Coleção pessoal de Gostoso1823

21 - 40 do total de 166 pensamentos na coleção de Gostoso1823

"Eu teria tido imensas oportunidades de ficar fora. Não em 1976. Teria ficado fora em 1958. Mas não há lugar para mim no estrangeiro. Nunca houve! A minha aldeia, os rios da minha terra, as montanhas da minha terra, os meus familiares, os meus antigos colegas no Dondi, no Colégio dos Maristas, tudo isto constitui, para mim, o que há de melhor na minha vida o que não posso sacrificar. Não há montanhas mais belas do que as montanhas da minha terra. Não há! Não há rios tão caudalosos, que cantam tão bem a glória do nosso passado, como os rios da minha terra. Eu não entendo a linguagem dos rios da Suiça. Não me falam. Não me conhecem. Eu sou estranho e fico permanentemente estranho. Mas as montanhas da minha terra dialogam comigo.

Que a coragem não vos falte no momento da dor.
Amem a paz e não a passividade.
Se forem pacíficos no momento da dor, o vosso sofrimento será eterno. Eu Savimbi estarei convosco hoje, amanhã e sempre.
Dr. Jonas Savimbi. 22 De Julho de 2001

Enquanto as vossas acções forem revestidas de medo, o MPLA continuará a vos explorar. O grande obstáculo para que o regime não triunfe é a vossa coragem. A vossa coragem é o vosso passaporte para uma vida condigna e próspera.
Dr. Jonas Savimbi. 18 de maio de 1987

Quando eu digo que vocês precisam ser fortes e corajosos não é porque quero que a guerra continue, mas prevejo uma Angola difícil para as futuras gerações. Se a frente dos partidos políticos estiverem homens desprovidos de qualquer acomodação, homens que resistam as manobras e aliciamento do regime, então a felicidade dos povos oprimidos de Angola estará salvaguardado.
Dr. Jonas Savimbi. 21 De Janeiro de 1989

A história nunca rejeita os homens fortes. Aquele que luta por uma causa justa, sempre será lembrado.

O MPLA não pode vos contar a verdade porque eles construíram uma Angola de mentira! Essa Angola do MPLA nós não fazemos parte dela. Angola de hoje é o MPLA, mas Angola da manhã será a UNITA, FNLA e o próprio MPLA porque todos nos fazemos parte da História de Angola.

Muitos de vocês que estão aqui a dizer Savimbi é nosso guia, Savimbi é nosso guia, se amanhã eu for a partir, o conforto das cidades fará vocês esquecerem a causa dos mais necessitados.

DISCURSO DO PRESIDENTE SAVIMBI DIRIGIDO À JUVENTUDE.-2/PARTE
Juventude angolana, mulheres, homens, oiçam atentamente o vosso mano mais velho; onde está a vossa coragem? Onde está a vossa coragem? Eu estou vos a perguntar onde está a vossa coragem? Estão a guarda-lá para usá-la aonde? Na Zâmbia? Togo? Onde está a vossa coragem? Se no passado tivesse colocado o medo à frente Savimbi não existiria, a Unita não teria vida e nem pernas para andar. É a coragem que nos libertou do colonialismo, do imperialismo, da escravidão...E agora será novamente a coragem que irá nos levar à vitória. Nós estamos quase a terminar o nosso percurso, vocês jovens devem estar preparados para dar continuidade a esta longa marcha. O regime não é invencível, não tenham medo! O futuro desta nação esta em vossas mãos. Se colocarem o medo à frente estarão a vender o vosso destino não só de Angola, mas também do vosso continente.
Juventude da minha pátria, olhei em vosso redor, esta é a nossa hora, vamos caminhar com coragem e prudência, ultrapassar os obstáculos que nos serão imputados pelo regime, com fé iremos de atingir a glória.
Vós jovens estão na bela idade, devem aprender a ouvir e a obcecar os mais velhos. Porque se estamos aqui hoje, se deixamos o conforto das cidades, é por vós.
Não será o medo que irá dar-vos a liberdade, mas a coragem.
Sempre que o regime tentar intimidar-vos, lembrem-se: A coragem faz o homem. A coragem faz o homem.
A juventude deve lutar sempre contra todos aqueles que tentarem dividir a pátria; combaterem sempre aqueles que tentarem introduzir no seio dos angolanos o tribalismo, o divisionismo, a exclusão social, o sectarismo.
Quando enfim no seio de vos surgir homens com capacidade de governar, com capacidades administrativas, valorizem-o. Porque a pátria precisa dos melhores quadros para erguê-la. Seja ele do MPLA, merece a nossa atenção. Porque governar Angola para mim, e dar vos aos mais notados e capacitados. Não podemos excluir nenhum quadro por simples razão de não pertencer às fileiras da UNITA, esta política para mim não serve.
Juventude angolana
O MPLA não tem políticas congregadora; não tem políticas a longo prazo, não tem capacidade administrativa, não tem a pulsação desta Angola rica culturalmente, falta-lhes amor e visão para servir a pátria.
Jovens, resistam sistematicamente as manobras e aliciamentos do regime. Tenha a consciência da vossa responsabilidade para com a pátria. Para com o vosso continente, porque Angola é África.
Quem irá salvar a pátria se não os próprios angolanos, Quem? Estou vos a perguntar: quem irá salvar a pátria se não os angolanos? Só os angolanos podem salvar Angola!
Vamos todos juntos com coragem em busca do nosso destino para sermos lembrados como os libertadores.
Muito obrigado

Se o MPLA ganhar as eleições irá vender este país. Fará do seu povo escravo dos estrangeiros.
29 De Agosto de 1990

Se vocês colocarem aqui na mata um general do MPLA não sobreviverá dois dias, Porque aprenderam a comandar nos gabinetes.

DISCURSO DO PRESIDENTE SAVIMBI A JUVENTUDE ANGOLANA
Dirijo-me a todos os jovens angolanos quer seja da UNITA ou não, quer seja do MPLA ou não, não aceitem nada que não exija de vos sacrifício. Não aceitem nada que não vos de dignidade como homens; Vocês amanhã serão os continuadores dos nossos ideias. Por isso a vossa responsabilidade é grande. As mulheres, as farras, terá hoje, como também haverá amanhã, as farras sempre hão de existir, as moças bonitas também sempre...Isso não acabará. Hoje vocês não podem dizer que ainda não estão preparados para servir à pátria. Mas se uma rapariga chegar e dizer vamos à farra você vai negar? Estou vos a perguntar você a de negar? Não. Nao. Porque a rapariga é bonita. Mas amanhã irá sustenta-lá como? Com a banga? A banga não mata fome. A banga não dignifica o homem.
O trabalho e a integridade dignificam o homem.
Hoje vejo aqui alguns mais velhos que dizem; a juventude está perdida, não, não podemos dizer a juventude está perdida: Se estão a se perder nós temos uma parcela de culpa porque em alguns campos acertamos, em outro falhamos. Temos é que concertar as nossas falhas em conjunto com a juventude para puderem aprender...
Quando vejo quadros com capacidade técnica ao desemprego, doí-me profundamente, doí-me profundamente. É frustrante ver todo sacrifício, toda luta, beneficiou apenas uma classe política e as suas famílias. Os jovens estão a cair no desespero, no trivialíssimo, porque o MPLA não tem políticas congregadora para com a juventude angolana.
Peço o vosso apoio, a vossa coragem, enquanto eu estiver à frente da UNITA, darei todo o meu contributo na formação dos quadros angolanos, quer no sector acadêmico quer seja no sector cultural. Porque a cultura é a vossa base para se posicionarem diante do mundo como Angolanos.
Estou firmemente convencido que os quadros angolanos um dia hão de unir-se na construção de uma Angola livre e digna.
Há indivíduos que dizem que Savimbi quer eliminar o MPLA, negativo. O MPLA tem a sua importância na história de Angola, como também a UNITA e A FNLA, porém a nossa luta é contra os dirigentes que estão à frente deste movimento.
Mas estou convencido que amanhã vocês jovens que estão aqui na mata já entenderam , os que estão nas cidades ainda não entenderam, hão de entender amanhã. Hão de entender amanha. Mas já não estarei aqui para liderar-vos. Mas não esqueçam; é a coragem que irá vos libertar. É a coragem que irá vos libertar.
A cobra morre com catana.
A cobra morre com catana.
A cobra morre com catana.
Quer matar a cobra, corta-lhe a cabeça .
Quer matar a cobra, corta-lhe a cabeça.
Se cortares a cauda sobreviverá.
Vamos caminhar todos juntos em busca da nossa dignidade.
Muito obrigado

Ninguém aprende a nadar fora da água.
Vocês para aprenderem a guerrilhar tiveram de ir nas matas...
23 De Junho de 1982

Todos os homens morrem. Mas só os homens fortes sobrevivem após a sua morte

DISCURSO DO PRESIDENTE SAVIMBI À JUVENTUDE
Queremos preparar os jovens para estarem à frente da UNITA. Mas queremos deixar bases sólidas para que possam conseguir andar com experiência e prudência;
Queremos deixar no seio da juventude legados que possam servir de alicerce e justeza na governação;
Queremos deixar uma juventude polida e coesa. Juventude que entendam o seu dever como cidadão, como dirigentes, como governantes que serão amanhã.
A juventude angolana terá que ter o dever e a obrigação de servir a sua pátria, o seu continente, para serem defensores dos seus lares;
Vocês jovens amanhã serão chefes de família; mas só serão optimos chefes e pais se primeiro trabalharem em prol da vossa pátria. Porque fazendo-o estarão automaticamente a salvaguardar o vosso lar.
Juventute angolana lutem pela vossa dignidade! Porque a candonga! Não faz a pátria. O roubo! Não faz a pátria. O tribalismo! Não faz a pátria. A pátria faz-se com trabalho e sacrifício.
Quem deseja libertar a pátria hoje, lute.
Quem deseja que a pátria produza amanhã, trabalhe.
Porque a pátria faz-se com trabalho.
Vocês jovens têm que ter a consciência que a pátria faz-se com trabalho.
Uma pátria onde não há trabalho, não ha esperança no dia do amanhã, essa pátria não existe. Porque a pátria é trabalho.
Vamos caminhar juntos para vencermos juntos.
Muito Obrigado.

Vocês não podem dizer viva o MPLA! Viva o MPLA com fome?! nenhum filho consegue correr para abraçar o pai com a barriga vazia.

A experiência adquire-se. Você não pode exigir a um quadro recém formado que ele tenha experiência, é preciso dar oportunidade para que ele adquira experiência.

O vosso futuro Não depende de mim, depende da vossa coragem.

Uma pátria onde não há trabalho, não ha esperança no dia do amanhã, essa pátria não existe. Porque a pátria é trabalho.

Eu estou sempre acordado porque estou em constante movimento. Vocês é que estão a dormir...por isso é que o MPLA está a vos aldrabar.

Há indivíduos que dizem; Savimbi quer eliminar o MPLA" negativo. O MPLA tem a sua importância na história de Angola, como também a UNITA e A FNLA, porém a nossa luta é contra os dirigentes que estão à frente deste movimento.