Crônica sobre Política

Cerca de 1232 crônica sobre Política

Eu sou da politica da boa vizinhança, da boa relação no trabalho, do respeito no atendimento das pessoas pelas instituições públicas, do convívio social construtivo, da amizade mútua, do entendimento entre as partes para a construção de valores, devemos ter o pensamento de agregar algo na sociedade, na vida, essa tem que ser a ideia de nossa vida.

A política gnóstica (nazismo e comunismo) é utodestrutiva na medida em que seu desrespeito pela estrutura da realidade leva à guerra contínua: o sistema de guerras em cadeia só pode terminar de duas maneiras: ou resultará em horríveis destruições físicas e concomitantes mudanças revolucionárias da ordem social, ou, com a natural ucessão de gerações, levará ao abandono do sonho gnóstico antes que o pior tenha acontecido.

Tenho nojo do jeito como as coisas são conduzidas na nossa política. Os caras fazem tudo e qualquer coisa por grana e poder. Prefiro continuar pobre, mas seguir tendo orgulho da minha história. Prefiro não ter o poder de manipular as pessoas a ser um homem desonrado e famoso pela falta de caráter.

Você começa a perceber QUE A POLÍTICA vai ser um DESASTRE, quando quem se diz representá-la passa a confundir função com propriedade, coerência e respeito com zombamento, pirraça e provocação a quem pensa de maneira contrária. Político eleito é instituição, não um vencedor de APOSTAS.

Quando religião e política viajam no mesmo carro, os condutores acreditam que nada é capaz de ficar em seu caminho. Seu movimento torna-se impetuoso, cada vez mais rápido. Deixam de pensar nos obstáculos e esquecem que o precipício só se mostra ao homem em desabalada carreira quando já é tarde demais.

Vez ou outra há uma tendência, quando se vai falar em política, de a pessoa dizer: "Ah, não quero falar sobre isso, isso não é da minha conta". Cuidado. A política é da sua conta e é da minha. Partido é uma coisa que a pessoa decide se tem ou não. Política é da nossa conta o tempo todo. Colocar-se como neutro é um ato político. Porque, como a política é a tentativa de acerto de interesses que nem sempre coincidem, colocar-se neutro é ficar sempre do lado de quem é mais poderoso. Se alguém vê um menino de 15 anos disputando uma bala com um menino de 5 anos e diz: "Não vou me meter", bem, já se meteu. Porque ficar omisso é ficar do lado de quem vai ganhar. É claro que o menino de 15 anos tem mais força que o menino de 5.

"Baseado em tudo o que li sobre história, política, vida humana e costumes, tirei a seguinte conclusão: o comportamento das mulheres é o parâmetro mais exato para determinar o grau de moralidade e virtude de uma nação. Os judeus, os gregos, os romanos, os suíços, os holandeses, todos perderam o espírito de comunidade e suas formas representativas de governo quando perderam o recato e as virtudes domésticas de suas mulheres."

_Cumpade, Bahia tá quente que tá retado.
Região sul, só vejo notícias de tornado
Chuvas fortes em tal canto
Ciclones num outro lado

É o aquecimento global
Deixando o clima alterado.
Sente aqui companheiro
Vamos prosear
Aceite um gole d'água, pra se hidratar
Cuide da tua saúde
Já que a saúde do planeta um "homi” só não pode melhorar.

Homens ricos e armados
Cheio de ambição
Cortam as árvores da amazónia
Destruindo a nação
Fazendo da natureza seu capacho
Destruindo mato, rio e ribeirão.

É uma lástima camarada
Pois, Brasil é pátria amada.
Rico em recursos naturais: flora, fauna, serra e mar
Preservamos agora
Ou vejamos tudo acabar

Mas eu não perco a esperança
E pode ser que algum dia
O brasileiro adquira
Muito mais sabedoria
E cuide bem do Brasil
Dia e noite, noite e dia

Toneladas de óleo
São jogados no mar
Catástrofe ambientais
Só servem para alertar
Que o homem é pernicioso
E não merece este lar

Um país como o Brasil
Carente de educação
Sofre na mão de gente corrupta
Que não sabe qual o valor
De um dia de trabalho
Do pobre trabalhador

É uma lástima camarada
Pois, Brasil é pátria amada
Tem o povo forte e gente nobre.
A corda só arrebenta
Pro lado de quem é pobre, enquanto a gente desce, a máfia politica sobe.

O brasileiro tem que entender
Acordar para a realidade
O Brasil só vai pra frente com alta escolaridade.
O Brasil carece de reforma na constituição
Que priorize a saúde e a educação.

"Cumpade", o papo tá bom, mas tenho que ir
Não basta murmurar
É preciso agir
O meio ambiente temos que preservar
Quanto aos problemas sociais,
É só escolher bem, na hora de votar.

1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;
2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;
3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;
4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la;
5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

Nenhum governante, seja qual for a natureza da sua autoridade, na medida em que é governante, não objetiva e não ordena a sua própria vantagem,
mas a do indivíduo que governa e para quem exerce a sua arte; é com vista ao que é vantajoso e conveniente para esse indivíduo que diz tudo o que diz e faz tudo o que faz.

No Brasil, cultivamos o estranho hábito de analisar Música sem conhecer Bach, de discorrer sobre Filosofia sem ler Nietszche, de tratar do Capitalismo sem avaliar Marx, de preceituar Direito sem observar Celso Bandeira de Mello, de elucubrar sobre Educação sem estudar Paulo Freire, e, sobretudo, de discutir Política sem entender Orwell ou Galeano.
Logo, enquanto preferirmos a mídia aos livros, como fonte de informação, restaremos fadados ao analfabetismo político.

Direto da estação
Da história envio
E repito o recado:
Da trincheira eu
Sou o último soldado.

Jamais terei o meu
Espírito descansado
Enquanto não ver o
General bem tratado,
E sobretudo libertado.

Como o tabaco fino
Que fascina e vicia,
Os meus versos são tudo
Aquilo que não havia
Sequer um dia imaginado.

Se comprometeram
de cuidar da sua
dor e pelo jeito
não cumpriram,
e cheguei crer
que iam levar
você a sério.

Na falta a quem
recorrer,
peticionei
ao poeta da multidão
porque vivemos
num mundo sem coração.

De ti não mais falaram,
fui procurar ler
na Sebastiana
e não li nenhuma
notícia ou indício,
não sei se estás vivo
ou te mataram.

Controle, é tudo uma questão de controle. Toda ditadura tem uma obsessão. A Roma antiga dava para as pessoas pão e circo, entretinha o povo com diversão. Outras ditaduras usam as mais diversas estratégias para controlar ideias (o conhecimento). Como fazem isso? Rebaixam a educação e limitam a cultura censurando informações e qualquer meio de expressão individual. É importante lembrar que isso é um padrão que sempre se repete por toda a história.

O Homem Duplicado

Nota: Trecho do filme "O Homem Duplicado", baseado no livro de José Saramago.

Antes um conservador bem intencionado que ainda não entendeu o quão criminoso, imoral, maligno e descivilizatório é o estado; que um anarquista degenerado imoral cuja única virtude é ser contra a existencia do estado, mas que acaba sendo marionete da agenda progressista destruidora do tecido social, alimentando o leviatã estatal.

"Não nos esqueçamos de que estamos no mesmo barco; vivemos no mesmo país; somos nós, o povo, que recebemos todas as descargas, somos nós que realmente sofremos todas as consequências negativas da má administração pública. Já dizia Theodore Roosevelt: 'Um voto é como um rifle: sua utilidade depende do caráter de quem usa.'”

⁠A liberdade nunca está a mais do que uma geração de distância da extinção. Nós não a passamos aos nossos filhos na corrente sanguínea. Ela deve ser protegida e entregue para que eles façam o mesmo, ou um dia vamos passar anos dizendo aos nossos filhos e aos filhos de nossos filhos como era nos Estados Unidos, onde os homens eram livres.

Ronald Reagan

Nota: Trecho do discurso "Encroaching Control", feito em março de 1961 na Câmara do Comércio, em Phoenix.

...Mais

Somos explorados por parasitas que não reconhecem o valor do trabalho e da produtividade, se valendo da corrupção, da mediocridade e da burocracia, para impedir o progresso da sociedade. Manipulam leis para mascarar sua incompetência e desonestidade e se não conseguem administrar com o muito que já arrecadam, simplesmente arrancam de quem produz, e enquanto parte da sociedade permanece em greve de cérebro, a outra parte ataca os outros indivíduos, não por suas falhas mas por suas virtudes, por seu sucesso, e motivados pelo desgoverno manipulador, fazem parecer vergonhoso ser próspero com seu trabalho. Nada comprova mais o interesse do governo em ver seu povo rastejando, do que isso.

Somos a pátria do compadrio, do coronelismo, do nepotismo, da burocracia gigantesca e ineficiente, da falta de cidadania, de uma política tradicional podre, do jeitinho mais rasteiro. (...) Claro que existe um outro lado, telúrico, da terra, do corpo do Brasil, que eu amo, a energia geológica e geográfica. E também certos aspectos do povo brasileiro, suas cores e sons, o lance do futebol. Mas o Brasil institucional é brabo.

Vivemos de mentiras, guerras contra a paz, idiotas que tentam ser Adolf Hitlers modernos, mas entenda, o mundo vai mudar, estamos mudando o nosso jeito de ser, somos modificadores de histórias, iremos reescrever nosso universo, seremos diferentes do que vocês, políticos, presidentes, apoiadores das guerras, o mundo agora é nosso, quem somos nós ? Somos a população, aquela que vocês humilham todos dias, exibindo seus carros de luxos, exibindo seu dinheiro, entenda ! Nós vamos mudar tudo que vocês fizeram, regras idiotas, histórias fantásticas para tentar cobrir a verdade, estamos fazendo a diferença, iremos mostrar a vocês, como o mundo deve ser, como o mundo será, daqui para frente, nós, a "população" estamos mostrando a vocês como nós queremos viver, não como vocês querem fazer da sua maldita forma, oque acha que somos ? Marionetes, se somos , enrole essa maldita linha que nos sustenta na tua boca, porque nunca iremos precisar de um político qualquer para mudar o mundo, iremos fazer da nossa forma, quando ? Hoje ! Para que ? Para sermos felizes , vivermos da nossa maneira , essa ... Essa vai ser nossa escolha daqui para frente !