Coleção pessoal de FrancisIacona

121 - 140 do total de 474 pensamentos na coleção de FrancisIacona

Aprender significa ser livre para escolher e também para errar. Se nos guiarmos por uma autoridade – um guru, um partido político, um time, qualquer instância externa a nós –, não aprenderemos nada. Seremos doutrinados, nos tornaremos meros repetidores daquilo que ouvimos. Podemos até chegar a ser eruditos, mas continuaremos incapazes de aprender.

Somos responsáveis pela maioria das coisas que nos acontecem, ainda que frequentemente ponhamos a culpa em outras pessoas por aquilo que não dá certo.

Muitas pessoas têm sede e não sabem disso. Não têm consciência da sede. Não bebem o bastante, e seu corpo experimenta tanta necessidade de água que desidrata. Então, elas sentem mal-estar, mas não sede. O mesmo acontece com a beleza. A necessidade não satisfeita de beleza pode gerar depressão, inquietação, uma profunda sensação de futilidade, uma inexplicável agressividade e diversas patologias. A necessidade de beleza não é reconhecida em nossa sociedade, e isso acarreta enormes males psicológicos e sociais. (Piero Ferrucci, filósofo e psicoterapeuta)

Ainda que tuas forças pareçam insuficientes para a tarefa que tens diante de ti, não assumas que está fora do alcance dos poderes humanos. Se algo está dentro da capacidade do homem, crê: também está dentro de tuas possibilidades.
Marco Aurélio, imperador, in "Meditações"

Foi por causa da impaciência que o ser humano foi expulso do paraíso, ao qual não pode voltar por culpa da indolência. Embora, talvez, o único pecado capital seja a impaciência. A impaciência fez com que o expulsassem, e é por causa dela que ele não regressa.

É melhor ter e não precisar do que tem do que precisar e não ter.

Na realidade atual, Sancho Pança se assemelha aos vampiros de energia que desejam nos convencer de que nossos sonhos não podem ser concretizados e que nem sequer vale a pena tentar realizá-los. Esses especialistas em dinamitar projetos alheios costumam ser acomodados e não suportam que os outros cheguem aonde eles não se atrevem a se aventurar.

Costumamos sofrer mais pelo medo das atribulações do que pelas atribulações propriamente ditas, pois nem sempre elas acontecem de fato.

O ponto de partida da ética de Aristóteles é que o objetivo de todo ser humano é a felicidade e, para alcançá-la, é necessário estudar a natureza humana.

Quando tomamos consciência de nossos atos, adquirimos o poder de fazer o correto em vez do que é aceitável, pois agimos com responsabilidade

"Faça como você acha que é correto, jamais
do jeito que você imagina que os outros aprovam"

"De um amigo nunca se sabe o que esperar, mas dos inimigos sempre se pode esperar o pior". (Nicolás B. Vidal) Outra inverdade. Se não sabemos o que esperar de alguém a quem chamamos de amigo então esse alguém não é ainda um amigo. Quando tivermos a certeza de que alguém é um amigo, saberemos o que esperar dele. Saberemos o que ele aceita e o que ele rejeita. Não é pelo fato de ser nosso amigo que ele deva acolher todos os nossos desejos e procurar satisfazer-nos. Quanto ao inimigo vai depender do grau de sua evolução. Os inimigos verdadeiros geralmente são mentalmente inferiores a nós. Geralmente nos odeiam por qualidades que tempos e eles não.

"Os inimigos sempre dizem a verdade, sobretudo quando dói". (Nicolás B.Vidal) Discordo do autor: os inimigos estão sempre nos enganando com mentiras. E através delas procuram dominar-nos e até mesmo prejudicar-nos. Quando dizem a verdade não têm a intenção de nos ajudar, mas sim de ferir-nos. O amigo sim. O amigo verdadeiro, este não não se furtará de nos dizer o que precisa ser dito para o nosso bem, embora muitas vezes prefere se omitir para não nos magoar.

"Um bom amigo pode nos abandonar, nos trair, nos decepcionar e até ser trocado por outro... mas um bom inimigo é para a vida toda". (Nicolás Buenaventura Vidal) O autor está equivocado. Um bom amigo não nos abandona. Quem é amigo nunca deixará de ser. Quem deixa de ser amigo nunca o foi. Um amigo é um confidente em quem podemos confiar porque não nos trairá. Um amigo é alguém que não nos decepciona porque já conhecemos seu jeito de ser e sabemos o que esperar dele. Um amigo poderá fazer novas amizades, independente da nossa, mas sua amizade é para toda a vida e não nos trocará por outro. (Quem troca uma amizade por outra, ou nunca foi amigo do primeiro ou é um buscador de vantagens e que age dessa forma jamais pode ser considerado amigo) Diante disso podemos afirmar que um amigo é coisa rara. Como disse o cantor "amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração", porque é como uma pedra preciosa difícil de ser encontrada. Quanto ao inimigo, se formos hábeis, podemos transformá-lo em amigo, deixando de ser inimigo para a vida toda.

Quem é verdadeiro seguidor de Cristo estará em permanente conflito com o mundo em que vive, mas estará em paz com sua consciência.

Um rio, em cada local por onde ele passa, recolhe em sua corrente fragmentos desse lugar, de tudo o que aconteceu ali. Isso enriquece o rio. Da mesma maneira, o que encontramos em nosso caminho nos nutre e nos dá sabedoria sempre que não desprezamos esse conhecimento.

Nosso caminho pode nos levar a muitos lugares, e, para aprender sobre eles, é preciso ser como a água e nos adaptarmos ao curso dos acontecimentos. Como o mundo nunca se adaptará a nós, devemos ser flexíveis como o bambu, que balança com o vento mas não se quebra.

Voltar a olhar para o mundo com os olhos de uma criança nos permite reencontrar o ser mais verdadeiro que habita dentro de nós.

O tempo é um grande aliado da inércia e da preguiça.

Quando um adulto não está satisfeito consigo mesmo, deve se perguntar o que esqueceu no caminho. A resposta normalmente é que não cumpriu com o combinado.