Frases sobre literatura que demonstram o poder das histórias

A Literatura de Cordel transmite não só o aprendizado, mas também os versos que cada ser humano necessita em seu coração.

- Mas, você ligaria a literatura ao humor? - Sim. Depois assistam as palestras do Ariano Suassuna, vejam as palavras do Millôr Fernandes, Rubem Alves e tantos outros.

A literatura do povo indígena, se encontra nos desenhos, no modelar do barro, na criação do arco e flexa... Literatura não é só palavra, e sim, toda a expressão artística, histórica e cultural.

Já fui contestado muitas vezes, por ligar a literatura ao artesanato, a arte e a cultura. Mas, o que será mesmo a literatura, senão a história do seu povo, e de tudo que circula por sua volta?

A literatura consegue iluminar as áreas mais obscuras de nosso cérebro, como também tocar as áreas mais densas de nossa derme, e é por esse favor racional que podemos substituir um humano por um livro.

A realidade não é uma inspiração para a literatura. Na melhor das hipóteses, a literatura é uma inspiração para a realidade.

Meu interesse na literatura é este:
a literatura como chave para entender
o mundo e chave para explicar o mundo.

Há poema mais bonito do que um gesto de amor? Até os iletrados são capazes desta literatura...

Taciturnidade

Zetalhões de poesias a disposição.
Quanta literatura
Livre para ler.
Tanta manifestação
De falsas virtudes.
Tenho saudade dos filmes mudos
Estes sim, diziam muito.

"Posso afirmar que admiro todos os mestres da literatura brasileira; mas não encontrei em nenhuma de suas palavras o ardor ao olhar em teus olhos."

Literatura é toda e qualquer forma de sentimento aos vômitos derramada com a finalidade de eternizar o sentimento artístico de quem escreve(evangelista da silva).

⁠A leitura é uma essência de arte e a literatura

⁠⁠Em cada sepultura temos uma literatura enterrada.

O governo governa o presente. A literatura governa o futuro.

⁠O ESTUDAR NIVELA AS CLASSES SOCIAIS

" A literatura e as artes
Não se limitam a classes sociais
E sim aos indivíduos que tem astúcia em aprender "

⁠A literatura e a arte eram uma força racional, cognitiva, que revelava uma dimensão do homem e da natureza que era reprimida e rejeitada na realidade.

O jornalismo e a literatura sempre frequentaram os piores botecos.

Evito a literatura sempre que possível, porque sempre que possível evito a mim mesmo.

A literatura muda nossa mente. A cada página virada mais informações a serem acolhidas. Eu leio e escrevo, e depois re-escrevo. Sou um típico escritor brasileirado e diferenciado artista.⁠