Biografia de Pierre Bourdieu

Pierre Bourdieu

Pierre Félix Bourdieu nasceu em Denguin, na França, no dia 1 de agosto de 1930. Formou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras de Paris, em 1954. Prestou serviço militar na Argélia, então colônia francesa. Entre 1958 e 1960 foi professor assistente na Faculdade de Argel.

De volta à França, foi nomeado assistente do filósofo e sociólogo Raymond Aron, na Faculdade de Letras de Paris. Durante as décadas de 60 e 70, Bourdieu se dedicou às pesquisas, como etnólogo, que revolucionaram a Sociologia. Dessas investigações sobre a vida cultural, sobre as práticas de lazer e de consumo dos povos europeus, principalmente dos franceses, resultou na publicação de “Anatomia dos Gostos” (1976) e “A Distinção – Crítica Social e Julgamento” (1979).

Em suas obras, Bourdieu tenta explicar a diversidade de gosto entre os seguimentos sociais, analisando a variedade das práticas culturais entre os grupos, afirmando que a cultura e o estilo de vida da burguesia, da classe média e da operária, estavam profundamente marcados pela trajetória social vivida por cada um deles. Considerado um dos mais importantes intelectuais de sua época, tornou-se referência na Antropologia e na Sociologia. Faleceu em Paris, França, no dia 23 de janeiro de 2002.

Acervo: 1 frases e pensamentos de Pierre Bourdieu.

Frases e Pensamentos de Pierre Bourdieu

Não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico.