Realeza

Cerca de 160 frases e pensamentos: Realeza

A realeza de Pelé

Depois do jogo América x Santos seria um crime não fazer de Pelé o meu personagem da semana. Grande figura que o meu confrade Laurence chama de ‘o Domingos da Guia do ataque’. Examino a ficha de Pelé e tomo um susto: – 17 anos! Há certas idades que são aberrantes, inverossímeis. Uma delas é a de Pelé. Eu, com mais de 40, custo a crer que alguém possa ter 17 anos, jamais. Pois bem: – verdadeiro garoto, o meu personagem anda em campo com uma dessas autoridades irresistíveis e fatais. Dir-se-ia um rei, não sei se Lear, se ‘Imperador Jones’, se etíope. Racialmente perfeito, do seu peito parecem pender mantos invisíveis. Em suma: – ponham-no em qualquer rancho e sua majestade dinástica há de ofuscar toda a corte em derredor.

O que nós chamamos de realeza é, acima de tudo, um estado de alma. E Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável: – a de se sentir rei, da cabeça aos pés.

Quando ele apanha a bola, e dribla um adversário é como quem enxota, quem escorraça um plebeu ignaro e piolhento. E o meu personagem tem uma tal sensação de superioridade que não faz cerimônia. Já lhe perguntaram: – ‘Quem é o maior meia do mundo?’. Ele respondeu com a ênfase das certezas eternas: – ‘Eu’. Insistiram: – ‘Qual é o maior ponta do mundo?’ E Pelé: – ‘Eu’. Em outro qualquer, esse desplante faria rir ou sorrir. Mas o fabuloso craque põe no que diz uma tal carga de convicção que ninguém reage e todos passam a admitir que ele seja, realmente, o maior de todas as posições. Nas pontas, nas meias e no centro, há de ser o mesmo, isto é, o incomparável Pelé.

Vejam o que ele fez, outro dia, no já referido América x Santos. Enfiou, e quase sempre pelo esforço pessoal, quatro gols em Pompéia. Sozinho, liquidou a partida, liquidou o América, monopolizou o placar.

Ao meu lado, um americano doente estrebuchava: – ‘Vá jogar bem assim no diabo que o carregue!’

De certa feita, foi, até, desmoralizante. Ainda no primeiro tempo, ele recebe o couro no meio do campo. Outro qualquer teria despachado. Pelé, não. Olha para frente e o caminho até o gol está entupido de adversários. Mas o homem resolve fazer tudo sozinho. Dribla o primeiro e o segundo. Vem-lhe, ao encalço, ferozmente, o terceiro, que Pelé corta, sensacionalmente. Numa palavra: – sem passar a ninguém e sem ajuda de ninguém ele promoveu a destruição minuciosa e sádica da defesa rubra. Até que chegou um momento em que não havia mais ninguém para brilhar. Não existia uma defesa. Ou por outra: – a defesa estava indefesa. E, então, livre na área inimiga, Pelé achou que era demais driblar Pompéia e encaçapou de maneira genial e inapelável.

Ora, para fazer um gol assim não basta apenas o simples e puro futebol. É preciso algo mais, ou seja, essa plenitude de confiança, de certeza, de otimismo que faz de Pelé o craque imbatível.

Quero crer que a sua maior virtude seja, justamente, a imodéstia absoluta. Põe-se por cima de tudo e de todos. E acaba intimidando a própria bola, que vem aos seus pés numa lambida docilidade de cadelinha.

Hoje, até uma cambaxirra sabe que Pelé é imprescindível na formação de qualquer escrete.

Na Suécia, ele não tremerá de ninguém. Há de olhar os húngaros, os ingleses, os russos de alto a baixo. Não se inferiorizará diante de ninguém. E é dessa atitude viril e, mesmo, insolente de que precisamos. Sim, amigos: – aposto minha cabeça como Pelé vai achar todos os nossos adversários uns pernas-de-pau.

Por que perdemos, na Suíça, para a Hungria? Examinem a fotografia de um e outro times entrando em campo. Enquanto os húngaros erguem o rosto, olham duro, empinam o peito, nós baixamos a cabeça e quase babamos de humildade. Esse flagrante, por si só, antecipa e elucida a derrota. Com Pelé no time, e outros como ele, ninguém irá para a Suécia com a alma dos vira-latas. Os outros é que tremerão diante de nós.

Nelson Rodrigues
A pátria de chuteiras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

Nota: Crônica publicada na revista “Manchete Esportiva”, em 8 março de 1958.

...Mais
Inserida por pensador

⁠A beleza das pessoas está na realeza das cores de suas almas. O valor das pessoas está nos gestos mais simples do seus cotidianos. Tudo isso molda cada um de nós, que nada mais somos do que a essência dessas cores e gestos que deixamos à mostra.
Flávia Abib

Inserida por FlaviaAbib

⁠Em um reino distante, em tempo também distante, entenderam a realeza que continuar como eram não seria bom, devido também as mudanças nos sistemas de poderes fora dali. Assim, decidiram implantar um sistema de governo que pudesse ser agradável a todos, onde todos seriam donos daquele reino, mas no fundo não queriam perder o poder que tinham e apesar que tenham dado à todos o poder da escolha, dividiram essa escolha em duas partes, garantido desta forma a permanência no poder apenas daqueles que sempre os possuíram. Porém, passado um bom tempo, o povo, de esquerda do poder, parecia saber como jogar o jogo do sistema, mesmo sendo sempre quem está abaixo do poder lutando para tê-lo. Ainda que quem assume o poder sempre, sempre se confunde com algumas das essências de quem o possuía, pelas beiradas ou imperceptível, passa à direita. Talvez este seja sim um problema do poder, mas o capitalismo é sem dúvidas uma incrível saída política, pois, ainda que da riqueza à pobreza ou da pobreza à riqueza em um piscar de olhos, a crença de que a culpa de tudo é tida por diligência ou desleixos individuais, faz com que este sistema jamais seja questionado, e assim, seus ideais cúpidos passam despercebidos da maioria, e talvez este seja mesmo um problema do sistema...

Inserida por FranciscoFontes

⁠PIJAMA REAL
Afinal o que é riqueza?
Tanta insônia pela grana?
Traz coroa à realeza
Paz dos filhos de pijama.

Inserida por alfredo_bochi_brum

⁠”A maior realeza é ser rei de si mesmo.”

Inserida por andreymiranda

Tão nobre como a docilidade de suas palavras, é a realeza de sua presença.

Inserida por moulinmoulinda

Achei que o medo fosse o preço da realeza.

Inserida por pensador

A solidão é uma batalha que até mesmo a realeza precisa enfrentar por conta própria.

Inserida por pensador

A ⁠espontaneidade de uma plebéia graciosa, a preciosidade da realeza, princesa maravilhosa, junção simplesmente perfeita entre a nobreza e a liberdade, venustidade intensa, reino de felicidade, ser seu súdito é uma benção, ser seu bobo da corte é uma graça, ser seu príncipe é uma honra, ser os três é uma dádiva, um para cada ocasião a depender da sua necessidade, um amor sem comparação, coroado com a sua amada reciprocidade.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Nosso sistema de governo "Democracia Realeza".
Única no mundo.

Inserida por Negreiros

⁠Na Democracia Realeza tudo pode para os amigos do Presidente-Rei.

Inserida por Negreiros

"Deus é a única fonte de sabedoria e de justiça pura o suficiente para resolver qualquer problema".

Vida De Princesa!

A
vida me
negou uma
coroa de princesa...
Para tanto!
Também,
não preciso
beijar sapos.
Nem me fazer
de boazinha.
Muito menos,
comer maçã
envenenada.
Nem jogar
tranças da janela.
Não vou nunca
ser Cinderela,
Vestir roupas longas
com espartilhos..
Que alívio,
que suspiro!
Se não pertenço
a realeza...
Posso afirmar
com certeza:
_As uvas estão verdes.
Sem a inveja da raposinha!
Risos!

⁠O que é difícil não me assusta. O que é difícil motiva-me e tira o melhor de mim.
Pra fazer história é preciso pensar diferente, ter um mentalidade muitas vezes incompreendida. Mas eu não nasci pra me explicar, eu nasci pra fazer. Castelo de São Jorge.

⁠A noite que desperta gentilmente a paixão na grandeza de um belo Florescer que exala com presteza uma sedução, ornada pela sutileza e pela elegância, que resplandece à semelhança do seu lindo sorriso de exultação, da profundeza reluzente do seu olhar, da luminosidade dos seus cabelos, trazendo mais viveza para esta ocasião, sendo uma presença singular, estrela fervorosa na escuridão, emoção violeta, poderosa, essência misteriosa da realeza, mulher virtuosa, inegável riqueza.

⁠( A espera da estrela que Brilha )

Quem é vc ?
Que me inspira , e me faz querer ti ver ...
Ao crepúsculo do dia
Ao entrar da Noite

Estou aqui novamente
Querendo ti ver
Oh estrela que brilha
Que caminha pelos céus

Tua beleza , enobrece
A minha Realeza
Estou aqui só vou sair
Quando vc vim ...

⁠Princesa do amor e da simplicidade, beleza real e grandiosa que agora está ainda mais enaltecida, profundeza confiante e reluzente no olhar, lábios exuberantes, precisão admirável no seu rosto, cabelos luminantes, preciosidade no seu sorriso esplêndido, essencialidade majestosa, dessarte, seu reinado é feito de vitalidade, divinamente, abençoado, um trono firmado na sua verdade, uma mulher e tanto, atraente de corpo e alma, flor de pétalas e essência, graciosidade legítima, merecidamente destacada de uma atípica realeza.

⁠Com essa chuva o sol ficou escondido.
A chuva também é linda,por vezes é perigo,mas o sol,nem se compara tamanha beleza.A chuva é nobreza, e o sol, realeza!

Fundo do poço

Quando te sentires amargurado, e o mundo aparentemente irado virar-se contra ti, e te sentires no fundo dum infinito poço sem fim, olha aqui seu moço, é bom redundares um pouco, porém, enxergues além do falso arcabouço e não olhes aquém, tampouco a quem não goste de ti, não olhes ao lado, e centrado saibas: esse é o refluxo da maré em seu repuxo preconizando o teu gosto através do teu gesto modesto e proposto. Esperes pacientemente, porém, jamais passivamente, pois, a luta faz parte da vida da gente, continues de cabeça erguida não te abales e vejas que existe a vida e creias que existe um Deus dentro de ti, o qual esquadrinha até os teus rins. Como faz com a natureza nada deixando-lha faltar, quanto mais a ti que é a semelhança de sua realeza. Firmeza com fineza vai fazer acender o prazer em sua mesa e terás um bom fim.

jbcampos

Inserida por camposcampos

A velocidade de sedimentação encontrou o seu propósito de vida quando descobriu que o seu sangue era realeza: passou a escrever biografias de reis líderes natos.

Inserida por sofialeal