Coleção pessoal de jussara_marinho

41 - 60 do total de 84 pensamentos na coleção de jussara_marinho

" O valor da paz...e seus preços. E a vida, dura e severa mestra, a nos mostrar que não espera por ninguém.

Busquemos, então, fazer esta travessia sem desprezar as sutis lições travestidas de dor; possibilidades, porém, de aprendizado e redenções"

"Nós ficamos...o momento é que se foi."

"Aprendamos com o presente a, gentilmente, construirmos o futuro, enquanto o passado se retira."

"Que seja possível o resgate de valores que nos salve deste mundo cada vez mais individualista que vivemos.

Os aparelhos ( cada dia mais modernos) que nos conectam com aquele que está longe, e com quem não necessariamente precisaríamos estar falando, sejam colocados de lado, vez por outra, e voltemos nosso olhar e atenção para aquele que está ao nosso lado, real e ao alcance da mão.E cuja presença paramos de perceber.

Urge o resgate das boas conversas ( reais; ao vivo e em cores); o importante voltando a significar mais que o urgente. O olho no olho, as mãos ao alcance para o abraço.

Protegidos pelo anonimato que nos permite não saírmos de nossa zona de conforto, nos isolamos do mundo...teclando em frente a um computador, não sabemos o nome do vizinho do lado, do porteiro que nos cumprimenta, todos os dias.

Que as relações voltem a ser mais humanas. Por índole, somos seres sociáveis...este paradoxo perverso precisa ser contido. Precisa ser controlado e revertido. Sempre é Tempo."

"Sei que o tempo passa,
sei que tudo muda.
O calendário do coração, porém, é outro.
Tenho minhas lembranças...
E as lembranças são eternas."

"...E neste fluxo e refluxo contínuo e irreprimível das águas do rio da vida, há que se tocar o barco, com doçura e valentia, estejam os ventos soprando favoráveis ou contrários."

"Silêncios magoados, quase sempre, são de impossível reparação."

" ...Esta espetacular capacidade que a mulher tem de se reinventar, possibilita que infinitos caminhos se apresentem. A vida vai nos burilando, moldando, desfazendo... Metamorfoses que nos permitem renascermos em tantas, conforme a toada do caminho.

Alma desdobrável, que ninguém se engane...encerra a fera tediosa frente à uma existência banal. Pombinha indefesa e a pantera indomável coexistem no coração de cada mulher.

Porque, frágeis, somos fortes em tudo que nos propusermos a realizar. Não tememos os abismos, espantamos a tristeza e afugentamos a vassouradas, se preciso for, o que não nos faz feliz, o que engessa sentimento; a feroz solidão.

Repelimos tudo que tenta calar nossa voz. Nossa voz é Amor...isto incomoda. E aí, quando conseguimos colocar , na escrita e na jornada, em quantas nos desdobramos, sempre buscando o sentido de todas as coisas, a vida se torna possível.

O fascínio da existência é nos reconhecermos em muitos e diferentes espelhos....visão multifacetada que nos prepara para mudanças. É quando resgatamos o sentido e vislumbramos a esperança luzindo; esverdeando o acessível longe."

"Somos responsáveis por nossos atos e palavras, jamais pelo que sentimos. Não existe culpa no sentimento."

O DIA EM QUE ELA OPTOU POR SER FELIZ
Jussara Marinho
"Ela acorda, sobressaltada; a luz do sol, anunciando a chegada da manhã, enche de dourado a sala. Sem perceber, acabara adormecendo no sofá da sala.Aperta os olhos com firmeza, recusando-se terminantemente a sentir pena de si mesma. Ele fizera de novo! Mais uma longa noite de vã espera ! Ela atira longe o vestido tão cuidadosamente escolhido para a noite anterior. Respira fundo; o mar ruge furiosamente lá fora, como se perguntasse: “ E aí, sua tola? Vai deixar por isto mesmo, de novo? Não vai fazer nada, não?”
Ah, mas ela faria, sim! Resgataria todos os anos de mágoa, tirando, definitivamente, esse homem de seu coração e de sua vida! Seu coração gritava que o perdão não é mais possível!
Ela veste um biquíni e sai da casa. É cedo ainda; a praia está deserta. Caminha devagar. Sabia que o amava! Ah, como o amava! Sempre o amaria! Nesta e em quaisquer outras vidas que possam existir! Mas, acabara! Fim! Chega de ser um estepe sempre à mão; chega de sempre fingir acreditar em suas mentiras; chega de ser sempre o porto seguro, para o qual ele sabe que sempre pode voltar ou seja lá o que for que ela signifique para ele.
Abraçá-lo, sem saber quando acontecerá de novo...não quer mais isto para sua vida.Se iludira, acreditando que, um dia, poderia dar certo. Bobagem. Homens como ele, não se prendem a ninguém!
Mas, agora, enxotaria esse amor do seu coração sem clemência, sem arrependimentos, sem olhar para trás; a vassouradas, se preciso fosse! Falaria com ele....difícil falar com um homem que, quando a amava, fazia com que o mundo parecesse explodir em mil contas de luz! Mas, ela falaria! Ora, se falaria! “Eu existo; já lhe ocorreu?” Queria e merecia ser muito amada. E seria! Porque nunca é tarde demais! Ela não seria a primeira e nem a última mulher a viver a história de um amor errado! A sentir a dor, a extremada dor de um amor errado.
O importante é abrir bem os olhos e jamais desistir de si mesma!
E, então, ela entrou no mar; a alma sangrando, é verdade. Ainda sangraria por um longo tempo. Só que fizera a opção por ser feliz. E, então, ela sorriu; por que a vida, que é uma só, estava bem ali, plena em possibilidades e promessas, tão azul como aquele mar, e de braços abertos para recebê-la.”
**********

Tempus Fugit

Jussara Marinho

"Sim, realmente o tempo voa. E é justamente esta sucessão de anos, meses, dias, horas que nos foge, nos escapa, sem remédio. O Tempo está cada vez mais escasso e curto.

Deixamos, então, o importante de lado, em detrimento do urgente. Impossível imaginar que as vinte e quatro horas de um dia bastem para o que precisamos e gostaríamos de fazer.

São tantas as obrigações, os compromissos, as responsabilidades..
.
E quando você se dá conta, não participou, não esteve presente, não viveu momentos importantes ao lado de pessoas que lhe são caras. Seus sonhos e desejos ficam preteridos a um segundo, terceiro plano.Fazer o quê? É da vida.

Acredito, porém, que são nossas Missões de Vida. Aí, lembro das palavras de Madre Teresa de Calcutá: "Feliz daquele que veio para servir."

Caio Fernando Abreu escreveu: "Quem quer, arruma um jeito; quem não quer, arruma uma desculpa.".

Durante muito tempo, concordei com ele. Hoje, não.
A vida é por demais complexa para conceitos radicais assim, como diz um amigo meu.

Nem sempre podemos fazer o que gostaríamos; nem sempre temos as rédeas da nossa história. Tantas são as coisas envolvidas....

Mas, ainda acredito. Uma hora, haveremos de conseguir conciliar responsabilidades com um tempo só para nós. Fazemos um acordo com a vida, para que nos sobre um tempinho, um fôlego, um hiato nesta correria alucinante, para simplesmente nos dedicarmos a nós, àqueles que nos são caros, às coisas que gostamos ..e de cuja falta, muitas vezes, tanto nos ressentimos.

O mais importante é buscarmos dar o nosso melhor, naquilo que nos cabe. Um dia, quando a saudade for presença, olharemos para trás com o coração apertado, mas sem culpa ou qualquer remorso.

Consciência e coração em paz...E isto, definitivamente, não tem preço."

******************

"É chegada a Primavera.
Vamos florir Amor."

"A vida é feita de fases. Fases são como os ponteiros do relógio girando, passando pelos mesmos números, embora sempre seja outro tempo, quando voltam ao ponto de partida. As horas marcadas podem ser as mesmas, mas já é outro o dia."

"Se você não está dando
o seu melhor agora,
para qual vida
está se guardando?"

"Só nos seus braços me sinto em casa.
Você é o meu lar."

" Siga a vontade do seu coração,
o que lhe dita a intuição.
É a maneira mais sábia de viver."

" Cada amanhecer nos presenteia com mais um dia de vida. Oportunidade para necessárias reflexões de como estamos vivendo.Oportunidade para necessárias reflexões de como estamos vivendo.

Estamos dando o nosso melhor? Buscamos ser justos, tolerantes? Estamos exercitando a compaixão, que nada mais é do que se colocar no lugar do outro?

Usamos cada obstáculo como oportunidade de lapidar o nosso espírito? Imprimimos esperança e leveza aos caminhos de quem precisa de nós?

São questões que nos colocam à prova...chance de resgates, de oportunidades de nos tornarmos pessoas melhores. Que não as percamos, e aprendamos sempre.

Como é bom o sono que nos proporciona a consciência tranquila!
Sejamos gratos, através de ações generosas e da solidariedade vigilante. Nossas atitudes revelam nosso coração. Saibamos merecer a dádiva da vida."

"A vida é boa quando nos a fazemos boa, pois ela é fruto de nossa vontade ou consequência de nossa acomodação."

DOM DA ESCRITA

Jussara Marinho

"Inevitável relação de Amor com as palavras. Escrever é catarse essencial e primeira. O dom da Escrita nos exige seu cumprimento, sob pena de perene aridez existencial. Pagamos todos os preços por tão particular sensibilidade.

Penso, porém, que não conseguiríamos existir de outra forma. Como águas furiosas jogando numa comporta pequena demais, a vocação exige ser cumprida.

E é no olhar do poeta, aquele olhar caleidoscópico que percebe toda delicadeza, toda beleza e encanto do instante, que o sentido se revela. A sensibilidade é extremada, o sentimento sempre à flor da pele...o poeta caminha em cacos estilhaçados...e tece, mesmo assim, um bordado de palavras que pode mudar uma vida.

Ele enfeita a existência com as mais variadas cores e matizes, não se rendendo à sua dureza e crueldade...tornando-a possível.

A vida precisa ser embelezada para que consigamos vivê-la. O olhar do poeta é o olhar das crianças...O mesmo olhar encantado. E é maravilhoso podermos ofertar amor através da palavra , a mais poderosa das armas, é verdade, mas também a mais eficaz salvação!"


********************

"Viver é alçar os mais altos voos,
ir ao fundo da mais genuína emoção,
viver a paixão em todas as suas formas e efeitos,
enxergar as cores da vida em todos os seus matizes,
e, na hora da escolha, que seja sempre pelo Amor."