EU PROMETO! (O meu trato com você)... Valdeci Alves Nogueira

EU PROMETO! (O meu trato com você)

Prometo sempre te olhar nos olhos, e jamais fingir que não te vejo.
Quando te encontrar sempre lhe estenderei a mão.
Ao chegar e quando sair sempre te abraçarei para que nossos laços nunca se acabem.
Se me sentir confuso e desorientado, lembrarei de ti e lhe buscarei pela sua compreensão e a segurança que sinto ao ouvir as tuas sábias e verdadeiras palavras.
Se o meu coração estiver vazio evocarei a lembrança dos momentos bons que a vida nos permitiu viver e isto me será por alento, e por um momento sentirei o valor de um afeto revelado numa amizade verdadeira.
Quando desvirtuarem suas qualidades e o teu caráter serei a mais ferrenha defesa porque nunca deixarei que manchem suas qualidade e atinjam a sua dignidade, embora eu saiba que jamais serás perfeito.
Quando tiver que me ausentar prometo sentir saudades e desejo de voltar depressa para usufruir de nossos momentos de comunhão e de paz que o Criador nos concedeu desfrutar.
Ainda que outra pessoa queira ocupar o teu lugar, eu prometo que tudo farei para que a tua presença em minha vida jamais se apague, porque ainda que outras pessoas tenham acesso ao meu coração, o lugar que você conquistou jamais será ocupado.
Quando você sentir fraqueza e desânimo prometo estar ao teu lado para ajudar, eu prometo servir de apoio e esperança para aqueles momentos em que a alegria e o vigor da vida se acabam e só o tempo é capaz de reconstruir o que se desfez.
Prometo te encontrar ainda que seja no meio da multidão, porque não desejo me ausentar por longo tempo para que não sinta o peso da solidão.
Prometo nunca sorrir enquanto você chora, eu prometo que não cantarei nenhuma canção alegre quando tens o coração quebrantado. Se sorrir eu também sorrirei e se chorar, juntos partilharemos a dor deste momento.
Prometo que jamais pensarei em mim mesmo, sem que também pense em você. Quando desejar algo bom para mim, prometo desejar-te sempre o melhor.
Quando todos te abandonarem e você ficar só, sempre estarei ao teu lado para te acompanhar no caminho das adversidades. Se estiveres no deserto da vida prometo te levar à Fonte de águas abundantes para saciar a tua sede.
Prometo nunca pedir nada em troca, e tudo que fizer será com alegria e despreendimento apenas como uma forma de poder, ao menos, alegrar e confortar seu coração.
Ao me lembrar de você, não farei menção dos teus erros, (das tuas falhas e fraquezas que bem sabemos que tem), pois uma boa lembrança não pode ser ofuscada por algumas ações que podemos e devemos esquecer uns dos outros.
Eu prometo te oferecer a minha compreensão, o meu perdão, minha amizade, meu sorriso, minha força e o meu respeito; vou compreender quando buscando aprender você errar; eu prometo que te perdoarei quando me ofender, porque não desejo te odiar, pois a tua amizade é um sentimento de gratidão que nada pode substituí-lo.
Ser forte apenas para mim mesmo é ser egoísta, é desprezar o meu semelhante, e se tenho forças posso ajudar alguém, então a usarei sempre para ajudar você.
Promete indicar o melhor caminho para você trilhar, para evitar os espinhos que ferem os pés e impedem de caminhar; talvez você nem goste que falem o que deves fazer - eu entendo - mas é melhor ser incompreendido agora, para depois, ser agradecido no final.
Prometo nunca te repreender diante dos outros, porém, oculto aos olhares furtivos direi tudo o que precisa ouvir.
Prometo valorizar o que você é, seu jeito de ser, as qualidades e os bons exemplos que sempre é capaz de revelar – eu acredito em você.
Prometo encontrar riqueza e beleza em tuas ações, e ainda que você more numa casa singela e seja o mais pobre dos viventes, eu prometo sempre encontrar valores inigualáveis em você!
Não aceitarei os teus erros, mas procurarei esquecê-los e assim então poder te abraçar como uma pessoa que possa chamar pelo nome de amizade, e nunca deixarei de dizer o que penso, mas falarei somente quando puder me escutar.
Guardarei os teus mais íntimos segredos como se fossem os meus, e ainda que forças adversas nos separem só o silêncio prevalecerá, pois se abriste o teu coração a mim seria uma infâmia revelar aos outros as tuas confidências.
Prometo que quando você chorar buscarei motivos que lhe façam sorrir, e quando quiser desistir de viver falarei da beleza e do valor de tudo o que há em você, e farei compreender a importância da tua vida para aqueles que estão ao teu redor, pois a tua existência é o motivo maior da alegria e da felicidade de alguém.
Só guardarei as boas lembranças, os momentos de alegria e as palavras boas que ouvi você dizer, porque não me importam os teus defeitos, mas sim as qualidades que aprendi a conhecer e as ofereceu à mim.
Prometo não me importar com a tua cor, nem com os olhos que não podem ver ou os braços que não podem me abraçar; se teu corpo não for perfeito e não puder me acompanhar, eu prometo que isto não impedirá de te amar como meu semelhante.
Prometo que diante dos outros sempre te exaltarei para engrandecer o teu caráter, mas em oculto te repreenderei.
Serei sempre fiel e leal em todo o tempo, pois desejo que assim também seja comigo.
E quando já não estiver mais aqui e em nenhum lugar puder te encontrar, evocarei uma real lembrança de tua existência sempre presente em meu coração porque desejo que tua presença nunca se apague da minha memória.
E assim, prometo viver um pouco da tua existência em mim, até nos encontrarmos mais uma vez, quando juntos, vivermos a experiência plena e maravilhosa de uma Graça concedida por Deus: A ETERNIDADE!
Eu prometo!