Liberal
“Ser Liberal é aceitar que alguém é Gay e ao mesmo tempo, aceitar que alguém objete devido a seus valores e sua cultura. Ao contrário, tomar apenas uma das partes, me faria de um lado, um Conservador ou de outro, um Progressista, nunca um Liberal.”
Todos sabem que eu sou extremamente liberal, e isto é comprovado por estes testes que o facebook nos enfia guela abaixo. Todos sabemos como estes testes tem base científica, tanto que uma amiga pesquisadora da maior universidade Britânica, depois de uma longa pesquisa científica, confirmou a confiabilidade dos mesmos. E portanto o meu teste - que deu que eu era um liberal- é verdadeiro. Mas vamos a história. Como disse eu sou um liberal e certa vez estava eu namorando, eis que a moçoila resolveu colocar uma mini-saia, alias, uma micro, micro, micro saia. Eu com muito jeitinho lhe falei, afinal um liberal, progressista e de esquerda, tem de ser discreto, antes de mais nada. Já notaram que a Dilma não é nem um pouquinho liberal, progressista e de esquerda, pois se fosse não teria nem falado da mandioca, afinal todos sabemos que mandioca é um símbolo fálico e um liberal nunca iria fazer uma tese sobre as propriedades terapêuticas dentro do contexto kamasutriano no sertão do Piauí. É de direita. Eu pedi com jeitinho; na verdade eu tirei minha camisa e tampei aquela micro, micro, afinal não poderia nunca deixar que ela ficasse resfriada. Fui quase um médico de família, pois atuei preventivamente, como um bom liberal deve atuar. Outra vez, eu a esperava num restaurante no Maletta, a Cantina do Lucas, e ela vem toda prosa, mas com um problema sério: estava com um TOP, que, para quem não sabe, é aquela fitinha que cobre os seios femininos. O edifício Maletta, é o último reduto da moral e bons costumes das Minas Gerais, e sinceramente eu, como liberal, não podia deixar aquilo passar. Assim arranquei o forro da mesa, só para não criar atrito com aquele povo reacionário. Outra vez ela me pediu para ir ver uma apresentação pública de uma amiga que iria fazer uma pole- dance, e eu, como um grande liberal que sou, adverti-a que o local era meio barra pesada, mas ela insistiu tanto, que depois de eu ajudá-la a escolher as roupas que iria vestir, senti nela um certo ar de desaprovação. Até hoje não entendi, pois era um terninho, que a deixou extremamente elegante. Fomos! Ela ficou entusiasmada e no meio da apresentação da dançarina, me disse candidamente que queria fazer pole dance e me perguntou o que eu achava. Ora, como bom liberal, eu fiquei em cima do muro e torcendo para a dançarina cair e quebrar alguns ossos. O que para meu desespero não aconteceu e já acabado o show e nos encaminhando para casa, ela me perguntou de novo. Eu, com a minha sinceridade liberal, progressista e de esquerda, respondi: -"Não acho uma boa ideia". "Ah é! Não é uma boa ideia? Pois amanhã nós iremos na marcha das vadias!" Foi aí que pela primeira vez alterei minha voz. Pois afinal, liberal, progressista de esquerda, por vezes aumenta o tom de voz, e disse: - Aí já é vandalismo!!!
Liberal
Somos todos livres para decidimos como viver
Se desejamos menos, que assim seja
Tudo é uma questão de escolha
Se desejamos mais, e isso nos satisfaz
Não importa a fração,
Viveremos de acordo com a nossa decisão
Não há nada igual, se não parecido
Há quem produz, há quem é produzido
Há dor e alivio, há criador e criatura
Há também quem nunca sofreu
Mas acha que sabe a cura
No meio de tanta hipocrisia
Se esconde uma realidade
Há quem vive da dor,
Sem nunca falar a verdade
Para quem não quer viver uma vida...
Aquele que eleva de modo liberal a moral do outro (do próximo), simultaneamente abaixa a sua própria.
Em um país laico, liberal, democrata, e misto ninguem tira um sorriso do meu rosto enquanto cospe no meu Cristo!
"no tempo dos Bourbons, Napoleão tornou-se um filtantropo, um liberal, um ser quase idílico, "amigo dos pobres" nas suas choupanas o recordariam por muitos anos. Trinta anos depois, o herói bom e terno torna-se um déspota sanguinário, usurpador do poder e da liberdade, que sacrificara três milhões de homens à sua ambição".
Transição Político-democrática no Paraguai : a trajetória oposicionista do Partido Liberal Radical Autêntico PLRA (1989-1993)
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O regime autoritário do general Alfredo Stroessner, no poder por 35 anos, instaurou no Paraguai uma das ditaduras mais longevas da história recente da América Latina. Contudo, na madrugada do dia 2 de fevereiro de 1989, com a deposição do governo Stroessner por um golpe militar, inicia-se no país a transição para a democracia. O presente trabalho procura analisar esse processo, enfatizando as causas que levaram à derrocada do regime e à decomposição do bloco do poder, e os desdobramentos inerentes ao contexto transicional que tiveram como resultado a ressurreição da sociedade civil. Partindo do suposto de que a presença político-legal das forças de oposição tende a se tornar mais expressiva à medida que se vão sucedendo os pleitos eleitorais, a preocupação central desta dissertação é examinar a trajetória desenvolvida pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) no cenário político paraguaio. Em vista disso, procurou-se reconstituir, através de uma análise de cunho histórico-descritivo, os momentos decisivos da transição e o desempenho político-eleitoral do PLRA no período que vai de 1989 a 1993. As conclusões a que se chegou no trabalho apontam para a permanência de uma relação espúria entre o Governo, o Partido Colorado (governista) e as Forças Armadas, que traz como resultado negativo a manutenção de forças antidemocráticas no centro do poder político paraguaio. Esse quadro implica também em considerar que a permanência do entulho autoritário do regime anterior tem dificultado a alternância de partidos políticos no poder, reduzindo enormemente as chances do PLRA e de outros partidos de oposição tornarem-se governo pelas urnas. O aspecto positivo da transição, por seu turno, reside em que os atores sociais, reivindicando seus direitos e assumindo uma postura de clara irreversibilidade no que diz respeito às conquistas democráticas, deram início a um processo de reestruturação da sociedade civil, até então nunca visto na história política paraguaia. Por último, cabe destacar que esta dissertação procura contribuir para a reflexão sobre um tema que tem sido relativamente negligenciado pelos cientistas sociais, que é o da transição político-democrática no Paraguai.
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/147299
Nem todos nascem com oportunidades iguais e a revanche contra a impura sociedade neo liberal e capitalista pouco dadivosa me parece o mais acertado e compensatório a ser feito.Caminhos dúbios do que apesar de tudo fazemos e o que gostaríamos de ser e viver.Uma pequena abelha cativa dentro sua própria gaiola dourada com arames bem largos cravejados de brilhantes, espaço suficiente para passar uma colmeia mas ali ela fica, no seu embuste papel, prisioneira de si mesma por pura opção de sobreviver.
O argumento Liberal é apenas uma estratégia para não deixar evidente um clássico processo de espoliação de classe".
"É utópico. A única alternativa possível é a economia liberal com uma população cristã." [Sobre a alternativa distributista, ou distributivista, de Chesterton e Belloc]
Provavelmente nada fez mais mal à causa liberal que a insistência oca de alguns ‘liberais’ em certas regras fixas grosseiras, sobretudo o princípio do laissez faire.
“Mesmo a tradição política liberal admite, ao menos desde John Locke, o direito que todo cidadão tem de se contrapor ao tirano, de lutar de todas as formas contra aquele que usurpa o poder e impõe um estado de terror, de censura, de suspensão das garantias de integridade social. Nessas situações, a democracia reconhece o direito à violência, já que toda ação contra um governo ilegal é uma ação legal. (…) Um dos princípios maiores que constitui a a tradição de modernização política da qual fazemos parte afirma que o direito fundamental de todo cidadão é o direito à rebelião e à resistência.”
Entre o liberal e o puritano ainda prefiro fazer uma escolha! Já entre o libertino e o fanático quase não se tem escolhas! Contudo, pior mesmo é ficar no muro!
Liberal education é, para resumir, a educação da mente para os debates culturais e cívicos mediante a leitura meditada dos clássicos. Acabo de escrever esta palavra, 'clássicos', e já vejo que não sou compreendido. A falta de uma liberal education dá a esse termo a acepção estrita de obras literárias famosas e antigas, lidas por lazer ou obrigação escolar. Um clássico, no sentido de Adler, não é sempre uma obra de literatura: entre os clássicos há livros sobre eletricidade e fisiologia animal, os milagres de Cristo e a constituição romana: coisas que ninguém hoje leria por lazer e que geralmente são deixadas aos especialistas. Mas um clássico não é um livro para especialistas. É um livro que deu origem aos termos, conceitos e valores que usamos na vida diária e nos debates públicos. É um livro para o homem comum que pretenda ser o cidadão consciente de uma democracia. Clássicos são livros que criaram as noções de realidade e fantasia, senso comum e extravagância, razão e irrazão, liberdade e tirania, absoluto e relativo – as noções que usamos diariamente para expressar nossos pontos de vista. Só que, quando o fazemos sem uma educação liberal, limitamo-nos a repetir um script que não compreendemos. Nossas palavras não têm fundo, não refletem uma longa experiência humana nem um sólido senso de realidade, apenas a superfície verbal do momento, as ilusões de um vocabulário prêt-à-porter. A educação liberal consiste não somente em dar esses livros a ler, mas em ensinar a lê-los segundo uma técnica de compreensão e interpretação que começa com os eruditos greco-romanos e atravessa, como um fio condutor, toda a história da consciência ocidental.
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