Os enormes avanços científicos e... Amanda Cristina

Os enormes avanços científicos e tecnológicos ocorridos no século XX, que prosseguem neste XXI, quase nos fazem esquecer que somos humanos, maravilhosa e miseravelmente humanos. Donos de uma força potencialmente criadora, mas cheios de conflitos que podem nos paralisar. Nosso espírito continua aflito, nossos medos certamente não menores. Nossas paixões transbordantes podem nos encher de energia, alegria e sentido de viver, bem como nos fazer sofrer. Por outro lado, não encontrar o que nos apaixona pode nos deixar um vazio existencial e emocional insuportáveis.

Os desafios de se viver podem facilmente superar nossa capacidade psíquica de resolvê-los ou tolerá-los. Supondo que conhecêssemos todos esses desafios! Boa parte deles, aqueles que têm mais a ver com nós mesmos do que com o mundo, são pouco acessíveis a nossa introspecção. Quando tentamos pensá-los sozinhos acabamos, frequentemente, em becos cujas saídas a lógica parece não encontrar, diante de questões que parecem não ter solução possível ou, simplesmente, obscuras e incompreensíveis.

Há momentos em que cuidar de si é necessário.

Para cuidar de si, disso que é essencial e inalienável do ser humano - nossas mentes - temos alguns trunfos que centenas de anos de civilização nos brindaram: psiquiatria, psicanálise, psicologias são alguns dos instrumentos a nossa disposição.