Poemas Bibliotecário

Cerca de 64 poemas Bibliotecário

⁠Poesia oculta feita de vários
livros nas estantes das bibliotecas,
Assim sou eu a abrir caminhos
para todas as descobertas.

Por mais que fechem ou queimem
sempre serei aquele livro
que ao reaparecer iluminará alguém
quando menos esperarem.

Porque silenciosa de vários livros jamais serei rebelião controlada,
Podem me fechar ou queimar,
que sempre haverá alguma escapada.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Saudade.

A língua portuguesa é tão rica e por esta mesma causa tornou-se muito invejada pelos inventores de palavras. Basta receber alguns comentários mais afoitos para sentirmos quão grande são as palavras criativas de resumos e invencionismos, nesta nossa tão querida e maltratada língua, por parte exclusiva das grandes "pérolas do Enem nacional". Isto faz-me recordar que somente nós, usuários deste vernáculo temos uma única palavra que exprime um grande e gostoso, ou não, por vezes triste sentimento, o qual chamamos de saudade.

É esta uma das palavras mais presentes nas poesias de amor da língua portuguesa. Pena que a educação em "lato sensu", presente verdadeiramente entre os anos de 1950 a 1970, quando as escolas profissionalizantes grátis, com o "curso científico", nos auros tempos do "tesouro da juventude", enciclopédia, até hoje insuperável em compêndios e conteúdo, presentes na maioria das bibliotecas escolares, eram ofertados a grande massa populacional, incluindo os menos abastados trabalhadores e aos seus filhos, por direito, quando tanto as prefeituras, estado e governo federal, comungavam de um ideal único, que era o desenvolvimento e a preservação da soberania nacional, resquícios das benesses implantadas pelo saudoso e insuperável presidente Getúlio Vargas, verdadeiro e único pai dos pobres.

Transformados que fomos em eternos órfãos, por mais que morramos nós e nossos sucessores filhos, nunca nos sentiremos novamente, um dia, adotados sequer, pois o egoísmo indecente daqueles herdeiros políticos que o sucederam, desde então, sequestrando nossa capital federal aqui do Rio (RJ), para escondê-la, a seu bel prazer e deleite, nos mais longínquos rincões do sertão brasileiro, sonegou-nos o simples direito adquirido de sermos, ao menos, felizes.

Inserida por ELIERRE47

Por trás de cada pessoa, existe uma grande história.Somos um universo de bibliotecas ambulantes.

Eu amo livros de Bibliotecas. Um dia estão nas minhas mãos, no outro será folheado por outra pessoa, e já esteve em diversas mãos desde seu nascimento.
Suas folhas, geralmente, amareladas pelo passar do tempo, trazem impressões das lágrimas de quem se emocionou com sua história, da risada de quem se alegrou, da euforia de quem se aventurou até onde sua imaginação pode ir.

As maiores riquezas da humanidade não estão dentro dos cofres, estão dentro das bibliotecas.

Seja qual for o custo de nossas bibliotecas, o preço é barato em comparação com o de uma nação ignorante.

Vivemos num tempo em que borboletas voam em bibliotecas; os livros ficam às moscas nos casulos das instituições. Quando o livro perde seu caráter mágico e passa a ser apenas um aglomerado de folhas e palavras, o mundo perde a dimensão do possível e se afoga na impossibilidade do real.

O que eu gosto de visitar em uma cidade são as igrejas, os cemitérios e as bibliotecas, todas coisas que exigem silêncio e aspiram à eternidade.

As bibliotecas deviam ser declaradas da família dos aeroportos, porque são lugares de partir e de chegar.

Valter Hugo Mãe
Contos de cães e maus lobos. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2019.

Nota: Trecho do conto Bibliotecas.

...Mais

⁠Bibliotecas são reservatórios de força, graça e inteligência, lembretes de ordem, calma e continuidade, lagos de energia mental.

⁠Bibliotecas são pulmões, livros são o ar fresco que inspiramos para manter o coração batendo, manter o cérebro imaginando, manter viva a esperança.

Saudade da querida literatura que ficou arquivada nos armários das bibliotecas que hoje permanecem carentes do calor humano.

Inserida por pulu

Os mais velhos (pais, avós) são bibliotecas com grandes qualidades e nunca devemos deixar de visitá-los constantemente para melhor conservação.

Inserida por sergiopalege

Existem trilhões de bytes em arquivos na nuvem e milhões de livros nas bibliotecas, mas nem tudo isso define o que é o ser humano. Conhecemos quase tudo, mas sabemos muito pouco.

Inserida por jnatinha

"As bibliotecas constituem a herança académica mais sublime e confiável. Por isso, visite-as e desfrute os diferentes sabores que elas oferecem"

Inserida por SantosGS

Em pouco tempo no avançar dos próximos anos ainda neste século 21 selarão as principais bibliotecas e os arquivos de fontes fidedignas de todo conhecimento enciclopedista universal. O indivíduo e a sociedade não mais terão acessos aos conteúdos de relevância, continuidade, aprendizado e consonância com a verdade, a lógica e a realidade seja ela ortodoxa ou acadêmica.O império da comunicação globalizada vive a profecia ficcional de Aldous Huxley e as constatações de Antonio Negri, entre as obras Admirável Mundo Novo e o Império. Sendo assim não se conversa mais, extingue se o
colóquio, a conversação, o diálogo.Afinal o que se relaciona ao conhecimento não pode e nem deve ocasionar inadequadamente dentro do processo constitutivo de dominação da massa a indesejada transmissão ou recepção independente uma forma torpe e marginal de compreensão, ação, postura, Interjeição, sentimento, emoção e entendimento.Tudo que seja próprio, incomum, personalizado será banido e é a qualquer tempo expressamente inadequado.

Inserida por RicardoBarradas

As pessoas podem perder as suas vidas em bibliotecas. Elas deveriam ser advertidas.

Inserida por pensador

"Como as ciências da Documentação e informação estão para os Arquivos e Bibliotecas, as Ciências Museológicas estão para os Museus. Estes três são os que eu chamo de tríade do conhecimento"

Inserida por SantosGS

As bibliotecas são os QG’s da supra-inteligência, onde estrategicamente são tramadas as guerras contra a ignorância e o não conhecimento.

Inserida por JotaW

As bibliotecas são templos do conhecimento em que todos poderão encontrar aquilo que buscam.

Inserida por Mario11