Coleção pessoal de IsmarViana

41 - 60 do total de 104 pensamentos na coleção de IsmarViana

Quando o afã de punir entra na esfera da arbitrariedade, o que seria justo e legal passa a ser injusto e ilegal. Por mais nobre que seja a intenção, o desequilíbrio na ação deslegitima o ato, fortalecendo a cifra do descrédito nas instituições a quem foi outorgada a missão de agir em prol do interesse comum. Quando o representante da coletividade externa interesse no conflito, sinaliza o retrocesso ao ciclo da “vingança pública”.

Não há como mensurar capacidade de resistência diante de zona de conforto. São nos momentos de tensão que percebemos se somos ou não fortes.

A multiplicidade de oportunidades - quando perdidas ou mal aproveitadas - pode ser tão angustiante como a ausência delas.

Não há melhor forma de induzir respeito do que respeitando.

Diversas são as formas de motivar, mas o reconhecimento, sem dúvida, é o melhor instrumento motivacional.

Ao eleger as prioridades, o indivíduo, ainda que inconscientemente, revela o seu real valor.

Os grandes desafios não são entregues aos indivíduos de pouca disposição. É a bem sucedida resolução dos problemas que faz surgir as grandes oportunidades.

Para viver bons momentos, necessária se faz a predisposição para tanto. Vive bons momentos quem procura criar condições para viver momentos bons.

Ficar preso ao indesejável é a forma mais eficiente de afastar o desejado.

Negar o dever de transparência é escancarar as portas para a prática das mais gravosas condutas de corrupção. Na Administração Pública, o que não pode ser visto, via de regra, não pode ser praticado.

O tempo tem revelado que a estátua na praça, por si só, não é instrumento sinalizador de bondade, de "relevantes serviços prestados". Que a "era da transparência" nos permita aplaudir, no futuro, os verdadeiros grandes homens públicos.

Uma dose de medo faz bem. Os totalmente destemidos, em regra, erram mais. É que quando se perde totalmente o medo, infelizmente, perde-se a cautela e a prudência.

Na vida, quem esquece o caminho por onde passou, não sabia, desde o início, para onde queria ir.

Delimitar o desejo é o primeiro passo para alcançar o que se quer.

O grande problema de começar por cima é não ter a oportunidade de aprender a arte de se equilibrar na escada da vida.

Ninguém é tão bom o suficiente para crescer sozinho.

Não há como cuidar bem do que não se gosta. Se não gostar "de" povo, não estará, por óbvio, apto para cuidar dele.

Bons momentos devem ser compartilhados com pessoas por quem nutrimos sentimento de admiração e respeito.

Os que aparecem para a colheita geralmente não são os mesmos que apareceram para o plantio.

Tenho minhas dúvidas se de fato seria bom se tudo que quiséssemos estivesse ao alcance das nossas mãos. É que o ser humano movido pela facilidade tende a se acomodar com "o pouco", deixando de ir em busca do que lhe é de direito.