Frases de Ludwig von Mises

Cerca de 60 frases de Ludwig von Mises

⁠É inerente à natureza da economia capitalista que, em última análise, o emprego dos fatores de produção visa apenas a servir os desejos dos consumidores.

Ludwig von Mises
On the Manipulation of Money and Credit (1978).
Inserida por Ketteiteki

⁠Devemos a origem e o desenvolvimento das sociedades humanas e, consequentemente, da cultura e da civilização, ao fato de o trabalho realizado sob a divisão do trabalho ser mais produtivo do que quando é realizado isoladamente.

Ludwig von Mises
Epistemological Problems of Economics (1933).
Inserida por Ketteiteki

⁠O progresso econômico é derivado do trabalho dos poupadores, que acumulam capital, e dos empreendedores, que utilizam este capital para implantar novas ideias.

Ludwig von Mises
Epistemological Problems of Economics (2002).
Inserida por Ketteiteki

⁠Lucros e prejuízos são os instrumentos por meio dos quais os consumidores passam o controle das atividades produtivas para as mãos daqueles mais capacitados para servi-los. Qualquer medida para se restringir ou confiscar os lucros irá debilitar esta função de mercado que eles exercem.

Ludwig von Mises
Profit and Loss (2008).
Inserida por Ketteiteki

⁠Os consumidores são implacáveis. Eles nunca compram para beneficiar um produtor menos eficiente e protegê-lo das consequências de sua incapacidade gerencial. Eles querem ser servidos o melhor possível, sempre.

Ludwig von Mises
Bureaucracy (1944).
Inserida por Ketteiteki

⁠A única fonte de lucros de um empreendedor é a sua capacidade de antecipar melhor do que os concorrentes a demanda futura dos consumidores.

Ludwig von Mises
Ação humana: Um tratado de economia. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.
Inserida por Ketteiteki

⁠O conceito de ''preço justo'' é desprovido de qualquer significado cien⁠tífico; é uma afetação emotiva, uma efusão de desejo, uma luta por um estado de coisas diferente da realidade.

Ludwig von Mises
Human Action: A Treatise on Economics (2010).
Inserida por Ketteiteki

⁠Aquele que deseja paz e harmonia nas relações humanas deve sempre lutar contra o estatismo.

Ludwig von Mises
Nation, State, and Economy (1919).
Inserida por Ketteiteki

⁠No mercado de uma sociedade capitalista, o homem comum é o consumidor soberano.

Ludwig von Mises
A mentalidade anticapitalista. São Paulo: LVM Editora, 2017.
Inserida por Ketteiteki

⁠Se a história pudesse nos ensinar qualquer coisa, seria que a propriedade privada está inextricavelmente associada à civilização.

Ludwig von Mises
Omnipotent Government: The Rise of the Total State and Total War (1944).
Inserida por Ketteiteki

A ciência não nos dá certeza final e absoluta. Apenas nos dá convicção dentro dos limites de nossa capacidade mental e do prevalecente estado do conhecimento científico. um sistema científico não é senão um estágio na permanente busca de conhecimento. É necessariamente afetado pela insuficiência inerente a todo esforço humano.

O objetivo final da ação é sempre a satisfação de algum desejo do agente homem. Só age quem se considera em uma situação insatisfatória, e só reitera a ação quem não é capaz de suprimir o seu desconforto de uma vez por todas. O agente homem está ansioso para substituir uma situação menos satisfatória por outra mais satisfatória.

"Isto não significa que uma teoria esteja correta só porque seus adversários recorreram à polícia e à violência das massas para combatê-la. Significa que aqueles que recorrem à violência estão, no seu subconsciente, convencidos da improcedência de suas próprias doutrinas" (Ludwig von Mises, Ação Humana, p. 123)

O raciocínio e a investigação científica nunca podem proporcionar uma completa tranquilidade de espírito, uma certeza apodítica ou uma cognição perfeita de todas as coisas. Quem pretende isso tem de recorrer à fé e tentar acalmar sua consciência adotando um credo ou uma doutrina metafísica.

No longo prazo, até mesmo o mais tirânico dos governos, com toda a sua brutalidade e crueldade, não é páreo para um combate contra ideias. No final, a ideologia que obtiver o apoio da maioria irá prevalecer e retirar o sustento de sob os pés do tirano. E então os vários oprimidos irão se elevar em uma rebelião e destronar seus senhores.

⁠É inútil lutar contra o totalitarismo adotando métodos totalitários. A liberdade só pode ser conquistada por homens incondicionalmente comprometidos com os princípios da liberdade. O primeiro requisito para uma ordem social melhor é o retorno à liberdade irrestrita de pensamento e expressão.

Ludwig von Mises
Omnipotent Government (2007).

Governo é, em última instância, o emprego dos homens armados, de policiais, guardas, soldados e carrascos. A característica essencial do governo é a de poder fazer cumprir seus decretos batendo, matando e prendendo. Quem pede maior intervenção estatal está, em última análise, pedindo mais compulsão e menos liberdade.

Ludwig von Mises
Ação humana: Um tratado de economia. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1995.
Inserida por Ketteiteki

⁠O primeiro dever de um historiador é o de examinar com o maior rigor todas as doutrinas a quem recorrerá para elaborar suas interpretações históricas. Sem negligência fazê-lo e adotar ingenuamente as ideias deformadas e confusas que têm grande aceitação popular, deixa de ser um historiador e passa a ser um apologista e um propagandista.

Ludwig von Mises
Ação humana: Um tratado de economia. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1995.
Inserida por Ketteiteki

⁠O socialismo não é nada do que finge ser. Não é o pioneiro de um mundo melhor, mas o destruidor do que milhares de anos de civilização criaram. Não constrói, destrói. A destruição é sua essência. Não produz nada, apenas consome o que a ordem social baseada na propriedade privada dos meios de produção criou.

Ludwig von Mises
Socialismo: Uma Análise Econômica e Sociológica (1922).
Inserida por Ketteiteki

⁠Nunca e em lugar algum lugar do universo existe estabilidade e imobilidade. Mudança e transformação são características essenciais da vida. Cada estado de coisas é passageiro; cada época é uma época de transição. Na vida humana nunca há calma e repouso. A vida é um processo e não a permanência no status quo.

Ludwig von Mises
A mentalidade anticapitalista. São Paulo: LVM, 2017.
Inserida por Ketteiteki