Thaís Falleiros

101 - 103 do total de 103 pensamentos de Thaís Falleiros

⁠Na pandemia pudemos perceber com excelência o quanto a arte salva e sempre salvou o ser humano das suas mazelas interiores. Através da arte podemos nos expressar e nos reconhecer, nos autoavaliar e autoperceber. É reconfortante quando lemos algum livro, poesia, ou frase que exprime nosso sentimento atual e dá a sensação e de que aquele texto nos leu. Ou ainda, é terapêutico ouvir uma música e se identificar, assim como é libertador dançar, escrever, pintar, desenhar, assistir a algum filme que emociona etc.

E hoje, com a vinda da internet, em que as crianças e jovens estão cada vez mais "desconectados" de si mesmos, olhando somente para fora, para o outro, e muitas vezes para o fútil através de vídeos curtos e banais, a arte é imprescindível para que esses seres possam desacelerar e ter momentos de reflexão, autoconhecimento e aprendizagem de habilidades socioemocionais.

Por fim, acredito que a arte é necessária em qualquer fase da vida e ela se faz presente, mesmo nos momentos em que nem percebemos. A música do despertador é arte, o design do relógio da cozinha é arte, o papel de parede do celular é arte, a capa do caderno é arte...

Inserida por thaisfalleiros

Devemos relembrar que "criatividade", sendo uma habilidade socioemocional, pode e der ser aprendida ao longo da vida. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é inerente ao homem. Porém, uma criança que é estimulada a ser criativa desde pequena, com certeza desenvolve essa capacidade com muito mais facilidade.

Dito isso, é importante entender quais as diferenças entre criatividade e processo de criação: a criatividade pode acontecer na mente do ser humano, mas não necessariamente será colocada em prática, já o processo de criação está ligado à ação, ou seja, ao ato de colocar a ideia em prática e criar algo.

O ser criativo que coloca sua criatividade em ação pode interferir no ambiente a sua volta, não somente na criação de objetos, pois a criatividade é algo muito maior: um ser pode ser criativo no momento de resolução de problemas, por exemplo, no ato de persuadir alguém, de vender algo, de promover um ambiente mais acolhedor, mais animado, mais leve, ou mais produtivo.

A criatividade é um assunto abrangente que tange também o convívio social no dia a dia.

Inserida por thaisfalleiros

⁠Ô, minha gente
neste mundo tão descrente
o que nos salva é a POESIA!