Pedido de desculpa

Admitir erros, pedir desculpas, se afastar de lutas pelo poder – nada disso é derrota. Não se busca a superioridade competindo com outras pessoas.

Em dia com a vida

Um pedido de desculpas é uma forma de dizer que você tem tamanha sintonia com o outro que é capaz de sentir que uma palavra sua feriu os sentimentos dele.

Um dos maiores recursos para gerar felicidade é manter a vida sempre em dia. Meu amigo Ken O’Donnell diz que podemos descobrir o grau de maturidade de uma pessoa de acordo com o tempo durante o qual ela consegue carregar um mal-estar em relação a alguém.

Uma pessoa que tem maturidade percebe facilmente quando alguma coisa está maculando seu coração. É como se fosse uma camisa branca em que um simples pingo de azeite é percebido à distância. Já quem não amadureceu se parece mais com uma camisa preta, que não mostra a sujeira.

Quando você presta atenção em si mesmo, é fácil perceber que alguma coisa não está bem nos relacionamentos com as pessoas que ama. Ao notar que criou um mal-estar, prontifica-se a se desculpar com alguém que magoou ou questionar quem magoou você.

Já quem só se importa consigo mesmo nem sequer é capaz de imaginar que feriu o outro. Quem valoriza os próprios sentimentos tanto quanto os das outras pessoas age de forma diferente: pede desculpas, o que é uma maneira de dizer “eu te amo”.

Um pedido de desculpas é uma forma de dizer que você tem tamanha sintonia com o outro que é capaz de sentir que uma palavra sua feriu os sentimentos dele. Procurar um amigo para falar de algo que ele fez e que magoou você é uma forma de dizer “você é importante para mim”.

Isso acontece raramente porque muitas pessoas preferem “deixar pra lá” quando estão chateadas com alguém. Pensam que quem ama entende o comportamento do outro. O problema é que nem sempre há um coração assim tão compreensivo e, com o tempo, a situação mal resolvida acaba fazendo com que se afastem do amigo que as magoou.

A vida é cheia de mal-entendidos, não dá para evitá-los. O importante é não deixar que eles cresçam para que tenhamos um sono tranquilo. Na maioria das vezes, as pessoas que nos magoaram não fizeram isso por maldade, mas simplesmente por descuido. Conversar sobre isso mostra que você é uma pessoa especial.

Quem tem a sabedoria de manter os relacionamentos livres de incômodos também conserva a cabeça livre de pendências. Quando sabe que tem de fazer alguma coisa, vai lá e faz, parte para o tudo ou nada, pois entende que, enquanto não o fizer, estará com a cabeça ocupada com o problema.

É incrível como somos capazes de deixar que as pendências se arrastem até o último minuto. Um jovem, por exemplo, tem de fazer a inscrição para o vestibular. Sabe a data em que as inscrições começam, mas deixa para fazer a dele na semana seguinte – e a preocupação de não esquecer já começa a ocupar espaço em sua mente.

Na semana seguinte, ele arruma um monte de coisas para fazer e deixa para depois. Enquanto isso, a preocupação vai aumentando e só terminará quando a pendência for resolvida. Lembre-se: só quem mantém a mente livre de pendências e preocupações tem tempo para ser feliz e olhos para os passarinhos da vida...

Pense no que você faz. Um pedido de desculpa não deixa para trás uma grande mágoa.

Muitas vezes, as pessoas, sem refletir, confundem pedido de desculpas com fraqueza pessoal de quem a pediu e começa esnobá-la. Esquecem-se, porém, que desculpar-se é muito mais constrangedor do que conceder a desculpa. Por isso, não tirem proveito dessa situação de inferioridade, porque além de estarem perdendo a grande oportunidade de crescerem, poderão perder de vez aquele que está tentando se redimir. Lembrem-se; ninguém é completamente perfeito e nem dono absoluto da verdade.

UM PEDIDO DE DESCULPAS

Hoje peguei aquela carta que você me enviou, e, li novamente.
Ao ler, o choro foi inevitável, como se eu a estivesse recebendo pela primeira vez.
Em meio a sua grafia, minhas lágrimas e, meu arrependimento.
Arrependimento por nunca ter ouvido o que suas palavras queriam me disser. Por tamném, nunca ter olhado em seus olhos e falado delas para você.
Nunca contei que naquela manhã, ao abrir a porta de meu quarto e olhar no chão aquele papel dobrado, mal podia imaginar que seria seu coração o autor.
Peguei do chão e ao ler seu nome logo após o "De", o meu após o "Para" e abaixo "Um pedido de desculpas", meu coração suptamente, disparou, minha única reação antes de abrir, foi, sentar na cama.
Ao abrir a carta, abriu-se também o caminho para as lágrimas. Em poucas linhas você falou ao meu coração, você venceu ali o medo, a vergonha e o orgulho, deixou seu coração ditar as palavras. Nunca, poucas linhas haviam me feito tão bem, haviam me feito soluçar e explodir de alegria.
Ao ler ali naquele papel que você me amava, que não me trocaria por mais ninguém, e, seu pedido fazendo, pedindo que permanece por você e voltasse a bater sua porta, senti que o mundo era apenas eu, meus soluços e minha alegria naquele segundo. Por fim, seu nome assinava e finalizava a carta.
O dia passou, e, a noite chegou. Quando li a carta a primeira coisa que queria era ter corrido para teu abraço, porém, esperei meus sentidos voltarem ao normal. Ao anoitecer, fui até sua casa. Nunca contei que fiquei mais de quarenta minutos no lado de fora, criando coragem de bater à porta, imaginando minha reação ao cruzar seu olhar. Enfim, bati e as surpresas ainda não haviam acabado. Ouvi seu grito falando "Não abra, é pra mim", meus ouvidos levaram direto ao coração e as lágrimas voltaram a rolar enquanto você se dirigia para abrir a porta. Quando abriu me olhou e falou chorando "Eu sabia que você viria!", falei "Eu vim, por você", nos abraçamos chorando e o mundo parou naquele abraço. Conversamos por mais longos minutos e refizemos nossos votos.
Aqui está a parte da história que você sabe, e, eu nunca te contei que, no verso daquela carta eu escrevi algumas palavras para você, palavras que você até hoje não leu, que até hoje não cumpriram seu papel. Também nunca contei que até hoje a sua única carta dedicada a mim, está guardada, que sempre que sinto sua falta, volto a ler e me pergunto: "Será que tudo isto ainda existe, em você também?".
Quero que saiba, que, naquela época eu sabia que te amava, mas, não sabia o quanto. A anos sofro por você, choro por você, hoje sei que te amo, um amor mais forte que o tempo, um amor que segue comigo onde quer que eu vá. Hoje queria poder viver este amor, porém, demos espaço para que nossas vidas mudassem.
Sabe o que mais me tortura? É não saber se você ainda me ama como escreverá, é não saber se você ainda espera que eu bata novamente sua porta, e se está também é sua dúvida, sim, eu nunca deixei de amar você, tive medo, fugi deste amor, foi inutil, eu ainda sonho que poderei viver este amor, e, sei que você também, o tempo passou só no calendário, quando a gente se olha é como se a distância nunca tenha estado entre nós. Sua boca pode mentir para mim, agora, seus olhos e seu coração, jamais.
Quero muito que você leia isto, que é um desabafo de mais de três anos, e que olhe para sua vida, suas escolhas e faça o que eu fiz, deixe de ter razão e opte por ser feliz, sei que parece díficil mudar a vida no estagio que está, eu tive que fazer isto, e fiz sabendo que não podia negar o que sempre sinti por você. Se ao ler isto, passou um filme em sua cabeça e lágrimas em sua face, me procure, e vamos juntos, mudar nossa história, vamos viver este amor como sempre fizemos, sendo a confiança e a amizade a base. Negar, fugir ou esconde-lô, não dá, é amor, e ele é maior que tudo, maior que o tempo. Ainda há tempo, não deixe mais quatro anos passarem, mudo meu destino para ficar na sua vida...

Um dia o ser humano vai ter o prazer de descobrir sozinho que um pedido de desculpas não faz a menor diferença se você não muda junto com ele.

Ainda bem que existe um Deus acima de todas as pessoas que acreditam que um pedido de desculpa desfaz a dor da decepção e da falta de caráter. Cicatriz é marca daquilo que só foi vivido por um.

O sincero pedido de desculpas deve vir acompanhado de um intenso desejo de mudar — se redimir — isto é, fazer por onde não mais ter que fazê-lo.

⁠Oi, gostaria de pedir desculpa pelo jeito com que falei com você.
Como te falei eu estava confuso naquele dia, minha cabeça estava a mil.
Em momentos assim que tomei as piores atitudes da minha vida.
Certamente eu fui muito duro ao expor o q eu acho ou deixo de achar sobre nós, sobre você. Logo após você ter saído da minha casa, me veio uma dor enorme, uma culpa, uma sensação de que eu iria morrer, só pensava que não deveria ter seguido essas ideias horríveis que estavam me assombrando, me perguntava por que eu não apenas conversei como casal, por que eu não expus o meus sentimos de forma leve, numa conversa amigável, como mesmo você disse era questão de alinhar as coisas.
Não sabendo conversar, esse sentimento foi crescendo, foi se tornando algo maior do que deveria ser. Pela minha falta de atitude em conversar sobre meus problemas, isso foi se tornando algo reprimido e aumentando sem motivo algum. Tanto que quando tudo terminou naquele dia, eu não sabia dizer por que tinha feito aquilo, eu me olhava no espelho e não entendia o pq de tanta dor.
Vejo agora que não sei lidar com certos sentimentos, não sei falar sobre. Quero te pedir desculpa de novo por ter falado certas coisas, julguei tanto, mesmo sabendo que eu também tenho problemas. Como namorado, marido, minha atitude foi muito idiota, se tenho um problema deveria ter falado. Sendo companheiro tenho quer ser amigo, tenho que se um cara com quem você pode contar. O certo é eu ser o tipo de pessoa que você pode contar sempre, igual você foi pra mim quando passei por momentos ruins, você não foi embora em momento algum, sempre confiou em mim, me ajudou mesmo quando eu não me achava capaz.
Sei que no momento tudo que tínhamos se desfez, sua confiança mim, seu amor por mim, nosso companheirismo, etc… Mandei flores pra você porque é o mínimo que deveria fazer, quero de verdade resolver tudo isso. Não deveria ter deixado você ir naquele dia. Eu amo você, amo as meninas, amo o que nós estávamos construindo. Até aqui foi lindo de verdade, desculpa por ter estragado tudo.
Me lembro de tudo que passei ao seu lado, e não posso aceitar que tudo simplesmente acabe. Eu errei, errei muito, gostaria de começarmos de novo.

Eu sei que tu mereces melhor, peço desculpa por o meu coração ver em ti o amor, perdoa-me se te fiz algo que te causou dor, eu só quero que sejas feliz e que vivas o amor, mesmo que eu não seja o Príncipe que te faz ficar com calor.

A grandeza não está em quem pede desculpas ou perdão, está em quem perdoa!

Inserida por MendesBraz

O perdão é unilateral e envolve quem perdoa e quem
é perdoado. Ele é mais importante para quem perdoa,
pois quem precisa perdoar é quem se sente ofendido.
Mas é igualmente importante para quem quer ser
perdoado.

Inserida por givasdemore

Peço desculpas às pessoas às quais eu me recusei a estender a mão, porque sabia que elas tinham capacidade de se levantarem sozinhas. Peço desculpas às pessoas que feri com a minha sinceridade, pois eu sabia que seria melhor ferir com a verdade do que com uma mentira. Peço desculpas às pessoas que me ajudaram e eu nunca disse "obrigada", porque sabia que um dia eu poderia demonstrar minha gratidão com um gesto bem melhor e maior do que uma simples palavra de agradecimento. Peço desculpas às pessoas que me escutaram quando eu precisei, mas quando elas precisaram de mim, eu somente ouvi e nada falei, pois sabia que em um momento difícil, ter alguém que possa te ouvir às vezes é suficiente. Peço desculpas às pessoas que me amaram e eu me recusei a entregar meu amor a elas logo de cara, pois sabia que elas conquistariam isso com o tempo.

Solto raiva quando sinto raiva, respeito quando me respeitam, peço desculpas quando magôo alguém, tenho tristeza e humor. Sou imperfeita, complexa, viva.

Eu me humilho, corro atrás, me preocupo, me importo, peço desculpas tento de tudo...mas quando desisto, não volto atrás!

Hoje peço desculpa a aqueles que me conheceram ingênua, que me conheceu tão verdadeira, aos amigos que ouvia meus desabafos.
Peço desculpa porque a maioria venceu. Hoje já não sou a mesma, não que eu seja falsa. Porque nunca perderia a minha essência. Mas algo mudou.
Já não tenho tanta facilidade de chorar, nem ao menos desabafar, me fechei, e confesso foram muitas decepções ate isso acontecer. Um dia cansei, de chorar e parecer fraca, de desabafar e depois a pessoa usar contra mim, ou passar na minha cara que me ajudou. Desculpa a todos aqueles que conheceram meu melhor lado. Mas a mudança foi inevitável.

Vou desabafar, falar umas realidades. Já peço desculpas. Minha ideia de relacionamento sério é mimar, ter carinho, ser atencioso, ter ciúmes, demonstrar que aquela pessoa amada é importante pra gente. Fazer com que o dia daquela pessoa que amamos fique melhor.
Fazer brincadeiras, sair... E tal é muito legal mas também ficar em casa, ver filme, ficar juntos é melhor ainda...
Há quem diga que isso é careta. Desculpe, não é ser careta, é ser romântico. As épocas mudarão, as décadas passarão, mas isso sempre vai continuar, pois o amor é isso. Se você parou com isso é porque ou tá esfriando ou porque foi machucado no amor e tem medo de se machucar de novo. Mas se não tentar não vai saber como você fará seu futuro.
Namorar não é hoje estar com aquela pessoa e amanhã já estar se separando. Não são iguais ideias diferentes gostos diferentes.

Eu te peço desculpas por não saber aceitar.
Peço também desculpas por não respeitar sua decisão.
Peço desculpas por não dar valor.
Peço desculpas por todas às vezes que eu te perturbei eternamente invadindo suas redes sociais para tentar de novo.

Me desculpa por se extremamente insuportável e não entender que não "retrocede".
Me desculpa por depois de tantos anos eu só ter dado conta agora.
A verdade é que você é meu porto seguro, te ver de longe me da paz, não te ter, mas poder te olhar me acalma.

Eu ando tão insegura, eu ando tão fraca, como eu me sentindo vazia, você continua sendo a luz do meu dia, a música da minha história e meu sonho quando eu estou dormindo, você poderia novamente me levar ao paraíso e esquecer de tudo que me faz ou me fez mal, foram as palavras de uma adolescente de 16 anos repleta de confusão, de amores falsos e com alguém do lado que não dei o devido valor.
Me perdoa por ser confusão, me perdoa.

É muito perdão, sim, eu sei!

Não ter você está compensando todos os acasos do passado, pois é, eu ainda acho pouco. Você está feliz? Pois é, eu estou pagando por tudo me dando conta que sou completamente apaixonada por você, logo com você!
Não quero a sua amizade, pois isso jamais daria certo, e seu coração já perdi a anos.
Me perdoa, estou todos os dias agoniada e às vezes acho que só você pode me salvar desse pesadelo, porque você sempre me salva sem eu merecer, seu sorriso, seu olhar, seu abraço, era meu porto seguro, mas eu não mereço, eu nunca mereci.
Me perdoa por não ter quebrado essa parede, a culpa não é minha e até hoje eu amo com medo.
Me perdoa os foras, as minhas grosserias.
Perdoa esse meu jeito de amar errado.
Se passaram 3 anos ou mais, e eu tô aqui perdida acreditando que um dia você irá chegar e fazer do meu dia o mais feliz de todos.
Você é o homem da minha vida todinha, hoje eu estou desistindo e espero encontrar alguém tão incrível quanto você.
Eu também espero que se esse texto algum dia chegar até você, se o acaso te fizer parar pra ler, você vai saber que se trata de ti, do garoto que eu dei um coração 💜 por que nós dois conhecemos esse coraçãozinho.

Eu não sei o que pensa sobre mim, na verdade, você não pensa, mas nada que me envolva, mas eu quero que você saiba que apesar das escolhas erradas eu sempre fui completamente sua, e ninguém entende ninguém vai roubar, ninguém vai ocupar, você me marcou e essa marca é nossa, só nossa, eu respeito ela com todo meu coração. Meu roxinho💜💜💜💜💜💜💜💜 E Eu só te peço que se ainda tiver um pouquinho de mim aí em dentro, deixa o orgulho de lado, a gente já machucou tanto chega, me da a chance de te amar do jeito que você merece, a gente merece💜

Tenho q te pedir desculpas também né? Lógico q sim, peço desculpas se lhe magoei de alguma forma, sou muito cabeça dura e as vezes me silencio, quero dizer q vc entrou na minha vida de maneira sutiu eu não esperava, entrou em uns dos momentos mas turbulentos da minha vida mas foi muito bom conhecer vc , diferente de tudo aquilo q já conhecia, mas muito diferente mesmo eu queria ter te conhecido bem antes e de outra maneira, quero dizer pra vc que lhe desejo toda felicidade que Deus possa abençoar sua vida e que seus sonhos e seus projetos sejam realizados felicidades, saúde e sucesso.

Peço desculpa a todos por minha falta de paciência
Pelo meu não querer, nem tentar
Pela minha angústia sem motivo
Pela exigência que as coisas do mundo me fazem ter
Pela verdade não dita
Pela inocência tão divina
Pela horas perdidas, por voltar atrás
Pelos pensamentos que não ferem ao inimigo,mais sim a mim mesma
Pela falta de perdoar.