Coleção pessoal de nelsonwilians

101 - 120 do total de 120 pensamentos na coleção de nelsonwilians

"Tenha paixão pelo que faz. É isso que o fará ser um profissional de destaque. Quando trabalhamos em função do que verdadeiramente gostamos, é muito mais confortável questionar e inovar."

"As habilidades sociais estão entre as qualidades que todo advogado deve ter. Não podemos ficar na letra fria da lei ou apenas na técnica. Precisamos dar vida e rostos às causas."

"Para muitos, símbolo de pecado e luxúria, prazer e poder; para outros, apenas uma necessidade à sobrevivência. O dinheiro conturba a consciência humana, incendeia discussões sobre razão e ego, azeda e azeita relacionamentos há muito tempo. Das cátedras aos botecos, a relação do homem com o dinheiro sempre foi motivo de longas teses filosóficas no decorrer dos séculos.

E num momento em que o mundo verifica o aumento no número de bilionários numa progressão geométrica (no Brasil, já são aproximadamente 200 conhecidos), vale mencionar como o mercado de luxo fascina e infla essa legião, ao mesmo tempo que coloca em pedestal dourado as empresas desse segmento.

O exemplo mais encarnado dessa fixação é a americana Apple, erigida por Steve Jobs.

Alçado a um patamar hagiográfico (gostei do termo), Jobs tornou-se um ícone da inovação tecnológica. Gênio amado e mal-amado, sabemos hoje que seu grande mérito foi oferecer mimos revolucionários de luxo para poucos privilegiados (não apenas para bilionários, obviamente), a preços performáticos. Ao transformar seus produtos eletrônicos em objetos do desejo com elevadíssimos lucros, mesmo produzindo e vendendo menos que muitos de seus pares, ele elevou a Apple ao topo das empresas mais valiosas.

Como bem observou o escritor e especialista em marketing digital Scott Galloway, para o lançamento do Apple Watch, a empresa de Jobs comprou dezenas de páginas da Vogue – uma publicação voltada ao segmento de luxo – quando o senso comum mandaria optar por anúncios focados em veículos especializados em tecnologia e voltados à massa do público consumidor geral.

A empresa acertou – e mostrou que sabia com quem precisava falar. Mas a lição que fica é que o exemplo da Apple torna fácil entender por que a lista de bilionários apresenta muitos empresários do setor de luxo.

O luxo fascina, pois é o emblema do poder do dinheiro. É a materialização desse poder. Em uma de suas melhores versões, a pessimista, o filósofo Arthur Schopenhauer anotou que “o fundamento de toda a nossa natureza e, portanto, de nossa felicidade, é nosso físico, e o fator mais essencial da felicidade é a saúde, seguida em importância pela habilidade de nos mantermos independentes e livres de preocupações, isto é, dinheiro!”.

Valeu, Schopenhauer: depois de saúde, dinheiro é a melhor coisa que existe. Sem drama nenhum, concordo, mesmo sabendo que muitos vão dizer que se trata de uma frivolidade e que há outros bens mais nobres, como a amizade, a família. Pode ser – afinal, uma coisa não exclui a outra, e se lhe faltam essas outras coisas tendo dinheiro, com certeza o problema não é ele, mas as pessoas. Saúde e dinheiro, me desculpem, são fundamentais.

Para fazer torcer ainda mais o nariz de alguns, lembro uma passagem que li faz tempo e que não se sabe ao certo se é verdadeira ou não, da vida de Napoleão Bonaparte – na qual ele estaria conversando com o czar da Rússia sobre os dois países (França e Rússia), quando o czar, um tanto horrorizado com a aparente ganância ou sede de poder deste que mais parecia um deslumbrado, teria dito: “Eu luto pela honra, o senhor luta por dinheiro”. Napoleão responde: “Czar, cada um luta pelo que lhe falta”.

Acredito que seja possível ganhar dinheiro “sem perder a alma”. É possível ter uma família equilibrada, amigos leais e fiéis e fazer o bem para a sociedade. A prosperidade não é ruim. Ruim pode ser a utilidade que damos a ela. A prosperidade pode criar uma sociedade mais justa.

Com a riqueza vêm muitas coisas positivas para a humanidade: saúde, bem-estar, cultura, lazer… Com a riqueza na casa dos nove dígitos, estão surgindo também os megadoadores. E os americanos dão aula nesse quesito há tempos. Bill Gates e Warren Buffett, por exemplo, cofundadores da organização Giving Pledge, lideraram a lista com cerca de US$ 70 bilhões em doações vitalícias. George Soros, outros US$ 32 bilhões. Nos Estados Unidos, isso, de fato, é uma tradição.

Essa prática contagia, e grandes doações começaram a ser realizadas por bilionários de fora dos EUA, com foco na busca de soluções para os males da sociedade. Creio que isso vai acontecer no Brasil com maior frequência. “Quando o dinheiro vai na frente, todos os caminhos se abrem” (William Shakespeare). Até o caminho da transformação para uma sociedade mais justa e auspiciosa."

“ Acho um contrassenso pessoas que têm necessidades elementares e tomam decisões lastreadas em seu ego. Quando comecei minha carreira eu tinha necessidades elementares, não ego.”

"É preciso ter humildade para reconhecer os erros ou caminhos equivocados. Quanto mais rápido perceber isso, menor será o prejuízo e mais rápido a mudança de estratégia. Nao confundir retroceder com desistir."

"O que difere um ato de coragem ou loucura é sempre o resultado."

"Soberba é a mentira. É a visão equivocada de si mesmo, podendo ser essa visão de si mesmo além ou aquém da realidade. A humildade é a verdade. Como se vê, a lição é antiga. Mas não importa o quanto pensemos que estamos avançados como sociedade, a história sempre encontra uma maneira de se repetir."

"Quando quero passar algum ensinamento baseado na minha experiência de vida, sempre alerto que não levem minhas sugestões ou palavras 100% ao pé da letra. E que vejam minhas colocações como a um peixe sobre a mesa: retirem os espinhos e saboreiem a carne."

"O universo digital, em especial as mídias sociais, nos traz a sensação de ser um palco poderoso para ampliação potencial do setor corporativo.
Minha experiência me leva a pensar que é, sim, um complemento importante. Não absoluto. Pois observo que o valor das ações no universo real ainda é insubstituível.
O fato de estar presente nas redes sociais e ter sistemas operacionais modernos não significa que uma empresa conseguirá obter sucesso duradouro.
Toda empresa pode ter às mãos esses recursos. Não se trata hoje de uma vantagem. Mas uma ferramenta disponível e que deve ser usada.
Por essa razão, é preciso ir além. É preciso encantar e dar ao cliente mais do que ele precisa. Essa é a diferença fundamental, ainda que pareça lugar comum.
Devemos, assim, ser incansáveis na construção dos pilares fundamentais nas relações de negócios que operam no mundo real:
- satisfação do cliente/contrato; .
- processos operacionais que se traduzem em satisfação e engajamento dos membros da equipe na entrega de produtos e serviços;
- produtos/serviços de alta qualidade, permanentemente.
Sem esses pilares não será possível construir uma imagem forte e colher benefícios duradouros."

"Coragem não é o contrário do medo.
Só não tem medo quem não tem nada a perder ou perdeu a esperança de tudo.
Medo e coragem são conceitos implicados e caminham juntos. Podemos falar de coragem quando agimos apesar do medo. Mas, entendam, medo não quer dizer fraqueza. Corajosos são os que trabalham para superá-lo."

"Uma vez, quando garoto, ouvi meu pai dizer que 'todo homem tem um preço'. Um absurdo, pensei! À época, achava que preço era para produtos ou serviços. Mas quando ele disse preço era no sentido de valor, importância, valia. Nesse sentido, pode ser algo virtuoso ou não."

“ Seu sucesso e sua felicidade são a resposta que você deve dar aos seus inimigos ou detratores. Nada mais que isso!”

“ Há pessoas que reclamam por ter de engolir alguns sapos na vida. Resignado, me convenci que para ser bem-sucedido e atingir nossos objetivos, às vezes, é preciso engolir a lagoa inteira!”

“ O invejoso não quer ter o que você tem. Isso pode dar muito trabalho. Na verdade, ele só quer que você também não tenha.”

"A profissão é a habilidade materializada ou objetivada em valores de uso. A vocação é a satisfação em fazê-lo e ser útil."

"Empreender é colocar em prática e fazer dar certo o que era somente uma ideia, por mais difícil ou louca que possa parecer."

"Um time poderoso reunido pelo mesmo propósito, onde todos estão envolvidos nos processos organizacionais resultam na entrega de resultados de excelência. .

Um time de profissionais empenhados a melhorar cada vez mais a sua performance ocasionam em metas e objetivos alcançados de forma muito mais rápida e assertiva.

Um líder que enxerga além das capacidades técnicas e sabe trabalhar as habilidades e competências de cada um é imprescindível para uma alta a produtividade."

"É preciso investir tempo e energia em recursos humanos. Dar espaço de fala, engajar e ouvir. A preocupação com o sentir do outro pode ser decisiva numa relação profissional."

"Para realizar algo, primeiro acredite e não se deixe tombar pelas circunstâncias presentes. A pessoa que realiza vê o futuro que ninguém mais vê."

"Não é sobre o status que você tem. É sobre o quanto você pode influenciar e levantar pessoas."