ERRO Nº1) Discutir com alguém sem... Carlos Adriano

ERRO Nº1) Discutir com alguém sem tentar entendê-lo(a) primeiro

Muitas vezes nós prestamos atenção nas palavras de uma pessoa, mas não analisamos as emoções que estão por trás das palavras. Quando alguém está com raiva, por exemplo, ela diz coisas que sem pensar e geralmente exagera muito. Por isso, antes de você discutir com seu namorado(a) ou cônjuge, analise primeiro o que está por trás das palavras, pois as pessoas nem sempre falam o que querem, mas elas sempre demonstrarão seus sentimentos.

Então, se você quer ser sábio no seu relacionamento, pare de se concentrar no que seu namorado(a) ou cônjuge dizem, e comece a ser mais atencioso. Isso o ajudará a prestar atenção no que ele(a) está sentindo. Se você conhece alguém que está sempre nervoso, reclama de tudo, é sem educação, na verdade ele(a) quer dizer: “Eu estou com dor! Eu estou precisando de ajuda!” Por isso tenha paciência e aja com calma. As pessoas feridas sempre ferem as outras, mesmo sem perceber.

ERRO Nº2) Ignorar os sentimentos porque não estamos sentindo o mesmo

Isso é muito comum acontecer, pois se não estamos sentindo alguma coisa, é fácil não se importar. Mas quando ignoramos os sentimentos da outra pessoa, nós acabamos ferindo-a ainda mais. Por exemplo: se a sua namorada ou esposa lhe disser: "Estou me sentindo muito feia hoje", não tente animá-la dizendo: "Que isso! Você não está feia coisa nenhuma!". Isso não ajuda em nada. Em vez disso, pergunte a ela: "Por que você está se sentindo assim? O que a levou a dizer essas coisas?” Então você estará ajudando-a a identificar o problema e tentar resolvê-lo.Eu acho que ninguém deve ter medo de expôr seus sentimentos, por isso não ignore seu companheiro(a) quando ele(a) não estiver bem. Apenas diga: "Eu estou te ouvindo e juntos vamos resolver isso".

A Bíblia diz: "Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera." (Tiago 3:17)