⁠Sobre se o Cosmos e a Matemática... Fábio Silva

⁠Sobre se o Cosmos e a Matemática são, juntos com Deus, também, infinitos ou não. Respondo: E parece que não! Acerca do Cosmos, em expansão ou não, o próprio Ei... Frase de Fábio Silva.

⁠Sobre se o Cosmos e a Matemática são, juntos com Deus, também, infinitos ou não.

Respondo: E parece que não!

Acerca do Cosmos, em expansão ou não, o próprio Einstein admitia que ele, não era infinito mas ILIMITADO. Que não saberíamos onde se situa exatamente o início dele, bem como onde se encontra, seu fim. Como a aliança feita pelo mais habilidoso ourives que, ao fechá-la, nem ele mesmo sabe ao certo seu começo e onde está seu fim.
Todavia, evidentemente, existe o começo do universo porque é evidente que houve um tempo em que ele não existia. Houve um começo de tudo. Se houve um começo, embora ilimitadamente extenso, o Universo, não é infinito. É ilimitado. E não é infinito, porque teve um INÍCIO. Um COMEÇO. Um: "quando tudo começou". Embora, às vezes, por hipérbole, diga-se que o universo é infinito. Quanto à Matemática, embora também se diga que ela seja infinita, aplica-se a mesma figura de linguagem hiperbólica, tão somente a fim de se enfatizar os ILIMITADOS termos numéricos. Mas se nos atermos aos números, e se perguntarmos qual é seu número inicial, certamente nos será respondido que tal número que dá marco inicial aos números na Matemática, tanto os positivos quanto os negativos, seria o número zero. Pois ainda que neutro, o zero, é um número na Matemática. Logo, a Matemática teve um início. Se teve um início, como o universo, então não é infinita. Se não se pode limitar as fronteiras de seus números, que sempre terão como marco inicial, o zero, como demonstrei, então a Matemática, tal qual o Universo, é ILIMITADA; não infinita. Pois para algo ser infinito, não pode ter início. Ora, Deus não tem início. Não teve um começo. Transcende ao tempo e é incontido. Atemporal, Supra-temporal e Preternatural. Sempiterno. Não teve início e nunca terá fim.
Só Deus é INFINITO.