A Natureza e o Homem

Cerca de 635 frases e pensamentos: A Natureza e o Homem

Vejo como a natureza impulsiona o homem a continuar escravo dos próprios impulsos em relação a mulher. Seguindo a mísera função que tem os machos. A de apenas fecundar a fêmea para garantir a continuidade da espécie.

Inserida por TiagoAmaral

A natureza cancerígena do Homem se voltará contra ele mesmo.

Inserida por GGoldman

A mãe natureza pede clemência ao homem, filho do próprio solo que deixa suas fontes secar, sem respeito algum as suas futuras gerações.

Inserida por DiogoHFerrarezi

⁠“O homem mastigou a natureza
e ela agora está vomitando o homem”.

Inserida por Machadodejesus

⁠Desde que a Mãe Natureza foi coisificada, o Homem feito sua imagem e semelhança, também.

Inserida por LuizVentura

⁠Quando não é a natureza que emana e mata, é a morte pela natureza humana.

Inserida por Abel-Goncalves

O homem deveria ser o guardião
da natureza!
Deveria deixar a vida transpirar
Ao invés de tudo querer
CONCRETIZAR!

A natureza indica o sentido da felicidade e da vida, mas triste é o homem que não ⁠sabe a onde quer chegar.

Inserida por Delamandra

A conquista do Homem sobre a Natureza revela-se, no momento da sua consumação, a conquista da Natureza sobre o Homem.

Mate-me ou aceite-me como eu sou. Antes de ser um homem da sociedade, sou-o da natureza e eu não mudarei.

O homem não encouraçado mantem contato com com a natureza dentro e fora de sí.

A civilização é uma violência do homem à natureza.

Não existe na natureza criatura mais sinistra e mais repugnante do que o homem que foi despojado do seu próprio gênio e que se extravia agora a torto e a direito, em todas as direções.

Creio que [Jesus] foi feito homem, unindo a natureza humana à divina em uma só pessoa; sendo concebido pela obra singular do Espírito Santo, nascido da abençoada Virgem Maria que, tanto antes como depois de dá-lo à luz, continuou virgem pura e imaculada.

John Wesley
Works: Miscellaneous, vol. 5, 1831

Nota: Carta dirigida a um católico ("A Letter to a Roman Cathloic") - 18/07/1749

...Mais

O homem tem apenas um fim: escolher para vantagem de si próprio; a natureza, ao contrário, escolhe para vantagem do próprio ser.

Charles Darwin
A Origem das Espécies

Deus perdoa sempre, o homem perdoa às vezes e a natureza, nunca!

Toda paixão que aproxima o homem da natureza animal afasta-o da natureza espiritual.

O homem é triste por natureza, a menos que algo ou alguém estimule sua felicidade.

O Homem e a Natureza

"Ao romper do dia, sentei-me na campina, travando conversa com a Natureza, enquanto o Homem ainda descansava sossegadamente nas dobras da sonolência. Deitei-me na relva verde e comecei a meditar sobre estas perguntas:

Será a Beleza Verdade? Será Verdade a Beleza?

E em meus pensamentos vi-me levado para longe da humanidade. Minha imaginação descerrou o véu de matéria que escondia meu íntimo. Minha alma expandiu-se e senti-me ligado à Natureza e a seus segredos. Meus ouvidos puseram-se atentos à linguagem de suas maravilhas.

Assim que me sentei e me entreguei profundamente à meditação, senti uma brisa perpassando através dos galhos das árvores e percebi um suspiro como o de um órfão perdido.

“Por que te lamentas, brisa amorosa?” perguntei.

E a brisa respondeu: “Porque vim da cidade que se escalda sob o calor do sol, e os germes das pragas e contaminações agregaram-se às minhas vestes puras. Podes culpar-me por lamentar-me?”

Mirei depois as faces de lágrimas coloridas das flores e ouvi seu terno lamento… E indaguei: “Por que chorais, minhas flores maravilhosas?”

Uma delas ergueu a cabeça graciosa e murmurou: “Choramos porque o Homem virá e nos arrancará, e nos porá à venda nos mercados da cidade.”

E outra flor acrescentou: “À noite, quando estivermos murchas, ele nos atirará no monte de lixo. Choramos porque a mão cruel do Homem nos arranca de nossas moradas nativas.”

Ouvi também um riacho lamentando-se como uma viúva que chorasse o filho morto, e o interroguei: “Por que choras meu límpido riacho?”

E o riacho retrucou: “Porque sou compelido a ir à cidade, onde o Homem me despreza e me rejeita pelas bebidas fortes, e faz de mim carregador de seu lixo, polui minha pureza e transforma minha serventia em imundície.”

Escutei, ainda, os pássaros soluçando e os interpelei: “Por que chorais meus belos pássaros?”

E um deles voou para perto, pousou na ponta de um ramo e justificou: “Daqui a pouco, os filhos de Adão virão a este campo com suas armas destruidoras e desencadearão uma guerra contra nós, como se fôssemos seus inimigos mortais. Agora estamos nos despedindo uns dos outros, pois não sabemos quais de nós escaparão à fúria do Homem. A morte nos segue, aonde quer que vamos.”

Então o sol já se levantava por trás dos picos da montanha e coloria os topos das árvores com auréolas douradas. Contemplei tão grande beleza e me perguntei:

“Por que o homem deve destruir o que a Natureza construiu?”

O fogo foi criado para ajudar o homem em sua sobrevivência, não para destruição da natureza.