossível de se explicar.

Inserida por jessicacrissoares

Natureza

O ciclo da vida é algo divino, tudo se renova na passagem do tempo... como é bom ter sensibilidade, estando atento a detalhes...!

Se não fôssemos parte dela, como seria sentir o vento bater em nossos rostos... ouvir o som da cachoeira e o canto dos pássaros...!

Ver a floresta amazônica quase submersa A caatinga, a mata atlântica e o pantanal... o lindo arquipélago Fernando de Noronha e as belas praias mundo afora...!

Se não fôssemos parte dela, como veríamos o mundo animal que também fascina... veja os animais arriscando constantemente a vida...!

Quem não gostaria de estar numa savana africana? Assistir a caçada de um leão pela sua sobrevivência...!

Ou quem sabe ainda cruzar os grandes oceanos e ver as baleias caçando as focas... mergulhar nas profundezas dos oceanos e nos grandes mares, e ver de perto os seres viventes daquele lugar...!

Seria maravilhoso ver as águias passearem no céu do nosso grande continente... e os jacarés com os seus nados desengonçados nos belos rios do pantanal mato-grossense...!

Acompanhar o rastejar das cobras e seguir de perto os lagartos, vendo-os mudarem constantemente de cor na grande Amazônia...!

Mas, infelizmente a correria pelo progresso tem destruído o que há de mais belo no planeta, a natureza!

Inserida por 81024673

Existem muitas coisas
Que marcam a passagem do tempo
Outras mais a podem simbolizar
Uma torneira que goteja
Um ponteiro lento e constante
O movimento do Sol
Mudando a sombra de lugar
a todo instante
E assim a vida passa
Sem que a gente a veja
A fogueira se apaga
e a fumaça se dissipa
Chega outra sexta-feira
Acontece o ano inteiro
E quando você olha pros lados,
distraído
Esse ano já tornou-se
Ano Passado
Os bons momentos que você recorda
São tempos idos
dias distantes
Cada dia que a gente recebe
sem perceber
Se dissipa
Qual fumaça da fogueira
A gente viveu cada momento
Minutos que passaram lentos
Numa vida galopante
Você foi seguindo
O tropel da cavalgada
Até que um dia se dá conta
Que o movimento lento e constante
dessa viagem
Teve sempre o mesmo sentido
E esse sentido é pra frente
Agora você tem
O tempo que não chegou
E o momento presente
Mas não existe no mundo
Estrada
Que possa te levar
novamente àqueles lugares
a vida sempre pode ser vivida
Mas não pode jamais
Ser revivida ou melhorada
Faça o seu melhor agora
Amanhã
Poderá não te restar
Mais nada

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

Olha ela!
O espelho revela
A passagem dos anos
A parada no tempo
o despertar de um sono

Sono profundo
do tempo de um cochilo
da cruel realidade de um longo inverno

Mas não ha o que fazer
nem lamentar

outros espelhos nos cerca
espelhos de todas
as espécies

mas espellhos
humanos ....
esses são difíceis de desviar

refletem
distorcem
ampliam
racham
quebram
machucam

má sorte por anos
assim diz a máxima
isso é o mínimo

Inserida por magmagvieira

DESEJO EMPALHADO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Meu olhar nunca viu a passagem do tempo
em teus olhos, teus lábios e tua textura;
tua essência madura manteve o frescor
que alimenta o meu vício de ficar por perto...
Sei que os anos insistem até nos puir,
desbotar fantasias, desfazer costuras,
mas tomei esse glúten do eterno desuso
entre juras não feitas e nenhum desgaste...
O que nunca se tem não tem data vencida;
minha vida manteve o tempero em conserva,
preservou a miragem da primeira vista...
Uma chama te aquece num banho-maria,
suaviza esse dia que jamais virá
e renova o desejo que te plastifica...

Inserida por demetriosena

a passagem do tempo denoto numa torre de solidão,
muitas vezes me pego pensando em você,
dai percebo o tanto que é tarde, mas, momentaneamente deixo minha imaginação voar sem limites a acordo na solidão dos meus pensamentos,
exclamo minhas lagrimas secaram diante ação da morbidez dessa vida,
passo dias olhando para o nada buscando uma resposta do qual nunca terei exito pois
a ferida que se abriu apagou qualquer chance de sucesso,
vagamente pingos de chuva cai sobre a ferida que são memorias perdida que ainda estão vivas,
e busco as magoas que deixei em espaço em branco que um dia foi minha vida meu amor.
e agora passou por uma transformação do qual sou apenas um distante pensamento jogado ao vento.

Inserida por celsonadilo