Coleção pessoal de Marcial1Salaverry

161 - 180 do total de 1793 pensamentos na coleção de Marcial1Salaverry

Como agora estou por aqui, foi por ter sobrevivido às aventuras vividas no Congo.
Valeu muito como experiencia de vida, pois é vivendo que damos o real valor à vida...
Ósculos e amplexos,
Marcial

UM BRASILEIRO NA AFRICA (epílogo)
Marcial Salaverry



Nosso grande objetivo, quando decidimos embarcar nessa aventura africana, era uma tentativa de acertar nossas finanças, seriamente abaladas por algumas besteiras cometidas, e também por motivos de saúde.

Havíamos previsto ficar pelo menos 10 anos por lá, que julgávamos seria o necessário para fazer um bom “pé de meia”. Aliás, o objetivo era fazer os dois pés...

As coisas foram um pouco facilitadas quando comecei a viajar, pois os ganhos triplicavam, como também eram triplicados os riscos de vida que corria. Havíamos reduzido em dois anos a previsão de nossa estadia lá. E poderíamos, talvez, eliminar mais um ou dois anos, tão bem corria tudo.

Contudo, algo estava para acontecer. A política estava começando a se modificar, e o tratamento das autoridades para com os estrangeiros começou a mudar. Sutilmente, mas notava-se que havia algo de podre na Republica Democrática do Congo, e que não era a chikwanga...

Em fins de 1970, eles inventaram um novo documento para os estrangeiros, a famigerada “Carte Jaune”, ou seja, “Cartão Amarelo”, começando assim a fazer algumas restrições quanto a nossa permanência lá. Por causa desse documento, muita gente teve que deixar o País. Como eu estava legalmente empregado, com Contrato de Trabalho em vigor, apenas teria que apresentar um diploma que justificasse alguma especialização. Escrevi para minha família, pedindo que enviassem algum Diploma para lá. E meu sobrinho enviou-me um Diploma de Especialização em Corte e Costura, emitido pela Singer. E eu virei “Tecnicien en Couture”. Com algumas gorjetas bem distribuídas, tudo ficou arranjado. E poderíamos continuar por lá.

Foi quando comecei a viajar pelo interior do Congo. Graças a esse diploma da Singer, permaneci por lá, e pude então viver todas aquelas aventuras.

De repente, não mais que de repente, os ares começaram a ficar pesados. E outras mudanças estavam no ar.

O Presidente Joseph Desiré Mobutu, resolveu cortar todos os vínculos colonialistas, e começou a mudar o nome de todas as cidades, ruas, praças, enfim, tudo que tivesse nome estrangeiro, a começar por ele mesmo, que passou a se chamar Mobutu Sese Seko. A Republique Democratique du Congo, mudou para Zaire. Comecei a ver as coisas mal paradas.

A situação estava nesse pé, quando fui para a viagem ao Kivu, e em Goma, fiz amizade com o Cônsul Geral da França lá, e durante um jantar ele me confidenciou o que iria acontecer no Congo, perdão, no Zaire, e fiquei arrepiado com o que ouvi, pois iria mexer diretamente em nosso bolso, e eventualmente com nossa vida, pois a segurança iria passar a ser insegurança...

Torna-se necessária uma pequena explicação, pois segundo meu contrato de trabalho, meu pagamento era dividido em 75% depositados na Bélgica em francos belgas, e 25% em dinheiro local, mais que suficiente para nossas despesas, pois tinha toda a assistência da firma, no que diz respeito a despesas médicas, farmacêuticas, odontológicas, e também moradia.

Bem, segundo meu amigo Jules, a coisa a partir de 1972 iria mudar radicalmente. Até Junho de 1972, iriam ser proibidos os depósitos de salários em contas no exterior, e o salário seria pago integralmente em zaires... Vi literalmente as coisas ficarem pretas, e resolvi que estava na hora de voltar ao Brasil. Iria aproveitar que já estava com direito a férias, e simplesmente diria Adieu Congo, perdão, Zaire.

Mas havia um problema. Como viria em férias, a firma iria pagar as passagens de ida e volta, mas se eu me demitisse dizendo que não regressaria, a viagem seria por minha conta.

Foi aí que mostrei pra eles o que é o “jeitinho brasileiro”. Vendi o carro, alegando que iria comprar um novo quando voltasse, e deixei o carro encomendado na concessionária. Quase um mês antes de minha viagem, peguei todos os objetos que queria trazer, e cuja saída não era permitida, como peças de marfim e madeira entalhada, enfiei em 8 baús de zinco, chamados de “mal-en-fer” e levei ao aeroporto para despachar como “bagagem não acompanhada”. Uma razoável quantidade de zaires foi suficiente para tornar desnecessária a revista das malas pela alfândega local, e para garantir que seriam embarcadas no mesmo avião em que eu viajaria, para que chegassem comigo ao Brasil. Os funcionários da alfândega de Kinshasa ainda estão esperando que eu leve os sapatos brasileiros que prometi para meu regresso.

Passei os últimos dias, despedindo-me dos locais, e apenas os amigos mais chegados é que souberam que não voltaria.

Dei um adeusinho para Chuttes, Ma Valée, Boulengerie du Parc Hembize, piscina da OUA, e avisei aos crocodilos do Congo que seu jantar brasileiro ficaria adiado sine die...

Senti um friozinho na barriga, quando fui chamado pela alfândega, na hora do embarque. O que eles poderiam querer? Foi apenas para me lembrar que estavam esperando pelos sapatos brasileiros. E eu disse que dentro de dois meses estaria de volta...

O garboso avião da Panam nos levou a Dacar, com escalas em Monrovia, Accra e Lagos.

Com essas escalas todas, tentem visualizar a cena. Neyde, Iara, Alexandre e Marcial, cada qual com três sacolas de mão, precisando carregar tudo em cada escala, já que nada poderia ficar no avião... As crianças quase sumiam debaixo das sacolas com seus brinquedos favoritos...

Em Dacar, ficamos algumas horas esperando a conexão com o avião da Swissair que nos traria ao Brasil. Consegui acesso ao Depósito de Cargas, e constatei que meus amigos da alfândega congolesa, perdão, zairoise, haviam cumprido sua palavra. Lá estavam meus queridos baús, que seguiriam para o Brasil no mesmo avião.

Quando o avião decolou, dei uma última olhada para a África, e mentalmente mandei um adeus a todos os amigos que lá havia deixado. Senti um nozinho na garganta, e meu filho viu aquela lágrima furtiva, e chorou junto.

Havia sido uma bela aventura, foram anos em que pude reavaliar todos meus conceitos de vida.

Vi que solidariedade é o maior veiculo para se chegar à felicidade. Vi que mais do que nunca existe Alguém lá em cima que olha por nós. E como estava pertinho Dele, fechei os olhos, e agradeci por toda ajuda que me deu lá, e que não foi pouca.

E deixo por conta da imaginação de quem quiser, a emoção que senti ao sobrevoar o Rio de Janeiro, ao passar pertinho do Cristo Redentor, ao pisar em território brasileiro, e, suprema glória, tomar um guaraná gelado...

Assim foi a grande aventura da minha vida. Claro que tive que me segurar para manter minha decisão de não regressar, pois quando devolvi as passagens de retorno para a firma em Kinshasa, avisando que não voltaria, por “questões de saúde”, eles devolveram as passagens, com uma bela gratificação, e um novo contrato de trabalho em excelentes condições. Ocorre que eles não sabiam que eu sabia da grande modificação que ia acontecer. Então, fiquei com a gratificação, e tornei a devolver as passagens e o contrato avisando que minha decisão infelizmente, era irrevogável.

Pensei que seria capitulo encerrado em minha vida, pois sequer imaginava que um dia iria escrever minha história africana.

E agora, sinceramente, lamento não ter feito anotações do que vivi lá. Tive que buscar no cantinho da memória as lembranças do que lá passei.

UM BRASILEIRO NA ÁFRICA, relata com fidelidade o que vivi num país que se chamava Congo, mudou para Zaire, e voltou a ser Congo... Como eles estarão lá?

Caso este livro chegue às mãos de alguém que ainda lá esteja, ou que lá tenha vivido, e que chegou a conhecer o “Brasileiro do Hasson”, que receba o abraço que não consegui dar quando resolvi voltar de vez para o Brasil, com muita saudade, e boas lembranças das aventuras lá vividas. Ao escreve-las, algumas vezes tive que parar, para deixar que a saudade falasse através de algumas lágrimas que teimosamente acompanham boas recordações, principalmente os momentos vividos na convivencia dos amigos portugueses que sempre dedicaram uma amizade sincera a este brasileiro maluco...

Quem sabe um dia voltarei para rever locais, e talvez alguém que ainda lá esteja, e enquanto isso não acontece, procuro sempre fazer de cada dia,UM LINDO DIA, e às minhas queridas amizades, desejo o mesmo.

Embora não costume cair neve aqui nesta época do ano,
não custa imaginar que podemos ter um Natal Branco e sem corona...
Sonhemos, pois...
Ósculos e amplexos,
Marcial

VAMOS TER NOSSO NATAL BRANCO
Marcial Salaverry

É fato que está quase chegando o tão esperado Dia de Natal, e fica em nossa retina a imagem que desde criança sempre nos foi apresentada de um Natal com neve por toda a parte, aquele famoso Natal Branco, que jamais tivemos aqui, mas analisando bem, na verdade verdadeira, podemos ter aqui um Natal Branco...

Claro que eu sei que não temos neve aqui, mas apesar de não a termos, podemos muito bem ter um White Christmas, e vamos entender como isso será possível, e certamente fará muito bem para nossa alma, e para todos aqueles que pensarem igual...

A cor branca não simboliza a paz? Então, com muita paz no coração, poderemos ter um Natal Branco, o que seria uma bela emoção... Como conseguir ter paz no coração? Parece ser impossível, pois essa violência que campeia aí por fora, realmente complica, e assusta muito, e ainda mais chegaram coisas lá de longe para nos assustar mais ainda... Mas a verdade é que podemos fazer pelo menos a nossa parte, usando a imaginação e tendo da paz uma sensação, e usando bem nossa imaginação, poderemos imaginar que árabes e israelenses vão resolver a questão numa disputa esportiva, que poderia provar quem é o melhor, pelo menos esportivamente, que vamos vencer a covid, que, bem são tantos "ques", que deixo a cargo da imaginação de cada um, o que pode ser melhor para todos... O mesmo poderiam fazer todos os povos que se encontram em permanente estado de litigio, o que certamente irá trazer para o mundo um grande alivio, saber que inimigos que se declaram irreconciliáveis, estão pelo menos pensando em Paz... Certo que é meio utópico, mas não custa sonhar que o mesmo poderiam fazer irlandeses do norte e do sul, russos e chechenos, bósnios e sérvios, santistas e corintianos, sampaulinos e palmeirenses, vascainos e flamenguistas, colorados e gremistas, atleticanos e cruzeirenses, e vai por aí afora. Caramba, será que o bicho homem não se cansa de brigar?

Depois de usarmos bem nossa imaginação, e chegarmos à conclusão de que estamos em um "Natal Branco", então poderemos tranquilamente ouvir como "bate o sino pequenino" e "juntos eu e ela", bem como todos os demais, cada qual na melhor companhia possível e imaginária (vale tudo... não estamos usando a imaginação ?) "vamos à capela" que pode perfeitamente ser o recesso do lar e, "felizes a rezar", e a pedir ao nosso grande Amigão, que prolongue esse "Natal Branco" pelo restante do ano. Terminando, só nos resta pedir que "abençoe, Deus Menino, este nosso lar". Logicamente extensivo a todos os lares do mundo. Seria tão bom se assim fosse... E na verdade, só depende de usarmos bom senso e boa vontade para chegar lá... Pelo menos podemos fazer nossa parte, sendo lícito também esperar que todos os demais o façam, para um "Natal Branco" geral.

Amigos, desejando para todos UM LINDO DIA, acrescento meus votos de UM NATAL BRANCO PARA TODOS, com muita Luz, Paz, Amizade e principalmente Amor no coração.

Dizem que a Fé remove montanhas...
Realmente é muito importante termos Fé em nossa vida, pois é onde buscamos forças para enfrentar agruras...
Ósculos e amplexos,
Marcial


A FORÇA DA ORAÇÃO
Marcial Salaverry

Sempre é importante com Deus conversarmos...
Sempre é importante a Deus amarmos...
E na força da fé nos apoiarmos,
para nunca nos desesperarmos...
Nos momentos de dor, orar para pedir,
para que nos livre do que está a nos afligir...
Nos momentos de alegria, para agradecer,
pois Dele não podemos nos esquecer,
enquanto vida tivermos para viver...
Um simples pensamento,
representa uma oração...
Um Obrigado Amigão...
Um estender de mão,
que poderá aliviar nosso coração,
agradecendo o fato de ainda
podermos agradecer...

Marcial Salaverry
Santos 10/05/2004 ⁠

Por vezes temos um certo tipo de pensamento, que parece
ser alguem querendo nos avisar de algo...
Algo que vem de nosso interior, e chega ao cérebro...
Isso são as chamadas "Premonições"...
Pode ser um aviso de que algo pode acontecer...
Quem sabe?
Ósculos e amplexos,
Marcial

O QUE PODEM SER NOSSAS PREMONIÇÕES
Marcial Salaverry

Para tentar explicar algo sobre o que pode ser chamado de "Premonições", podemos dizer que vem a ser uma espécie de aviso de nosso interior, sobre algo que poderá ou não acontecer, e que apenas o futuro nos dirá. Segui-las ou não, é questão a ser determinada por nosso livre arbítrio, pois nem sempre entendemos que a "razão tem razões que a própria razão desconhece..."

Algumas vezes podemos sentir uma espécie de antevisão de algo que vai ocorrer. A idéia nunca surge nítida e definida. Simplesmente existe um pressentimento de que alguma coisa vem por aí, e se será boa ou ruim, depende muito de saber interpretar aquilo que se sente. Como exemplo, podemos citar uma pessoa que tem o hábito de sempre seguir por determinado caminho. De repente, não mais que derepente, vem à cabeça um pensamento estranho, que parece sugerir uma mudança de rumo, que se deve seguir por outro caminho. Fica a dúvida se devemos "ouvir" aquilo que nosso instinto determina, ou seguir a lógica de nosso rumo habitual.

Por estranho que possa parecer, quando isso ocorre comigo, sempre sigo o "aviso", e procuro outro caminho. Mais de uma vez, pude constatar que tal mudança, por um motivo ou outro, acabou sendo benéfica. Teria sido um aviso? Não sei como interpretar. Nada pode ser apresentado como verdade absoluta, pois é um assunto por demais complexo, e cercado de crendices.

Tenho uma visão muito realista sobre a vida, e acredito muito na força do Destino. Mas acredito também que temos condições de mudar nosso destino, usando para isso de nosso livre arbítrio, ficando a cargo de nosso julgamento pessoal o seguir ou não certos impulsos que sentimos. Por vezes, começamos a pensar muito fixamente em determinada pessoa que há muito não dá notícias. Quando isso acontece, sugiro que procure se fazer contato com esse alguém. Pode não ser nada, mas também pode ser um "aviso" de que algo pode ou vai acontecer. Tudo, questão de interpretação, seguir-se ou não tal impulso. Antes que alguém pergunte, isso também vale para acertar na megasena, desde que se interprete corretamente os números que nos forem "indicados", já que nem sempre meia dúzia é seis, pois muitas vezes também nos deixamos sugestionar por certas idéias que temos, e que queremos interpretar como "avisos".

Isso vale também para negócios ou compras. Quantas vezes estamos a ponto de fechar algum negócio, ou comprar alguma coisa, e sem mais aquela desistimos. É uma dessas premonições. Não escutamos ninguém nos falar nada, nem ouvimos nenhuma "voz misteriosa". Simplesmente seguimos um impulso que nos levou a desmanchar ou a fechar negócio, sem qualquer explicação. Esse tipo de fato ocorre com muito mais frequencia do que se julga. Parem um pouco para pensar, e vejam se fatos semelhantes já não ocorreram por diversas vezes. Vale para tudo que faz parte da vida, desde comprar uma coca cola, até decidir um namoro, um casamento, uma sociedade e até uma amizade.

Num grupo de pessoas, porque procuramos a companhia de algumas e não de outras? Questões afínicas? Claro que é por aí, mas o que pode determinar tais afinidades, senão uma intuição (ou premonição) sobre tal ou qual pessoa.

Querem um exemplo de premonição? Garanto que algumas pessoas estão lendo com um sorrisinho de gozação, e pensando que estou ficando maluco... (só agora descobriram???)

Estou sentindo uma premonição de que estou me alongando muito. Então, antes de escutar reclamações, quero dizer que estou sentindo uma certeza de que todos teremos UM LINDO DIA, desde que possamos interpretar corretamente o que nos destina o Destino...

⁠Mesmo com todas as coisas que acontecem pelo mundo afora, sempre fica aquela tênue esperança de que ainda teremos um pouco de PAZ E AMOR.
Quem sabe, se cada um resolver fazer sua parte, as coisas aconteçam...
Vamos pelo menos tentar?????
Ósculos e amplexos,
Marcial
--
SEMPRE NATAL É ESPERANÇA DE PAZ E AMOR
Marcial Salaverry

É preciso entender que o Natal é o renascimento do bem, da paz, do amor, da compreensão, pelo menos são esses os desejos de Jesus,e que devemos atender...
Veja as luzes que explodem em fragmentos luminosos, e as estrelas que no céu despontam, trazendo esperança de Paz e de Amor, e esses deveriam ser os desejos de todos nós...

Neste Natal, peça a Deus como presente apenas a Paz de que tanto necessitamos, e faça sua parte para consegui-la... Peça forças para melhor enfrentar as agruras da vida, e procure clarear seu caminho, e para tanto, peça luz, para melhor ilumina-lo... Peça amor, para melhor viver a vida, e saiba doar amor a seus semelhantes... Peça sabedoria, para saber que sem Fé, a vida é vazia, e procure entender os ensinamentos divinos...

Esses os presentes que todos devemos pedir, assim como são esses os presentes que Ele deseja receber, Ele que nasceu em uma simples manjedoura, não quer coisas de luxo, e tampouco riqueza... Apenas quer que seus filhos consigam se entender, para sempre em paz poderem viver...
O melhor presente está presente num beijo, num abraço fraterno, num aperto de mão, num olhar carinhoso, num sorriso, numa brincadeira, que faça a felicidade de uma Noite de Natal, despertando em todos o verdadeiro sentimento de Natal, entendendo o que essa data realmente representa...

O sentimento de espírito de Natal, é a esperança que tem aquele idoso hospitalizado, de quem alguém venha visitá-lo, é o sonho acalentado por aquela criança que sente frio na Noite de Natal, de que alguém venha abrigá-la, ou alimentá-la...
Vamos entender que o verdadeiro Papai Noel, está dentro de nós mesmos... Está presente quando sonhamos realizar não só os nossos, mas os sonhos de nossos semelhantes... Está presente em uma ceia de Natal junto com a nossa família, quando estamos vivendo uma Noite de Paz e Amor... Está presente quando com o coração pleno de luz, paz, amor e amizade, desejamos que todos tenham UM LINDO DIA, que poderá ser repetido a cada dia por vir em nosso porvir...


Uma doce recordação de uma grande emoção
há muito tempo vivida, e jamais esquecida...
E já se passaram 65 anos...
O amor é lindo, quando vivido com sinceridade,
amizade, respeito e diálogo...

UMA VALSA PARA NÓS
Marcial Salaverry

A orquestra começou a tocar...
Sorriste-me... chamei-te para dançar...
Enamorados, principiamos a valsar...
Os suaves acordes espalhando-se pelo salão,
entrando diretamente em meu coração...
Contemplando tua linda imagem,
embarquei em doce viagem...
Uma viagem ao mundo do amor...
Inebriado, mergulhei em doce torpor...
Em teus olhos vi tanta doçura,
tanto amor, tanta ternura...
Logo descobri que jamais poderia deixar-te...
Descobri que iria assim amar-te,
por toda minha vida...
Uma valsa cheia de Fascinação,
trouxe para minha vida uma suave emoção...
E continuamos sempre valsando pela vida a fora,
sem jamais querer ir embora...
E agora, com os limites impostos pelos anos de vida,
ainda seguimos valsando com nossas lembranças,
e nossa imaginação, enquanto Deus nos permitir...

Marcial Salaverry

Paz... O melhor presente de Natal...
Sonhar não custa nada...Sonhemos, pois...
Ósculos e amplexos,
Marcial

NOSSOS SONHOS PARA O NATAL
Marcial Salaverry


Finalmente, está chegando o Natal,
e sempre temos sonhos de algo melhor...
Tentamos esquecer coisas más que sofremos,
pensando nas boas que receberemos...
Amigos que estarão presente,
trazendo-nos algum presente,
ou algo que se apresente...
O que mais pedimos ao Papai Noel,
é paz para o mundo,
que está indo para um buraco fundo...
Não dá pra acreditar,
mas essa gente só pensa em brigar,
em lutar, em guerrear...
Será que não podem pensar em paz?
Que ninguém disso é capaz?
Tem crianças de fome morrendo,
tem muita gente doente sofrendo...
A cada guerra,
mais o mundo se enterra...
A cada "manifestação",
mais paz e amor vão para o chão...
Vamos tirar o mundo desse buraco,
antes que se reduza a caco...
Pai Noel, pra esse Natal,
quero apenas PAZ... Não faz mal
se mais nada ganhar...
Juro que não vou me incomodar,
se você me der esse presente...
E que finalmente a Paz se apresente...
E para termos essa felicidade,
basta apenas que exista boa vontade...⁠

Sem dúvida alguma, existem ocasiões em que é preciso apelar para a Instância Superior...E agora que está chegando seu Aniversário, vamos cumprimentá-lo?
Apenas pensamentos de Paz, Amor, Compreensão... esquecendo problemas, quizílias, apenas atendendo ao que Ele nos pede... Paz e Amor... Só depende de nossa boa vontade...
Ósculos e amplexos,
Marcial

ALGUÉM LÁ DE CIMA OLHA POR NÓS
Marcial Salaverry

Existe algo de que nunca poderemos nos esquecer, é que todos nós temos um Amigão lá em cima. É só questão de saber contatá-lo e interpretá-lo. Muita gente se limita a esperar a ajuda divina, mas não procura fazer a sua parte para que essa ajuda possa vir. Claro que não é por aí. Não basta apenas esperarmos que Ele se lembre de nós. Muito sabiamente, Ele já disse: Faça por donde, que te ajudarei..., se não disse isso diretamente, pois não existe nenhuma fita gravada provando, pelo menos é essa a interpretação que faço de muita coisa que leio por aí, principalmente nos Livros Sagrados das mais diversas religiões. Todas tem que ser conhecidas e respeitadas. Afinal o nome pelo qual O chamamos não faz muita diferença, basta que exista uma fé sincera.

Bem a propósito, vou transcrever algo que li, muito interessante e verdadeiro:
"Pedi força e vigor...Deus me mandou dificuldades para me fazer forte...
Pedi sabedoria...Deus me deu problemas para resolver...
Pedi prosperidade...Deus me deu energia e cérebro para trabalhar...
Pedi coragem...Deus me mandou situações perigosas para superar...
Pedi amor...Deus me mandou pessoas com problemas para eu ajudar...
Pedi favores...Deus me deu oportunidades...
Não recebi nada do que queria, mas...
Recebi tudo o que precisava...Sem dúvida alguma, minhas preces foram atendidas..."

É muito bonito, e vale a pena uma reflexão. Principalmente para aqueles que sempre reclamam da ajuda divina. Esses eternos descontentes, sempre fazem a eterna pergunta: Por que comigo ? Ou pior ainda: Por que para ele, e não para mim ? São pessoas que apenas esperam receber ajuda, sem nada fazer em troca, e sentem inveja do que acontece de bom com outras pessoas. E isso é lamentável, pois devemos sempre tentar conseguir as coisas com nossos méritos próprios.

Sempre vale a pena fazer uma profunda reflexão sobre tudo aquilo que desejamos, e tudo aquilo que obtivemos em nossa vida. Cada pequeno triunfo, por menor que seja, é sempre uma grande vitória, desde que encarado sob o ângulo certo, principalmente se esse êxito foi conseguido por méritos próprios, através de nosso esforço pessoal. Penso que sucesso através de falcatruas, sempre deixará um gostinho amargo. Além de restar sempre aquele pensamento:E se descobrirem? Por mais cínicos que sejam, sempre restará um pequeno peso na consciência, sempre aquele medo de ser descoberto. Penso que vale mais a pena poder dormir tranquilamente...
De vez em quando sofremos revezes. Claro, a vida não pode ser somente um "mar de rosas". Se encararmos esses contratempos com serenidade, poderemos tirar proveito deles, evitando a repetição dos erros que os provocaram. Enganos, erros, falhas, sempre acontecem... Usemo-los como "lição de casa", para não os repetirmos, claro.

Enfim, não podemos ficar sentados esperando que "Deus me ajude". Temos que ir à luta, fazer nossa parte, e meus amigos, como é gostoso quando vemos nossos esforços recompensados...
É infinitamente muito mais gostoso conseguir algo à custa de nosso esforço, do que receber de "mão beijada". Como também claro é que deve ser muito gostoso acertar a Megasena acumulada. Mas até aí houve nosso esforço, indo até a lotérica, preenchendo o cupom com os números certos. Isso exige grande esforço, sem dúvida. É aí, que entra a ajuda divina... Se o Amigão achar que chegou nossa hora, não tenha dúvida de que colocaremos os números corretos no volante...
Bem amigos, não esperemos que as coisas caiam do céu (já chega a chuva e os raios), e vamos em frente, que atrás vem gente.
Tenham todos UM LINDO DIA.⁠

A vivencia pode trazer à mulher a certeza daquilo que ela quer para si, do que pode lhe fazer bem, ou não, assim, é preciso saber como tratá-la, para poder bem viver em sua companhia...
Ósculos e amplexos,
Marcial


A MULHER MADURA É MULHER DE VERDADE
Marcial Salaverry

Mulher madura, na realidade, é a real mulher de verdade, uma autentica guerreira dos tempos modernos... É aquela mulher que tem muitas coisas vividas, alegrias e dores sentidas, boas e más lembranças tidas e havidas, e que na cabeça, tem ideais, ideias e pensamentos, e que leva na alma formosos sentimentos...
Com certeza, é uma mulher muito especial, muito sincera na exposição de seu sentir, e que assim sendo, sabe amar-se, sabe amar, não nega, não tem porque fingir, pois tem na alma a pureza de seu sentir. É uma mulher madura, sempre sentimental, que certamente no amor, não quer se dar mal, quer viver um amor real, sincero, em plenitude.
Por ser uma mulher de muita sensibilidade, não gosta de falar na idade, eis que seu espírito jovem, não sente disso necessidade... Por ser verdadeira, quando ama, ama de verdade, e na realidade não sabe amar pela metade. Como muito já amou na vida e foi amada, não entende e não quer que a vida possa ser desperdiçada... Por ser alguém que tem apetite de viver, não quer mais sofrer, e destarte, quer sinceridade de sua parceria, pois ela na verdade, quando quer amar, ama de verdade,
e seu amor ao mundo proclama...
Assim sendo, quem quiser seu amor conquistar, tem que saber muito a amar... Essa mulher é você, mulher madura, mulher cuja lembrança sempre perdura... Mulher madura, mulher de verdade, quem a souber amar, terá felicidade...

Mas cuidado, saiba amá-la como ela merece ser amada...
Saiba faze-la feliz, e certamente o será também...
Mas se não souber faze-lo, certamente ela lhe dirá adeus...

Mas se conseguir entrar em sua alma, ambos poderão viver uma maravilinda sequencia de UM LINDO DIA a cada dia que for vivido, podendo bem viver esse amor por décadas de uma feliz felicidade...

Marcial Salaverry⁠

Sempre será válido buscar o reencontro de uma amizade,
de um amor... Por que permitir, e manter um afastamento
que magoa aos dois lados?
Uma amizade, um amor, quando existe sinceridade,
não termina quando ocorre um afastamento..´.
Ósculos e amplexos
Marcial

É BOM QUANDO EXISTE UM REENCONTRO
Marcial Salaverry

Por circunstancias diversas, por mais sincera que seja uma amizade, sempre pode ocorrer algum problema, e assim, nos afastamos de alguém, sem que haja um motivo realmente válido para isso acontecer, e que talvez aconteça porque por vezes ocorrem pequenas desinteligencias, e, na tentativa de se acertar as coisas, busca-se num reencontro, uma oportunidade de se consertar algo de errado que fizemos, ou que sofremos. Algo que exige uma grande dose de humildade, pois devemos superar algo que temos muito arraigado, que é o orgulho, nosso amor próprio, que, quando ferido, nos leva a certas atitudes das quais podemos nos arrepender mais tarde, levando-nos a buscar amizades perdidas, por causa desses "tropeções"...
A grande verdade é que desencontros na vida existem muitos. Pode ser com pessoas que perdemos de vista, amizades com as quais perdemos contato. Gostaríamos de um reencontro, mas por diversas circunstâncias é-nos impossível fazê-lo em determinado momento. Adiamos essa busca para uma ocasião mais propícia, que poderá ou não surgir. Por causa de coisas assim, existe um velho provérbio que diz "Nunca deixes para amanhã, o que podes fazer hoje..."
Também podem ser desencontros provocados por algum desentendimento, muitas vezes causando o fim de um relacionamento, algo que parecia sólido, mas que se esboroa com grande facilidade, mesmo que deixando algo para trás, e mais tarde, de cabeça fria, analisamos melhor a situação e descobrimos que a situação poderia ter sido contornada se não nos tivéssemos deixado levar pelo calor da discussão, ou por não ter procurado buscar uma solução, deixando para depois o que deveria ter sido feito naquele momento.
Houvéssemos melhor ponderado, e esse desentendimento não teria atingido essas proporções, terminando um relacionamento. Pode ser orgulho ferido, pode ser uma mágoa provocada talvez involuntariamente, mas que acabou provocando uma discussão, causando a separação...
Esses desencontros por vezes tem conserto, desde que uma das partes se disponha a buscar o reencontro, passando por cima de eventuais mágoas, superando o orgulho eventualmente ferido.
Precisamos sempre manter aberto o canal de entendimento, através de muito diálogo, para evitar que tais desencontros ocorram.
Existe porém um desencontro que exige uma atenção especial, pois envolve nossos sentimentos mais íntimos. São os desencontros amorosos. E são os mais doloridos que existem, pois sempre é-nos difícil aceitar que alguém a quem muito amamos, de repente possa descobrir que não nos ama, e é quando começamos a buscar desesperadamente as razões desse desencontro, e, em nossa imaginação, passam possibilidades as mais desencontradas possíveis. Qual poderá ser o motivo da recusa ao nosso amor, o porque dessa pessoa não mais desejar nossa companhia.
Muitas vezes não conseguimos ver que o motivo é o mais simples possível. Nosso amor não tem retorno. Não existe a reciprocidade desejada. A pessoa que amamos, não nos ama, e claro que aí a coisa se complica.
Esse é um dos desencontros que costumam ser definitivos, sendo quase sempre frustrante a busca do reencontro pois, se nosso amor não é correspondido, buscar o que? Nesse caso é mais adequado buscar-se um novo amor, pois se não existe a reciprocidade que desejaríamos, talvez o mais adequado seja liberar nosso coração desse sentimento sem retorno, pois a busca só irá causar mais mágoas aos dois lados, sempre trazendo um certo constrangimento.
Existem alguns desencontros amorosos que poderiam ser evitados. Quando ocorrem entre casais que já vivem juntos há muito tempo, cujo relacionamento vem sendo minado por pequenos desentendimentos, que vão crescendo com o correr do tempo, e por uma eventual falta de diálogo, o desentendimento vai aumentando, até que se chega a um rompimento. Esse desencontro, quando surge, é quase sempre definitivo. Muitas coisas ditas, ofensas trocadas, deixam marcas definitivas, impossibilitando o reencontro, mas, se tivessem ponderado melhor, dialogado mais, talvez a situação tivesse sido contornada em seu nascedouro.
Devido diversas circunstâncias, nos desencontros amorosos, a busca do reencontro é mais complicada, pois envolve as chamadas questões do coração, que nem sempre nos deixa agir conforme a razão indica.
O mais adequado seria evitar que o desencontro acontecesse, mas se aconteceu, vamos raciocinar com ponderação para ver se vale a pena tentar a busca do reencontro.
Assim, para evitar um desencontro entre nós, desejo a todos UM LINDO DIA.

Flores quando com amor ofertadas,
Sempre tocam o coração,
Com a doce sensação
De um amor pleno de calor...

FLORES DO AMOR
Marcial Salaverry

Flores sempre representam amor,
transmitem carinho, calor,
dão felicidade,
e em qualquer idade...
Flores assim ofertadas,
com suas pétala beijadas,
devem bem ser guardadas,
num relicário especial,
com cuidado total...
Não as deixe murchar,
e sempre estará a amar...
Sempre irá sonhar,
com quem contigo sonhar...
Resultam em belos sonhos,
sempre risonhos,
embalados pelas cores
das lindas flores
com amor ofertadas,
entre caricias apaixonadas...
Sempre deixando no coração,
uma doce sensação
de um gostoso bem estar,
pois alguém está a nos amar.⁠

Mais que eventuais desculpas, o que deve
imperar no amor, é a sinceridade, pois assim,
jamais haverá necessidade de desculpas...
Por vezes, o único que nos resta é a esperança de viver o amor...
Não podemos deixar essa esperança morrer...
Ósculos e amplexos,
Marcial

NUM AMOR SINCERO NÃO HÁ PECADO, CULPAS OU DESCULPAS
Marcial Salaverry

Certamente num amor vivido com sinceridade, em clima de respeito, e com um bom diálogo, não há necessidade de se falar em culpas ou desculpas, pois num amor sincero e apaixonado, não existe pecado, traições, nada condenável, e assim, certamente não há o que desculpar, uma vez que esse é o melhor jeito de viver um amor, e bem amar, amando sinceamente com amizade, respeito e carinho...

Amando de verdade, nada é pecado, tudo é felicidade, pois com certeza, viver um amor assim, só trará alegria para a alma, eis que é muito agradável saber-se amado de um jeito assim apaixonado, numa terna doação de sentimentos, sem culpas, desculpas ou pecado, e certamente esse amor deve ser retribuido sem restrições...

Um amor assim vivido, claro que alegra o coração, uma vez que dá para a vida mais sensação, e aquela quente satisfação de conseguir despertar e viver tão doce emoção... No amor assim vivido, não existem culpas, não é preciso pedir desculpas, pois a sinceridade impera e comanda os sentimentos, e assim, por se amar sem sequer pensar e muito menos consumar a idéia de que se está a pecar, e apenas amor com sinceridade ofertar...
"Ame apenas...
Não pense nas penas,
mesmo se há penas...
Viva o amor,
do jeito que for,
mesmo que muito louco...
Só não pode ser pouco..."
Marcial Salaverry"

Em viver um amor assim, sempre existe uma esperança, e isso é algo que marca nosso pensamento, nossa imaginação... Será que um dia acontecerá? Quando será? Algo que muito se deseja, é que o amor virá junto com um terno beijo...

Sempre um encontro amoroso, é algo meio misterioso, nos fazendo usar a imaginação, sempre ficando aquela sensação do como será que será... É algo para se decidir, e do destino não se pode fugir, e acontecendo, poderemos fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, vivido com LUZ, PAZ, AMIZADE, AMOR...

"Venha para meus braços,
sentir o carinho dos meus abraços,
o calor do meu beijo,
a força do meu desejo..."
Marcial Salaverry"

Prece de Mãe, sempre é muito bem ouvida
por nosso querido Amigão, que sabe muito bem
que ela vem do fundo da alma...

PRECE POR MEU FILHO
Marcial Salaverry

Querido Amigão,
é com amor no coração,
que agora estou Te chamando
apenas desejando
que este filho com amor gerado,
ame-me, como já é muito amado...
E elevo a Ti esta prece,
num sussurro aparece, por amor não desaparece...
É um canto da Natureza,
trazendo para a alma a beleza
que nos é presenteada pelo Senhor,
neste cântico de amor,
desejando a esta criança
a felicidade de viver com Teu amor...

Marcial Salaverry⁠

Por felicidade pode-se interpretar aquela sensação de bem estar interior
que sentimos apenas quando estamos felizes...
Assim, a felicidade eterna é algo como um desejo
irrealizável...
Osculos e amplexos,
Marcial

APENAS TENTANDO ENCONTRAR A FELICIDADE ETERNA
Marcial Salaverry

Certamente um dos desejos mais complicados para ser realizado, e é algo que todos, sem exceção buscam mas, sem querer ser pessimista, acredito que a felicidade eterna somente será encontrada quando não estivermos mais aqui. Contudo, existem crenças que afirmam que nossa partida poderá ser o ponto de partida para uma expiação, portanto, nem lá existe a tal da felicidade eterna, o que nos leva a perguntar se essa tal "felicidade eterna" realmente existe...

Na realidade, a felicidade é algo muito subjetivo. Todos a buscam, mas poucos a encontram. Talvez por não sabe-la “sentir”, e a propósito alguém saberá dizer como se define a felicidade? Como podemos saber se estamos sendo felizes? Algumas pessoas precisam de um aperto de mão amigo, de uma palavra de consolo. Com isso, estão felizes. Afinal, nem todos são dignos de receber esse aperto de mão amigo, esse olhar simpático, como que dizendo: Gosto de você, e um gesto sincero como esse, pode mesmo trazer felicidade...

Outras, contudo, para estar felizes são mais exigentes. Querem luxo, saldo bancário com muitos zeros, mesmo que seja fruto de propinas, e quando conseguem, querem mais. Usam como argumento, uma frase muito interessante e lógica: O dinheiro não traz a felicidade...Manda buscar. Mas por vezes o frete é muito caro. Custa algo chamado dignidade. Fazer o que, não se fazem omeletes sem quebrar ovos.

Já teve alguém que me disse que para ser feliz, só queria ter saúde, mas seu dinheiro todo não conseguiu trazê-la. É outro ponto sujeito a controvérsias...

Li um pensamento muito interessante, cujo autor desconheço (é tão inteligente, que poderia ser meu...). Vejam:
"Felicidade plena não existe... A vida é feita de uma sucessão de momentos felizes... E infelizes também."

Realmente, nunca podemos nos considerar totalmente felizes. Sempre existe uma “peninha” para atrapalhar.
Aliás, é nisso que está o gosto pela vida. Sempre temos que lutar por algum objetivo que, uma vez alcançado, serve de trampolim para outro, e assim sendo, não devemos nos considerar totalmente realizados. É inerente ao ser humano sempre sonhar com algo mais. É preciso continuar vivendo, e lutar por algo é tão necessário como o ar que respiramos, pois a pessoa sem objetivos entra em depressão, e começa a julgar-se um inútil.

Paradoxal, não? Consegue realizar tudo o que sonhou, e entra em depressão por causa disso. Enfim, assim é a natureza humana, que sempre encontra algo para atrapalhar a felicidade plena, total, completa e irrestrita.

O que devemos fazer é aproveitar tudo o que de bom a vida nos oferece, enquanto podemos aproveitar. Paralelamente, temos que saber aceitar os revezes que nos cruzam o caminho, sem mágoas ou revolta. Não esquecendo de que apenas felicidade, chega a atrapalhar, pois nos tira a vontade de lutar, além de nos dar a falsa impressão de que tudo podemos, e assim, estaremos sujeitos a grandes quedas. Aliás, a história sempre registra algo nesse sentido. Líderes que chegaram ao topo, e de repente despencaram do pedestal onde se tinham instalado.

Sempre temos que ter algum objetivo na vida. É nessa vontade de lutar, de viver, que existe a verdadeira felicidade, é saber que estamos vivos, e que ainda temos aquela chama acesa que pode nos conduzir a outras vitorias.

É chegando a esse estágio na vida, tendo essa capacidade de aceitar tudo o que de bom e de ruim a vida nos oferece, que se pode dizer: SOU, ou melhor, ESTOU FELIZ. E, principalmente, é adquirindo-se a certeza de que as coisas que nos acontecem obedecem a diretrizes de Alguém, é que se consegue realmente enxergar o que poderá ser a felicidade em cujo encalço estamos.

Como superar os momentos infelizes? Tendo no seu interior a certeza de que esses azares são simplesmente uma questão temporal, algo que surgiu somente para testar sua força de vontade, sua capacidade em superar adversidades. Aí sim, você poderá saber se merece ou não ter mais momentos felizes do que infelizes, porque estes também são inevitáveis. Já dizia um velho provérbio: "não há bem que sempre dure, e nem mal que nunca se acabe". Parece uma bobaginha, mas não é. Temos que estar sempre preparados para tudo, e não só para os bons momentos.

Bem crianças, algo imprescindível para começar a se sentir feliz, é tendo UM LINDO DIA, com o objetivo de sempre repeti-lo...


A caminhada pela longa estrada da vida
pode ser muito proveitosa...
Depende apenas de saber caminhar por ela,
sabendo superar obstáculos, e não se entregando
a eventuais revezes...

A LONGA ESTRADA DA VIDA
Marcial Salaverry

A vida é como uma estrada,
a ser bem caminhada...
E nesse caminhar,
de um tudo vamos encontrar...
Começamos em passos trôpegos,
sempre por uma mão sôfregos...
Uma mão que nos ampare,
e que em pé nos mantenha...
Depois nos firmamos,
e pela estrada da vida caminhamos
com passos rápidos e fortes...
Os anos vão passando,
problemas vão chegando...
São como buracos na estrada,
dificultando a caminhada...
Os passos mais lentos vão ficando,
e já estamos quase parando...
E no fim da estrada,
quase parando a caminhada,
procuramos uma mão que nos ampare,
como quando começamos...
De repente, cai uma barreira,
e a estrada fica interrompida,
quando chegamos ao fim da vida...

O amor é melhor chave para entrar num coração,
e encontrar a felicidade...
Com e por amor, faz-se milagres...
Osculos e amplexos,
Marcial

AMOR A CHAVE PARA A FELICIDADE
Marcial Salaverry

Para que o amor chegue ao coração e possa abri-lo, e assim encontrar a felicidade, é preciso entender que na realidade, a chave que começa a abrir o coração, chama-se Namoro, que é o ponto de partida para o amor. Pelo menos antigamente era assim, começava-se com o namoro, depois o noivado e assim chegava-se ao casamento. Tudo regido pelo amor.

Mas as coisas evoluiram e o tempo mudou tudo, e assim, hoje em dia começa-se "ficando", mas nem sempre fica bem "ficar", então, ao invés de "ficar", fica-se namorando mesmo. Dessa maneira fica claro que o namoro evoluiu muito com o tempo. Já houve época em que a jovem ficava romanticamente na janela, e seu enamorado (lindo o termo) ficava fazendo lindas serenatas. Sem duvida, uma época essencialmente romântica, quando se amava platonicamente até o casamento. O namoro sempre era vigiado, pois não eram permitidas "certas liberdades" antes de se firmar o compromisso matrimonial (ou seja, o casamento).

A coisa era tão levada a sério, pois quando o rapaz conseguia tocar nas mãos da jovem, já era uma glória. O beijo vinha depois de algum tempo, quando já era namoro sério... Pelo menos "aquele" beijo de verdade, que costumava tirar o fôlego e despertava "aquele algo mais", que só podia ficar no desejo mesmo...

Depois, veio aquele namoro, em que já era permitido mão na mão, e até em outros lugares, e até se conseguia roubar um beijinho logo no inicio do namoro, o que era uma emoção suprema. Um beijinho à socapa, que delicia, que emoção, mas se o papai ou a mamãe visse, seria reprimenda na certa. Onde já se viu beijar se ainda nem se conheciam direito (depois de três anos namorando).
Com a evolução rápida do tempo, principalmente no após-guerra, houve uma mudança de costumes, e logo se chegou a um estágio mais avançado. Já se permitia que o romântico casalzinho saísse sem ter de levar o irmão menor para ir ao cinema. Ou mesmo um passeio diferente. Por exemplo, ao Zoológico. Ainda não existiam os motéis. Quando muito um drive-in onde alguns amassos podiam ser feitos.
Agora a coisa mudou um tanto. Quando um rapaz e uma moça se conhecem, ao dizer muito prazer, vem a pergunta, no meu ou no seu apartamento? E o romantismo, foi para o beleléu...

Contudo, se o modernismo acabou com o romantismo de antigamente, não acabou com o amor, e nem com o namoro, que continua sendo a chave que abre a porta, seja do coração, seja do quarto do motel, e na realidade o amor sempre será o principal objetivo de todos, sempre na procura da famosa alma gêmea, ou como se dizia antigamente, a "outra metade da laranja"

Para que o amor seja perfeito, é preciso haver reciprocidade nos sentimentos, será necessário que a mesma chave abra dois corações, permitindo uma interação perfeita entre ambos, consumando o que pode ser chamado de um amor perfeito, merecendo um lindo buquê de amor-perfeito...

Mas, se o namoro é a chave que abre a porta para o coração, é preciso que também abra a porta para o cérebro, pois a razão deverá controlar a paixão, ditando as normas necessárias para que o amor seja duradouro. Deve-se abrir também a porta para o entendimento, o diálogo, permitindo que haja harmonia nesse amor, que poderá até mesmo durar 20, 30, 40 50, e até 60 anos ou mais, principalmente quando vivido em clima de amor e amizade...

Vamos então namorar, mas com consciência, não apenas seguindo os impulsos do coração, cuja porta foi aberta e escancarada. É preciso controlar, usando bom senso, para que a porta não seja fechada com a chave da separação, portanto, para que essa chave seja bem usada, vamos controlar a abertura da porta, com entendimento, diálogo, respeito, amizade, e assim ela não será jamais trancada, e a chave deve ser feita com muito bom material, para que não se desgaste com o tempo.

E agora, vamos usar a chave que abre sempre a porta do mais lindo amor, que se chama AMIZADE, permitindo a entrada triunfante de mais UM LINDO DIA, que deverá encontrar essa porta aberta a cada dia de nossa vida...

Para bem viver a vida, devemos
usar e abusar de paciencia e tolerancia...
Paciencia, para sermos bem entendidos e aceitos,
e tolerancia, para ao menos tentar entender e aceitar os erros
e incompreensões que encontraremos pela vida.
Osculos e amplexos,
Marcial

DEVEMOS USAR E ABUSAR DE PACIENCIA E TOLERANCIA
Marcial Salaverry

Acredito que para abordar este tema será preciso requerer uma licença especial, eis que sempre é complicado tentar usar artigos em extinção, e paciência e tolerância parece que estão nesse caso.

Verdade seja dita, frequentemente nos deixamos levar pela impaciência, pela intolerancia, quando não conseguimos obter aquilo que queremos, ou quando não conseguimos realizar certas coisas que tínhamos planejado.

Principalmente se tais insucessos se devem a fatores alheios à nossa vontade, se foram determinados, seja por inabilidade de terceiros, seja por questões imponderáveis, quando alguns imprevistos surgiram atrapalhando nosso êxito.

Quaisquer que sejam as razões, não representam motivo para explosões de ira, ou para uma revolta, seja ela íntima, quando não soubemos planejar adequadamente, ou seja contra outrem, quando falhas de terceiros nos prejudicaram.

De nada nos adiantará assim explodir, pois não será isso que poderá solucionar a questão, e até muito pelo contrário, poderá nos atrasar mais ainda, pois o tempo assim perdido, poderia ser melhor aproveitado com um novo planejamento, feito com mais cuidado, ou escolhendo melhor os parceiros.

Temos sempre que estar prontos para problemas que possam surgir. Sem dúvida, seria mais agradável se tudo corresse lindamente sobre os trilhos que imaginamos. Mas, imprevistos sempre ocorrem, e temos que esperá-los, para não sermos surpreendidos por seus efeitos. Devemos encará-los como uma chuva suave, serena e calma, embora ribombem trovões. Se estivermos sob proteção dos pára-raios, que são nossa paciência e tolerância, não sentiremos tanto seus efeitos devastadores, e poderemos reorganizar as coisas. Nunca deveremos nos esquecer de que a raiva sempre será uma péssima conselheira, podendo nos levar a atitudes irrefletidas, e que por vezes não permitem retorno.

Devemos saber, não só a hora certa de fazer as coisas, como também, a maneira exata de fazê-las.
Analisar ponderadamente o porque de não ter dado certo, para que assim, com mais calma, possamos replanejar adequadamente tudo.

Ponderação e reflexão servem para toda e qualquer situação problemática em que nos encontremos. De nada nos valerá agir no impulso de uma raiva de momento, e isso vale em toda e qualquer circunstância, seja nos negócios, seja em nossa vida familiar.

Quanta coisa é perdida, quanta vida destruída porque não se parou para pensar...

Valerá mais a pena esperar a poeira baixar, a cabeça esfriar, e a chuva mansa poderá ajudar o “esfriamento” e assim fazendo, poderemos reavaliar a situação, e encontra calmamente a melhor solução para o caso.

E a melhor maneira para refletir e ponderar, é podendo fazer de cada dia, sempre tendo UM LINDO DIA.

O verdadeiro amor sobrevive mesmo à distancia,
fazendo com que os enamorados saibam sentir-se
"juntos, ainda que distantes..."

AMA-SE DE VERDADE
Marcial Salaverry

Ama-se de verdade,
quando com amor se ama,
quando se tem a chama
dentro do coração,
avivando aquela emoção...
Ama-se de verdade,
para sentir a felicidade,
estando perto ou distante...
Ama-se de verdade,
é o bastante...
Quando se ama de verdade,
nem a distância
aplaca a ânsia
de junto estar...
Assim é amar...
Se juntos estamos,
nos beijamos...
Se afastados,
os beijos serão lembrados,
sentidos, vivenciados,
como se juntos estivéssemos...
Assim, enfim, é o amor,
quando se ama de verdade,
em plena e total felicidade...⁠

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Falar-se em "Consciência Negra", é algo que deve ser buscado em suas origens. Os negros foram violentamente arrancados de seu torrão natal.
A violência sofrida fez com que se apegassem às suas origens, aos seus deuses, às suas crenças, como uma espécie de defesa contra as violências a que sempre foram submetidos.
Com a Abolição, começou outra espécie de preconceito. Os empregadores não conseguiam esquecer de que eram escravos recém-libertos, sem qualquer tipo de cultura. Incapacitados portanto para qualquer tipo de trabalho que não fosse o braçal.
Assim a situação ficou durante muito tempo, com os negros praticamente segregados, sendo muito difícil qualquer tipo de progresso. O ingresso em escolas sempre era dificultado aos negros. Os problemas cada vez mais se acentuavam.
Contudo, com o passar do tempo, a situação foi mudando. Consequência natural da evolução mundial.
As mudanças, no entanto, não foram tão radicais a ponto de se poder dizer que hoje em dia não existe qualquer tipo de restrição ao progresso dos negros.
Há que se notar que ainda existe uma quase segregação. Podemos dizer com mais propriedade que existe um preconceito não se pode dizer racial, mas sim quanto às reais qualificações dos negros.
As chances não são iguais. Poucos são os empregadores que, analisando duas fichas de candidatos com igual grau de conhecimento e de qualificações, irá empregar o candidato negro em detrimento do branco.
Pode-se notar que na maioria das grandes Empresas, de qualquer tipo, são poucos os negros que conseguem cargos a nível de direção. Será por incapacidade, ou por uma espécie de preconceito disfarçado? É algo para ser pensado e repensado.
Já está provado de que com as mesmas possibilidades de estudo e preparo, a cor da pele não significa que determinada pessoa tem maior ou menor capacidade de desenvolver o intelecto, ou de desempenhar funções. A questão é algo digno de estudos.
Analisar-se os porquês é uma outra questão. O que é necessário, é que certos conceitos e preconceitos sejam revistos, que se adquira uma melhor consciência da realidade, não digo nacional, mas mesmo mundial.
Há que se rever certas posições para que doravante não se olhe mais para a cor da pele das pessoas, mas sim para sua real capacidade e inteligência.
Há que se evitar para o futuro esse tipo de coisas. A cor da pele não significa absolutamente nada para se aquilatar a real capacidade das pessoas.
Neste Dia da Consciência Negra é esse apelo que fica. Igualdade total de oportunidades e possibilidades de desenvolvimento.
Nem privilégios, nem preconceitos, apenas igualdade de deveres e direitos, possibilitando para que todos possam igualmente ter e viver UM LINDO DIA...

⁠A tristeza, devemos curti-la sozinhos...Mas alegria, felicidade, amizade,
vamos compartilhar, e espalhar...
"A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.
Marxwell Moltz"

A FELICIDADE É UM BEM
Marcial Salaverry

Certamente a felicidade é um bem
que faz muito bem para a alma...
É por isso que não podemos nos esconder quando
estamos felizes.
Devemos sempre procurar as pessoas,
na tentativa de fazê-las igualmente felizes.
Não custa nada e faz bem.
Espalhar pensamentos positivos e boas idéias,
é uma das formas de fazê-lo.
Faça alguém feliz, e tua alma também
saberá sentir-se feliz...

Marcial Salaverry