Coleção pessoal de Matos_Rodrigues

141 - 160 do total de 336 pensamentos na coleção de Matos_Rodrigues

Não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.

Gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam. Mas eles têm sabedoria suficiente para manter isso em segredo.

Passamos a amar não quando encontramos a pessoa perfeita, mas quando aprendemos a ver perfeitamente uma pessoa imperfeita.

Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.

Se o empréstimo pode produzir constrangimento, o auxílio para o pobre deve estar livre disso, pois é questão de solidariedade e justiça. Aquilo que sobra para uma pessoa, pertence, por direito, àqueles que nada têm. Dar esmola é apenas um exercício para a partilha que constrói uma sociedade fraterna e igualitária.
(nota de rodapé)

Quando o homem se torna autossuficiente, se rebela contra o projeto de Deus e faz o seu próprio projeto: liberdade e vida só para si mesmo.

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Tiago 1:5

Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

O homem sonha possuir liberdade e vida plenas; porém, na sua autossuficiência, ele produz o contrário: escravidão e morte.

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.

Gálatas 5:1

Ser discípulo não é ser escravo, mas ter prazer na liberdade de caminhar com o seu mestre. Se o seu discipulado é um fardo, renuncie e viva a liberdade em Jesus.

Gosto de porcos. Os cães olham-nos de baixo, os gatos de cima. Os porcos olham-nos de igual para igual.

Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome, pergunto o que há?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará.

Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade.

Aprendendo a desaprender

Passamos a vida inteira ouvindo os sábios conselhos dos outros. Tens que aprender a ser mais flexível, tens que aprender a ser menos dramática, tens que aprender a ser mais discreta, tens que aprender... praticamente tudo.

Mesmo as coisas que a gente já sabe fazer, é preciso aprender a fazê-las melhor, mais rápido, mais vezes. Vida é constante aprendizado. A gente lê, a gente conversa, a gente faz terapia, a gente se puxa pra tirar nota dez no quesito "sabe-tudo". Pois é. E o que a gente faz com aquilo que a gente pensava que sabia?

As crianças têm facilidade para aprender porque estão com a cabeça virgem de informações, há muito espaço para ser preenchido, muitos dados a serem assimilados sem a necessidade de cruzá-los: tudo é bem-vindo na infância. Mas nós já temos arquivos demais no nosso winchester cerebral. Para aprender coisas novas, é preciso antes deletar arquivos antigos. E isso não se faz com o simples apertar de uma tecla. Antes de aprender, é preciso dominar a arte de desaprender.

Desaprender a ser tão sensível, para conseguir vencer mais facilmente as barreiras que encontramos no caminho. Desaprender a ser tão exigente consigo mesmo, para poder se divertir com os próprios erros. Desaprender a ser tão coerente, pois a vida é incoerente por natureza e a gente precisa saber lidar com o inusitado. Desaprender a esperar que os outros leiam nosso pensamento: em vez de acreditar em telepatia,é melhor acreditar no poder da nossa voz. Desaprender a autocomiseração: enquanto perdemos tempo tendo pena da gente mesmo, os dias passam cheios de oportunidades.

A solução é voltar ao marco zero. Desaprender para aprender. Deletar para escrever em cima. Houve um tempo em que eu pensava que, para isso, seria preciso nascer de novo, mas hoje sei que dá pra renascer várias vezes nesta mesma vida. Basta desaprender o receio de mudar.

Canção de amor.

Tuas palavras em mim são feito as notas de uma melodia, quando escritas são só rabiscos num papel em branco, mas quando lidas, tocadas ou ambos - são música, invadem meus ouvidos, invadem minha voz, e eu as canto. Eu as canto feito pássaros assobiando uma canção de amor, que mesmo sem ser entendida, é linda de se ouvir. E eu as canto feito o vento entre as folhagens numa tarde de outono ou numa manhã de primavera, que traz consigo também, não só a canção de amor, mas o suave e molhado perfume da paixão. E eu as canto feito as ondas quando quebram perto da areia: tão fortes e tão tranquilas, soam como um sussurro aos 4 ventos, se desfazem e se refazem novamente, dando continuidade a canção, a eterna canção de amor.

O conselho raramente é bem recebido e quem mais necessita dele é quem menos o aprecia.

Seja qual for o conselho que vai dar, seja breve.

Aproveitar um bom conselho requer mais sabedoria do que dá-lo.

Viver o momento...
Não é esquecer o passado,
Mas provar que aprendeu a lição que ele nos deixou.
Não é a despretensão com o futuro,
Mas é ter convicção de que o amanhã pode e será melhor que hoje.