Principais Ideias do Nicolau Maquiavel

Cerca de 237 frases e pensamentos: Principais Ideias do Nicolau Maquiavel

Não tem outro modo de esquivar-se das adulações senão fazendo os homens entenderem que eles não o ofendem dizendo-lhe a verdade.

Maquiavel
O príncipe. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

⁠Um homem que quiser fazer profissão de bondade, é natural que se arruine entre tantos que são maus.

Maquiavel
O príncipe (1532).

⁠Deve-se, em todas as coisas, considerar o fim.

Maquiavel
A mandrágora (1524).

⁠O homem acostumado a agir de um modo só nunca muda.

Maquiavel
The Portable Machiavelli (1979).

Cada um vê o que pareces, poucos sentem o que és.

Inserida por Siby

Veem-se aqui extraordinárias ações de Deus, como ainda não se teve exemplo: o mar se abriu, uma nuvem revelou o caminho, da pedra brotou água, aqui choveu o maná; tudo concorreu para a vossa grandeza. O que resta a fazer é tarefa que a vós compete. Deus não quer fazer tudo, para não nos tolher o livre-arbítrio e parte da glória que nos cabe.

Niccolò Machiavelli in O Príncipe

Inserida por Filigranas

… penso poder ser verdade que a fortuna seja árbitra de metade de nossas ações, mas que, ainda assim, ela nos deixe governar quase a outra metade . Comparo-a a um desses rios impetuosos que, quando se encolerizam, alagam as planícies, destroem as árvores, as construções, arrastam montes de terra de um lugar para outro: tudo foge diante dele, tudo cede ao seu ímpeto, sem poder obstar-lhe e, se bem que as coisas se passem assim, não é menos verdade que os homens, quando volta a calma, podem fazer reparos e barragens, de modo que, em outra cheia, aqueles rios correrão por um canal e o seu ímpeto não será tão livre nem tão danoso.
Do mesmo modo, acontece com a fortuna; o seu poder é manifesto onde não existe resistência organizada, dirigindo ela a sua violência só para onde não se fizeram diques e reparos para contê-la.

Niccolò Machiavelli in O Príncipe

Inserida por Filigranas

… muitos têm tido e têm a opinião de que as coisas do mundo são governadas pela fortuna e por Deus, de sorte que a prudência dos homens não pode corrigi-las, e mesmo não lhes traz remédio algum. Por isso, poder-se-ia julgar que não deve alguém incomodar-se muito com elas, mas deixar-se governar pela sorte.
(…) penso poder ser verdade que a fortuna seja árbitra de metade de nossas ações, mas que, ainda assim, ela nos deixe governar quase a outra metade .

Niccolò Machiavelli in O Príncipe

Inserida por Filigranas

Muitos entendem que os príncipes que granjearam fama de prudentes, devem-no não à sua natureza, mas aos bons conselhos dos que lhe estão ao redor. É um erro manifesto, porque é regra geral, que não falha nunca: um príncipe que não seja prudente por si mesmo não pode ser bem aconselhado, se por acaso não acatar o juízo de um só, muito sábio, que entenda de tudo. (...)
Os bons conselhos, de onde quer que provenham, nascem da prudência do príncipe e não a prudência do príncipe dos bons conselhos.

Niccolò Machiavelli - O Príncipe - cap.XXIII

Inserida por OswaldoWendell

“Os homens não são nunca tão maus que queiram oprimir a quem devem ser gratos”.


O Príncipe - cap.XXI

Inserida por Filigranas

“A prudência está justamente em saber conhecer a natureza dos inconvenientes e adotar o menos prejudicial como sendo bom”.

(O Príncipe - cap.XXI)

Inserida por Filigranas

Costumam dizer que os homens prudentes, e não casualmente ou sem razão, que aqueles que desejam ver o que será, ponderam sobre o que já foi: porque todas as coisas do mundo, em todo tempo, têm sua própria relação com os tempos antigos. Isso acontece porque se as coisas são feitas pelos homens, que têm e sempre tiveram idênticas paixões, é inevitável que produzam idêntico efeito.”

Inserida por fredvilar

… quando um príncipe se apoia totalmente na Fortuna, arruina-se segundo as variações dela. Também julgo feliz aquele que combina o seu modo de proceder com as particularidades dos tempos, e infeliz o que faz discordar dos tempos a sua maneira de proceder.
(Niccolò Machiavelli - O Príncipe)

Inserida por Filigranas

A poucos homens é dado retificar os erros que cometem...

Inserida por profeborto

Governar é fazer acreditar.

Inserida por DavidFrancisco

Mesmo que se disponha de poderosos exércitos, há sempre necessidade dos favores dos habitantes de uma província.

Inserida por Desligado

Os homens devem ser afagados ou aniquilados, visto que se vingam das pequenas ofensas.

Inserida por Desligado

É inevitável que um homem que queira sempre agir como boa pessoa em meio a tantos que não o são acabe por se arruinar.

Inserida por Desligado

Deve dar pouca importância a conspirações quando conta com a simpatia do povo, porém, quando este lhe é hostil e o odeia, deve temer a tudo e a todos.

Inserida por Desligado

Os homens acabarão sempre te servindo mal se não houver uma necessidade que os torne bons.

Inserida por Desligado