Bom Senso

Cerca de 768 frases e pensamentos: Bom Senso

Todas as vezes em que me sinto no meio de um tiroteio de versões que partem de todos os lados vêm-me à consciência que não estive lá para conferir, e nem no coração dos envolvidos para julgá-los. A porta de saída é me lembrar que, para quem acredita, nenhum argumento é necessário, e para quem não acredita nenhuma evidência é suficiente. Esse entendimento me tira do sofrimento da batalha e me devolve a paz da solidariedade à parte injustiçada, mas sem armas na mão.

A explicação dada pelo bom senso. Já descobri que, na maioria dos casos, é a melhor explicação.

Todo mundo é invejoso, maléfico, orgulhoso, despeitado, prepotente, arrogante, fofoqueiro, tóxico, esquisito e cheio de defeitos. Menos nós, claro. Nosso ego sempre nos faz ver tudo de pior na humanidade, mas quando ele nos mostra o espelho, nos faz vez só iluminação e maravilhas.

Você não precisa ser grossa e mal-educada ao “ser sincera”. Na verdade, sinceridade nada tem a ver com falta de educação, certas sinceridades têm hora e lugar.
Quando quiser dizer algo a alguém, tenha a decência de o fazer de forma discreta, os demais não precisam partilhar da sua falta de bom senso, seja menos rude, lembre-se sempre que grosseria é mais feio para quem a pratica do que para quem a recebe.

Tem coisas que quero, mas não posso. Outras que posso, mas não devo. Mas, sobretudo, as que adquirem mais peso são as que quero, posso e até deveria, mas meu íntimo me diz que não convém.

A vida nos ensina tolerância e paciência.
Com o tempo aprendemos também que as mesmas têm limite.
Quando lidamos com pessoas ou situações que ultrapassam o bom senso e o nosso limite pessoal passando a nos afetar negativamente. É nossa responsabilidade reconhecer o que nos afeta para
preservarmos o equilíbrio emocional.

Não aceito ser chamado a ocupar trincheiras onde cada uma das partes quer me fazer acreditar que só existam mocinhos de um lado e vilões do outro. Tal percepção tendenciosa turva a visão sistêmica necessária a uma análise justa e nos arrasta para o radicalismo dos dois extremos, independente de qual se acredita o lado certo.

O erro de qualquer extremo é acreditar que os fins justificam os meios, quando os entricheirados negam a própria contribuição no resultado que atacam, imaginando só existirem mocinhos de um lado e vilões do outro. O distanciamento da visão sistêmica remete ao radicalismo, que não consegue ver benefício além do que o seu lado se acredita capaz de gerar, posição utópica respaldada por arrogância e incapacidade de autoanálise.

Bom senso é:
Antes de criticar um livro, ler o mesmo sem preconceito.
Antes de refutar uma ideia, escutá-la até o fim sem conclusões precipitadas.
Antes de criticar um método, ver se ele funciona na prática.
Outro tipo de atitude é sinônimo de ignorância e fanatismo.
Pense nisso e abra os horizontes de sua mente!

O único lugar onde você pode vencer outra pessoa é dentro de um respeitoso debate, no campo das ideias. Se ultrapassar os limites do bom senso, você sairá derrotado, mesmo que vença.

“⁠O Paraíso é o mundo do Belo.
Neste sentido, desde que sejam condizentes e não fujam às condições de cada indivíduo, as vestes, a alimentação e a moradia devem ser as mais belas possíveis, pois estarão de acordo com a Vontade Divina."

⁠"Mais do que uma satisfação pessoal, o belo causa uma sensação agradável aos outros; assim sendo, podemos dizer que ele é uma espécie de boa ação."

⁠"Antes de mais nada, à medida que uma sociedade eleva seu grau de civilidade, é natural que tudo se torne belo, essa é a verdade.”

⁠“Para se poder falar em paraíso é preciso que todas as artes estejam reunidas, ou melhor, que tudo seja artístico.”

⁠"A condição fundamental para transformar este mundo em paraíso está na concretização da Verdade, do Bem e do Belo”.

O conservadorismo inglês tem raízes no legado da classe alta inglesa, no comedido bom senso da antiga constituição inglesa e nas modestas práticas do homem comum,
as quais na vida de um conservador inglês, substituem convenientemente a opinião.

A sinceridade aliada ao bom senso é a fórumla de um relacionamento inteligente.

Bom senso, tão raro.
Está compreendido entre a sensibilidade e a compreensão.
Limita até mesmos nossos desejos, sacrifica até mesmos as oportunidades...
Só para satisfazer a consciência

Fé é o esforço para acreditar naquilo que seu bom senso diz que não é verdade..

“Os sentidos lógicos: uma boca + dois ouvidos – Falar menos e ouvir mais = Resultado: Bom senso! Na dúvida... Silencie!”