ECOLOGIA INTEGRAL A ecologia integral é... Fábio Oliveira, engenheiro...

ECOLOGIA INTEGRAL

A ecologia integral é um conhecimento obtido através da experiência e da história da vida humana. Porém, a ecologia integral necessita ser pragmática. Assim sendo, faz-se necessária não só a eficiência, mas a eficácia é fundamental.

Penso que a eficácia da ecologia integral acontecerá muito lentamente, sendo originada da evolução natural do ser humano.

No sentido individual e interno, não tenho dúvidas que os resultados são óbvios. A transformação interior é viável para quem desperta, e o despertar faz parte processo evolutivo.

No sentido coletivo faço as seguintes indagações: Como integrar um mundo tão complexo e tão diversificado? Como integrar um mundo quando uma poderosa parte da humanidade tem o egoísmo como sua maior bandeira? Como preservar a natureza diante de tantos interesses poderosos? Como usar a Ecologia Integral para tornar a vida coletiva mais agradável no seu cotidiano? Confesso que eu não sei!

A transformação coletiva é bem mais difícil, e também faz parte do processo evolutivo ... claro!

Para Teilhard de Chardin, a evolução é algo que transborda os limites da Biologia e envolve todo o desenrolar do universo. Nessa cosmovisão, tudo está ligado a tudo, além de que tudo, estando ligado ao divino, converge em direção a Ele. A origem do universo, a evolução da matéria, o surgimento da vida, o aparecimento do homem, o desenvolvimento da cultura, a presença de Buda, de Cristo e outros, a caminhada do homem em direção ao divino, tudo isto chama-se evolução. Sem dúvida alguma, é uma magnífica visão unitária da qual a matéria, muitas vezes considerada como estofo inferior do homem e que tem de, provisoriamente, manipular, surge com a mais alta dignidade. A evolução parece ser uma propriedade da matéria, pelo menos por enquanto.

Entendam bem: Não estou com essas palavras negando ou tecendo críticas a Ecologia Integral, muito pelo contrário, apenas questiono que os resultados dependem de muitos fatores, alguns até alheios a vontade humana.

Tenho lido sobre os devastadores florestais, que realizam negócios em detrimento da Amazônia. Todos sabemos que grande parte do desflorestamento da Amazônia é utilizado em tapumes para obras da construção civil e madeiras para exportação.

Percebo também a preocupação de muitos brasileiros, numa possível internacionalização da Amazônia ou seja "desanexação do Brasil". O que é muito grave e ameaça a nossa soberania. Porém, tenho dúvidas sobre o que deverá acontecer primeiro, se a devastação da Amazônia ou se a desanexação do Brasil.

Acredito que essa causa tem de ser atacada em duas frentes, que seriam: um luta pela nossa soberania, incluindo aí o processo de conscientização, e outra pela preservação ecológica da Amazônia.

Nós, defensores da Amazônia, não podemos ficar isentos das irresponsabilidades de alguns, que nesse exato momento tombam a maior reserva ecológica viva do planeta.

Tenho receio que a evolução humana preconizada pela Ecologia Integral não chegue à tempo. Porém, nada invalida a nossa caminhada e a obstinação por dias melhores para a humanidade, o meio ambiente e todo o universo.

Sou partidário da ECOLOGIA INTEGRAL, pois não vejo outra saída. E você, acha que existe outra saída?