Coleção pessoal de Hyuzaki

141 - 160 do total de 212 pensamentos na coleção de Hyuzaki

⁠O bom combatente sempre força o inimigo a permanecer passivo e não o deixa ter influência sobre si.

A espada embainhada: a mais perfeita forma de vencer é impedir os planos do inimigo; depois, evitar a junção de suas forças; e por fim, ataca-lo no seu próprio campo.

Se a vitória custa a chegar, as armas dos soldados se tornam pesadas e o entusiasmo deles enfraquece.

A garantia de não sermos derrotados está em nossas mãos, porém a oportunidade de derrotar o inimigo é fornecida pelo mesmo.

O líder é o sustentáculo do grupo: se for forte em todos os aspectos, o grupo será forte; se está defeituoso, o grupo será fraco.

Com numerosos cálculos, pode-se obter a vitória. Teme quando os
cálculos forem escassos. E quão poucas chances de vencer tem aquele que nunca calcula!

Não cometer erros é o que dá a certeza da vitória.

Se utilizas o inimigo para derrotar o inimigo, serás poderoso em qualquer lugar aonde fores.

Mudando seus movimentos, evita que o inimigo preveja seu objetivo.

Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada. Por isso, quando capaz, finja então ser incapaz; quando pronto, finja grande desespero; quando perto, finja estar longe; quando longe, façam acreditar que está próximo.

Deixe seus planos ficarem secretos e impenetráveis como a noite,e quando atacar, caia como um relâmpago.

Há algumas estradas que não devem ser percorridas; e inimigos que não devem ser capturadas. Há algumas cidades que não devem ser atacados e algumas ordens do supremo que não precisam ser obedecidas.

Finja estar fraco e seu inimigo se tornará arrogante e negligente.

Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada.

um comandante militar deve atacar onde o inimigo está desprevenido e deve utilizar caminhos que, para o inimigo, são inesperados

Energia é o que tensiona o arco; decisão é o que solta a flecha.

Trate seus soldados como filhos e eles te seguirão a qualquer lugar, trate-os como filhos queridos e eles darão a vida por você.

Apresento ao inimigo as minhas forças como se de fraquezas se tratassem, ao mesmo tempo em que transformo as suas forças em fraquezas, e busco onde mais fraco ele será. Oculto os meus rastros para que ninguém me veja e conservo-me calado para que ninguém me ouça.

Quando o comandante demonstrar fraqueza, não tiver autoridade, suas ordens não forem claras e seus oficiais e tropas forem indisciplinados, o resultado será o caos e a desorganização absoluta.

Conheça o inimigo e a si mesmo e você obterá a vitória sem qualquer perigo; conheça terreno e as condições da natureza, e você será sempre vitorioso.